Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A morte do Elmer Guilherme; o grande bode expiatório do futebol brasileiro

Li no portal do O Tempo que morreu esta manhã o Elmer Guilherme, ex-presidente da Federação Mineira de Futebol.

Era uma grande figura; ótimo papo. Cometia seus pecados à frente da entidade, mas em escala absolutamente inferior aos grandes graúdos que dominam a cena do esporte brasileiro e mundial.

A pedido de João Havelange, lançou Ricardo Teixeira como candidato à presidência da CBF.

Teixeira era dono de empresas de seguros; um desconhecido do mundo do futebol; mas também era genro do então presidente da FIFA.

Elmer foi um caso raro de dirigente esportivo punido na história do Brasil.

E só o foi porque não deu ouvidos aos amigos, assessores e advogados, que sugeriram a ele que se preparasse devidamente para depor na CPI do futebol, em Brasília.

Bom de fala, experiente nos debates com a imprensa, ele achou que tiraria de letra.

Não quis seguir o mesmo caminho

de Ricardo Teixeira e Vanderlei Luxemburgo, que antes de deporem, passaram dias “treinando” com advogados experientes, e caros.

E lá foi ele, enfrentar as feras do Senado, no dia 9 de maio de 2001. Não deu outra: foi massacrado; desmoralizado em rede nacional, ao vivo, numa cenas mais chocantes transmitidas pela TV Senado, repetida mais tarde pela Globo, que na época queria detonar com o Ricardo Teixeira e todos os seus aliados.

O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) arrebentou com o Elmer, que nervoso, confessou que praticava nepotismo e que não declarava à Receita Federal, que redcebia R$ 4 mil mensais de ajuda de custo da FMF.

Foi o bode expiatório perfeito que os comandantes do submundo do futebol precisavam.

O Congresso também se deu por satisfeito porque, afinal, pegou pelo menos um. O mais humilde e simples, mas que tinha alguma culpa no cartório.

Afastado da presidência da Federação por determinação judicial, recolheu-se em casa, entrou em depressão e nunca mais teve nenhuma aparição pública no mundo do futebol.

Descanse em paz, Elmer, e que Havelange e Ricardo Teixeira mandem pelo menos um telegrama à família.

ELMER

A notícia do portal O Tempo:

* “Ex-presidente da FMF, Elmer Guilherme morre de infarto aos 62 anos”

O ex-presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF) Elmer Guilherme Ferreira, faleceu na manhã desta quarta-feira (12), aos 62 anos, vítima de um infarto fulminante. O corpo será velado no cemitério Bosque da Esperança a partir do meio dia. O enterro está marcado para as 17 horas.

Elmer Guilherme e seu pai, José Guilherme Ferreira, estiveram à frente da entidade durante 35 anos, de 1966 a 2001.

* http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=132122

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
24
  • Helmer Victor disse:

    Sou Xará do Elmer, porém com H. Sempre que eu falava o meu nome, me perguntavam se eu era o Elmer Guilherme. Rs

    Triste o fim do meu Xará, mas como já diziam a minha avó materna (que Deus a tenha em bom lugar) e minha mãe. “Quem com PORCOS mexe, farelo se come.” Eu na época da CPI também achei que ele fosse “Farinha do mesmo saco”.

    Que tudo isto sirva de exemplo para todos nós, independente se somos conhecidos ou não, ocupando ou não posições de destaque. O Vidro da nossa janela é muito fragil, não é blindado.

    Abraços

  • Silvio Auhareck Pena disse:

    Sem comentários…
    Esteja com Deus.

  • Rodrigo disse:

    Faço das palavras do Chico Maia as minhas, Elmer foi um injustiçado. Conforto aos parentes.

  • Rodrigo disse:

    Faço das palavras do Chico Maia as minhas, Elmer foi um peixinho, perto dos tubarões do esporte mineiro e brasileiro, que foi massacrado pelo Senado. O conheci e terminou a vida sem luxo algum, ou seja, na minha opinião um injustiçado. Conforto aos parentes.

