Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Obrigado Luciano do Vale, cujo dia da morte marca tristes coincidências!

A única certeza que temos na vida é que vamos morrer, mas é sempre difícil falar de morte. Quinze dias atrás eu também estava em Conceição do Mato Dentro quando tomei conhecimento da morte do José Wilker, um dos grandes atores da nossa história, com muito ainda a acrescentar à arte brasileira. Muito cedo; uma pena, mas, vida que segue!

wilker

Ontem à tarde foi o Orlando Augusto, grande jornalista, concecionense, quem me disse:

__ Já sabe quem morreu? Luciano do Vale!

Puxa vida, o Luciano!?

Daí a pouco ouvi o Marco Antônio Bruck dando mais detalhes durante a transmissão de Vasco 1 x 1 América.

LUCIANO

Grande Luciano!

Tive a honra de participar do projeto dele, o “Bandeirantes, o canal do esporte!”.

Valorizava os companheiros das emissoras da Band e afiliadas de fora de São Paulo, nos punha no ar, antes, durante e depois dos jogos. Havia debates, muitas vezes acalorados entre paulistas, mineiros, cariocas, gaúchos, baianos, pernambucanos e o Brasil conhecia a integração da mídia televisiva através do esporte, futebol principalmente, mas tinha também boxe e principalmente o vôlei, alavancado como segunda maior preferência nacional graças à aposta do Luciano do Vale no segmento.

Grande figura humana, sempre que nos encontrávamos, perguntava pelos antigos companheiros da Band Minas. “Como está o Flávio Anselmo? O Carvalho continua doidão daquele mesmo jeito? Cadê o Mauro Neto?. . .”

Descanse em paz Luciano, obrigado por tudo e parabéns pelo seu trabalho!

– – –

E obrigado ao Fábio Fernandes, que enviou este comentário ontem, informando mais uma triste coincidência deste dia 19 de abril:

* “Chico,
Há exatos 20 anos o futebol brasileiro perdia aquele que, provavelmente seria um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, Dener. 19 de abril de 1994, aos 23 anos.
No mesmo ano da sua morte, a Copa Dener foi disputada, o rápido torneio reuniu Atlético, Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Portuguesa e Santos que sagrou-se campeão ao vencer o nosso Atlético por 4×2.” http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/2014/04/ha-exatos-20-anos-o-futebol-brasileiro.html

denner


» Comentar

Comentários:
0
  • Cassiano disse:

    Chico, o Luciano era bom profissional….. Mas não deixou saudades nenhuma no comercio das cidades onde morou…..

  • Paulo Henrique disse:

    Além de grande narrador, foi fundamental no crescimento de diversos esportes no Brasil.

    Como era bom assistir o Show do Esporte no domingo!

    Tinha de tudo: futebol, vôlei (responsável por popularizá-lo no Brasil), basquete (grandes duelos entre Paula e Hortência), fórmula Indy, futsal, ginástica olímpica e até sinuca (com o grande Ruy Chapéu).

    Luciano deixou um grande legado!

  • Humberto betao disse:

    Quando comecei a ver futebol pela tv ele que narrava, gostava do seu grito de gol, me inspirava para jogar, vai deixar muita saudade! Abraço a todos familiares e amigos.

  • Dener, José Wilker, Luciano do Vale, Gabi Santos e tantos outros foram se encontrar com seus colegas de profissão que no momento esqueci os tantos nomes… meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos, colegas e parceiros desses grandes profissionais!

  • Jeferson Cruz disse:

    O Galo não começa bem o brasileirão, porque o Corinthians não é lá essa Brastemp e o mando de campo era do Galo.
    Novamente um amontoado de jogadores em campo jogando em rítmo de pelada. O Tardelli está sendo o melhor exemplo de jogar como se estivesse em uma pelada. Usa a camisa 9 mas joga na defesa.
    No 2º tempo colocou dois pontas abertos e o time sem um centroavante de ofício. Cadê o André?
    A defesa quando tem a bola nos pés atrasa cada uma na dividida.
    Não entendo o porquê de o R10 jogar o tempo inteiro? Nos últimos 20 minutos não se ouviu falar no nome dele.
    O Fernandinho tá uma baba.
    O Alex merecia entrar em jogos mais fáceis, está muito inseguro.
    Mais uma vez São Victor nos salvou
    Mesmo sem merecer a vitória, como é difícil um árbitro marcar pênaltis para o Galo contra os considerados grandes. Na falta cobrada pelo R10, o cara levou o cotovelo acintosamente na bola. O próprio comentarista e o narrador reconheceram.

  • Marcos disse:

    Luciano do Valle não se limitou a narrar futebol, coisa que ele fazia com maestria. Ele também foi pioneiro na revolução do esporte em geral no nosso país. Graças a ele outras modalidades esportivas foram popularizadas no Brasil, como o vôlei por exemplo.
    Uma pena que não o escutaremos mais narrar jogos de futebol, e justamente na Copa do Mundo que será realizada no Brasil.

  • Raws disse:

    Dust In the Wind.
    Como poeira no vento, foi-se mais um Luciano. Como muitos que se foram e como muitos que irão, é a sina na frieza do destino humano.
    Toda morte é, ou deveria ser sentida, um pai, filho, marido, avô, irmão, amigo e tantos outas caracteristicas que sintetizam a saudade.
    Luciano do Valle, vale menção honrosa como todo grande talento deveria valer. Esse Luciano, além de talento, profissionalismo, carisma e visionar o futuro, ele carregava a simplicidade. Ao contrario de seu grande concorrente, não exalava antipatia, mesmo com o defeito de certa porção bairrista. Por opção própria e ousada, perdeu espaço na mídia nacional, porém seu projeto de acreditar em alternativas dos vários segmentos que o esporte propiciava, propiciou emergir no país talentos que hoje devem estar chorando a sua morte como a de um pai. Maguila, Rui Chapéu, Hortência, Oscar. Sinuca, Vôlei, Basquete, Formula Indy, Seleção Masters e tantos. Como devem gratidão e saudade a esse personagem brasileiro.
    Obrigado Luciano do Valle, por acreditar e estimular o talento que brota a todo instante nesse país e que seus aprendizes e ou sucessores não tardem a brotar.

  • J.B.CRUZ disse:

    Nas transmissões esportivas televisivas,LUCIANO DO VALLE não tinha rival;era o melhor de todos…Quando narrava gols, não tinha distinção, a tonalidade e a emoção era a mesma, tanto nos gols de equipes grandes, como das equipes pequenas..
    Boa Viagem ao ORIENTE ETERNO, continuo seu fã….

  • Tom Vital disse:

    Grandes perdas,para a arte,e o esporte.