Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Competentes, gente boa, e donos de vozes famosas

Especialmente para o amigo do blog que semana passada escreveu perguntando pelo Roberto Marques: terça-feira tive o prazer de reencontrar com grandes figuras da comunicação mineira, na saída do programa Rádio Vivo, da Itatiaia, apresentado estes dias pelo Renato Gonçalves, que cobre as férias do José Lino Souza Barros.

065

Para quem só conhece a bela voz da Kátia Pereira, ela é essa simpatia aí, tão bela ou mais que a voz.

Apresentadora do Jornal da Itatiaia. Está à direita do Roberto “Dinamite” Marques, um dos grandes locutores esportivos com quem tive o prazer de trabalhar.

063

À esquerda, o Kleyton Borges, enorme figura, em todos os aspectos!

Com o Roberto fiz a minha primeira transmissão de futebol internacional, numa parceria das Rádios Jornal de Minas/Cultura de Sete Lagoas, junto com o Geraldo Padrão e o Marcos Russo; jogos do Atlético em Buenos Aires, contra Boca e River, pela Libertadores da América.

Anos mais tarde, rodamos um pedaço do mundo, pela Rádio Capital. Apaixonado pela patroa, D. Dorinha, com quem é casado desde muito jovem, hoje com belos netos, ficava louco quando não conseguia uma ligação telefônica para casa.

Naqueles tempos (e não faz tanto tempo assim), anos 1980, falar do exterior para o Brasil não era fácil, nem barato.

Hoje o Roberto leva vida mansa de aposentado, ganha bons cachês gravando comerciais para rádios, TVs e agências de publicidade e narra jogos com free-lancer para emissoras do interior. Um profissional realizado, que sempre soube cuidar da carreira.

Grande figura humana, com quem aprendi muito e a quem sou muito grato.


» Comentar

Comentários:
22
  • pedro teixeira salim disse:

    gostaria de sugerir também que tem muitos radialistas que poderiam contribuir muito para a emissora inclusive alavancar uma enorme audiência para a emissora até agregar grandes patrocinadores e também grande audiência para a emissora se esses pessoal fossem contratados pela a emissora. seria uma excelente estratégia a emissora fará uma grande revoluçâo em sua grade de programçâo.eis alguns nomes.Paulo Sérgio.Tom Paixâo.celso Martinelle.Tiago Santos.. Ricardo Sapia.etc.poderia fazer uma mesa redonda ou um programa variado .um grande abraço!

  • pedro teixeira salim disse:

    gostaria de dizer que admiro muito todos da Rádio Itatiaia ..é gostaria de sugerir seria uma grande ideia se alguns programas da emissora fosse tranmitido em tempo real na internet ou gravados no youtube..Fica aí minha sugestâo .um grande abraço a todos você ok?

  • Roger disse:

    Hoje 04/08/2015 volta um dos maiores locutores esportivo…
    Roberto Marques(Dinamite)O locutor explosão do rádio Brasileiro
    América x Paraná às 21:00 no Estádio Indepenência
    Será a reestréia na Rádio Inconfidência,equipe comandada por Willy Gonzer…

  • Agora, sim, estou feliz por ter notícias do meu grande amigo e companheiro de trabalho aqui em Valadares. Lembro do Roberto Marques fazendo o Cruzeiro e o Vilibaldo o Atlético nos bons tempos da Guarani, sem falar do sucesso que fizemos produzindo um programa histórico na época da Jovem Guarda aqui em GV. Abraços ao Roberto, Dona Dorinha, Sandra e demais parentes que considero como minha família. Que Deus continue iluminando os seus passos.

    http://costarosa.blogspot.com

  • Meyre Marques disse:

    Orgulho do grande profissional e do herói que é meu pai Roberto “Dinamite” Marques!! Acompanho desde sempre, antes através do rádio e hoje juntos em casa assistindo a boas partidas de futebol. Não preciso dizer que posso contar com os cometários desse grande narrador exclusivamente para mim!

  • Roger Marques disse:

    Sem comentários para falar do grande pai e locutor esportivo !
    O qual comecei a acompanhar com 2 anos de idade nas cabines da guarani e inconfidência junto com a simpatia em pessoa “Cafunga”

  • saudades das narraçoes do grande roberto marques, que por longos anos tive o prazer de ouvir e vibrar narrando os gols do cruzeirao exportaçao, como ele mesmo dizia. eu sempre o acompanhava as transmissoes pela radio inconfidencia, que por sinal so tinha feras na equipe de esportes, ao contrario de agora , que so tem estagiarios. por favor, volta grande roberto marques, vc e a voz da naçao azul. grande abraço, mito. evaldo, tiradentes, mg.