  • Ana Carolina disse:

    Vanessa e a todos que postaram uma mensagem,

    Quando fiz 18 anos tive a grande alegria de passar no vestibular, mas não tinha como pagar pela faculdade.
    Nesta época meu pai já era amigo de longa data do Elmer, e pediu ajuda a ele, para que eu pudesse estudar.
    O Elmer não teve a menor dúvida, me ofereceu a mão, e comecei a trabalhar na FMF, para ajudar o meu pai a pagar pelos meus estudos.
    Trabalhei lá por quase três anos, e tive a maravilhosa oportunidade de conhecer o Elmer e reconhecer nele o coração enorme e a bondade genuína, que guiaram sua vida.
    Vanessa, nunca vou esquecer que sem a ajuda do seu pai eu não teria entrada para a faculdade, me formado, e ser o que sou hoje.
    Tenha certeza absoluta que ele está muito feliz agora ao lado de Nossa Senhora.
    Fique em paz e não dê ouvidos para os injustos, eles não tiveram o grando privilégio de conhecer o Elmer e saber o ser humano fantástico que ele foi.

    Um grande abraço para você, em meu nome e em nome do meu pai:

    Ana Carolina e Paulo Afonso Alves da Silva

  • Sr. Chico Maia..
    Acabo de receber a noticia do falecimento do Elmer, morro fora do brasil, e com o coração apertado, sem poder dar meu abraço ao familiares deste meu AMIGO desde nossos 15anos, jogamos bola, brincamos carnaval no Os Crockets do Calafate, fizemos quadrilhas na casa da Jane ( sua esposa ).
    Queria que por favor dê meus sinceros sentimentos de pezar á toda familia.
    Vanessa voce não me conhece, mas seu pai foi um GRANDE AMIGO, sempre sorrindo, diga aos seus tios, a sua mãe,sua avo que sinto muito não poder dar lhes um abraço pessoalmente…
    Que Deus o tenha em Paz e em breve nos encontramos
    Joaozinho Goodnight (NY)

  • humberto saldanha bottino disse:

    Observação ,onde se lê: “ma fé tenho que em breve nós encontraremos em plano melhor ,seu amigo (sincero até o ultimo momento )” Lê-se: mas fé tenho que em breve nós encontraremos em plano melhor ,seu amigo (sincero até o ultimo momento )

  • humberto saldanha bottino disse:

    Em razão da perca prematura do Grande amigo Elmer para o Céu,
    procurei em diversos dicionários adjetivos para qualifica-lo,entretanto não encontrei nada que coadunasse com a sua conduta de seriedade ,irmandade ,etc etc ,ma fé tenho que em breve nós encontraremos em plano melhor ,seu amigo (sincero até o ultimo momento )

    Humberto Saldanha Bottino

  • Vanessa H. M. Ferreira disse:

    Agradeço muitíssimo a você Chico Maia pela maneira respeitosa como sempre se referiu a Elmer Guilherme Ferreira, meu amado pai, e pelas matérias divulgadas a seu respeito mostrando uma realidade que a maioria prefere não enxergar. Apontar o dedo, ofender, desmoralizar, julgar o caráter de um homem por um fato isolado é muito fácil, mas no mínimo desumano. Santo? Elmer nunca foi e jamais teve a pretensão de ser. Cometeu erros sim, como todos cometem, com certeza de menor gravidade do que a maioria dos que hoje o apontam. E pagou muito caro pelo que não devia, com a própria vida. Mas o que vale realmente ressaltar é o católico de verdadeira fé, amigo fiel, pai irretocável que foi Elmer Guilherme Ferreira. Aquele que não negava ajuda a quem quer que fosse; que se preocupava em dar um pouco de alegria a crianças carentes a cada páscoa, dia das crianças e natal; que dava comida a quem o pedisse; que ajudou inúmeras pessoas a ter seu próprio teto, a educar seus filhos; que salvou muitas vidas ameaçadas pela falta de dinheiro para um tratamento médico. Infelizmente a sua meu pai ninguém conseguiu salvar. Só quem o conhecia de verdade sabe o homem humano, generoso e maravilhoso que foi. Nossa Senhora Aparecida, sua santa de devoção, no dia a ela dedicado veio lhe buscar para que a alegria voltasse a brotar dos seus olhos. Obrigada meu pai pelo exemplo, pelo amor incondicional, pelos ensinamentos deixados. A saudade é imensurável, mas a força para continuar vem da certeza de que agora está em paz e feliz, ao lado Daquele a quem tanto ama e cujo julgamento verdadeiramente importa… DEUS!

