Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O primeiro tempo do Atlético foi preocupante, mas o segundo foi de Libertadores

*Criou muitas oportunidades, mas não conseguiu fazer gol em um dos mais fracos times do Campeonato Mineiro, deixando no ar a pergunta inevitável: este time é o que vai encarar o Colo-Colo em Santiago, quinta-feira, pela Libertadores? Com um elenco repleto de jogadores de alto nível, não consegue emplacar? O treinador está aquém do grupo?

Mas, logo aos 11 minutos do segundo tempo tudo mudou e o novo quarteto da esperança atleticana começou a funcionar: Lucas Prato, Luan, Robinho e Cazares mostraram mais entrosamento e os gols começaram a sair. Com a importante ressalva que Dátolo melhorou demais o time depois que entrou no lugar do Cazares. Problema positivo para o técnico Diego Aguirre resolver.

Quando enviei a coluna o Cruzeiro penava para segurar o 1 a 0 sobre a Caldense que mantinha fogo cerrado.

 

Insegurança

O próprio presidente Gilvan de Pinho Tavares disse que gostou das inovações propostas pelo Deivid para o jogo de ontem. Porém, a situação do técnico é delicada:

— Se der certo ele fica, se não der, ele sai!

Ficou claro que o iniciante treinador está por um fio, “subiu no telhado”, pelas palavras do Dr. Gilvan em entrevista na terça-feira. Um dilema vivido pela clube.

 

Dúvida

Me lembrei do grande advogado, Dr. Renildo E. Ribeiro, muito sincero, que dependendo da situação diz o seguinte ao cliente:

— Fique tranquilo; nessa aqui você vai se ferrar, mas tem defesa, dá pra diminuir o tamanho da ferrada.

No Direito, o Juiz decidirá a vida dos envolvidos na audiência, mas na situação do Deivid, fica a pergunta: quando será a conclusão se “deu certo” ou não?

 

Mais dúvida

Até ontem o técnico do Cruzeiro seria o Deivid, mas e aí?: se vencesse, ficaria; mas se perdesse ou empatasse seria “saído”?

Isso não é bom para um clube grande, acostumado a brigar pelos títulos de todas as competições que disputa em toda temporada. As pressões da torcida, imprensa e internas não dão tempo para experiências e tiros equivocados.

 

Sim e não

Se o Mineiro e a Sul/Minas/Rio são laboratórios para jogadores, para treinadores não, já que o time titular e suplentes precisam estar definidos e afiados para as principais disputas do ano. E quem define elenco, bem como a forma de jogar é o técnico com a sua equipe de trabalho. Um treinador inseguro no cargo não passa credibilidade aos comandados e a confusão está armada.

 

Hora “agá!”

Em situações como essa vivida pelo Cruzeiro, os jogadores são os mais afetados porque ficam na expectativa de qual jogo haverá uma mudança e quem será o substituto daquele que está sendo testado como técnico. Tudo indica que o Dr. Gilvan adotará a fórmula do Dr. Renildo:

— Fique tranquilo, você não é mais o treinador, mas não está desempregado, pois voltará a ser auxiliar.

* Essas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!

 


» Comentar

Comentários:
79
  • LEANDRO CELESTE disse:

    Chico, hoje é o aniversário de 40 anos do jogo que é considerado o melhor da história do mineirão: Cruzeiro 5 x 4 Internacional, duas máquinas! Quando o futebol era muito melhor, a libertadores muito mais difícil, só o melhores ganhavam!

    • Alex disse:

      …o problema que nessa época aí o Benecy já comandava por de trás dos panos….sob suspeita…kkkk

    • J.B.CRUZ disse:

      Boa lembrança LEANDRO..
      Para quem tinha o saudável hábito de frequentar o Mineirão desde a sua inauguração em Setembro de 1.965; a resposta vem na ponta da língua, sem um instante de vacilação: aquele memorável CRUZEIRO 5 X 4 INTER, do dia 07 de Março de 1.976, foi e continua sendo o maior jogo da história do Gigante da Pampulha..40 anos depois, não se vem à memória, nenhuma outra partida, que reunisse em um só jogo, tudo de ENCANTAMENTO, ESPETÁCULO, AGONIA E ÊXTASE..
      Em sua HISTÓRIA: o PALESTRA-CRUZEIRO, não conta anos; e, sim, CONQUISTAS e TÍTULOS..
      É só conferir sua sala abarrotada de TROFÉUS..
      CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Todos falam de dupla Robinho-Pratto, Robinho-Luan, Robinho-Cazares… eu imagino que Robinho pela direita pode fazer grandes jogadas com Marcos Rocha.

  • Bruno disse:

    Chico, volto a repetir que o Lucas Pratto é fraco tecnicamente. Fica nítido que ele é a peça destoante do ataque. O que lhe sobra em entrega, falta-lhe em futebol. O Galo perdeu a chance de vendê-lo por um valor considerável. Sou atleticano, é bom esclarecer, antes que alguém venha me chamar de Maria. Entretanto não consigo ver como o Pratto poderá fazer diferença em favor desse novo Galo que o Aguirre está montando.

