Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Folha de S. Paulo enxuga custos e demite 10% da redação

Do site Comunique-se:

* Passaralho: Folha de São Paulo demite cerca de 40 jornalistas

Da Redação

Cerca de 40 jornalistas foram demitidos da Folha de São Paulo desde a quinta-feira (10), o que representa o ‘enxugamento’ de 10% da redação do jornal. Além das saídas das dezenas de profissionais, o diário também decidiu acabar com o caderno ‘Folhateen’, voltado para o público jovem, que passa a ser uma página da ‘Ilustrada’.

Redatores, repórteres e editores foram demitidos jornalistas dos cadernos de “Classificados”, “Poder” e “Cotidiano”. Profissionais com mais de 20 anos de empresa também fazem parte da equipe que foi desligada do jornal nesta semana. Na Agência Folha, a mudança foi o fechamento da sucursal de Cuiabá (MT).

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJ-SP), as demissões da Folha não têm justificativas, pois de acordo com a entidade, o faturamento do Grupo Folha, empresa que controla a Folha de São Paulo e o jornal Agora, tem aumentando nos últimos meses.

Em nota divulgada no site oficial do sindicato, o presidente José Augusto Camargo acusa o jornal de não levar a democracia a sério. “A recusa de negociar as demissões com o Sindicato demonstra o total desrespeito com a entidade e com os jornalistas. No caso da Folha, tal atitude é uma contradição a tão divulgada ‘democracia’ defendida pelo jornal, que na prática é apenas uma estratégia de marketing”.

Procurada pela reportagem do Comunique-se para explicar os motivos das demissões, a direção da Folha de São Paulo não pronunciou até o fechamento desta matéria

* http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D60171%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D255216%26fnt%3Dfntnl&rss=on

SIGA CHICO MAIA NO TWITTER:

http://www.twitter.com/chicomaiablog


» Comentar

Comentários:
8
  • J.B.CRUZ disse:

    Em todo relacionamento PATRÃO X EMPREGADO, quando a dificuldade se aproxima a lógica é perda para o funciónário por mais eficiente que ele seja….Já passei por isso…

  • Salatiel disse:

    A Folha de São Paulo é um verdadeiro crime ambiental. Não vale a pena derrubar uma árvore sequer para que um jornal tendencioso e insecrupuloso como exista.
    Segundo Paulo Henrique Amorim:
    “Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de“bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o ‘que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.”

  • Paulo Henrique disse:

    Pena que não demitiram aquele que escreve os editorias da Folha = José Serra.

    E também o Fernando Rodrigues – a campanha que fez de perseguição ao Protogenes deu nojo.

  • Paulo disse:

    Em Minas a coisa é ainda mais complicada. Depois de quase uma década de censura, imposta um certo governo e um certo anão de jardim a imprensa ainda caminha um pouco tímida !

  • Aldemário Filho disse:

    A “velha mídia”, ainda mais a paulista é muito ruim e tendenciosa. Com a web e o aumento da escolaridade dos brasileiros, esse tipo de jornalismo passará apertado. Que o jornal Estado de São Paulo, a revista Veja e as Organizações Globo, sigam o mesmo caminho. Vida longa para a nova mídia, mais democrática e transparente.

  • Mario Mattos disse:

    Os canalhas que servem de capacho para a família Frias certamente estão com o emprego assegurado. Eliane Catanhede, Josias de Souza, Fernando Rodrigues, Gilberto Dimeistein e outros calhordas estão com o emprego assegurado. Espero que a mesma limpa ocorra na Veja. Aí os canalhas, quem sabe, mudem de opinião e se tornem mais humanos e menos lacaios.

  • Alisson Sol disse:

    Logicamente, quem pensou em algo como “Folhateen”, tentando vender jornal no modelo tradicional para adolescente, tem de ser demitido mesmo!

    Se o sindicato acha ruim, deve ter também um jornal do sindicato, e pode muito bem contratar os demitidos…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    na minha opinião o jornal impresso tem seus dias contados, o cara vai ter que pagar pra ter acesso exclusivo, se quiser vai imprimir o conteúdo, mas em papel não dura muito. Quem não enxergar isso, vai perder o trem da história e amargar prejuízo. Talvez a Folha esteja enxergando isso e enxugando a folha.