Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Censura e repressão inaceitáveis!

Faço minhas, quase todas as palavras do Juiz Federal Lincoln Pinheiro Costa, no texto que escreveu repudiando a censura e a repressão à manifestações públicas em Minas e no Brasil.

No caso específico, foi sobre a proibição pela PM, de faixas de protestos da torcida atleticana na Arena do Jacaré, em várias oportunidades, inclusive domingo, no jogo contra o América.

Só discordo do trecho onde ele generaliza ao dizer que a imprensa “usa chapa branca e camisa azul”.

Nem toda a imprensa!

E torcer para algum time é direito de qualquer cidadão, de qualquer profissão.

Vale a pena ler o que escreveu o Dr. Lincoln; publicado no site “Galo é meu amor”:

torcida-atletico-mg-gcom349Foto: Marco Antônio Astoni

* “No dia em que a maior vergonha da história do Atlético completou três meses, a Polícia Militar de Minas Gerais, mais uma vez, rasgou a Constituição e impediu a torcida atleticana de afixar faixa de protesto contra aquela infâmia na Arena do Jacaré.

Não é a primeira vez que direitos constitucionais são desrespeitados no Estado cuja bandeira veicula a inscrição LIBERTAS QUAE SERA TAMEN (Liberdade ainda que tardia).

No ano passado a mesma polícia impediu uma manifestação pacífica de parte da torcida atleticana pela descriminalização do uso da maconha (não é apologia à maconha, fala-se aqui do direito à manifestação). Isto depois de o Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, declarar que são lícitas as manifestações por essa causa.

No reveillón deste ano houve proibição de se comparecer à festa popular na Praça da Estação usando camisa de time de futebol.

Tiradentes é o patrono da Polícia Militar de Minas Gerais e empresta seu nome à medalha que é a maior comenda do Estado.

Aproxima-se o seu feriado, data em que costumeiramente o governador distribui tal comenda em cerimônia realizada na cidade de Ouro Preto.

Seria cômico se não fosse trágico. O herói que foi enforcado e esquartejado por se opor a uma monarquia tirânica tem seu nome associado a quem não está respeitando os direitos humanos!

Até os ratos de esgoto sabem que em Minas a imprensa é tendenciosa: usa chapa branca e camisa azul.

Mas a omissão da comunidade jurídica é revoltante. Onde estão a OAB, os professores e estudantes de direito que não levantam a voz contra os atentados contra o Estado Democrático de Direito?

Alguns juristas ficaram com a biografia manchada por servirem a ditadura civil-militar: Gama e Silva, Buzaid, Manoel Gonçalves Ferreira Filho. Este, professor de direito constitucional nas Arcadas, quando entrava na sala, os alunos saíam em protesto.

Parece que o Governador Anastasia quer figurar nessa galeria. Um professor de direito em cuja administração à frente do Estado se cometem tantas arbitrariedades!

Quem tem um diploma de direito – ainda que não exerça a profissão – tem o dever de se indignar contra as violações aos direitos constitucionais, pois, afinal, prestou o juramento, na colação de grau, de defender a Constituição e as leis.

E o professor Anastasia prestou esse juramento em pelo menos três oportunidades: ao se formar, ao receber a carteira de advogado e ao tomar posse como governador.

A democracia no Brasil foi conquistada à custa do sangue  e da vida de muitos brasileiros (alguns desaparecidos até hoje).

Não podemos permitir que nossas liberdades públicas sejam ceifadas por aqueles que se locupletaram ou se omitiram durante a ditadura.”

Twitter.com/lincolnpinheiro

* http://galoemeuamor.com.br/torcida-do-atletico-proibida-de-afixar-faixas-de-protesto-coluna-do-dr-lincoln-pinheiro/


» Comentar

Comentários:
11
  • nelson roberto b junior disse:

    Exa. onde assino?

  • J.B.CRUZ disse:

    A cipoada de 6 x 1 do dia 04/12/11, só perderá efeito no pisicológico atleticano, se no próximo jogo o galo ganhar o jogo…Agora se perder, coitado do REVER e CIA…….

  • Vladimir Rocha disse:

    Olha pessoal,

    Acho qualquer censura absurda e Minas Gerais é um terrero de censura, a imprensa aqui ou parte dela aceita a censura, são tantos casos que nem compensa relatar. Alias, acho que a imprensa também é vítima, mas isso é outra história. NESSE CASO ESPECÍFICO, ACHO QUE A RESPONSABILIDADE É DA DAMA DE PRATA (LEIA-SE TV GLOBO). ELA NÃO TEM INTERESSE EM TRANSMITIR JOGOS COM FAIXAS DE PROTESTO AO FUNDO, IMAGINA, PAGAR 15 MILHÕES, NUM CAMPEONATO PÍFIO E COM FAIXAS DE PROTESTOS AO FUNDO, SERIA UM TIRO NO PÉ. TAMBÉM TEM OS PATROCINADORES, A GM POR EXEMPLO, TÁ PAGANDO CARO E ACIMA DE SEU NOME TEM UM PROTESTO. O caso é mais sério que imaginamos.

  • O MM Sr Juiz de Direito em questão foi discreto ao falar “… a imprensa é tendenciosa: usa chapa branca e camisa azul.” A maior parte dos mineiros sabe perfeitamente que a imprensa em sua maioria é CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, o time radicado no Brasil!
    – Discordo somente quando diz “… Quem tem um diploma de direito – ainda que não exerça a profissão – tem o dever de se indignar contra as violações aos direitos constitucionais…”, pois, não só quem tem diploma de Bacharel em Direito tem a obrigação de manifestar-se contra todo tipo de abuso: qualquer cidadão de bem tem que se manifestar e ser radicalmente contra…
    – Conheci um magistrado aposentado que sempre fala que em se tratando de Direito (sic) “existem dois tipos de advogado: o advogado de mer… e o mer… do advogado”, com todo respeito à essa classe de profissionais liberais, que em sua grande maioria são pessoas de bem.

