Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Henrique Portugal: “Gol no estilo argentino aos 57min do segundo tempo”

Além de excelente músico e gente boa toda vida, Henrique Portugal, do Skank, escreve uma ótima coluna semanal no Estado de Minas.

Cruzeirense apaixonado, dos não enquadrados como “simpatizantes” sabe cutucar os atleticanos, como hoje, por exemplo, quando relata a sua ida ao Independência domingo e como viu o clássico.

Confira:

* “Gol no estilo argentino aos 57min do segundo tempo”

Henrique Portugal – Estado de Minas

Um clássico como o de domingo não é todo dia que acontece. O Cruzeiro fez 1 a 0 por meio de um jogador que tinha acabado de entrar. Achei que ele viraria o herói do jogo. Nos descontos do primeiro tempo, o Atlético empatou. Esse gol calou o Independência, e o intervalo foi silencioso. Nosso time passou o jogo todo dando chutões para o ataque. Praticamente não havia saída de bola. Mas, para mim, uma equipe mostra inteligência quando reconhece suas deficiências e busca conseguir o resultado exatamente na paciência e nas falhas do adversário.

A máquina azul-celeste mostrou uma garra digna de jogo de Libertadores. Pena que nosso adversário não esteja acostumado a jogos internacionais, então não sabe o que isso significa. Não temos como negar que no momento a equipe deles está melhor, joga mais bonito e tem elenco mais competitivo. Mas isso pode não significar nada se no fim do ano não estiver no topo da tabela.

Os grandes atores de um clássico deveriam ser os jogadores, mas o árbitro fez de tudo para levar o Oscar de protagonista. No momento em que os copos de água foram arremessados no gramado, ele mostrou que realmente queria chamar a atenção. Por mais que a torcida fique chateada, não pode jogar nada no campo, só atrapalha o nosso time. Agora, provavelmente, teremos de ver alguns jogos pela TV ou voltar a viajar para ver o time de perto.

Mas que final emocionante! Quando Ronaldinho marcou o gol, o estádio ficou silencioso e parte da torcida começou a ir embora. Não estava acreditando que aquela luta durante toda a partida poderia terminar com final triste. Aí Montillo me bateu aquela falta na trave. Foi um daqueles lances que fazem você pensar: “Hoje a bola não entra mais!”

Mas continuei acreditando e esperando por um lance derradeiro. Adorei ao ver uma charge no Facebook com o árbitro assistente levantando a placa de tempo adicional com os dizeres “até empatar”. Foi mais ou menos o que ocorreu. O empate com gosto de vitória tinha de acontecer e veio dos pés do Mateus. O Vale do Jequitinhonha, Turmalina e Capelinha devem estar felizes ao ver um filho da terra marcando o gol de empate. O árbitro decretou o fim da partida logo depois da saída de bola do Atlético. A torcida saiu comemorando. Mas, para quem lutou tanto durante a partida, a derrota seria muito cruel.

Fui ao jogo com meu filho na esperança de ver belo espetáculo e tive acesso tranquilo, por se tratar de torcida única. Fiquei surpreso ao escutar pelo rádio a bagunça na chegada da delegação do Atlético e acabei esperando, a dois quarteirões do Independência, que o clima voltasse ao normal. Confesso que era partidário de ter as duas torcidas no estádio, mas depois de presenciar de perto os problemas ocorridos no domingo, vejo que não há a mínima condição de um clássico com torcedores dos dois times no Independência. As ruas são apertadas, não existe saída em caso de confusão. O estádio é ótimo, mas a forma como é montado o sistema de acesso tem de ser revista.

Agora, chega setembro, com praticamente dois jogos por semana. Se a garra apresentada no domingo se repetir, volto a acreditar em milagres e na classificação à Libertadores.

* http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/henrique-portugal/2012/08/28/coluna_henrique_portugal,227057/gol-no-estilo-argentino-aos-57min-do-segundo-tempo.shtml#.UDyxkLA66U0.twitter


» Comentar

Comentários:
54
  • Eduardo BH disse:

    Alisson sol : O sua explicação quanto a situação dos goleiros no Brasil , faz a gente repensar e entender melhor a sua opinião qto ao Fabio. Há sim uma crise de goleiros. Tá se revelando muito pouco a cada ano. Talvez pelo fato da linha ser um atrativo maior para a molecada nova. Os grandes e maiores idolos do futebol não estão no gol. Sem falar do salario e valor de mercado. Mas, acho que vc concorda que o Fabio é o melhor atualmente no Brasil. SDS.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Respondendo ao infeliz (este sim está infeliz, ao contrário de mim que sou líder há várias rodadas… hehehe) mal informado, o Atlético-MG foi eliminado na Libertadores de 1978 nas semi-finais, contrariando sua fala genial de que nunca teve destaque na mesma. E relembrando que era o grande favorito em 1981, não fosse a roubalheira do José Roberto Rato (fato reconhecido por qualquer cruzeirense racional).

