Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Londres também tem crimes ao estilo Brasil

É lamentável, mas é verdade, e com os holofotes voltados para lá, em função das Olimpíadas, a realidade aparece com mais destaque na imprensa mundial.

Daqui uns dias seguirei para lá e como brasileiro, a gente fica mais esperto e tenta ficar fora das estatísticas das vítimas diárias; enquanto for possível.

Reportagem da Folha de S. Paulo de ontem:

* “A 25 dias dos Jogos, crime alerta cidade”

2012
Para polícia, Londres, já em clima de Olimpíada, está preparada

TATIANA CUNHA
EM LONDRES
Nem o ostensivo policiamento já visto em boa parte de Londres impediu a morte de um homem de 24 anos num shopping localizado perto do Parque Olímpico.

Liam Woodards morreu depois de ser esfaqueado em uma briga na última sexta-feira no centro comercial Westfield. Outros dois homens ficaram feridos e outros cinco foram presos, suspeitos de terem participado do crime.

A polícia solicitou os vídeos das câmeras de segurança do shopping e ainda busca imagens de celular que possam ajudar na investigação.

A exatos 25 dias da cerimônia de abertura da Olimpíada na capital inglesa, o assassinato aumentou o temor de que motins como os que aconteceram no ano passado voltem a se repetir durante a realização dos Jogos.

De acordo com a polícia local, no entanto, vários planos de contingência já estão preparados para emergências que possam ocorrer durante o evento, que começa no dia 27 e vai até 12 de agosto.

“Essas coisas são difíceis de se prever, mas seria besteira ignorar a possibilidade de que elas aconteçam”, afirmou Denis O’Connor, chefe do policiamento do governo, ao inglês “The Guardian”.


» Comentar

Comentários:
5
  • Peraí, deixa ver se entendi.

    Virou notícia um esfaqueamento causado por briga em Londres aqui no Brasil? No Brasil!?

    Para tudo!!! Deve acontecer um desses por dia em BH. E geralmente causado não por briga, mas por latrocínio, drogas etc…

  • Roberto Amorim - Brasília disse:

    Chico, sou seu fã e acompanho quase diariamente o seu blog. Permita-me discordar um pouco do tom que você usa neste caso. Esse foi um assassinato que saiu na imprensa. BH e Brasília são parecidas e acontecem quase 10 assassinatos somente a cada final de semana. Outro exemplo me foi dado por uma amiga que mora em Montréal (Canadá). Foram 22 assassinatos durante TODO O ANO de 2010. Isso nós temos por aqui em 15 dias. Outra cidade canadense, Ville de Québec, já passou um ano inteiro sem um assassinato sequer.

    Essas coisas acontecem no mundo todo? Sim. Mas não acontecem com a mesma frequência que no Brasil e menos ainda são tratadas como nosso modelo policial/judiciário trata.

    Saudações alvinegras do Planalto Central!

  • J.B.CRUZ disse:

    Comportamento humano é igual em qualquer parte do mundo..A diferênça do BRASIL para outras NAÇÕES; é que lá quando prende é punido e aqui, já viu né!! IMPUNIDADE ……

  • Paulo Henrique disse:

    Terminei ontem a leitura do livro Máfia Export, que demonstra como três grandes máfias italianas (cosa nostra, camorra e n’drangheta) expandiram seus negócios mundo a fora.

    Muito rica a leitura, com dezenas de exemplos interessantes (e preocupante obviamente).

    Uma das constatações mais surpreendentes é que envolvimento de políticos, ministros, empresários supostamente idôneos com o crime organizado não é “privilégio” do Brasil e do terceiro mundo. No primeiro mundo há exemplos de arrepiar os cabelos.