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Concordo !!!! ja falei com um amigo que o Galo perdeu a oportunidade de fazer um bom dinheiro com Pratto.

    • Carlos da Mata disse:

      Lucas Pratto nunca foi um centroavante clássico. No Velez ele jogava como 2 atacante, não era homem de referencia e já no time Argentino não era de marcar muitos gols. Creio que no Galo seu posicionamento dentro de campo facilita para que jogadores como Luan, Robinho, Cazares encontrem espaços dentro da área para finalizar. No Brasileiro do ano passado cansamos de ver jogadas assim, dele puxando a marcação e deixando espaços para as avançadas de Luan, Giovani Augusto,
      Se vocês querem um centroavante goleador não esperem do Pratto esse jogador. Mas eu acho ele super importante dentro do esquema tático do Galo e acredito que nosso Presidente fez muito bem em não vende-lo ao time Chinês.

      • Pedro Vítor disse:

        Tenho pensamento da mesma maneira, e acho que o time funciona com o Lucas Pratto, e ele faz gols, tanto que é o artilheiro do time, dá muitas assistência, e se movimenta bastante.

        O Ricardo Oliveira faz muitos gols, mas seu time não disputa títulos a não ser do Paulistinha, assim como o grande artilheiro Leandro Damião e André Beberrão!

        As grandes equipes não dependem dos gols dos centros avançado!

        Olha o Barcelona, Luis Suares é o atacante, mas quem faz a maioria dos gols é o Mêssi que vem de trás. No Real Madrid o atacante Benzema não é o artilheiro da equipe, quem mais decide os jogos é o Cristiano Ronaldo. No PSG o Obra decide mais, e é o mais avançado, mas assim como o Pratto se movimenta bastante e perde muitos gols, mas dá muitas assistência.

        No Grêmio o Luan não é um grande artilheiro, é o mais avançado, e movimentação intensa!

    • Márcio Luiz disse:

      Não perdeu a chance, não Bruno. Aguarde a próxima janela e confira.
      Se eu fosse um narrador eu apelidaria o Pratto de “o centroavante dos gols escassos”.

      Falando sério, o Pratto é fundamental para o jogo coletivo do Galo. Mas não devemos contar com ele para decidir jogos, não é a praia dele. Ele jamais será um Tardelli, o TERROR das marias.

      • Adolfo disse:

        Márcio, concordo com sua opinião quanto a importância do Lucas Pratto ao jogo coletivo do Galo e creio que ele possa sim fazer a diferença na decisão de jogos. No primeiro semestre do ano passado, quando o time estava bem, ele decidiu partidas, tanto marcando gols quanto dando passes ou iniciando a jogada de outros. Embora fazer gols seja a principal finalidade de um atacante, Pratto tem a qualidade de não ser fominha, egoísta, e como vc bem disse, é importante no jogo coletivo. No segundo semestre, o argentino fez mais gols de bolas paradas do que em conclusões de jogadas, é verdade. Porém, ainda que tenha perdido gols, basta revermos momentos das partidas do segundo turno para verificarmos que ele deu mais assistências para gols do que recebeu assistências. Giovanni Augusto mesmo foi mais ineficiente nas conclusões do que ele, pois teve maior número de oportunidade claras. Ontem mesmo, ele teve duas finalizações na partida, ambas defendidas pelo goleiro, sendo que uma foi convertida em gol pelo Luan, mas ele bem coletivamente. Talvez, como disse o Bruno, Pratto terá que se adaptar ao esquema montado pelo Aguirre, em que os atacantes movimentam muito, invertendo as posições. Talvez tenha que ficar mais dentro da área, para finalizar, como no jogo em que marcou contra o Dell Valle. Mas ainda assim, creio que ele possa ser importante em momentos decisivos, como foi contra o Santa Fé, Colo-Colo, no segundo jogo da semi final do mineiro. Out até mesmo no último jogo contra a Caldense, quando o Tiago Ribeiro completou para o gol a cabeça do argentino, que penso, teria boas chances de entrar, mesmo sem a interferência do TR.
        Saudações atleticanas.

  • luiz ibirite disse:

    boa tarde, venceu e ainda não convenceu, o cruzeiro é o lider do campeonato, porém o torcedor não se sente líder de nada, eu por ex. não vi no jogo de ontem essa tal evolução dita pelo deivid apos a coletiva, (ouvi falar que ele soltou uma resposta irônica dizendo que é lider e daí) pra ficar bom ainda falta muito, aguardemos o clássico que é um bom jogo, e vamos ver na proxima fase na hora que o bicho pegar mesmo o que que este time vai arrumar.

  • Leandro Celeste disse:

    O pior do Deivid é não colocar as contratações em campo, tomara que nessa quarta feira ele dê uma chance aos jogadores! Pisano por ex tinha muito mais nome e um desempenho muito superior ao do Cazares na argentina, enquanto o Cazares virou a esperança do outro lado, o Pisano ainda não disputou 10 min de um jogo! As convocações de vários jogadores para as seleções brasileira, argentina e uruguaia também irão favorecer os testes no Maior de Minas!

