Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O BDMG na camisa do Cruzeiro e minha homenagem ao Hermenegildo Gomes da Silva

Chegou um release muito interessante sobre as comemorações dos 50 anos do BDMG.

Lembrei-me dos tempos em que Minas tinha bancos estatais, como Bemge, Credireal, MinasCaixa, depois o Agrimisa, de Sete Lagoas, que foi estatizado, e o próprio BDMG, o único que sobrou.

Lembrei-me também que na semana passada morreu o Hermenegildo Gomes da Silva, curvelano, que foi alto diretor do Banco Agrimisa, enquanto ele pertenceu à família Alves Costa.

Foi vice-presidente do Atlético num período de grandes realizações, quando o presidente era o Valmir Pereira, nos anos 1970.

Valmir foi um dos melhores dirigentes que o futebol brasileiro já teve. Adquiriu para o Atlético o Labareda, apostou quase 100% nas categorias de base do clube, dando oportunidade para João Leite, Márcio Gugu, Cerezo, Ângelo, Paulo Isidoro, Marcelo, Heleno, Marinho, Marcinho, Getúlio, Alves, Reinaldo, dentre outros.

Depois o Hermenegildo voltou à diretoria do Galo, porém, num período conturbado, quando o Paulo Curi virou presidente.

Saiu, mas continuou conselheiro e continuava atento às coisas atleticanas.

No dia sete de outubro de 2011, tive a honra de receber a visita e um comentário dele, que prestou a sua última homenagem ao repórter Paulo Roberto Pinto Coelho, que tinha morrido dias atrás.HERMENEGILDO+GOMES+DA+SILVA

A minha homenagem ao Hermenegildo,

Veja o último contato que tive dele:

“Caro Chico,
navegando abri a sua pagina (para alegria, com certeza, com muita atenção), os conceitos que você fez sobre falecido e saudoso Paulo Roberto Pinto Coelho. Faço, se me permite minhas suas palavras.

Já sabia do falecimento do
Paulo mas, ignorava o seu padecimento com sua enfermidade. Lamentei como amigo distante a sua morte, porém digo que ela é inevitável, com
sofrimento, é muito pior.

Se me permite faço minhas as suas colocações.
Atleticanamente um forte abraço
Hermenegildo Gomes.” 

E agora as informações do BDMG:

* “Banco de Desenvolvimento de Minas e Cruzeiro na Rede de Histórias” 

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) patrocinou, em 1986, o Cruzeiro Esporte Clube.

BDMG_e_Cruzeiro

A foto de uma camisa autografada pelo craque Nelinho está disponível no hotsite Rede de Histórias.

A iniciativa faz parte do Projeto Memorial BDMG 50 anos, uma realização do BDMG Cultural.

O BDMG, o Banco Credireal e o Banco Agrimisa faziam parte do Sistema Financeiro do Estado naquela época.

Como parte da estratégia do governo estadual de apoiar os times mineiros, além do patrocínio do BDMG ao Cruzeiro, o Credireal patrocinou o América Futebol Clube, enquanto a logomarca do Agrimisa estampou a camisa do Clube Atlético Mineiro.

No Rede de Histórias, cidadãos, funcionários, clientes, imprensa, entre outros públicos, poderão se cadastrar e compartilhar mídias. Os formatos vão desde textos e fotos, a vídeos e links.

As informações contribuirão para contar a história do Banco nessas cinco décadas e projetar o seu futuro. A Rede de Histórias está disponível para cadastro gratuito em: http://50anos.bdmg.mg.gov.br/.

Fonte: Wagner Rodrigo Arratia Concha – FSB COMUNICAÇÕES


» Comentar

Comentários:
16
  • Manuel Emílio Soares Godinho Vital disse:

    Foi por acaso que encontrei este “blog” que me deu a triste notícia da morte do Sr. Hermenegildo Gomes da Silva, pessoa com quem tive o o privilégio de conhecer, na altura, presidente do Banco Agrimisa. Convidou-me algumas vezes para sua casa para comer uma feijoada feita pela sua simpática tia. Deixou-me boas recordações, da minha estada no Brasil. Era uma pessoa de bem. RIP

  • Raws disse:

    Taquinho bom dia!
    Você acertou em cheio no exemplo. Abraço.

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Raws se o Bruno é culpado então ele tem que pagar, não é discriminação, matou vai em cana. O que revolta é essa impunidade e leis fracas e obsoletas que assola esse país que se fosse sério os clubes de futebol não falariam em contratar o Bruno pois se ele cumprisse pena com leis rigorosas não sairia da prisão antes dos 60 anos, e nenhum time vai querer um goleiro com mais de 60 anos.

