Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/blog/www/wordpress/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Lucas Romero tem média de 92% de acerto dos passes e o Cruzeiro espera que ele seja o organizador das jogadas do time | Blog do Chico Maia

Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Lucas Romero tem média de 92% de acerto dos passes e o Cruzeiro espera que ele seja o organizador das jogadas do time

É válido todo o oba-oba que qualquer clube faz quando chega alguma contratação mais cara, mas vale a máxima: só depois de ver o jogador atuando numa sequência de jogos para se saber se é reforço mesmo ou apenas mais uma aquisição, dessas que já já estão sendo encaixadas em outros clubes, para “aliviar” a folha de pagamento mensal.

Fui pesquisar sobre o Lucas Romero, apresentado hoje pelo Cruzeiro e me deparei com o blog gaúcho “Futebol Planejado”, especializado em avaliar jovens jogadores, de grande potencial. Trabalho do Consultor em Controladoria e Gestão do Futebol, Giovani Dalla Valle, Formado em Administração/Marketing pela ESPM-RS, especialista em Gestão Técnica de Futebol, formado pela Universidade do Futebol e em Gestão de Clubes de Futebol na Universidade do Vale do Rio do Sinos – RS.

Para saber o que esperar do Lucas Romero, vale a pena ler o que ele escreveu sobre este volante, revelado pelo Vélez Sársfield, nascido em 1994.

* “. . . Romero é formado nas categorias de base do Vélez Sársfield e estreou profissionalmente em 2012. Pelo clube argentino, já atuou em 109 partidas, 80 como titular e marcou 03 gols, totalizando 7286 minutos em campo. Romero também participou do Sul-Americano Sub-20 em 2013 pela Seleção Argentina.

Na fase ofensiva, costuma não ultrapassar o início do 3º terço do campo. É um jogador com características de organização e não de infiltração e definição. Costuma servir de apoio, na fase ofensiva, para os homens das 3ª e 4ª linha, sem buscar a tabela ou o remate, apenas distribuindo o jogo e ocupando espaço e participando da compactação do bloco ofensivo. Seu aproveitamento nos remates é baixo, tendo apenas 13% de acertos na baliza adversária…

Na fase defensiva, Lucas Romero é um volante que tem bastante ímpeto e agressividade no desarme, porém por vezes demonstra que é um tanto quanto afobado na abordagem. Sua dinâmica e facilidade de deslocamento permitem que esteja sempre bem próximo do adversário.  Quando o portador da bola está no campo de defesa, Lucas costuma manter a posição bem alinhada e próxima ao outro volante.

Quando o portador da bola está no campo de ataque, Lucas Romero costuma alongar a linha para buscar a interceptação ou antever a movimentação adversária. Sua principal ferramenta para recuperar a posse de bola é realmente a interceptação. Por não ser um jogador de grande força física, Lucas apresenta mais efetividade ao se deslocar e interceptar a bola do que no duelo defensivo.

Na transição defensiva tem um papel importantíssimo. Utilizando sua velocidade e ímpeto, é o homem responsável por abordar o 1º ou 2 º portador da bola adversária e muitas vezes desconstruindo a possível fase ofensiva adversária logo no inicio. O mapa de desarmes de Romero demonstra que existe bastante ações no campo de defesa adversário.

Lucas Romero tem boa qualidade com a bola nos pés, tendo um bom passe e boa visão de profundidade. Apresenta 92% de acertos nos passes organizacionais  e 89% nos lançamentos, sendo o homem que normalmente é o responsável pela saída de bola da defesa, tomando a posse de bola ainda na 1ª linha do time. Com bom aproveitamento no passe e sendo volante, pode-se pensar que Romero seja um jogador de distribuição de bola burocrática, mas na prática 61% dos seus passes são verticais e com certa infiltração e 61% dos seus lançamentos são horizontais ou diagonais.

Lucas Romero, de fato, é um meio campista de bastante qualidade na retomada da posse de bola e no emprego de dinamismo e agilidade. Suas características defensivas são importantes para a realização das transições e ainda tem muito espaço para evoluir como jogador.