    Uma coisa me intriga, porque cruzeirenses gostam tanto de provocar com dados surreais e irreais?

    Essa dúvida não me sai da cabeça…

  • Newton disse:

    Estatísticas de GaloXCruzeiro

    Segundo Galo:
    Número de jogos 473
    Vítórias do Atlético 191
    Vitórias do Cruzeiro 158
    Empates 124
    Gols marcados pelo Atlético 676
    Gols marcados pelo Cruzeiro 603

    Segundo Cruzeiro:
    Número de jogos 424
    Vítórias do Atlético 167
    Vitórias do Cruzeiro 143
    Empates 114
    Gols marcados pelo Atlético 601
    Gols marcados pelo Cruzeiro 539

    No confronto direto, que é o que vale, mesmo segundo os números divulgados pelo Cruzeiro, vai demorar algumas décadas pra vocês chegarem ao pés do Glorioso.
    Ao final do ano voltarei, com + 1 estrela amarela no peito.

  • GILBERTO DE OLIVEIRA COSTA: Concordo em parte com vc, afinal, o gol do R49 foi uma obra-prima, ao lado daquele em que o Danilinho deu um chapéu no Fábio, ao lado daquele em que ficou mundialmente conhecido como “de costas”, ao lado daquele… e por aí vai! São infinitos…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Meu caro Fred Dantas, acho que não entendeu meu comentário.
    O músico e metido a “comentarista engraçadinho” Henrique Portugal, pra não admitir o péssimo futebol do seu time, partiu pra provocação (sem muito sentido) fazendo analogia as várias participações celestes na Libertadores, ao passo que o Atlético disputou apenas quatro.
    Para um mal informado, o Galo pode passar como um time “sem costume” de jogos internacionais. Para um conhecedor de futebol, NÃO!

    O Atlético tem em seu currículo, inúmeros jogos internacionais (competições sulamericanas), assim como inclusive em terras européias (inúmeras conquistas de torneios no velho continente).
    Se o Cruzeiro tem mais, isso é outra coisa.
    Pra refrescar a memória do músico piadista, somente este ano estamos fora da Copa Sulamericana (que indiscutivelmente é internacional).

    Ou seja, é a típica gozação sem sentido, ignorando a realidade dos fatos.
    E houve um adendo de um torcedor azul, de nome Jean, que soltou essa pérola: “Aliás, realmente só sabe o que isso significa quem esta acostumado a partidas internacionais e a disputar títulos como a muito tempo somos reconhecidos.”

    O que eu quis dizer, ratificando, é que jogar por jogar há muitos times horríveis que estão na Libertadores todos os anos e isso não os credencia pra absolutamente nada.
    Só ele sabe deste time que disputa títulos. A realidade é bem diferente.

    A maior experiência internacional do cruzeiro não serve pra justificar o mau futebol de muito tempo apresentado pelo time azul, concorda?

  • WYLLER disse:

    A torcida da cuzeiro fez o que fez, devido ao medo e pavor. Nos ultimos anos elas não estão acostumadas com o time do 9aglo melhor que o cru-cru, então partem para a apelação. Tomara q percam mando de campo em vários jogos (perderemos nossa melhor inquilina).

    Chico, posta também os textos do Fred Melo Paiva. Esse sim sabe escrever muito bem e não se preocupa com time rival igual esta cuzeirense metido a escritor. Sabe mal mal cantar, quanto mais comentar futebol (sempre viveu na sombra de Samuel Rosa, outro cuzeirense que pelo menos canta).

    Que venha 02-12-12 para irmos a forra.

    Valeu!!!

    Saudações Atleticanas.