  • E aí, Sobrinho, como os índios chegaram ao Brasil? Gentileza esclarecer-me… hehe

  • Sobrinho, respeito sua opinião mas para todos os efeitos, a minha se sobrepõe!
    – Quanto aos índios, meus professores ainda não me explicaram como esses “apareceram” por aqui, quais as suas origens…. vc sabe? Já a origem da barropretada é conhecida: são de origem européia, precisamente da Itália, e foram fundados por pessoas descompromissadas com seu país de origem, talvez extraditados de lá!

  • Sobrinho disse:

    Ô marcão de varginha de qual tribo indígena é seu clube? você não aprendeu na escola que os únicos brasileiros legítimos são os índios? O Cruzeiro realmente não é daqui, ele é do mundo!!!

  • Prezado Chico Maia,
    Em 1991 tive a honra de assistir à narração de Cruzeiro 0 x 2 River Plate em Buenos Aires, dentro da cabine da Rádio Inconfidência ao lado de Roberto Marques, o Dinamite, a voz mais linda do rádio mineiro, tendo como comentarista o grande cronista atleticano Roberto Drummond, que insistia em chamar o Cruzeiro de Atlético e era repreendido por mim a cada intervenção.
    Naquele jogo Boiadeiro fez um pênalti imbecíl ao tocar a bola com a mão para sair jogando, Roberto Drummond quase comemorou, mas, se conteve.
    Eu me lembro que o Dinamite me perguntou o que eu tinha achado do jogo…
    E eu disse que a torcida do Cruzeiro poderia encher o Mineirão. Que era jogo para a gente ganhar a 2ª bola e por muita pressão no River, que não tinha feito nada para merecer a vantagem. E mais que confiava em Enio Andrade, Tilico e Charles, para na velocidade sair com o título…
    E em campo as entrevistas do grande Tony Jose, que teve naquela noite como cabo-man o meu irmão Zezé Franelli (Eliezer se Douza Mattos) que ficou ao lado do mestre Enio no banco de reservas.
    E o resultado final todos conhecem…
    Macalé entrou no lugar de Luiz Fernando e fez naquela noite a sua maior partida com a camisa do Cruzeiro.
    E Roberto Marques foi trabalhar no dia seguinte com uma camisa do Cruzeiro, que eu havia lhe dado de presente.
    Dizem que por causa disto foi chamado à atenção pelo Valdir “Bigode de Arame”…
    Uma pena o nosso amigo locutor não fazer mais parte das transmissões futebolísticas. Ele tinha um pulmão impressionante e narrava fácil, pois, tem o dom da locução.
    Onde você estiver Roberto Marques, saiba que Deus estará contigo.
    Um grande abraço – JCDuarte

  • Márcio Luiz disse:

    Imaginem a Isis Valverde com a voz da Kátia Pereira… Huuuummmm!!!!!

  • Zé Galo disse:

    Paulo vc se esqueceu do Elson…engraçado é que depois, boa parte deles, desapareceram do mapa. Ficaram fora do futebol mesmo depois que penduraram a chuteira. Ou alguem ai sabe por onde anda o Paulinho Mc Laren? Praga de atleticano até eu tenho medo…rs.

  • Magno disse:

    Todos que fizeram isso se deram mal??????? TODOS ESTE FORAO CAMPEOES! E NAO FOI DO MINEIRO VIU SR (paulo)
    Martinez, Marcelo Ramos, Nonato, Cris, Roni, Fabrício, Kerlon, Ortigoza, Viveros, Roger, Caçapa, Reinado Rosa, Guilherme Pançudo, Cerezo

  • André Corrêa disse:

    Grande Roberto Marques! Fiz uma oficina de locução com ele quando estudava Jornalismo no UNI-BH! Emagreceu, hein? Cresci ouvindo ele e o Orlando José, de quem nunca mais tive notícias.

    Quanto à Kátia Pereira… Não bastasse ter aquela voz, a moça ainda é bonita! Podia ir dar as notícias lá em casa, pessoalmente. Hehe!