  • Thiago disse:

    Concordo com o Raws em tudo que falou a respeito do Bruno, no entanto ele ainda está devendo a justiça já que ele conseguiu apenas a prisão domiciliar.

  • juninho disse:

    O abadá do cru-cru ,avacalhou com o logo do BDMG.Uma pena !!!! rsrsrsrs…
    RIP Sr. Hermenegildo .Descanse em paz !

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Essa camisa da foto é horrorosa…

  • Taquinho Almeida disse:

    Muito bom, Raws

    Coincidência ou não acabaram de passar alguns ¨nocivos ¨de carro preto e motorista.. com batedores. sua proteção social…
    salve-os pela Afonso Pena …..
    O Bruno esta pagando pelo seu erro… e NÓS CONTRIBUINTES PAGANDO PELOS ERROS DESTES QUE AQUI PASSARAM…..

  • Johnny disse:

    O BMG ja avacalhava a camisa do Cruzeiro antes, e continua a enfeiar agora, dinheiro de velhinhos a juros altos.

  • Raws disse:

    Eu não sou jornalista(muito gostaria de ter sido) mas como todo, leio o bom e o lixo, infelizmente o que mais podemos ler é inferior ao bom. Hoje abrindo uma página na internet e que por sinal sempre tem um odor bem desagradável, deparo-me com a notícia de que o Galo almeja o futuro goleiro Bruno, digo futuro por achar que o mesmo ainda jogará.
    As opniões de maioria contrárias e discriminatórias me causaram muita tristeza pois se já não nos bastasse precondena-lo pelo seu status, ainda não conseguimos exercer o mais bela qualidade á nós concedida, ou seja o perdão. Culpado! Também acho que ele seja, não diretamente mas é culpado sim e por vários motivos, porém quantos criminosos ou inocentes muito mais nocivos a sociedade habitam nossas vizinhanças e não lhes atiramos pedras, aliás até lhes damos bom dia. Que Eliza tenha sido um aprendizado na vida deste menino, que agora deve ter virado homem, que este homem aprenda ser humano e trilhar seu caminho e que nós nunca nos esqueçamos de nossos proprios erros e o pior: recorrentes erros.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em qualquer época da HISTÓRIA do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, seu uniforme qualquer que seja o DESIGN, é destaque o escudo e as 5 estrêlas imcomparáveis….CRUZEIRO SEMPRE …..

  • Raws disse:

    Chico boa noite!
    Vendo a foto do Hermenegildo(bons tempos do Galo) e não sei porque me lembra o Abras, veio na lembrança o recente comentário de um colega sobre o segundo, apesar de achar que ele pegou pesado com um ícone da história do Galo, devo reconhecer que o Ábras não se reciclou.
    Por pior que o Galo esteja, o Corinthians atual não passa de bonzinho porém pelo comentário do Abras nessa semana iremos enfrentar o barcelona. Abaixo a esse complexo de viralatas, se achas que ganharás na loteria? Existe a possibilidade, se achas que não? Existe a certeza, pois não jogarás. Por favor minha gente! Altivez, orgulho, crença, chega de assustarmos com rastro de onça e ainda por cima banguela.

  • Márcio Luiz disse:

    Êeee, saudade, sô!

    Chico,

    quando vc cita o Hermenegildo, Valmir Pereira (me lembro também do Cecivaldo Bentes, o Tite) e esses jogadores formados desde a infância no GALO não tem como a gente não virar um saudosista.

    Independentemente de eles não terem conquistado os títulos que mereceiam por razões que todo mundo tá careca de saber, acho que o Galo NUNCA MAIS terá uma geração tão espetacular de jogadores e dirigentes como esses.

    Vida que segue.

  • MACGNO disse:

    DESCANCE EM PAZ SR. HEMERGILDO.

  • MACGNO disse:

    Grande Sr.Hemergido este homem foi uma figura muito importante na vida da minha familia , quando saimos do interior de Santa Barbara meu pai com 9 filhos e este sr, nos ajudou dando trabalho pra mim e minhas irmas conseguimos sair do sufoco ..Obrigado Sr. Hemergildo ,

    Obs . O sr. Hemergildo so tem um defeito ser ATLETICANO , mais no resto um grande homem.

  • Eduardo Veloso Pedrosa disse:

    Chico,
    Acompanho a pouco tempo o seu blog e lhe sigo no twitter! Parabens pelas opinioes e textos diarios, se reportanto inclusive a informacoes de leitores! Agora acompanho sempre, grande abraco!