    • Leandro Fábricio disse:

      Pisano mais nome que cazares na argentina???? De onde vc tirou isso, eu acompanho o futebol argentino na tv, em sites esportivos e nos twitter’s de alguns jornalistas argentinos….. e não sei de nada disso aí que vc falou não…. para de inventar…

  • audisio disse:

    Estou impressionado pela falta de futebol apresentado pelo time do cruzeiro.
    Quem viu a mesma equipe jogar no final do ano passado assiste agora a uma completa desorganização e falta de comando em todos os sentidos. Para felicidade geral dos atleticanos o Deivid venceu o que lhe garante mais algum tempo no cargo. É claro que a diretoria do Cruzeiro já está mexendo seus pauzinhos e buscando outro treinador, eles não são tão idiotas ao ponto de acreditar que Deivid conseguirá vingar.

  • audisio disse:

    Concordo com o comentário do Chico Maia. Foi bem de acordo com a minha opinião.
    Gostei da exibição da equipe! Porém como atleticano crítico que sou tenho algumas observações a fazer:
    1) Cazares não é de forma alguma jogador de conclusão de jogadas. Pelo que sei, na sua passagem pelo Banfield fez somente seis gols. Já deu para notar que tem uma espécie de “pé torto” na hora H, porém essa característica não retira dela os atributos de um excelente meio campista articulador de jogadas que dá velocidade ao jogo e passa com muita inteligência a bola. Oura coisa é que não é aquele tipo de jogador que absorve a temperatura do jogo e esta frieza pode ser boa ou ruim dependendo das circunstâncias. A entrada do Dátolo modificou o panorama da partida, entrou com sangue quente, o que era muito necessário naquele momento! O Atlético dá mostras que com um este elenco de altíssimo nível poderá conquistar coisas importantes este ano! se o treinador não atrapalhar. Termino com uma frase do Muricy Ramalho: “Treinador pode sim atrapalhar muito”. Vamos torcer para que o Diego Aguirre faça o simples sem querer inventar e sem ser direcionado pelo medo de perder. Que tenha sim, muita vontade de ganhar!

    2) Robinho parece que se encaixou com o time e esta partida pode ser determinante para que sua passagem pelo Galo seja muito feliz.

    3) Tem gente achando que Lucas Pratto não jogou bem, jogou muito bem, fez como sempre seu papel importante de dar muito trabalho aos beques adversários, se movimentou e ainda esteve presente para concluir. O importante é que foi um engrenagem bem ajustada na parte ofensiva atraindo a marcação

    4) Acho que o posicionamento dos volantes ainda está muito falho, reparem na hora do gol da Tombense como o atacante recebeu na cabeça da área sem qualquer marcação praticamente deixando o atacante no mano a mano.

    5) Erazo precisa melhorar sua saída de bola, errou muitos passes de média distância.

  • Alex Souza disse:

    CASO PERDIDO: Assim é a arbitragem mineira. Todo ano são promessas e mais promessas e, rodada após rodada, os erros vão se repetindo. Os auxiliares marcam impedimentos absurdos e deixam de marcar impedimentos claras (como ontem aconteceu a favor do meu Cruzeiro contra a Caldense). Qual a justificativa para o erro de ontem? Qual a justificativa para os erros de impedimento no Cruzeiro e América (auxiliares mataram duas chances claras de gol, uma para cada lado, assinalando impedimentos errados)? Qual a justificativa para tolerar a entrada violenta no Leandro Guerreiro no Fabrício? Qual a justificativa para tolerar a cotovelada dada por jogador da Caldense no Willian? Podem anotar: teremos lambança no resto do campeonato.

  • Guilherme Bicalho disse:

    Gostaria de fazer uma menção ao nosso lateral direito, muito criticado por parte da torcida… Marcos Rocha é, inquestionavelmente, o melhor lateral em atividade no país. Foi eleito várias vezes pela imprensa nacional. Não tem cabimento a cobrança excessiva sobre ele. É óbvio que erra em alguns lances, mas qual jogador não comete erros? É um jogador experiente – apesar de não ser veterano, tem enorme qualidade no passe, desarma muito bem (alguém já reparou o tanto de bola que ele toma?), chega ao ataque com facilidade, sempre marca seus gols, inventou aquela cobrança perigosa de lateral na área e, além de tudo, é ATLETICANO nato, sempre defende o clube nas suas entrevistas, reconhecendo que tudo que conseguiu na carreira foi graças ao Galo. Além de bom jogador é pé quente, pois ajudou o clube a voltar a ser vencedor. Na minha opinião, é o melhor jogador que eu vi com a camisa do Atlético na posição. Nelinho foi craque, mas jogou em outros tempos, quando tínhamos um timaço, talvez o melhor da história, mas não conseguimos grandes títulos. Assim como Reinaldo, Cerezo, Eder, Luisinho, dentre outros. Todos eles foram geniais, mas faltou-lhes um título de expressão para coroar o brilhante trabalho que fizeram.
    Marcos Rocha faz parte da geração de Victor, Ronaldinho, Léo Silva, Donizete e Tardelli, jogadores que nos colocaram no patamar de hoje e que serão lembrados sempre.