  • Luis disse:

    Parabéns ao Linconl!
    Tudo que ele falou é fato.
    O engraçado é o chico maia falando em censura. Ele só publica assunto de seu interesse e dos eus “coleguinhas” que na verdade o querem vê-lo no buraco. Falar da itatiZEIRO então deixa o chico irritado, porque será???

  • Rodrigo Assis disse:

    Comentei isso aqui semana passada, sobre juiz querendo meter o bedelho em contrato Galo/BWA ao invés de cuidar de questões como a censura que a torcida do galo vem sofrendo no estádio desde o ano passado.

    Só pode entrar faixa de “filma eu galvão”

  • Fabio disse:

    É um absurdo esta censura! Parabéns Chico, por abordar o assunto.
    Quanto a imprensa chapa branca e camisa azul é a pura VERDADE eu não sei como a torcida do Atlético admite e também não deu o grito quanto a isto!!
    Desculpe, mas a imprensa está TODA comprometida!! Os gatos pingados que sobraram, como você chico, Son Salvador e pouquíssimos outros infelizmente mantem o profissionalismo e a imparcialidade, e acaba não contrapondo! Muito pelo contrário existe sim é um corporativismo e uma amizade que não deixa a VERDADE surgir. Se não vejamos:

    Não vou falar de apresentadores como o cruzeirense da Globo Marcos Leandro, Pollyanna Andrade, Leandro Siqueira entre outros, vou me ater somente aos comentaristas da televisão (que são formadores de opinião):

    TV Horizonte: Jogada de Classe – Orlando Augusto; Flávio Anselmo e Ramon Salgado e agora Flávio Carvalho, JUNTOS!!!
    TV Bandeirantes (Antigamente): Flávio Carvalho, Serginho e Dimara Oliveira (está ultima se dizia Atleticana, hoje fala que não é mais!);
    TV Globo: Guilherme Mendes editor-chefe da Globo (desculpa este já saiu! Ouvi falar que por mérito para assumir algum posto de direção de comunicações em um determinado clube, por que será?);
    TV Alterosa: Jaeci Carvalho (Dói até escrever o nome deste Sr.);

    Sem falar da rádio do Sr. JVX que já chamou a torcida do Galo de Cachorrada, fez dossiê contra o Atlético e o único que salvava lá, que era o Lélio hoje morre de medo de ser novamente processado por jogador.

    Esta mesma imprensa fez o torcedor do Atlético acreditar que o Kalil fala demais (É o único que tem coragem de peitar este absurdo e defender o Galo), para não ter crédito e inibir. Estamos vendo aí, quando ele não fala, esta imprensa AZUL sim, se esbalda, veja o caso da expulsão neste ultimo jogo, até presidente do cruzeiro teve espaço, o juiz teve até que pedir desculpas!! É mole!!!

    Chega de corporativismo, chega desta imprensa azul e medrosa!

    A torcida do Atlético tem que dar um basta!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    acho que isso é um determinação da CBF ou FMF, porque vi um cruzeirense reclamando que não deixaram ele entrar com uma faixa de repúdio ao Ricardo Teixeira.

  • warley ferreira disse:

    Ótimo texto,extremamente elucidativo e corajoso.Concordo plenamente com o texto acima e o parabenizo ,bem como ao jornalista pela coragem de postá-lo em seu blog.O que está se fazendo com a educação e com os professores em Minas Gerais é também um retrato fiel e cabal desta ditadura vergonhosa que vivemos na hodiernidade .

  • Anderson Palestra disse:

    A OAB? Ah, essa só se interessa em fazer conchavos para saber quem vai pelo quinto constitucional. É uma entidade hipócrita, onde somente os amigos da vez podem ganhar o status de Desembargador. O presidente atual do TJMG está aí e não me deixa mentir. Foi alçado ao trono de Desembargador sem mesmo completar os anos que são exigidos (no tempo dele era de três anos) de prática. Porquê? Porque o papai já era Desembargador.
    Uma voz somente (de um estudante ou de um profissional) não é capaz de mudar a postura da PM, mas uma entidade que os represente teria essa força. A OAB serviria para isso.

    O Juiz aí só se equivocou quando disse da imprensa azul e branca, quando todos sabemos que a maioria da classe é do lado negro da Lagoa.

  • Carlos disse:

    Parabéns! O que disse é tudo verdade, vivemos hoje em um estado de excessão, a ditadura voltou e não mais àquela dos 20 anos entre 1964 e 1984, que conheciamos. Há uma falsa impressão de liberdade, prevista em nossa Constituição Federal, art. 5º , inciso IV ” é livre a manifestação do pensamento, sedno vedado o anonimato.” Menos em Minas Gerais, onde a PM capacho dos interesses dos goverandores se coloca acima das leis. Acima de nossa Constituição Federal e ainda tem a ousadia de ter Tiradentes como patrônomo! “Libertas quae sera tamen”, menos em Minas. Uma vergonha!
    Ps. Somente em seu blog temos estas notícias, Alterosa, Estado de Minas, Itatiaia nãose pronunciam. Será porque? Ah!!!! A chapa é branca.