  • Alisson Sol disse:

    Eduardo BH: Cada um tem direito à sua opinião. Para mim, o Fábio pode ser o melhor na atividade de dar entrevistas, por exemplo. Já em termos de “evitar o gol adversário”…

    O Brasil vive, na minha opinião, uma crise de goleiros. Todo jogador de futebol tem um período de “boa forma” de uns 3 anos. Você vê o jogador aparecer, correr feito um doido, render bem, e depois some. Aquele 1% de craques, como o Ronaldinho Gaúcho, Kaká, consegue se manter acima da média por 10 anos, pois “sabe correr”, mesmo depois de sair do melhor da forma física.

    Agora, no gol, estamos há uma década falando dos mesmos nomes no futebol brasileiro. Cansa ainda ter de ler notícia de Rogério Ceni (39), Fábio (chegando aos 32), Jefferson (29), Fernado Prass (34), Magrão (35), e até Dida (38)! E isto numa posição onde reflexo é importante. Valorizam o goleiro por coisas que nada tem a ver com sua posição (saber “parar o jogo”, dar entrevistas, etc.). Desculpam “frangos” como “acidentes do futebol”. E depois não se sabe porque a seleção, toda vez que vai para uma final contra um time bem preparado, como o fez recentemente na Olimpíada, perde.

    Em relação ao técnico: uma alteração muda completamente um time. Desde o ânimo até o esquema tático, tudo pode mudar com uma mudança do técnico. Mas tem de trazer um melhor que o atual, o que está difícil.

  • BRG disse:

    Na minha opinião, o jogo de domingo foi péssimo. para quem está acostumado com o estilo de jogo que o Cruzeiro sempre apresentou, foi triste ver o time dando um chutão atrás do outro, sem ao menos se preocupar em trabalhar a bola. Por outro lado, o adversário também não jogou de maneira bonita e sim, usou e abusou dos chutões e das jogadas defesa-ataque. É claro que o Atlético tem um time melhor, mas isso não se refletiu, de maneira alguma, nesta partida. Mais uma vez resta aos atleticanos esperar, para quem sabe, no futuro, retribuir as 3 últimas goleadas recentes (5 x 0 e 6 x 1). É fato que a torcida do Cruzeiro está um pouco perdida com a situação, haja vista que, há decadas não vivia um momento em que o rival estivesse melhor. É só relembrar que entre 2002 e 2010 o Cruzeiro obeteve melhores classificações em todos os Brasileiros. E ao infeliz que escreveu sobre a libertadores, posso dizer que o Cruzeiro já saiu para times menores, mas porque já disputou várias vezes a competição (13x), e não por acaso, tem 2 títulos e 2 vice-campeonatos. Vale lembrar também que o Boca já perdeu uma final para o Once Caldas. ah, o ganha nada mineiro, somente disputou a libertadores em 4 oportunidades, sem qualquer destaque!!!

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Caro Alisson Sol,

    Mas o Cruzeiro tem mesmo um Presidente ??

  • EDUARDO BH disse:

    Concordo com o Alisson Sol, inclusive quanto ao Cuca medroso(deveria ter posto o Berolla em vez do Guilherme). O cruzeiro não jogou com a tal raça propalada. Jogou sim, muito “pilhado” e sobre muita pressão da torcida. É válido ressaltar que o cruzeiro poupou jogadores contra o Coritiba para focar no Galo. Por isso, o empate foi muito comemorado pela torcida , mostrando claramente que a derrota para o Galo aumentaria a tensão na toca.O jogo de hoje vai mostrar melhor a realidade do cruzeiro. Discordo do Alisson quanto ao Fabio. Para mim ainda é o melhor em atividade no Brasil. Mandar o Roth embora não vai mudar a situação do clube neste campeonato atual. Se tiver de mandar, que seja no final do ano.

  • klang disse:

    Como cronista Henrique Portugal é um bom músico!

  • Marcos disse:

    Em virtude do ressurgimento do rival acrescido pelas fraquezas do seu time, os cruzeirenses ficaram loucos, desesperados. Comemoram empate com rival com um jogador a mais, mas precisaram de quase uma hora só no segundo tempo para isso. Pelo golaço do Ronaldinho o Atlético era pra ter saído vencedor.
    É gente, esse clássico ainda vai render muito assunto nessas Minas Gerais.

  • Frederico Dantas disse:

    A propósito, espero que o Alisson Sol esteja sem acesso nestes dias. Ao contrário de uns (ou um) que o consideram um chato de galocha, gosto dos seus comentários e colocações e os prefiro aos inúteis bate-bocas de torcedores de boteco.