  • Para a maioria mineira, sempre haverá dúvidas se o time celeste é italiano, brasileiro ou se possui ambas nacionalidades; afinal, sempre será tratado como radicado… isso que dá “aceitar” dupla nacionalidade, dupla cidadania.

    – Basta uma atitude da Câmara dos Deputados e Senado Federal, vetar ou acrescentar algum artigo na carta magna, ser mais severo com os que vem de fora e extraditá-los para o país da bota. Berlusconi vai acolhê-los de braços abertos, com certeza!

    – Já que não adotam humildade e são arrogantes e vaidosos em excesso, se retornarem à sua origem jamais farão falta ao Brasil!

  • Paulo disse:

    AQUI Vai um recado para a ciganada que está chegando para o cruzeirin, principalmente para o Dagoberto: Cuidado com a língua. Não vai na onda de cartolas como os oportunistas Waldir Barbosa e Guilherme Mendes que gostam de induzir jogadores para provocar a imensa massa atleticana. Pense duas ou três vezes quando tocar em assuntos de provocações ao Galão da massa 2013.
    Todos que fizeram isso se deram mal:
    Martinez, Marcelo Ramos, Nonato, Cris, Roni, Fabrício, Kerlon, Ortigoza, Viveros, Roger, Caçapa, Reinado Rosa, Guilherme Pançudo, Cerezo ( Traiu o CAM ao jogar no cruzeirin.Fez salvador que livrou o cruzeirin da degola. Depois foi dispensado e ainda levou calote de 80 mil), Wallyson ( Esse foi até assaltado e levou surra), Anselmo Ramon ( após marcar um gol no jogo da vergonha, provocou a massa CISCANDO …) INFELIZMENTE esse imbecil tirou uma vida e tem que CISCAR na cadeia.
    Souza que ao se apresentado, disse que o Atlético tinha lhe procurado. Isso foi desmentido pelo Kalil na rádio itatiaiazul. E esse infeliz foi dispensado pelo Marcelo Oliveira por deficiência téncnica.
    Enfim, são tantos que fizeram essa palhaçada e se ferraram!
    E a maldição está em prontidão!!!

  • Paulo disse:

    Chico,
    até agora a imprensa azul que gosta de divulgar Rankings e pesquisas quando essas são favoráveis ao cruzeirin, AINDA NÃO teveacoragem de publicar essa: http://www.campeoesdofutebol.com.br/ranking_clubes_iffhs.html

    Como diz o Bory: “ISSO É UMA VERGONHA”

  • Paulo disse:

    Esses sim, são Jornalistas com J MAIÚSCULO. Independentes e nunca se venderam aos anseios de dirigentes e jogadores.
    Hoje está uma farra o comprometimento de jornalistas e radialista com cartolas e boleiros e até com TORCEDORES!!
    Tem uma emissora de rádio aqui em BH, onde trabalha uma dupla (1 pseudo radialista e uma jornalista que já trabalhou no cruzeirin) vestindo a camisa azul MONOTETA e constantemente enaltecendo cartolas desse clube , enquanto no Kalil são despejados tijoladas e granadas! Como diz o Bory: ” ISSO É UMA VERGONHA”

  • J.B.CRUZ disse:

    ROBERTO ‘DINAMITE’ MARQUES, é o criador do slogan CRUZEIRÃO-EXPORTAÇÃO…E O KLEYTON BORGES, ATLETICANO BOA GENTE E GRANDE REPÓRTER….a KÁTIA é atleticana também…Arre,,

  • tom vital disse:

    Gostei da Kátia Pereira,uma gata.Eu só a conhecia pela voz…Bela voz…

  • Helbert gonze disse:

    Boa noite Chico Maia . é a 1° vez que entro em contato com você. Mas há muito tempo tenho vontade de te escrever . Mais depois de ler a sua coluna no super do dia 09-01-2013 tive que lhe enviar esta mensagem.PARABÉNS PELA COLUNA ,PELA CORAGEM E REALMENTE É O QUE NÓS ESTAMOS SENTINDO COM ESTA VIOLÉNCIA QUE JÁ SE BANALIZOU NO NOSSO PAIS .Socorro é o que estamos gritando e parece que ninguém
    ouve ,O que fazer ?. quem sabe mais filmes como TROPA DE ELITE para serem exibidos na época da copa ? Ou muitas e muitas reportagens suas falando do assunto um dia com certeza vão ouvir .Alguém tem que tomar uma atitude. Obrigado pela atenção e até a próxima abraços.

    – CONTAGEM