    • Rodrigo Assis disse:

      Respeito sua opinião mas discordo. Acho ele bom jogador com a bola nos pés. Porém na marcação acho que ele deixa a desejar, nas disputas de bola aérea em nossa área ele sempre compromete. E também acho o mesmo irresponsável com a marcação, ele evita voltar, preferindo correr e dar combate na frente, deixando a responsabilidade de recompor com os volantes ou o Luan sobrecarregando os mesmos. Eu acredito que se algum treinador insistisse com ele de meia ofensivo, ou tipo o que o Patrick vem fazendo, ele poderia render mais.

    • Jorge Moreira disse:

      Talvez possa ajuda-lo a entender.
      Tem alguns sic(comentaristas não sei se tanto) que gostam de polemizar com criticas
      a ele só pra criar casos a a torcida mais chata do mundo cai na onda dos mesmos e
      começa a vaiar o jogador mais regular dos ultimos anos no Galo,no time de 70,71 tinha
      o Humberto Monteiro tambem lateral direito muito bom de bola que alguns pseudos
      comentarista tambem não gostavam dele só que a torcida não ia na onda dos caras e ele
      foi jogando sendo eleito melhor lateral direito do futebol Brasileiro Portanto cabe
      aos verdadeiros torcedores Atleticanos não cair na onda dos criadores de de crise no time

  • MHD disse:

    O Pratto na verdade não é centro-avante,ele foi eleito o melhor da Argentina jogando de segundo atacante e noto que ele rende mais nesta função do que paradão na área.

  • Pedro Vítor disse:

    O Dunga convocou novamente a seleção, como sempre péssimo, Kaká quando jogava no Real Madrid, era reserva do reserva, porque ele era reserva no time reserva. Aí veio para o São Paulo, não jogou tão bem, mas o São Paulo foi vice-campeão em 2014, isso levantou a hipótese de que o Kaká tinha que voltar pra seleção. Hoje ele esta jogando futebol nos Estados Unidos, e constantemente convocado pra ficar na reserva da seleção. Poxa ate quando vão viver de passado?

    Ate quando o Dunga será técnico de seleção?

    Dunga chamar o Ricardo Oliveira pra ser o centro avante da seleção? Neymar é o melhor jogador do país, e pode jogar tanto pelo centro, como pela esquerda, onde rende muito mais, pois foi no Santos um ótimo ponta esquerda, que se confirmou no Barcelona, e na seleção querem inventar que ele seja mais do que isso.

    Dunga convoca mal demais, Kaká e Ricardo Oliveira, são bons, foram ótimos no passado, Robinho é bom, e foi ótimo no passado, Ronaldinho é genial, não joga mais nada, foi ótimo no passado!

    Pra mim ataque ideal do momento Brasileiro: Neymar pela esquerda, Douglas Costa pela direita e Firmino como um atacante pelo centro; no meio Luís Gustavo pelo centro, Elias no lado direito e Willian pelo esquerdo, como meio campista. Aí o Dunga não convoca mais o Tardelli, porque joga na China, e convoca Gil e Renato Augusto que jogam na China?

    Não convoca o Jemerson que foi pra Europa, e nem o Thiago Silva, que foi o melhor zagueiro na FIFA?

    Das equipes Brasileiras, não vejo muitos jogadores pra serem convocados pra suprir uma vaga na seleção, tem o Elias, que já faz parte, acho que o Carioca merecia, e o Marcos Rocha também, mas o Dunga chamou o Douglas Santos na ultima convocação, desta vez não chamou nem Douglas, e por incrível que pareça nem o Marcelo, que é a referencia pra posição do futebol brasileiro.

    Agora quero ver a escalação, que deve ser pior que a convocação!

  • Jorge Moreira disse:

    O grande problema do Atleticano (meu problema) é não prestar atenção nos
    outros times penso que pela primeira vez estou vendo o Robinho jogar bola
    e cheguei a conclusão seguinte,ou ele joga muito ou esta camisa tem poderes
    extracenssoriais joga muito que facilidade ESTE MANTO REALMENTE É SAGRADO,
    ele é trasnformador,quantos jogadores este MANTO já reabilitou(ainda é cedo) mas
    devemos aguardar pra ver pela amostra o Robinho será mais um anos dar grandes
    alegrias, e o Iury acho que sera mais um foguete molhado tenta sempre fazer o mais
    dificil,craque é o que simplifica jogadas,com plasticidade dos realmente grandes

  • Guilherme Bicalho disse:

    Grande atuação de Robinho, Pratto, Luan e Marcos Rocha. O restante do time foi razoável. O técnico já conhece o elenco que tem, mas continua fazendo algumas substituições equivocadas, como nas saídas de Luan e Marcos Rocha. Ambos estavam muito bem no jogo. Logo que saíram, o time caiu de rendimento e tomou o gol. Mas a estrela que só os craques possuem brilhou, e Robinho fez a torcida esquecer os erros do treinador. Aguirre é muito competente, mas precisa rever certas mexidas que faz no time. Num campeonato mais duro, o erro pode custar caro.
    Agora é partir pra cima do Colo Colo e carimbar a vaga!