  • Frederico Dantas disse:

    Até o Dudu, que costuma ser pé no chão, me faz um comentário destes sobre Libertadores e eliminações. A estatística serve a qualquer propósito desta maneira. Melhor que seu Galo e meu Cruzeiro é meu Bela Vista que nunca perdeu um jogo de Libertadores… mas também nunca jogou. Detalhe, como diria o Parreira.

    Quanto a pobreza do futebol azul, admito, estamos mesmo paupérrimos. Somos mais exigentes que vocês, ou duvida disso? Há dois anos, em 2010, fomos vice campeões brasileiros, o que vocês, se nada der errado, serão este ano. Há 3, perdemos uma final de Libertadores. O problema é que nós, passados 3 anos sem estar na cabeça, nos incomodamos. O último lampejo atleticano digno de nota não foi neste século (estatística é uma ciência cruel).

  • pedro bozzolla disse:

    Tadinho! Esses cruzeirenses estão perdendo a noção do ridículo… Bom, faz parte fazer papelão para acompanhar o papelão do time!

  • Alisson Sol disse:

    Eu me dei ao trabalho de assistir mais do jogo, mesmo já sabendo o resultado, e eu acho que o Henrique Portugal provavelmente assistiu a alguma outra partida. O Cruzeiro hoje não joga com raça: joga “correndo atrás da bola e escorregando depois que ela passou“. Deve ser um bom exercício, que cansa demais. Quando pega a bola, parece que o esquema é “Onde está o Montillo?”. Mesmo quando o sujeito está marcado por 50 pessoas, dão um sujeito de passar a bola para ele (ou perder a bola tentando este passe impossível).

    Se o técnico do Atlético-MG não fosse um medroso, conforme já sabemos bem do tempo em que passou raiva nos cruzeirenses, o resultado seria outro. Que sorte que o Luxemburgo não teve um time quando estava no Atlético-MG… E o Grêmio vem chegando…

    Voltando ao Cruzeiro, o jeito é demitir logo este técnico. Não dá para tolerar um time sem esquema de jogo, que só sai da defesa no chutão, pega a bola no meio de campo e passa para o Montillo, que então arrasta a bola e dá um passe útil a cada 10 tentativas. O goleiro e um poste seriam a mesma coisa. Cada defesa medíocre vira uma coisa de outro mundo. Qualquer outro goleiro conseguiria pular e pegar os chutes nos dois gols do Atlético-MG. Mas o lento e atrasado falador religioso pula sempre uns 2 segundos depois do reflexo de um goleiro normal, assim que a bola já passou.

    Infelizmente, estamos também diante da pior diretoria dos últimos tempos. Que coisa é esta de diretor de futebol invadir o campo no intervalo e reclamar de acréscimos, como se o juiz tivesse culpa da ruindade do time? A ruindade do juiz e a do time são ortogonais. O juiz, até o intervalo, tinha a “ruindade normal” dos juízes no Brasil. Depois do intervalo, passou a querer aparecer. E o Valdir Barbosa será que está indo na direção contrária ao vinho: piorando com a idade?! Como pode fazer aquelas declarações inflamatórias no rádio? Logo ele, que seria quem devia trazer sanidade à torcida nestes momentos! Um dia destes um sujeito destes vai acabar causando uma tragédia. Era para o presidente do clube chegar nesta segunda-feira e demitir todo mundo!

  • marcelo disse:

    que idolatria é essa de argentino ?
    prefiro jogar igual brasileiro, com talento, gols de placa e sem quebra pau.
    Brasileiro tem que decidir se ama ou se odeia argentino. Primeiro xinga de tudo quanto é nome, depois adora o futebol e a torcida deles, depois xinga denovo e depois adora os vinhos de lá…

    Hipocrisia total

  • Fernando disse:

    Oi Robson, está certo e eu entendo o nervosismo do clássico, vide Eder e tantos outros que suaram a camisa em outros tempos. Mas o melhor é fazer Gol ao ser expulso – tem que ter um trabalho muito específico pra isso. O emocional perde e ganha jogos importantíssimos vide a final Itália X França e aquela cabeçada do Zidane (quem se f… foi ele que caiu na onda). Se liga Galo que todos os times vão partir pra isso em vez de jogar bola.

  • O henrique portugal, se tivesse “Fairplay”, deveria sugerir ao presidente do seu time que oferecesse uma placa a Ronaldinho pelo belo gol marcado contra o cruzeiro, talvez o mais bonito gol que eles levaram em toda sua existência.

