Do site Comunique-se:
* Passaralho: Folha de São Paulo demite cerca de 40 jornalistas |
Cerca de 40 jornalistas foram demitidos da Folha de São Paulo desde a quinta-feira (10), o que representa o ‘enxugamento’ de 10% da redação do jornal. Além das saídas das dezenas de profissionais, o diário também decidiu acabar com o caderno ‘Folhateen’, voltado para o público jovem, que passa a ser uma página da ‘Ilustrada’.
Redatores, repórteres e editores foram demitidos jornalistas dos cadernos de “Classificados”, “Poder” e “Cotidiano”. Profissionais com mais de 20 anos de empresa também fazem parte da equipe que foi desligada do jornal nesta semana. Na Agência Folha, a mudança foi o fechamento da sucursal de Cuiabá (MT). De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJ-SP), as demissões da Folha não têm justificativas, pois de acordo com a entidade, o faturamento do Grupo Folha, empresa que controla a Folha de São Paulo e o jornal Agora, tem aumentando nos últimos meses. Em nota divulgada no site oficial do sindicato, o presidente José Augusto Camargo acusa o jornal de não levar a democracia a sério. “A recusa de negociar as demissões com o Sindicato demonstra o total desrespeito com a entidade e com os jornalistas. No caso da Folha, tal atitude é uma contradição a tão divulgada ‘democracia’ defendida pelo jornal, que na prática é apenas uma estratégia de marketing”. Procurada pela reportagem do Comunique-se para explicar os motivos das demissões, a direção da Folha de São Paulo não pronunciou até o fechamento desta matéria |
SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:
http://www.twitter.com/chicomaiablog
8 Responses
Chico,
na minha opinião o jornal impresso tem seus dias contados, o cara vai ter que pagar pra ter acesso exclusivo, se quiser vai imprimir o conteúdo, mas em papel não dura muito. Quem não enxergar isso, vai perder o trem da história e amargar prejuízo. Talvez a Folha esteja enxergando isso e enxugando a folha.
Logicamente, quem pensou em algo como “Folhateen”, tentando vender jornal no modelo tradicional para adolescente, tem de ser demitido mesmo!
Se o sindicato acha ruim, deve ter também um jornal do sindicato, e pode muito bem contratar os demitidos…
Os canalhas que servem de capacho para a família Frias certamente estão com o emprego assegurado. Eliane Catanhede, Josias de Souza, Fernando Rodrigues, Gilberto Dimeistein e outros calhordas estão com o emprego assegurado. Espero que a mesma limpa ocorra na Veja. Aí os canalhas, quem sabe, mudem de opinião e se tornem mais humanos e menos lacaios.
A “velha mídia”, ainda mais a paulista é muito ruim e tendenciosa. Com a web e o aumento da escolaridade dos brasileiros, esse tipo de jornalismo passará apertado. Que o jornal Estado de São Paulo, a revista Veja e as Organizações Globo, sigam o mesmo caminho. Vida longa para a nova mídia, mais democrática e transparente.
Em Minas a coisa é ainda mais complicada. Depois de quase uma década de censura, imposta um certo governo e um certo anão de jardim a imprensa ainda caminha um pouco tímida !
Pena que não demitiram aquele que escreve os editorias da Folha = José Serra.
E também o Fernando Rodrigues – a campanha que fez de perseguição ao Protogenes deu nojo.
A Folha de São Paulo é um verdadeiro crime ambiental. Não vale a pena derrubar uma árvore sequer para que um jornal tendencioso e insecrupuloso como exista.
Segundo Paulo Henrique Amorim:
“Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de“bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o ‘que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.”
Em todo relacionamento PATRÃO X EMPREGADO, quando a dificuldade se aproxima a lógica é perda para o funciónário por mais eficiente que ele seja….Já passei por isso…