Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Visita a Auschwitz-Birkenau e constrangimento pela impunidade no Brasil

Senhoras e senhores,

estou selecionando as fotos mais representativas que fiz durante a viagem à Polônia, Ucrânia e Rússia e no dia a dia vou publicando aqui.

Como essas, por exemplo, da visita que fiz ao complexo de campos de concentração, de Auschuitz-Birkenau, que fica a 60 Km de Cracóvia, na Polônia.

A maldade humana é inacreditável e o mais impressionante é que o que se passou durante o nazismo continua acontecendo em várias partes do mundo.

Auschwitz é o nome traduzido para o alemão da cidade polonesa de Oswiecim.

Foi a primeira experiência mortífera e de experiências genéticas dos campos de concentração nazista. O primeiro ficou pequeno e mais dois foram erguidos num raio de até cinco quilômetros.

A três Km, está o de Birkenau, o mais mortífero, de condições de vida mais insalubres e anti higiênicas, onde os presos em condições de trabalhar sobreviviam sob temperaturas até perto de 20 graus negativos, numa região pantanosa no verão; onde todo tipo de doença proliferava.

As condições de hospedagem foram inspiradas nas estrebarias da época e o objetivo era deixar os presos morrerem mesmo, mas que trabalhassem enquanto aguentassem.

Homens e mulheres, velhos, crianças, doentes e deficientes físicos que chegavam sem condições de trabalhar, iam direto para a “higienização”, nome dado às câmaras de gás e depois para os fornos crematórios.

Só aí foram mortos 1,8 milhão de judeus, comunistas, ciganos, deficientes

Numa das seções da visita, no prédio onde há fotos de alguns oficiais carrascos famosos, a guia informa o destino de alguns deles, se foram presos, julgados, condenados e a forma da morte.

Das experiências genéticas ela fala do médico Josep Mengele, um monstro que “morreu impune, de infarto, na praia de Bertioga, em São Paulo, BRASIL, em 1979, depois de viver em outros países da América do Sul.”

Todos os brasileiros que se encontravam neste grupo de visitantes, eu inclusive; se entreolharam, num sentimento de vergonha e constrangimento.

E pensar que assim continua o nosso país, paraíso da impunidade!

AuschwitzA entrada de Auschwitz, onde se lê na placa: “Arbeit macht frei” (o trabalho liberta)

Auschwitz-Birkenau

A entrada de Birkenau, onde os trens deixavam presos da Europa quase toda

CAMARADEGAS

A primeira câmara de gás, em Auschwitz,  que ficou pequena, e inspirou a contrução de outras, gigantes, no vizinho Birkenau

FUZILAMENTO

Muro onde presos eram fuzilados, em Auschwitz

LATRINAS

Latrinas coletivas em Birkenau, sem nenhuma condição de higiene e de onde doenças proliferavam

CRIANÇAS

Crianças gêmeas que passavam por todo tipo de experiência genética. Numa dessas experiências, elas eram mortas para que seus órgãos fossem examinados na tentativa de se descobrir porque nasceram gêmeas. O objetivo era desenvolver uma técnica que gerasse gêmeos em grandes quantidades, porém da raça ariana, perfeita.

MULHERES

Mulheres que eram usadas para experiências genéticas

MULHERES2

Quando não morriam, eram mortas.


» Comentar

Comentários:
18
  • Cláudio Roberto disse:

    Vergonha de quê? Não fomos nós e sim uma minoria. Vergonha só se for pelos que não a tem, o mal faz parte do ser humano, inclusive de algumas vítimas. Só as pessoas que sejam santas nessa vida indiferente a sua etnia é que deve ter o completo respeito de todos. O resto até dá para conviver e respeitar, mas não tanto quanto se respeita um humanitário. Há pessoas gananciosas em todas as partes do mundo, por que Hitler veio escolher um povo como bode espiatório? Ele (ou a família dele) deveria ter ido a justiça contra quem o prejudicou (se fosse o caso) e não exterminar um povo em razão de sua raiva pelo que lhe teria ocorrido pelo que parece até na infância, em que já me falaram que sua família teria sido desalojada de uma residência por não pagar o aluguel por serem pobres e por sinal a residência seria de judeus.