  • Com certeza, na próxima rodada o cruzeiro voltará ao seu futebolzinho medíocre. O Henrique Portugal deve esperar sentado o milagre do seu time ir pra libertadores. Foi apenas um brilhareco, pois toda araruta tem seu dia de mingau.

  • Robson disse:

    fernando rabelo,

    Concordo de descordo de você ao mesmo tempo. Deixe-me explicar, no lance do Guilherme, também acho que ele poderia ter levantado rapidamente ao invés de ficar esperando o juiz apitar. Mas pela rapidez do lance tenho certeza, que mesmo se ele fizesse isto, não daria tempo de alcançar o adversário.

    Quanto ao Bernard, também concordo que ele deveria ter se preocupado somente em jogar bola, mas discordo de você ao compara-lo emocionalmente com o R49. Nas minha opinião, o que mais pesa pro Bernard além da idade, é o fato dele ser cria da casa, e se envolver muito mais do que os outros em um Atletico X Crucru. Do mesmo jeito que foi com o tão criticado Werley (criticado por mim também), no desastre do ano passado, ao lado do F.Soutto, ser os únicos jogadores que pareciam realmente entenderem, o tamanho do estrago que estava acontecendo!

  • Amaury disse:

    Chico, desde que entendo por gente e do mundo da bola (e olha q tem quase 50 anos!) só vejo o atleticano assim, chorando e reclamando do juiz, da imprensa e da conspiração mundial contra o galo; q tá todo mundo contra eles. Menos, gente, menos. Vcs relativizaram a anulação do gol do Fred x o Fluminense (até compreendi, pois o erro é comum tbém no futebol – como é!). O Montillo realmente fez a falta, mas depois a bola passou por QUATRO jogadores do Cruzeiro até ser jogada no fundo da rede! Pq ninguém impediu isso. O Guilherme ficou deitado no gramado! O Emanuel Carneiro disse q ele deve está até agora lá no Independência.
    Claro q o Atlético é o melhor time do Brasil até agora. Pq não fez uso dessa superioridade ao invés de ficar esperando q o árbitro não errasse?!
    Não entrem nessa pilha do kalil pq não dá para esperar dele o mínimo de equilíbrio.

  • silvio disse:

    Chico, estou perplexo com a atuação da imprensa mineira nos tumultos desse jogo! Alguém já comentou sobre isso no seu espaço. Ainda há pouco li estarrecido matéria no UAI sobre a possível punição de perda de mando de até 20 jogos do Cruzeiro. O “jornalista” termina dizendo que o clube se empenha em identificar os baderneiros do domingo e arremata: alguns podem se atleticanos infiltrados! Assim, do nada, sem dados, informações concretas, declarações de alguém. Jornalismo básico jogado prá escanteio e paixão e achismo clubísticoS entrando em campo. Eu heim!

  • Richard Simão disse:

    Grande Henrique. Fiquei decepcionado ao descobrir que você é partidário dos azuis porque a Kika achou que você era atleticano. Mas fazer o que? Ninguém é perfeito. Gostei do seu texto, foi muito coerente, só faltou dizer que o vandalismo refletiu o desespero de sua torcida, melhor dizendo, dos marginais de sua torcida (na do Galo também tem). Esse ano meu caro, o Galo continua levantando defuntos como sempre, mas agora com uma tremenda gordura. Foi uma pena ficar só empatado mas foi pior para vocês que para nós. Boas músicas, bons fluidos.

  • H.Almeida disse:

    Já não perco mais meu tempo discutindo o clássico com cruzeirenses que não querem ver o óbvio.
    o problema é deles e não meu.

    o fato é que não existe no mundo um time de futebol com maior sorte que o Crôzeiro!

    concordo tambem com quem acha que apesar de tudo aquela bola do segundo gol não poderia ter entrado.
    O guilherme bunda poderia ter levantado e feito falta no Montillo e a bola passou nas costas do leo lento silva, debaixo das pernas do Réver e dentro da mão do vítor, que ficou ajoelhado vendo não sei o q!