  • J.B.CRUZ disse:

    Quem nunca sofreu DOR,MEDO ou VERGONHA é porque não correu riscos..ELMER é daquelas pessoas que ao longo de sua vida, cometeu os erros e acertos comuns da sociedade..Ninguém é perfeito..Aquele que se julgar sem pecado atire a primeira pedra…

  • Rapha disse:

    ” O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) arrebentou com o Elmer, que nervoso, confessou que praticava nepotismo e que não declarava à Receita Federal, que redcebia R$ 4 mil mensais de ajuda de custo da FMF”.

    Realmente um santo homem. Força para a família pela perda, mas não mascare as pilantragens do Sr. Elmer Guilherme

  • Joao Victor disse:

    Me lembro, até hoje, das imagens exibidas em rede nacional. Foi uma humilhação. Não estou aqui dizendo que o Elmer era santo. Mas me deu uma revolta aquele senador berrando e dizendo que era imoral e antiético… aquilo foi literalmente abuso de poder. Déspotas! Dá nojo de lembrar daquela cena.

  • Lauro disse:

    Concordo com o Anderson Palestra! quanto ao ex presidente da federação Mineira seu depoimento diz tudo, não são outras pessoas falando são as palavras dele mesmo se condenando.
    Chico você esta chamando o Elmer de Santo mas você esta indo contra o depoimento dele mesmo, e pior alem de assumir a culpa tentou entrar na jaula dos leões sozinho e saiu todo mordido.
    Ja a família que tenha força para superar a perda.

  • Paulo Roberto Campos disse:

    Chico Maia Obrigado pela lembrança deste grande homem que foi Elmer Guilherme, pessoa mais integra que conheci na vida, e como esta vida foi cruel com ele, ele nao merecia passar pelo que passou, mas o pior de tudo foi seus pseudos amigos do futebol terem virado as costas para ele, hoje tenho a certeza de que fui abençoado por DEUS por ter tido o prazer de conviver tam intensamente com pessoa mais generosa que conheci nesta vida, tenha a certeza, a onde estiver que voce deixou cravado em meu coraçao um exemplo de vida visto somente em poucos homens no mundo, o que voce foi para nos, e o que te faz hoje descançar ao lado de DEUS, e todos tenham a certeza disto, pois ele mandou nada menos do que a sua santa de devoçao te buscar no dia dela, nossa senhara aparecida isto nos da a certeza de que voce esta, aonde todos nos queremos estar um dia. ao lado de DEUS onde somente os merecedores estaram e voce e um deles. Aos meus amigos podem ter a certeza que estaremos juntos no resto da nossa jornada força.

  • Injustiçado, CPI do futebol queria desviar outros interesses do governo podre do Fernando Henrique; criaram um circo, Luxemburgo tbm foi vítima. talvez ele tivesse feito com o Zagallo, que já chegou chutando o balde daquela farsa de CPI, mas não era a índole do Elmer, pena! Mas Elmer era um ótimo cidadão, ótima pessoa, linda família… Deus concerta tudo viu Juninho e irmãos!!!

  • Silvestre Antônio Ferreira disse:

    Conheci o Elmer e sua família. hoje saí de Ipatinga somente para lhe prestar uma última homenagem, fui ao seu velório como outros tantos amigos seu e de sua família. O futebol mineiro me conheci, todos que nele limitam sabem da minha luta por mudanças. Sou advogado militante, sei perfeitamente que nem sempre a Justiça é justa. No caso do Elmer ficou provado o grande equívoco praticado contra um homem de bem. Mais a maior injustiça foi de alguns cartolas que lhe deram as costas, e hoje estão no poder do futebol mineiro e nacional.

  • Anderson Palestra disse:

    Será que era tão bom?
    Confirmou que praticava nepotismo e que não declarava ao leão.
    Para mim não fará falta nenhuma.