  • Pedro Vítor disse:

    Não entendo esta pressão toda que diretoria, imprensa e torcida do Cruzeiro fazem em cima do treinador Deivid.

    Ele é um iniciante, que resolveu encarar a missão sem ser preparado e nem ter a competência comprovada, mas não foi o Deivid que definiu isso, houve uma aceitação diante da imprensa, torcedores e principalmente diretoria.

    Os resultados estão indo em Banho Maria, infelizmente aqui no Brasil, analisam futebol por resultados a curto prazo, senão o Deivid já teria demitido, porque os resultados são satisfatórios tirando a parte do bom futebol!

    Mas dizer que este time jogou muita bola também em 2015 onde brigou pra não cair é demais também, aliado a tudo isso clube trouxe apostas que não deram status de um maior ao time, diga-se, modificaram o elenco e continuam no mesmo lugar.

    Agora a diretoria ao invés de fazer uma auto crítica, coloca a culpa no técnico, como sempre!

  • Mário Pederneiras disse:

    Os Cru crus que sempre veem fantasmas nas vitórias do galo e não se cansam de falar sobre suposto erro de arbitragem no título do Mineiro 2015, ontem ganharam da Caldense na Mão Grande.
    O time do Cru cru é tão horroroso, que levaram 2000 torcedores em Poços de Caldas, enquanto o galo já causa frisson logo na chegada. Milagre o Cru cru jogou no interior, só joga em casa.

    • Marcão de Varginha disse:

      Caro Mário, em 2014 também foi assim: na decisão do ruralzão a arbitragem deixou de marcar um penalti claro no Jô estando no final da segunda etapa, e como a turma do Benecy jogavam pelo empate contra o genuinamente mineiro, se sagraram campeões… coniventes e esquecidos ao extremo!
      – #benecyetenomito

  • Vinicius Campos disse:

    Bom jogo do Galo.

    Robinho mostrando o grande jogador que é. Naturalmente tende ao crescer seu futebol. Como havia dito Patrick perderia espaço dadas as opções que temos.

    Espero que a pontaria do Robinho siga afiada porque Lucas Pratto apesar do grande jogador que é, segue perdendo gols demais.

    Que venha o Colocolo. Estamos no caminho certo.

    Saudações Atleticanas.

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais um fim de semana normal..
    O CRUZEIRO jogou para o gasto contra a Veterana, ganhou o jogo,é LÍDER, INVICTO e ABSOLUTO do campeonato mineiro..HUMILDADE e COMPETÊNCIA em ação..
    CRUZEIRO SEMPRE !!..

  • mauricio souza - serrano disse:

    o Benecy voltou!!!!! o Benecy voltou!!!!!

  • Tião disse:

    Outro que precisa ficar esperto é o Coelho. Fará dois jogos fora de BH e terá um clássico. Terá que pontuar bem nestes jogos, pois só fará mais duas partidas em casa até o final desta fase. Se não fizer pelos menos 5 pontos nestes 9 que disputará (Galo, Tombense e URT), corre risco muito alto de ficar de fora da semifinal. Aí, além de diminuir a confiança, ainda poderá ficar cerca de um mês e meio sem jogos oficiais (caso não dispute a segunda partida da Copa do Brasil). A preparação para o Brasileirão ficaria totalmente comprometida. Alerta ligado lá.

    • Pedro Vítor disse:

      O Alencar fez como o Eurico Miranda havia falado ano passado quando assumiu o comando do Vasco!

      Alencar disse, que o América ia ser campeão Mineiro e iria brigar por Libertadores no Brasileiro!

      Tudo bem, quem tem boca falar o que quiser, mas deveriam antes de buscar o Mineiro e Brasileiro, montar um bom time, pra pelo menos permanecer na primera divisão por 2 ou 3 anos, criando uma base, um elenco. Porque no Brasileiro senão tiver elenco, ou não briga pelo titulo, se tiver um bom time, ou cai numa briga pelo rebaixamento, de duas uma em qualquer situação!

  • Tião disse:

    Sobre o Cruzeiro, time jogando mal, tomando sufoco dos times do interior mesmo escalando só titulares mas conseguindo pontos só serve para adiar o inevitável: queda do treinador. Solução para quem quer gastar pouco com treinador é uma só: Leonardo Condé. Mas acho que a diretoria vai demorar a entender isto.

  • Tião disse:

    Ainda sobre a questão “escalação”, vamos com o time titular nas duas partidas contra o Colo-Colo. Entre elas haverá um “clássico” contra o Coelho. Não vejo necessidade alguma de escalar time titular nesta partida, mesmo sendo em BH, pois o time terá jogado na quinta à noite em Santiago e ainda fará outra partida decisiva contra os chilenos na quarta. Melhor poupar titulares para recuperação física e escalar reservas. Sugiro até uma nova formação que poderia ser testada nos coletivos desta semana: Giovani; Thiago, Gabriel, Edcarlos; Carlos César, Júnior Urso, Lucas Cândido, Patric, Dátolo; Clayton (Thiago Ribeiro), Pablo. Estes jogadores, exceto Clayton, devem estar com a delegação no Chile.