  • Luiz disse:

    Só uma torcida doente e com mania de perseguição como a atleticana, onde até crianças de 10 anos são doutrinadas a argumentar com supostas garfadas da década de 80, não consegue enxergar os fatos!! O Pierre tinha que ter sido expulso com 20 minutos do primeiro tempo, sem contar o Rx9, que também deveria ter sido expulso por agressão !! Tenham paciência!! O estranho é que todo campeonato mineiro, esse mesmo CAM, cansa de ser beneficiado pela arbitragem sobre os pobres times do interior. FATO

  • Varela disse:

    Se jogar assim, como argentino, o Campeonato todo, o Cruzeiro não consegue mais terminar seus jogos com 11, nem voltar a jogar em BH.

    Agora, Fernando Rabelo, dizer que o Guilherme poderia ter feito algo para evitar o gol é desconhecer as leis da física.

  • Cassiano disse:

    Chico, vendo alguns blogs por ai, vejo a torcida do cruzeiro p. da vida com o Kalil, não é por menos… Pois vejamos:
    Kalil chegou a presidencia e arrumou as contas do Galo,(que era notica somente por calotes)
    Consegui patrocinador que bancasse o que ele acha que deve ser,o valor da marca CAM
    Deu uma rastiera no lado azul, no caso Independencia eles não conseguem engolir essa até hoje
    Na sua gestão foi finalizado o CT, e logo o reconhecimento como o melhor do Brasil
    Montou um time para brigar pelo titulo no brasileiro(ainda deu sorte, e muita no caso Ronaldinho)
    Hoje o Brasil interio fala do Galo, jornais, blogs, torcidas adversarias.
    Neste periodo o cro ficou esquecido, jogado pro lado, apareceu agora apenas depois do jogo contra o Galo.
    A imprensa internacional fala do Galo constantemente, site da Fifa e outros….
    Realmente acho que os cruzeirenses tem mesmo que ficarem bravos com o Kalil……
    Abraço

  • Reinaldo disse:

    Hoje qualquer pessoa vira especialista em comentar futebol, conseguir uma pagina no jornal e sai falando o que pensa. Esse país nosso e um espetaculo!!!! Bica elas Galo!!!!!

  • Newton disse:

    Não sabia que jogada desleal tinha mudado de nome para raça. Cruzeirense nunca soube o que é raça!Ganhar uma libertadores, sem argentinos, e ganhando do grande Sporting Crystal na final! Faz me rir.Temos que ver cada coisa…

  • EDUARDO BH disse:

    Estilo argentino ???? Entao tráz de volta o sorin para o segundo turno. o cru tá virando deposito de ex-jogador mesmo…

  • Cassiano disse:

    Henrique Portugal, vc vai ler esses comentarios. Vc não acha que o seu time deveria pagar, pelo uso da imagem do GALO? Pois o Ronaldinho Gaucho conseguiu, mostrar, a camisa de vcs para o mundo inteiro. Tá certo que não foi uma propaganda asimm…….. tipo uma brastemp, nao citaram o nome do seu time, mas pelo menos mostrou. O que acha?
    Abraço e vc é melhor tocando que comentando (rsrsrsrs)

  • Geraldo Reis disse:

    É impressionante como os azuis, inclusive os famosos, inclusive os que tem a chance de escrever uma coluna em um site “imparcial” como o Superesportes não consegue deixar de citar o Atlético. O Uzeir jogou com deslealdade, com ódio. Se compararem ao futebol argentino realmente é muita arrogância. O temor do Galo ser campeão leva a este tipo de confusão. Foi pra ver as botinadas dos celestes e viu um gol genial do Ronaldinho. E que golaço!

  • Eduardo. disse:

    Boa tarde. Meu nome é Eduardo, moro em Nova Serrana – MG. Acompanho seu trabalho desde a época do saudoso Minas Esporte. Certa vez, tive a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente lá em Conceição do Mato Dentro, em um baile de reveillon, por intermédio do João Bosco produtor de eventos, gente fina.
    Gostaria de manifestar minha preocupação, devido aos últimos acontecimentos, com o próximo clássico “Atético x Cruzeiro” pela última rodada do brasileirão. Pode ser que, este jogo, seja somente para cumprir tabela, mas pode acontecer também das duas equipes estarem lutando ou por título ou por vaga na libertadores de 2013; aí a situação fica delicada. Então, tomando como exemplo o jogo do último domingo, que as autoridades pensem no próximo clássico e se mobilizem para que episódios patéticos ou até piores do que os ocorridos dentro e fora de campo não voltem à acontecer. E que escalem alguém que tenha a mínima condição psicológica de apitar uma grande partida. Obrigado.

