Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tequila, cachaça, café, queijo e pão! Ou, acorda, Minas Gerais!

Chegou hoje a Guadalajara o Daniel Guimarães, coordenador de marketing da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, do governo de Minas. Excelente a presença dele para conferir pessoalmente o que de interessante os “jalicienses” e “tapatios” estão fazendo para tirar o melhor proveito possível dos Jogos Pan-Americanos.

Verá ações que vão se encaixar naquilo que o Secretário Sérgio Barroso falou-me em uma entrevista: “não podemos perder a oportunidade de mostrar ao mundo preciosidades culturais e econômicas de Minas Gerais com a Copa das Confederações e Copa do Mundo”.

Participei, ontem, de uma palestra e degustação de tequila, que me fez lembrar desse assunto o tempo todo.

Essa bebida é tratada por autoridades, empresários e população, com uma preocupação inacreditável. Além da tradição está acima de tudo a economia. A tequila hoje é um item importante na balança comercial mexicana, exportada para 120 países.

ACEVES

Só cinco estados do país têm o direito de produzi-la e usar este nome. Como as regiões de Cognac e Champagne, na França, tratam seu brandy e vinho espumante.

E que ninguém se atreva a usar indevidamente estes nomes! Eles entram em ação na hora, em qualquer lugar do mundo.

Na Expo’Guadalajara há um espaço do governo de Jalisco, abaixo do Centro de Imprensa, exclusivo para palestras e degustações dos produtos deles e diariamente os jornalistas são convidados para conhecer alguma coisa.

Através de eventos rápidos e altamente qualificados é passada uma mensagem que certamente traz muito retorno de marketing a produtores e autoridades.

Saí sabendo tudo sobre a tequila, tratada como “licor” por eles, e experimentei várias preciosidades à base do produto.

COPOSEMAOS

Na abertura para perguntas, quando me identifiquei e citei o nome do nosso estado, o senhor Ruben Aceves, diretor de marketing da Herradura, interrompeu-me e disse: “região produtora da cachaça de excelência”. E para responder à minha pergunta, encheu a bola da cachaça, com carinho especial à produzida em Minas.

Tive ao mesmo tempo a sensação de orgulho e frustração.

Orgulho da cachaça mineira e frustração em saber que não damos a ela o tratamento que deveríamos.

O senhor Aceves falou bem da cachaça mineira porque é um profissional do setor, porém, as cachaças brasileiras mais exportadas são as piores; uma de São Paulo e outra de Pernambuco. O produtor de uma das nossas melhores atualmente é o Vitor Braga, ex-goleiro do Cruzeiro. Já contou-me das dificuldades para se encontrar apoio para um marketing bem feito fora das nossas fronteiras.

COPOSEPESSOAS

Possivelmente chegou a hora de descontarmos este atraso.

Não só a nossa cachaça é mal trabalhada no exterior: somos o maior produtor do melhor café do Brasil, que é o maior exportador mundial; porém, o café conhecido no exterior é o da Colômbia.

Li aqui, no jornal “El Informador”, boas dicas sobre o Brasil. Dentre elas, uma receita de pão de queijo. E qual estado do Brasil é famoso pelo leite e pelo pão de queijo?

Toninho Horta e Wagner Tiso estão entre os instrumentistas mais conhecidos e tocados no mundo. São de onde?

ACEVESSSAA

Ruben Aceves, da Herradura, a tequila mais conceituada do México, falou das similaridades da famosa bebida mexicana com a nossa cachaça, ambas tratadas como “licor”, por eles. Graças ao marketing muito bem feito a tequila é a bebida que mais cresce em comercialização no mundo.

PORRADA

De vez em quando a gente vê uns apressadinhos do volante enfiando a cara na traseira de outros, como nesta cena, na Avenida Hidaldo, na divisa de Guadalajara com Zapopan, a cidade onde moram os endinheirados daqui.

HACIENDA

Bares e restaurantes são muito bem decorados e têm suas fachadas caprichadas para atrair os clientes, como o Hacienda del Tequila.

CATEDRAL

A Catedral Metropolitana, no coração de Guadalajara.

Tudo muito legal, muito bom, mas eles não têm um Duke em nenhum dos jornais deles.

Privilégio mineiro, do O Tempo e do Super Notícia.

DUKE

Artista com quem tenho o privilégio de conviver em nossa Belzonte.

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
8
  • Duke disse:

    Opa, Chico, mais uma vez me deixando honrado! Obrigado sempre. E além do blog, tenho te escutado na Alvorada. Grande abraço!

  • Alisson Sol disse:

    Falando em humor, um amigo enviou-me este link, que é bastante divertido.

    Agora, em relação ao post sobre o “o café conhecido no exterior é o da Colômbia: eu creio que neste mato tem coelho. É incompreensível porque o governo da Colômbia investe tanto em propaganda sobre café em partidas de futebol, sendo que ninguém vai se lembrar da mensagem na hora de comprar café, ou de tomar café em algum estabelecimento. Para mim, isto é apenas alguma “lavagem de dinheiro”…

    Posso enviar-lhes inúmeras fotos de produtos brasileiros no exterior, mostrando que a economia globalizada gera empregos no Brasil. É tomar cuidado para combater o protencionismo de maneira sadia, evitando que produtos brasileiro sejam taxados no exterior, enquanto produtos estrangeiros entram no Brasil subsidiados pelo governos dos países onde estão as fábricas de manufatura, principalmente no oriente, onde as leis trabalhistas são atrasados ou ignoradas.

  • jerry fonseca do galo disse:

    Chico… num tá faltando as pomponetes nos jogos do galo ???
    são melhores ki as pompocomprometidas com a nação alvinegra… mais respeito com o galo gente !!!! abçs…

    – pedro leopodo

  • amanda teles da silva disse:

    Bom dia eu queria saber quais as vagas de emprego que tem?

    – sao joao da barra

  • Fabrício Melo disse:

    A Tequila tem reconhecimento mundial, mas não é tão saborosa quanto a Havana Anísio Santiago, fabricada em Salinas no Norte de Minas.
    A charge do Duke expressa bem o fiasco de nossas seleções de base, convocada por empresários (?) digo interessados. Duvido, se deixassem o Ney Franco convocar, a seleção seria outra.
    É melhor aturar o Pan, que envolver em batidas no trânsito.
    Chico, cuidado, não tome dessa que faz bater no fundo dos outros.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Tom Vital,

    Apoiadíssimo !!! rs

  • Juliano Coelho disse:

    Lembranças de Governador Valadares a você aí no México Caro Chico Maia

  • tom vital disse:

    Chico, você escreveu sobre tequila e cachaça e eu fiquei com água na boca…Vê se no encontro do pessoal do blog você consegue com a galera uma cachaça da boa pra gente degustar com moderação…Belas fotos.