Iniciei este texto na Estação Intendente Câmara, em Ipatinga, exatamente cinco horas depois de iniciar a viagem na Estação de Belo Horizonte.
O trem “Vitória a Minas” saiu pontualmente às 7h30 da capital mineira.
Uma viagem das mais agradáveis, carregada de emoção, devido ao ineditismo para mim no Brasil e raridade, já que há poucos trens de passageiros em nosso país. Um absurdo!
É tanta coisa para ver e conhecer, dentro e fora do trem, que o tempo voa. Seguramente que vale mais a pena ir de Beagá a Ipatinga, de trem. Só de lembrar da BR-381, que o governo chama de “rodovia”, a morte também vem à cabeça.
Passar entre prédios e casas na saída de Belo Horizonte é uma visão completamente diferente.
Em determinados trechos o Metrô segue paralelo e às vezes dá até a sensação de estarmos na Europa, com seu sistema viário calcado nas ferrovias.
Quem sabe um dia chegaremos a esse nível! A esperança não pode morrer.
A velocidade é bem baixa até sair da zona urbana, depois chega a 65 Km/hora.
As paisagens são fantásticas e constatei que Minas Gerais é mais bonita do que eu imaginava.
Eu que conheço bem o nosso Estado e já achava que era o mais bonito do Brasil.
O conjunto arquitetônico da Estação é belíssimo, apesar da derrubada de muitos prédios e da construção de monstrengos no seu entorno.
O guichê de compra de passagens tem quatro bilheterias e o nível de informação aos usuários é muito bom.
Passagens são vendidas até 30 minutos antes da partida do trem, mas é bom comprar com antecedência, pois há risco de não ter mais.
Pela internet ou telefone há informações confiáveis e rápidas. O site é www.vale.com/tremdepassageiros
Telefone: 0800 285 7000
A passagem na classe executiva custa R$ 82,00 e a econômica, metade.
O ar condicionado da “executiva” funciona bem; na econômica, não tem, e o calor é terrível.
A ferrovia, que já foi federal, hoje pertence à Vale.
Os funcionários de terra e de bordo são muito gentis. Este é o atleticano Rodrigo, da Prossegur, empresa que faz a segurança.
Há um vagão/restaurante, que não vende bebida alcóolica…
… e também serviço de bordo que oferece os mesmos serviços nas poltronas.
Os preços são normais; um cafezinho e um pão de queijo custam R$ 5,00. Excelente pão de queijo, diga-se!
Uma surpresa da melhor qualidade é que há um vagão para leitura e utilização de internet, com tomada para notebook, inclusive.
Ao lado, espaço para pessoas com deficiência.
Não há wi-fi, mas celular e modem funcionam na maioria das estações.
A primeira parada é na Estação 2 Irmãos, que atende às cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais, 1h30 depois da saída de Beagá.
Às 10h10 para em Rio Piracicaba; às 10h20 em João Monlevade e por aí vai.
Neste momento, 14h40, chegamos a Governador Valadares, com o Rio Doce e o Pico do Ibituruna à direita, belíssimos.
O tempo de parada aqui é o maior de todos: 10 minutos, contra os cinco de Ipatinga, três, dois e um minuto das estações de menor movimento.
Já fiz esta viagem, vale a pena mesmo. Achei que vc fosse ficar em Ipatinga, boa viagem. Este ano nas férias vou para Montevideo, mas ano que vem vou viajar por MG, sul de minas e circuíto das aguas que não conheço, preferência por fazer boa pate da viagem de BIKE.
04/12/11 Eterno…
Eita viagem boa! Todos os anos visito minha família em Governador Valadares, recomendo.
Já fiz essa viagem muitas vezes, para Barão de Cocais, onde tenho muitos parentes. E cada viagem parece a primeira. A paisagem é um presente divino, principalmente para quem gosta de retratá-la como eu.
Como diria o paulista, eu “recomeindo”.
Chico, parabéns pela reportagem. Esta viagem é realmente maravilhosa e todos deveriam ter a oportunidade de fazer. O triste, se for verdade, é que o sonho da VALE é acabar com toda esta maravilha. Poderia apurar isto para nós? Aproveitando a oportunidade como outras regiões do nosso estado poderiam ser interligados por trem? Lembrando que na década de 60 e 70 foram cancelados vários eixos que existiam, principalmente na zona da mata. Que tristeza e vergonha para todos nós.