  • Braulio Junior ( Ipatinga ) disse:

    Quem conheceu e conviveu com o Elmer sabe que nada mais foi do um Bode espiatorio mesmo ,,,,

    Tratava-se de uma grande figura humana , dono de um coração enorme, católico devoto e que vivia em prol da Igreja , da familia e dos bons papos com os amigos …

    O mundo perdeu um grande homem , o futebol mineiro perdeu um grande dirigente e eu perdi um amigo . Deus te abençoe Elmer

    Continuaremos sua luta na tentativa de tirar da FMF esta turma que ai está e que nesta vida virou as costas pra vc ,,,
    Descance em paz

  • Lorena disse:

    Acho que realmente você disse TUDO o que realmente aconteceu nesses últimos tempos na vida do Elmer! Uma pessoa fantástica, que no meio dessa confusão, foi o único que saiu prejudicado!

    Que agora ele, enfim, está em paz!

  • Fernanda Coelho disse:

    Elmer, sua esposa, filhos e familiares eram excelentes vizinhos de décadas. Eu vivia no bar do seu filho, o famoso bar do Juninho, a cerveja mais gelada de BH, bem frente à minha casa. Elmer – presença constante- sempre carinhoso, me perguntava : “E seu botafogo??`” hehehe. Vou ter saudade dele… Apenas escrevo porque, agora, moro em Manaus/AM e não possuo o contato da família. Espero que alguém leia e transmita meus sinceros sentimentos. Ele realmente foi um bode expiatório nesse meio sujo que é o futebol brasileiro. Descanse em paz Elmer Guilherme!

  • André Polonio @polonio68 disse:

    Não o conheci pessoalmente mas sei que ele não era santo, como não é ninguém do mundo podre do futebol. Mas ainda acho que ele era boa pessoa pelo que ouço de pessoas que o conheciam pessoalmente, o atual ex delegado é conselheiro do Galo mas está na FMF à serviço do Zezé, ou seja, é mil vezes pior do que o Elmer, porque finge de galinha mas é raposa tomando conta do galinheiro.
    Na época que a Globo queria desmascarar o RT ele ainda não tinha o conchavo que tem hoje com seu vizinho de sítio, o executivo da emissora Marcelo Campos Pinto, onde os 2 tramam as maiores maldades contra o povo crédulo brasileiro, e o Sérgio Correa é funcionário direto dos 2 ordenando aos juízes os resultados que interessam à grande venus platinada dona do futebol tupiniquim. Se morrer adiantasse seria ótimo, mas não, todos seles tratam de deixar discípulos cada vez mais especializados para piorar o planeta. Analisando tudo vejo que o Elmer era uma pessoa boa perto destas outras.

  • Marcus Vinicius Teixeira de Mendonça disse:

    Eu perdí um grande amigo.Era uma pessoa maravilhosa,alegre,simples e possuia um grande coração que abrigava e ajudava inúmeras pessoas.Foi julgado e condenado por algumas pessoas comprovadamente inescrupulosas .Se abateu ,perdeu o que tinha de melhor, sua alegria.
    Agradeço a Deus por ter sido seu amigo.

    Peço a Deus que dê a Jane , filhos e familiares a força da superação.

    À Chico Maia agradeço pela grande consideração.

    Marcus Vinicius Teixeira de Mendonça

  • Thales Rosa disse:

    Chico a globo fez um Globo reporter em 2001 mostrando provas contra teixeira que naquele ano movimentou mais de 2 bilhoes, sim BILHOES no mercado de acoes… achei o video no youtube segue a 1 parte as outras estao no menu ao lado do video. Araços!

    http://www.youtube.com/watch?v=9COq9wZ_5P4

    • Humberto Saldanha Bottino disse:

      tomei conhecimento ,hoje do falecimento do jornalista Flavio Anselmo, espero que esteja ao lado do Helmer , e que este espaço caiba a minha filha meus Pais ,Elias Kalill,Fernando Alves,Alair Rodrigues telê , Julio mais amigo, ,em fim todos deste naipe ,já que é o fim de todos nós ,mas que DEUS nos livre dos desleais,