  • sergio disse:

    Triste, mas não se esqueçam que situações parecidas ocorreram no Cambodja (Ditadura do Khmer Vermelho), Cuba (Fuzilamentos indiscriminados), Chile (Estádio Nacional), Sabra e Shatila( Líbano),etc. Maldade e comportamento violento são inerentes ao ser humano.

  • Renato Alexandre disse:

    Chico, continua a dica para assistir a minissérie “Band of Brothers” lançada pela HBO em 2001. Toda locadora tem. São seis DVD’s e, em um deles, a realidade dos campos de concentração é mostrada com uma realidade impressionante. De emocionar. Só para registro, o trabalho foi indicado para 19 Prêmios Emmy e ganhou 6. Uma opinião, vale a pena comprar. Em sites a lata com os seis discos custa de R$ 60,00 a R$ 70,00.
    abraço,
    Renato

  • O radicado mutante celeste levou mais uma “cipoada” do campeoníssimo SPFC, e em “casa alugada”, perdendo a liderança isolada do Brasileirão, e ainda não saiu nenhum post comentando mais esse vexame azul? Tem coisas e fatos que a mídia celeste não dá importância: porque será?

  • thalles augusto disse:

    eu queria muito fazer teste no minas para basquete eu nao sou muito bom eu so tenho 13 anos mas posso treinar ai e ficar melhor eu tenho 13 anos tenho 1 metro e 80 queria envestir no basquete .Obrigado um abraço do seu amigoThalles

    – Formiga-mg

  • Bruno Nepomuceno Braga disse:

    Bom dia Chico,

    Me ajude a entender uma pergunta que está na cabeça de milhares de cruzeirenses,
    Por que toda contratação pretendida pelo cruzeiro vaza na imprensa e o negócio praticamente não fui ? E as do Atlético sempre estão sendo feita em sigilo e estão surpreendendo o mercado em vista, Jô,R49,Andre,Guilherme,Richarlysson,Victor,Maluf E etc…..

    Ficaríamos muitos felizes em ver um profissional de um gabarito tão estenso como você expressar sua opinião !

    Abraços
    Bruno

    – João Monlevade

  • Aldemario Filho disse:

    Triste parte da história da Humanidade. Até hoje fico pensando como pode um sádico como Hitler alienar toda uma nação e promover uma insanidade, uma barbárie dessas.
    Triste saber que se gasta bilhões em projetos consumistas supérfluos e não se investe corretamente em ações eficazes contra a miséria, a fome, a falta de cultura, a intolerância étnica e religiosa.
    Temos que ser mais humanos e solidários e que o conhecimento seja usado para encantar e unir e nunca para perseguir e humilhar.
    Parabéns pelo post Chico.

  • Raws disse:

    Eu como católico, membro de pastoral e com uma fé sempre crescente, reporto-me à uma frase dita pelo atual papa e que em muitas situações se torna um mistério em nossa existência:
    ONDE ESTAVA DEUS NESTA HORA!

    Um dia, saberemos responder…

  • Márcio Luiz disse:

    Não obstante à importância do assunto, mas vamos ao que interessa ATUALMENTE:
    Até que enfim temos um goleiro decente.
    o VICTOR já é do GAAAAAAAAAAAAAALLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Raws disse:

    Chico boa noite!
    Quero muito saber qual o sentimento dos alemães a respeito do tema, sei que é complicado, mas se possível e você como grande reporter passe para nós o que você sentiu.

  • @cabrito2606 disse:

    Chico,

    Qual a diferença entre Auschwitz de ontem e o Brasil de hoje, com seus ladrões de merenda escolar?