    • Pedro Vítor disse:

      Com três zagueiro ao invés de dois; é uma boa proposta de jogo, porem o América joga sem centro avante, acho muito defensivo pra jogar contra o América, em um jogo em que o Adversário tenha mais potencial ofensivo acredito que seja uma boa o esquema.

      Mas do time escalado pelo Aguirre contra o América semana passada faria duas mudanças:

      Jogou desta forma:

      Giovanni, Carlos Cesar, Ed Carlos, Tiago e Patrick; Eduardo, Junior Urso, Casares e Dátolo; Thiago Ribeiro e Hyuri

      armaria assim:

      Giovanni, Carlos Cesar, Gabriel, Ed Carlos e Patrick; Eduardo e Junior Urso; Casares, Pablo, Clayton e Thiago Ribeiro;

      • audisio disse:

        Boa escalação!

      • Tião disse:

        No jogo da Primeira Liga, o Patric foi muito mal na lateral esquerda. A ideia de 3 zagueiros seria justamente usar uma alternativa para a falta de um lateral esquerdo. Com esta formação, o Patric poderia jogar mais na ponta esquerda (seria ala e não lateral). Aí o Clayton poderia entrar mais área. Vejo o Dátolo com maior aptidão para exercer esta função no meio de campo. E daria uma oportunidade para o Lucas Cândido desta vez.

        • Pedro Vítor disse:

          A característica do Patrick é essa de ir pra cima, seja na direita ou esquerda, ele se manda pra frente, logicamente se coloca um zagueiro ali tanto, Patrick como Carlos Cesar vão se preocupar mais em atacar que defender, mas o time perderia força de meio de campo e ataque, o time fica mais equilibrado.

          Poderia fazer testes.

          Mas penso que se o Patrick realmente quer jogar no time, ele tem que se adaptar ao esquema do time e não o contrário!

          Mas concordo com você, ele não volta e deixa a zaga desprotegida

  • Tião disse:

    Sobre o jogo do Galo, acho que ficou claro como era importante ter escalado os titulares nos jogos em BH. Treino é treino e jogo é jogo. Se não der sequência em jogos oficiais, não surge entrosamento. E o time que caia de produção no segundo tempo, desta vez melhorou. Claro que em função do maior entrosamento. O time jogando mais alguns jogos com esta formação com certeza engrenará.

    • Pedro Vítor disse:

      Não só por causa da evolução física, como mudanças certas, no momento certo!

      Contra o independente Del Valle, saiu o Casares, e entrou o Robinho, desta vez o Dátolo, que fez toda a diferença na partida, mesmo não fazendo gol!

      Patrick foi outro que entrou super bem, fazendo uma coisa que o Levir não faz há tempos: cruzamentos na linha de fundo!

      E o Hyuri, que acredito no seu potencial, mas é muita firula e pouca produção: É o Berola Negro. Nos dois primeiros jogos dele, achei que ele tinha capacidade de ser um companheiro de Pratto, devido a presença de área, mas com a sequencia caiu bastante. Acho que o Pablo deveria ser testado, achei mais objetivo!

      • Pedro Vítor disse:

        Fazendo coisas que o Luan não fazia. Digo Luan tinha que jogar pela direita, ir na linha de fundo cruzar, o Bernard fazia muito isso, por isso era um baita jogador para o time!

        Luan é muito bom, mas quer por demais jogar pelo centro. Isso é bom porque ele tabela, marca, desarma. Ruim porque no centro é sempre mais difícil jogar, tem menos espaço, e facilita para o adversário marcar!

  • Tião disse:

    Chico, ficou estranho o texto. “Mas, logo aos 11 minutos do segundo tempo tudo mudou e o novo quarteto da esperança atleticana começou a funcionar: Lucas Prato, Luan, Robinho e Cazares mostraram mais entrosamento e os gols começaram a sair.” No segundo tempo o Cazares não jogou, logo, os gols não começaram a sair com o maior entrosamento entre os 04.

  • Adalton disse:

    1) Felizmente a CBF vai utilizar o árbitro de vídeo no campeonato nacional; já é hora, pois, corrigirá erros como aquele impedimento clamoroso no gol do Cruzeiro.
    2) Como já disse anteriormente, o Dátolo precisa ser o armador; está ficando provado que Cazares ,apesar de bom jogador, não é o ideal pra ser o armador do time. 3) O Atlético não é líder do mineiro, por sua própria opção(do treinador) que fica escalando times reservas, e perdeu 5 pontos , praticamente de graça.
    4) O Atlético tem um bom plantel e se for corretamente escalado, vai dar certo.

