Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dificuldades financeiras deixam a Band fora das transmissões do Brasileiro depois de 10 anos de parceria com a Globo

Não paga, não transmite; é a lei de mercado. Apesar da parceria desfeita a Band soltou um comunicado elegante sobre o fim do casamento com a poderosa:

* COMUNICADO 

Campeonato Brasileiro de Futebol Série A 2016

Durante as últimas dez temporadas, Band e Globo caminharam lado a lado na exibição do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A, com mútuos benefícios e em perfeita sintonia. 

Contudo, em que pese o enorme esforço de ambas as empresas para viabilizarem a continuidade da exposição conjunta dessa competição, o agravamento da crise econômica impediu a Band de prosseguir com esse licenciamento, a partir da temporada 2016.

Globo e Band reiteram que essa decisão foi tomada em comum acordo e dentro do mais elevado espírito de cooperação que caracteriza seu relacionamento de muitas décadas e que prossegue em outros eventos esportivos e institucionais. 

Assessoria de Comunicação Band


» Comentar

Comentários:
25
  • José Eduardo Barata disse:

    Vai sobrar pra todo mundo. A platinada precisa do naco da Band ou de qualquer outra para manter o patrocínio das transmissões. Podemos esperar renegociações com os clubes. Prenúncio de mais quebradeira por aí.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Não vai mudar nada,ou alguém acha que a grobo vai trasmitir jogos a não ser mengo curintia?e a band só transmitia os jogos que a globo também transmitia.se frameno e curintia da mais audiencia esta certa em transmitir só esses jogo,a globo é empresa e empresa visa lucro,quem tinha condições de mudar isso são os clubes e oque eles fazem?então em vez de criticar a emissora temos que primeiro cobrar dos clubes,coisa que não vai adiantar nada.e os argentinos falaram que o galin borra as calças? kkkk pensei que só o brasil sabia disso.

  • Leandro Fábricio disse:

    Se já não me bastasse as preocupações minhas com as trapalhadas do Aguirre, da instabilidade do time em campo, das entregadas de marcos rocha e rafael carioca, da entrada de patric como titular agora me preocupo tambem com a arbitragem de logo mais…

    todos viram a desastrosa arbitragem do jogo do atl. nacional contra o huracán onde culminou com a eliminação do time argentino, acho até que foi penalti mesmo a favor do nacional, mas a expulsão do zagueiro do huracán foi injusta e determinante para diminuir as chances de classificação dos argentinos…

    o problema é que os jornais e imprensa argentina estão dando uma enfase enorme sobre como foi essa eliminação do huracán e massacrando a arbitragem do venezuelano, fazendo uma pressão terrível..
    e aí meus amigos, temo que o atlético possa pagar o pato logo mais contra o Racing, não custa nada ficar de olho no apito viu seu Nepomuceno…

  • antonio luis disse:

    Tanto a band minas e a band nacional so produz lixo, não vai fazer falta nenhuma, mas nos anos 70, 80, e 90 a band dava um show de bola, em minas e no brasil.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, creio que a Globo atuou para ir matando, aos poucos, “o canal do exporte”. O futebol e o esporte em geral só fazem parte da grade da Globo, ao que parece, para evitar que a exibição em outros canais prejudique o jornalismo, as telenovelas e os programas de auditório; compra para não deixar passar ou para passar de madrugada.
    A linha da Band era fazer concorrência com a Globo por meio da programação esportiva: passavam volei, automobilismo, boxe, campeonatos de futebol estrangeiro e sempre ficavam com uma boa fatia da audiência em certos horários.
    Celebrada a parceria com a Globo parece que, como contrapartida, deixando de exibir programação esportiva de maior apelo em certos horários.
    Luciano do Valle era um especialista em promover eventos como Futebol da Seleção de Masters, futebol feminino, torneios de voleibol, lutas de Adilson Maguila e Popó, Fórmula Indy, Fórmula Truck, torneios de sinuca com Rui Chapéu e Carne Frita, jogos de tênis… Fazia sempre na Faixa Nobre do Esporte e costumava incomodar a concorrência. Aos poucos estas estratégias foram sendo jogadas para o Band Sports e o Band News, enfraquecendo a TV aberta e confinando a programação esportiva a São Paulo.
    De Canal do Esporte a Emissora Provinciana era questão de tempo. Agora, perdendo o Campeonato Brasileiro, é provável que tentem alguma retomada de suas tradições esportivas na tv aberta. Não é fácil sobreviver diante da estratégia agressiva de negócios da Rede Globo, uma especialista em sufocar os concorrentes.