  • Roger disse:

    “máquina azul-celeste”
    hahahahahahahaha
    kkkkkkkkkkk
    jajajajajajajaja
    hehehehehehe
    Esse cara eh um FANFARRAO

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Frase do Dia:

    “Um dos maiores times do Atlético Mineiro de todos os tempos, não foi capaz de vencer um dos piores times do Cruzeiro de todos os tempos” !

    Coisa de Facebook… rsrs

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Estilo argentino? só se ele estiver comparando aos tempos de Libertadores, onde não havia câmeras nos jogos…

    Brincadeira esse juiz!!!

  • Junior Gam disse:

    Esse henrique portugal como comentarista de futebol é um músico mediano.

  • Francisco Barbosa disse:

    Na música feita em MG admiro o trabalho do Clube da Esquina até o Trio Parada Dura, mas esse ai…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Sera que acreditam mesmo nestas baboseiras surreais que escrevem sobre o crucru? Incrivel… rsrs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Coitados! Quanta ilusão!
    As vezes penso que ser cruzeirense não deve ser ruim, pois é comum comer arroz com ovo e dizer nas ruas que está farto de caviar.

    Um time acostumado aos vexames.
    Inúmeras desclassificações para times inferiores (Ipatinga 2 vezes, América outras vezes, Once Caldas, Deportivo Cáli, Unión Española, Paulista de Jundiaí, Paysandú, Santa Cruz, Brasiliense, etc.. etc…)

    Pergunta simples: Quem foi mais vezes eliminado da Libertadores?
    Quem foi mais vezes eliminado em casa com vantagem em torneios decisivos?

    Uma dose de realidade nunca é demais pra pessoas normais. É bom lembrar que, embora o Galo tenha disputado menos Libertadores, foi eliminado pelo Olímpia do Paraguai, Boca Jrs e pelos ladrões com apito na boca Josè Roberto Rato (Flamerda) e Luciano de ALmeida (Cocôrínthians). Ja o vizinho azul tem no curriculo vexames contra times inexpressivos, como Once Caldas, Deportivo Cali e Union Espanola, sempre em casa… Alem de varias outras decepcoes no Gigante da Pampulha neste torneio. E vem dizer que sao referencias… me poupem… isso ofende times monstros no citado Torneio como Boca Jrs, Penarol, Independiente, Sao Paulo, etc…

    Pra terminar, times com Aurora, Blooming, Bolivar e Jorge Wilstermann da Bolivia, Tolima e Cucuta da Colombia, Sport Boys e Sporting Cristal do PEru, Tachira e Minerven da Venezuela, dentre tantos outros times fracos, estao tao acostumados quando o Cruzeiro com jogos internacionais quando o time azul. E isso nao siginifica absolutamente nada…

    Continuem buscando argumentos pra esconder sua insatisfacao com a pobreza do futebol azul que ja dura muito tempo…

  • Johnny disse:

    Estilo argentino no pior sentido possível. Agressão ao ônibus do CAM na entrada do estádio, briga com a PMMG no entorno do Indepa, arremesso de diversos objetos no campo de jogo, que chegaram a atingir o árbitro, invasão do vestiario do juiz para ofender e intimidar.

    Espero que esse estilo “argentino” não se repita, para o bem do esporte.

  • Paulo Henrique disse:

    Esses simpatizantes azuis devem acreditar em papai noel, saci pererê, mula sem cabeça, caipora…

  • José Luiz disse:

    O ano passado, quando o Cruzeiro estava na pior, ganhou de 6 X1 do CAM. Este ano, o CAM depois de décadas, está bem no Brasileiro, e só conseguiu um empate. Era pra ter goleado o time do Cruzeiro.
    FENOMENAL… este Atlético Mineiro

  • Paulo Andrade disse:

    O time do Henrique Portugal jogou como se fosse o último do ano. E vai pagar caro por isso.
    O Galo ainda tem 20 jogos por fazer. Fez bem em não entrar na pilha. Parabéns por terem conseguido o empate. Vai ser o que de melhor conseguiram em 2012.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    É, o Henrique Portugal escreve bem.

    Só achei estranho ele se referir ao Cruzeiro como “A máquina azul-celeste”…

    Em outros tempos esse termo até cabia. Mas atualmente, tá mais pra “Caricatura azul-celeste”…

    Continuo achando que, enquanto esse Dr. Gilvan estiver por lá, o Cruzeiro não vai passar disso que aí está.