Como viagem turística vale a pena. Mas é dificílimo manter um sistema ferroviário sem as viagens de carga e viagens de passageiros constantes. Nos EUA, o sistema ferroviário morreu porque, como no Brasil, as distâncias são muito grande, e todo politico queria que o trem parasse quando passasse pela sua cidade. Na Europa, funciona porque as empresas pagam ou subsidiam. Há gente que mora em Cambridge e trabalha em Londres, e vice-versa. A empresa subsidia as 5 mil libras do passé anual do trem no horário de pico!
é uma pena ver uma foto de um cartao postal de BH todo pichado. O viaduto santa tereza é apenas uma das mostras do descaso do prefeito com a cidade.
Ainda quero fazer esse passeio de BH a Vitoria de trem!
duas palavras, acho que defini toda esta experiência “viagem” PAISAGEM MAGNÍFICA. Como diz a musica quem te conhece não esquece jamais OOOO MINAS GERAIS.
Boa tarde! Ao amigo que comentou sobre a vontade da Vale de acabar com o serviço para passageiros informo que isto não é possível. Embora muitos afirmem que o serviço é deficitário o contrato de privatização da empresa prevê a manutenção de pelo menos 1 horário por dia em cada sentido. De fato o serviço atual tem menos horários que antigamente e várias estações de menor importância foram eliminadas, mas o trem de passageiros sobreviverá por longos anos. Abraço, Edson Morais
Eta!trem bão demais,Chico!
Os melhores,mais bonitos,aconchegantes pontos turísticos do mundo ,só no BRASIL…Tanto no campo, quanto na praia…
Agradeço ao Edson Morais pela ótima informação que o serviço continuará por longos tempos.
Pô ! Não vende uma cervejinha ? Ai não, uai. Só vou se puder levar meu isopôr a tira-colo hehehe tô zuando. MARCIO MATA.
Caro Colega Chico “Mineiro” Maia, Parabéns pela Matéria de seu blog, juntou o útil ao agradável nesta viagem hein. rsrsrs
Somente faltou as fotos de minha cidade “Governador Valadares”
È realment e uma viagem muito cheia de atrativos; eu nasci em NovaEra mas moro há muitos anos em Gv. Valadares e tenho um filho que mora em BH; vou quase sempre a BH de trem, pois a 381 é muito estressante e perigosa como todos sabem. Tudo isso recorda a minha infância, meus queridos avós, pais e tios que já se foram. Belas paisagens e como disse o Chico como é belo nosso estado. Eu relaxo cmpletamete quando faço essa viagem e recomendo a todos que utilizem mais o trem. Vou também de GovValadares a Vitória, Ipatinga e outras cidades menores, sempre qu e posso, visitar amigos e parentes.
O legal é sair de BH e ir até a estação Dois Imãos de trem e, de lá, ir ao Caraça. Impressionante a quantidade de mata preservada que temos daqui de BH a Barão. Viagem fantástica que já fiz várias vezes. Pena que a maioria do povo gosta de usar carro para fazer isto. Mais caro e muito mais perigoso.
Bom dia Chico e amigos. Muito legal o seu relato da viagem de trem. Já tive o prazer de fazê-la muitos anos atrás, mas não existia esse vagão executivo. Chegamos em Vitória um poucos sujos de carvão, mas a viagem foi show de bola. Parabéns e um abraço.
Parabéns pelo belo Passeio.
Bacana demais !
Ainda pretendo fazer uma viagem nesse trem !
Quando tinha 13 pra 14 anos morava em Cons. Pena, mas estudava em Valadares. Pegava o trem toda sexta-feira após a aula pra voltar pra casa. Nesta época ainda havia “segunda-classe”. Minha mar me dava grana pra voltar de executiva, com preço de 5,30. Eu voltava de segunda-classe, pagava 1,20 até Tumiritinga e permanecia no trem até Conselheiro. Economizava 4 reais em toda viagem e com isso comprava um CD por mês. Isso foi em 1996 mas me lembro como se fosse hoje do calor, minério e das vezes que viaja em pé nas vésperas de feriado! Bons tempos! Nunca mais viajei no trem da Vale.
Olá!
Estou passando para agradecer te pelo elógios aos funcionários da “Estação Central” e em especial a minha pessoa,Rodrigo atleticano.