  • Silvio Torres disse:

    Nao falo mais de Aguirre. Falo das tabelas. Contra um rival fraco, de tecnico inexperiente, o galo já perdeu a liderança do estadual. E previ no mesmo dia da vitoria contra o Independiente q nao suportaria o ritmo ágil, envolvente do colo colo. Ou seja, tem tudo para perder a liderança da Libertadores na quinta. Como vão ficar os argumentos de quem justificava as apresentaçoes do time com as duas pontas nas tabelas?

  • Clóvis Mineiro disse:

    O Bob Faria disse que gostou mais do Atlético do 1º tempo, sei não. O importante é que desta vez o Galo teve gás pra fazer um bom 2º tempo. No 1º, deu raiva ver aquele joguinho de Futsal, querendo jogar pelo meio numa retranca danada. Pratto sai demais da área e o meio chegava pouco a área. Quando vinha uma bola da linha de fundo, não tinha ninguém para o toque final. Ainda no 1º tempo, achei o Kazares muito afoito, Robinho prendendo muita bola facilitando a marcação e armando contra ataques. Não tem time no Brasil jogando os 90 minutos bem, no frigir dos ovos foi bom.
    Mas e os azulinos em? Começaram as ajudinhas das arbitragens, Benecy tá na área.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, sobre permanência do Deivid vai depender do desempenho do time nos Clássicos e ao final do Campeonato Mineiro. Se não houver resultado ele sairá e este grupo de jogadores limitados vai ser desmontado. É assim que funciona no Cruzeiro.

  • Leandro Fábricio disse:

    Foi o BENEZÃO DA MASSA voltar e ele já mostrou serviço hein, eita moço competente esse… roubaram a caldense a segunda força do futebol mineiro descaradamente hj, mas se o ataque da caldense fosse um pouquinho mais competente tinha metido uns 3 no time do roubo com ajuda da arbitragem e tudo…. a caldense sendo hj a segunda força do futebol mineiro não pode ter um ataque tão fraco assim…

  • Raws disse:

    Ainda considero cedo, mas com relação a Robinho já senti uma queimadinha na língua.

  • Leandro Fábricio disse:

    Muito bom Chico vc ter falado da melhora que o datolo deu no time com sua entrada no lugar do cazares…. estou dizendo isso não pra cornetar o cazares que ao que parece joga muita bola, mas para sair em defesa desse argentino bom de bola chamado datolo, este muito injustiçado por grande parte de nossa torcida, se fosse o contrário, o cazares entrado no lugar do datolo estariam alguns aqui dizendo…” datolo não joga nada” ” com datolo no time não vamos a lugar algum” coisas desse tipo…. briga boa no meio entre cazares e datolo…

    engraçado é que o galo goleou sem o tal “padrão de jogo” tão comentado aqui por muitos, ou agora esse time já tem padrão de jogo???? Estou em duvidas, o corinthians de tite muito citado por aqui por ter o tal padrão de jogo, hj perdeu com padrão de jogo e tudo mais, aliás o corinthians até agora só pegou tres times fortes, galo, santa fé e santos, o resto são tudo babas, ganhou uma no aperto e perdeu duas…. padrão de jogo pra mim é bola no barbante…

    • José Eduardo Barata disse:

      Pois é , Leandro , é só por os caras nos seus devidos
      lugares que eles jogam .
      Nas antigas se dizia que o Feola escalava o time , ia
      pro banco , tirava um cochilo e só acordava para saber
      o placar do jogo .
      É uma piada ouvir os comentaristas a dizer sobre a
      intensa movimentação dos jogadores em campo , como
      se a própria dinâmica da(s) jogada(s) não fosse a
      responsável pelas alternativas encontradas pela
      rapaziada .

    • Tião disse:

      LEANDRO FÁBRICIO, padrão de jogo não é só bola no barbante. Galo de ontem teve uma postura ofensiva, com posse de bola, pressão na saída de bola adversária, recomposição, melhore preparo físico. Por que será que isto tudo mudou em um jogo só? Porque as peças foram utilizadas corretamente. Não tinha Robinho jogando centralizado, Pratto cobrindo o lateral esquerdo, Dátolo jogando de costas para o gol adversário. A única vez que o Patric foi para a ponta esquerda, saiu o gol da Tombense (exatamente onde deveria ter um lateral direito). Aí ele voltou para a lateral. Vi neste jogo exatamente que as críticas não foram injustas e incoerentes. Foi só fazer o que foi recomendado que o futebol apareceu.

      • Leandro Fábricio disse:

        Tião, o que quero dizer é que as vezes esse negócio de esquema tático e padrão de jogo e tão enfatizado que fica um saco falar sobre futebol, tudo bem que os jogadores tem que estarem alinhados cada um fazendo sua função, mas se não houver resultado positivo ninguém vai lembrar de padrão de jogo ou esquema tático, por isso é que digo que se a bola não entrar na casinha e o resultado positivo não vier, ninguém se fala em padrão de jogo no dia seguinte e são só criticas…

        um exemplo… muito se falam que o time de cuca tinha padrão de jogo em 2013… mas e se o nosso são victor não tivesse feito aquela defesa incrível hj estaria-mos sem libertadores e ninguém falando sobre esquema tático de cuca…

  • Raws disse:

    O Dátolo, é um jogador esquisito. Possui memoráveis jogos no Galo, todos já testemunharam seu potencial, porém já fez partidas que de tão fracas, parecia outro jogador.
    Hoje por exemplo, ele foi bem melhor que Casares. Ótimo para nós que temos dois bons jogadores para uma posição, que a maioria dos clubes não tem um.