Jogos recentes observados:

Independiente 1×0 Vélez Sársfield – 09/11/2015

Huracán 0x0 Vélez Sársfield – 27/09/2015

Lanús 1×1 Vélez Sársfield -09/09/2015

Rosario Central 0x0 Vélez Sársfiled – 19/07/2015

Vélez Sársfield 2×2 Tigre – 14/07/2015

Racing Club 3×1 Vélez Sársfield – 07/06/2015

Vélez Sársfield 2×0 Boca Juniors – 01/06/2015

San Lorenzo 1×0 Vélez Sársfield – 02/05/2015

romero2

Em foto do Luiz Astoni, do Globoesporte.com o Dr. Gilvan entrega a camisa do Cruzeiro a Lucas Romero

LUCAS ROMERO – VOLANTE – VÉLEZ SÁRSFIELD


» Comentar

Comentários:
11
  • J.B.CRUZ disse:

    A diferença entre a TEORIA e a PRÁTICA, está nas análises do ”especialista” GIOVANNI DALLA VALLE” e ALEX SOUZA as 12:53 de 06/02/16..
    Perfeito o comentário de ALEX SOUZA..

  • Jeferson Pires disse:

    O Riascos e o Arrascaeta também chegaram com esta pompa toda….

  • Alisson Sol disse:

    Muito bom. Mas não adianta ele acertar os passes e entregar para atacantes displicentes que perdem a bola, armam o contra-ataque, e o adversário chuta lá quase do meio de campo e a bola entra.

    O Cruzeiro precisa urgentemente resolver o problema do goleiro, que é hoje um aposentado em ação…

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, ano passado, com as saídas de Ribeiro, Goulart, Egídio, Nilton, Lucas e Moreno falou-se muito que o time do Cruzeiro perderia qualidade de jogo mas seria um time mais “aguerrido”. Na prática só se confirmou a perda na qualidade de jogo, de vez que o time montado marcava menos, era mais lento, ineficiente na armação e chegava com poucos jogadores para as conclusões. Vejamos como vai se comportar a turma nova: dos que estrearam Rafael Silva e Sanches parecem bons; falta ver Pisano, Gino, Marciel e Nazário. Não espero de Alisson, Elber, Vinícius Araújo, Mayke, De Arrascaeta, Gabriel Xavier, Uilliam Correa algo que vá além de um bom jogo aqui ou ali. penso que para jogador bom não existe essa conversa mole de adaptação. Ou joga ou cai fora…

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    somos loucos somos Romero.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Parece ser um bom jogador, novo mas com boa perspectiva de futuro. Mas ele é um cabeça de área !!! Então, se a expectativa do Cruzeiro for que ele organize a criação das jogadas, já tá errado. Cabeça de área é pra desarmar e tentar sair jogando com qualidade. Porque se o cara for um grande criador de jogadas, aí ele tem que ser é armador e não cabeça de área.
    Quanto ao armador, acho que seria interessante o Deivid experimentar também o jovem Alex, destaque da copinha. Porque o tal do Arrascaeta vai viver de lampejos o resto da vida.

    • Alex disse:

      …Júlio Mariana e Claytinho, nem parece que torcem para o mesmo time…o primeiro parece a Alice no país das maravilhas, deslumbrada com o desconhecido Romero…o segundo, centrado e pés no chão, tratou de jogar por terra o sonho da cinderela de mariana….kkkk…é Ávila, vc não convence nem seus pares….por isso vc é considerado como o bob-da-corte desse blog…kkkkk

  • Thiago disse:

    Vai ser pra brigar na mesma vaga de Ariel e Sanches??? Sei não esse planejamento esta inchando o elenco para as mesmas posições e até agora não vi nenhum armador.

  • LEANDRO CELESTE disse:

    Sem exagero ou bairrismo, Lucas Romero tem tudo para ser o melhor volante em atuação no futebol brasileiro! Agora jogando num dos maiores times da América, com outros jogadores de altíssimo nível tem tudo para evoluir ainda mais! Pisano é outro jogador que deve evoluir no Cruzeiro e ser o novo Conca do futebol brasileiro! Torcedores de todos os times tem comentando que o Cruzeiro tem hoje senão o melhor elenco do Brasil, um dos três melhores!

    • Alex disse:

      ….Leandro, uma coisa eu tenho que admitir, seu entusiasmo contagia…..ou vc é um criança de 7,8 anos de idade e não conhece nada de futebol ou é apenas um adulto passando por uma crise existencial….kkkk….melhor volante do Brasil no maior time…..kkkkk…..cara, faz um teste pra stand Up, vc leva jeito….kkkkk….repete esse post aí um milhão de vezes como castigo, até vc mesmo acreditar nisso….deixa seu pai saber que pegou o computador dele….

    • MARCOS ASSUNÇÃO disse:

      Como diria o Neto da Band ” você é um brincalhão ” . Dizer que os jogadores do time do roubo, são de altíssimo nível. Pelo jeito não é só o presidente roedor de cordas que está delirando.