Abraços!
Boa noite!
Sou mineira “uai”,um dia ainda viajo de TREMMMMMMMMMMMMMMMMMM…
ABRAÇOS..
Chico….
Meus olhos se enchem d’agua quando vejo essas fotos, engraçado que muitas pessoas não viajam e julgam sem experimentar.. é muito bom… as paisagens, o conforto, a segurança….. assim que minha filha estiver maiorzinha vou fazer essa viagem com ela… parabéns pela divulgação!!!
Olá Chico!
Sou assíduo leitor do seu blog e gostei muito deste post sobre esta viagem de trem “Vitória a Minas”. Acessando o portal UAI nesta manhã, li esta reportagem sobre o lançamento do livro “Vaievem – um passeio visual pela rede ferroviária do estado de Minas Gerais” da editora Binóculo, organizado pela Claudia Tavares e Monica Mansur. Livro este que parece ser muito interessante e deve mostrar bem através de fotos a atual situação da rede ferroviária mineira que se encontra abandonada mas que guarda belas imagens e histórias.
Abraço! Até mais!
http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2012/12/15/ficha_agitos/id_sessao=7&id_noticia=61543/ficha_agitos.shtml
Já viajei de Ipatinga para BH nesse trem, mesmo na classe econômica a viagem é prazerosa por demais. Só de saber que a viagem evita a BR 381 os passageiros desse trem podem viajar mais sossegados.
Uma pena que tenha pouquíssimas viagens ferroviárias de longa distância, e também é uma pena que JK matou as ferrovias do Brasil ao priorizar excessivamente as rodovias.
Não fosse assim o Brasil teria um dos maiores sistemas de transporte ferroviário de passageiros do mundo.
Maia, bacana os posts sobre a viagem – por coincidência um livro sobre o tema foi lançado em BH na sexta feira.
abraço,
http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2012/12/15/ficha_agitos/id_sessao=7&id_noticia=61543/ficha_agitos.shtml
Olha Chico, sai de Rio grande-RS e viajei até BH onde fiquei 2 dias, no dia 22.11.2012 partir ás 07:30 hs em ponto pra Vitória-ES, chegando as 21 hs., sou maquinita aposentado da RFFSA e era meu sonho viajar novamente em Trem de Passageiros, paguei 82,00 por passagem, minha e esposa, classe economica, até olhava nas suas fotos para ver se meu carro era um deles o E-1, almoçei no restaurante do trem, lancheria e atendimento de bordo igual nos aviões, saliento que viajei 2.300 km do Sul a Minas para matar a saudade mas valeu a pena, depois para completar fiquei dois dias em Vila Velha no hotem de frente para apraia da Costa, bem aí depois foi pegar novamente o avião e voltar, mas recomento e temos que estender novamente o Trem de Passageiros pelo País, um abraço, JR
Olá, qual é o melhor lado para se sentar no trajeto Vitória-BH?
Obrigado
Interessante a pergunta que o o Itamar fez, pena que etá sem a resposta. Qual o melhor lado para se sentar no trajeto Vitória-BH?
Não tem lado melhor, Alzir!
Há belezas fantásticas de ambos os lados.
Boa viagem!
Boa noite! gostaria de uma informaçao…..
o ar condicionado do trem é muito forte?
Temos uma bebezinha d 10 mees, será que será uma opção de viagem a nossa ida até Espirito Santo?
se alguém poder me ajudar….agradecida!
Boa noite,
Como faço para saber em qual vagão vou viajar?
Há como escolher o vagão?
Vou com minha família, uns na classe econômica e outros na executiva. Como saber se os vagões estarão juntos (ou próximos)?
Oi Pessoal! Como faço para trabalhar a bordo deste trem fazendo o serviço de bordo?
Um Abraço!
gostareia de saber se tem póssibilidade de carregar animaal de estimaçao e um cachorrinho medio
Foi a melhor viagem,só vou ao ES de trem ou avião,para não enfrentar a estrada da morte,que e uma vergonha.
Estou pretendendo viajar com amigos fazendo uma parada em alguma cidade de Minas e ficar até pegar o trem de volta para BH. Estou pensando em parar em João Monlevade e ficar até 17 horas, retornando para BH.
Alguém tem alguma indicação? Tem como fazer um passeio em JM até o horário?