  • Raws disse:

    Chico, sobre o segundo tempo, concordo com você, foi bem melhor. Discordo quando você viu como preocupante o primeiro. Acho que a retranca do adversário e a preguiça do nosso time, que ditaram o nível dessa etapa.

  • Pedro Vítor disse:

    Assistir o jogo, achei que a equipe foi bem.

    Tinha uma expectativa enorme em ver esta formação jogando. A tendência é o crescimento a partir do momento em que passar a dar liga, em Casares e Robinho com Luan, Pratto ali no setor de criação..

    Quanto aos gols sairem apenas no segundo tempo, acho que a entrada do Datolo deu mais velocidade ao time, Casares pecou no último passe.

    Agora é ir para o Chile, jogar fechado e tentar trazer os tres pontos

  • Márcio Luiz disse:

    Tá correndo na Web:
    Galo goleia com Robinho e cruzeiro vence com “roubinho”. Quá quá quá!!!

    • José Eduardo Barata disse:

      Boa , ótima .
      O que mais me chamou a atenção foi a vibração
      dos azuis .
      Correria do cara que fez o gol direto pro banco ,
      abraços , soluços , gritaria , todo mundo junto ….
      Que coisa , não ?

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    E num que o Bency voltou mesmo !!!!!

  • Márcio Luiz disse:

    Neste momento tem uma (linda) moça que trabalha como “bandeirinha” no bom programa do Orlando Augusto no canal 9.
    Ao ser questionada sobre o que a incomoda na beirada do campo ela disse: “as palavras de baixos ESCALÕES”.

    Oh, my God!

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico, sobre o Deivid tudo será resolvido conforme o desempenho nos Clássicos e o resultado no Campeonato Mineiro. Se as coisas não engrenarem sai o treinador e este time vai ser desmontado. É assim que funcionam as coisas no Cruzeiro.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Tudo bem, to feliz com o que vi !!! Robinho joga demais !!!!

  • Jorge Moreira disse:

    Acabei de ver no uol.
    O benecy voltou,o time do bene,ganhou com gol em lance irregular
    alguma novidade,pra mim nenhuma tudo como antes afinal as tretas
    nos resultados estão dentro da normalidade.Parabens benecy foi só
    voltar e os resultados apareceram,Vejam bem noticias do uol

  • Leandro Celeste disse:

    O Cruzeiro segue sem jogar bem, Deivid continua mostrando que não é técnico para o Maior de Minas, e o Cruzeiro segue como líder isolado! O Cruzeiro vai ganhar o rural pelo baixo nível do campeonato, o atlético-mg já mostrou que está de mal a pior e que tem um time inferior ao do Cruzeiro! Espero que a Diretoria mude de treinador para os títulos que importam, Brasileirão e Copa do Brasil. Tenho certeza que esse time do Cruzeiro bem treinado tem tudo para ser Penta esse ano.

  • Stefano Venuto disse:

    Chico, não vi nada de preocupante, primeiro porque ainda existe um desentrosamento natural. Segundo porque todo mundo joga contra o Galo por um prato de comida. Terceiro porque a gente tem certeza que a qualidade que faltou em alguns jogadores no ano passado, esse ano está sobrando. E por último, a gente vê os jogos do Galo com a certeza de que esse time vai crescer e que não tem como não dar certo. Ao contrário dos jogos do cruzeiro, que a gente vê e sabe que mesmo que todos deem o máximo nada vai dar certo.

    • juninho disse:

      Há algo preocupante caro Stefano ! Na falta do Douglas Santos,seja por lesão ou, outro motivo que seja, qual seria seu eventual substituto ? Mansur ? Este aí qdo estava no vitória,seu habitat natural era o DM e no CAM não parece ser diferente.Patric já deu mostras que tem a esquerda cega e de tento ser escalado como atacante,perdeu o “cacoete” de jogar como lateral. O gol sofrido ontem mostrou muito bem isto ,aliás, as bolas enfiadas em diagonal entre os volantes e a defesa que o América não aproveitou,o Tombense na única oportunidade que teve,executou com sucesso. Contratou-se muito bem p/ o ataque e meio ,esqueceu-se deste pequeno grande detalhe : quem é o lateral esquerdo reserva ?? abc

  • alex disse:

    Chico , sobre o jogo do Galo vc precisa bater um papo com o Bob faria , ele acha exatamente o contrário de você !! hehehe

    • Raws disse:

      Alex, já iria comentar isso. O time do segundo tempo foi muito melhor e o comentarista da globo vendo outro jogo. Por isso as transmissões via rádio nos fazem menos raiva, como não estamos vendo, não somos tratados como idiotas. Aliás, como é duro ter de suportar essa dupla da globo.