  • ivan junior disse:

    A máquina azul-celeste??? FAÇA-ME RIR….Máquina de butineiros e pernas de pau que estão até hoje comemorando um empate! Também pudera, para quem comemorou ter perdido para o AMERIQUINHA com diferença de APENAS UM GOL, empatar com o GALÃO DA MASSA foi mesmo um feito e tanto para este timeco desqualificado. E o nome deste “iludido do mundo da lua” é uma piada pronta: Henrique PORTUGAL….uma piada (sem graça) de português.

  • Luiz disse:

    Concordo em tudo com o Marcão de Varginha!
    O companhero músico doublê de jornalista esportivo e, claro tendencioso, só se esqueceu de mencionar no belo espetáculo, o gol antológico do Gaúcho.
    Esqueceu-se de dizer também da covarde entrada do Montillo em Guilherme e que o panaca do juiz se omitiu na punição, resultando no empate . Portanto, não foram eles quem deixaram de marcar tres pontos, como o próprio Montillo diz em entrevista ao Sportv. Na verdade foi o Galo quem perdeu dois pontos preciosissimos, pois ali, parada a jogada da falta não dada, o jogo certamente acabaria.
    Só espero que consigamos recuperar esse prejuizo e que o Galo não perca o foco do campeonato.

  • klang disse:

    O estilo argentino é com gol irregular no último minuto? Acostumar-se a jogos internacionais é isso? Se for, melhor não ser campeão. Ou se é na lisura, no jogo jogado, no futebol, na bola, ou deixa isso pros linguiceiros afanadores de marmita escolar do triste povo. Assim, prefiro ser um pobre limpinho a um milionário graças a falcatruas políticas e econômicas.

  • Realmente, caro despeitado, (sic) “Um clássico como o de domingo não é todo dia que acontece…”, principalmente quando o árbitro é conivente, não marca falta, deixa de expulsar um ato violento do Montillo que anteriormente já estava amarelado, prejudica o Galo, “ajuda” a Raposa dando-lhe 1 ponto e subtrai do Galo 2 pontos… Vc iniciou seu texto com “razão”, mas deixou-se trair pelo pouco lado afetivo que os celestes possuem!

  • Raws disse:

    “Mas isso pode não significar nada, se no final do ano não estiver no topo da tabela”
    Realmente! Não vai significar nada, vai significar tudo. Se formos campeões será o máximo porém se não formos, significou muito, pois fomos novamente respeitados, temidos e invejados durante todo o percurso, tivemos alegrias aos montes, a velha raça de volta e qualidade rara, a mídia nacional e internacional exaltando-nos.
    Para completar o grande ano, o Barcelona de Minas comemorando empates, sequer disputando a final do campeonato mineiro, revivendo o medo do rebaixamento, tomando goleadas, perdendo a esportividade e apelando para todos os santos e mandingas para que o futuro não seja tão “negro” como se projeta.
    No mais é bom vermos o dito rival aprender a jogar com raça, pena que só nessa partida e por falar em raça não se esqueçam que históricamente fomos os inventores da mesma.

  • fernando rabelo disse:

    Voltanto ao assunto do último gol o Guilherme também poderia ter se levantado rápido e corrido atrás do montilho para marcar e até mesmo derrubar o cara. Nada justifica a derrota além das próprias falhas do time. Outra coisa é fato, o Cuca tem que deixar claro que ficar nervoso não adianta nada, Bernard, Pierre e outros cairam na do cruzeiro que não tem time de qualidade e a única solução foi provocar para tentar algo diferente de jogar bola (assim como muitas vezes os argentinos fazem). Pra que o Bernard pegar bolo? joga bola e mete gol. Ronaldinho sabe disso e jogou bola, meteu o golaço na maior tranquilidade!

  • Rodrigo Assis disse:

    Realmente esse acredita em milagres

  • Jean disse:

    Seria jogando ao estilo “argentino” a maneira realmente do Cruzeiro conseguir algo melhor nesse segundo turno. Aliás, realmente só sabe o que isso significa quem esta acostumado a partidas internacionais e a disputar títulos como a muito tempo somos reconhecidos. Sendo assim, inferiorizados tecnicamente, gostei da maneira “argentina” do cruzeiro atuar, inclusive com a participação efetiva da torcida, que foi brava.