    Qual a diferença entre Birkenau de ontem e o Brasil de hoje, com políticos e suas contas sujas, liberados para pleitear mais cargos?

    Qual a diferença entre o Goebbels e Roberto Globo Marinho que ainda vende este pais para os seus afilhados desde 64?

    Qual diferença de Josep Mengele e Sarney com seu Maranhão miserável,

    A quem querem enganar, neste pais de homens de faz de conta?

    Se eu fosse cão, poderia, pelo menos morder.

    @cabrito2606

  • J.B.CRUZ disse:

    A ALMA HUMANA É IMPENETRÁVEL..As vezes nos surpreendemos a nós mesmo…É a eterna luta do BEM contra o MAL…Como ninguém é 100% BOM e nem 100% MAU, prefiro sempre capitalizar os bons momentos e ignorar os erros…Sempre otimista, mesmo nos piores momentos, vou levando a vida tentando primeiro respeitar o direito dos outros, para ser respeitado…Nada é pior do que o RESSENTIMENTO que nasçe do complexo de inferioridade; da INVEJA que deriva da IRRELEVÂNCIA; do RANCOR que brota da DOR de quem deveria estar no lugar DO OUTRO-que, intimamente, considera bem sucedido…..PAZ A TODOS!

  • Daniel Lanza disse:

    O problema é saber que tudo isso ainda acontece, porém, em campos de concentrações sem portões.

    Miséria matando em diversos países e o racismo ainda sendo muito grande, o de cor, o de crença e o de classe econômica.

  • André Corrêa disse:

    Mengele em SP era apenas o “Seu Pedro”, um pacato e reservadíssimo senhor que morava sozinho e usava documentos falsos de um alemão falecido, chamado Peter alguma coisa. Teve um infarto dentro do mar e morreu afogado. Está, até hoje, enterrado por lá.

    Imagino a vergonha que você e os demais brasileiros passaram ao ouvir isso. É essa vergonha que nossas “nobres” autoridades não têm.

  • Chico,

    Só de ver essas fotos, me deu um mal estar. Uma sensação estranha. Imagino vc ao presenciar isso tudo in loco.

    Mudando de assunto… Tomei um susto ontem, ao acompanhar o programa do José Lino e perceber a sua ilustre participação. Aí eu pensei: “Ué, o Chico tá participando lá da Europa ? Ou tá lá na Rádio Itatiaia mesmo ?? Mas aí depois eu ouvi sua explicação dos compromissos previamente assumidos e que o impediram de ficar até o final da Euro Copa.

    Abraços e bom fim de semana !

  • Paulo Ipatinga disse:

    Tristeza, lembrei-me do filme O pianista. Qtas famílias destruídas…
    Os novos Hitlers hoje, estão na política Brasileira…

  • clauber disse:

    Chico, parabens pelas fotos postadas, com certeza varios de nos que lemos esse comentário e vimos por essas fotos um pedaço do que aconteceu nesses campos de concentração refletiremos melhor sobre nossa condição pessoal e espiritual aqui nesse plano, são fortes mesmo.

    Falar que foi um absurdo tudo que aconteceu ali é como diz o bom mineres é chover no molhado, fica para mim uma otima dica de viagem quando eu for a europa.

  • Adolfo Soares disse:

    dai temos uma pequena amostra , por fotos , do que é capaz a estupidez humana!
    vemos hoje , a sangue frio e sao imagens que nos deixam emocionados . imaginem acompanhar isso de perto , vendo e presenciando esse esterminio sem cabimento ! ainda compactuando ou tendo que obedecer a uma das maiores vergnha da historia da humanidade!
    se isso fosse feito com animais ja seria um absurdo e imagine com humanos!
    que lugares como esse sejam preservados , para as pessoas terem conciencia do que os humanos sao capazes( claro que sem generalizar)!