    Todos já sabem, de como são feitos negócios na luta pela audiência (independentemente da qualidade dos programas em si). Ex:

    1 – O UFC estava bombando na Rede TV e a Globo adquiriu os direitos para privilegiar a compra do ppv e, basicamente, transmitir reprises na madrugada;
    2 – Serginho Groisman era uma especialista em programas infanto-juvenil no SBT à tarde e foi contratado para fazer programa na madrugada;
    3 – O CQC começou de forma avassaladora na Band, nas segundas, e o formato foi se esgotando a pontos de personagens de destaque estarem “arquivados” por força de contrato com a Globo;
    4 – Ana Maria Braga possuía um programa extenso, voltado ao público feminino, na parte da tarde e foi contratada para fazer programa bem compacto e nas primeiras horas da manhã;
    5 – Chitãozinho e Xororó, no auge do sucesso, viraram contratados da Globo e praticamente desapareceram de outras emissoras, como aliás é especulado acerca de outros artistas, como Roberto Carlos.
    São apenas alguns exemplos de como as coisas costumam ser. Como poucos, a Globo sabe defender os seus interesses; com mais algum de esforço é provável que aprove um intervalo de futebol com tempo suficiente para comportar a exibição de um capítulo completo de novela.
    Como hoje tudo é brincadeira, boato de internet e teoria conspiratória “Globo e Band reiteram que essa decisão foi tomada em comum acordo e dentro do mais elevado espírito de cooperação que caracteriza seu relacionamento de muitas décadas e que prossegue em outros eventos esportivos e institucionais”.

  • LUCIANO CARVALHO disse:

    Não vai fazer falta alguma. Não tem ibope em MG, pois só transmitem jogos do curintia. A BAND è igual a VOZ DO BRASIL, todo mundo sabe que existe, só que ninguêm presta atenção.

  • M. Silveira disse:

    Em dia do Atlético na Libertadores falar sobre futebol na Band não interessa.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Que notícia boa!
    Livres do Neto e de jogos e mais jogos de Curíntia e Framengo… arre!

  • J.B.CRUZ disse:

    O BRASIL está em franca operação despetização…Fechado para balanço, aguardando nova administração..
    Dias melhores virão !!!..

    • ita disse:

      Cunha na presidência (exemplo de moral, ética), pastores nos ministérios de ciencia, tecnologia e educação, rumo ao obscurantismo medieval. A volta do BraZil, vassalo do FMI, terceirização do trabalhador, fim da CLT, mão de obra barata, matéria prima barata, para multinacionais.

      O monopólio sobre o futebol 7×1 a globo tem q pagar muito, mas Incrível como o monopólio sobre pensamento, as indignações do brasileiro, a globo tem sem precisar pagar nada, só com luzinhas, plumas e paetês…

    • Ricardo disse:

      Deus te ouça!
      Somente pessoas boas e comprometidas com o bem comum como Eduardo Cunha, Pastor Marcos Feliciano, Tiririca, Romário, Aécio Neves, Perrella, Bolsonaro é que podem consertar o Brasil.
      Só a união do PMDB e do PSDB podem fazer do Brasil a potencia que era na década de 1980. Jesus abençoará o Rena, Temer e o Cunha…homens probos e sábios!!! J. B. Cruz…estamos juntos !!!

  • André Corrêa disse:

    Sobre a Libertadores: que vergonha aquele jogo entre Nacional x Huracán ontem!

    Arbitragem suspeitíssima daquele venezuelano que escalaram para o apito. Anulou um gol legal do Huracán quando o jogo estava 0x0, marcou um pênalti mandrake para o Nacional e expulsou um argentino quando o placar de 1×1 garantia a classificação ao Huracán. Fez tudo isso e, segundo relatos, passou o jogo todo se referindo aos visitantes como cagões.

    Em 1989 o Nacional ganhou a Libertadores com Pablo Escobar nas arquibancadas. A campanha incluiu um 6×0 muito estranho na semifinal, contra o Danubio, do Uruguai.

    Em 1990 os colombianos iriam jogar em casa contra o Vasco, pelas quartas-de-final. Venceram o jogo e eliminaram os brasileiros, mas um bandeira que atuou na partida teve a coragem de denunciar à Conmebol que recebeu ameaças de morte antes do confronto, caso o time de Medellín não se classificasse – e não era bom brincar com aqueles caras na época. A confederação anulou aquele jogo e obrigou a realização de uma nova partida, dessa vez em campo neutro (Santiago do Chile).

    Lembrar dessas histórias é bom para que casos como esses não se repitam. O apitador de ontem não teve sequer o pudor de disfarçar suas más intenções. Eu apostei no Huracán quando as oitavas foram definidas e continuo apostando firme no meu palpite: esse Nacional não vai ganhar a Libertadores.

    • Leandro Fábricio disse:

      Pois é André, e isso também me preocupa para o jogo de logo mais, os jornais argentinos estão dando uma enfase enorme sobre como foi a eliminação do huracán e temo que o atlético pague o pato hj…

  • André Corrêa disse:

    Falando em jornalismo, ontem a imprensa esportiva perdeu Teixeira Heizer, aos 83 anos, vítima de parada cardíaca.

    Heizer foi o primeiro profissional contratado pela então TV Globo, em 1965. Naquele ano ele inovou e, em um gesto arrojado, promoveu a primeira transmissão de futebol na televisão do Brasil – um amistoso entre Brasil x URSS, no Maracanã.

    Em uma época em que não haviam recursos para transmissões ao vivo ele conseguiu mostrar a partida com apenas duas horas de delay.

    A recompensa da emissora pelo trabalho? Demissão, sob a justificativa de que ele dispendeu gastos não-orçados e “abusivos” com o empreendimento.

    Muitos anos depois o canal fez seu mea-culpa e incluiu o jornalista na grade do SporTV. Heizer, assim como o Dr. Maia, também era advogado e deu aulas em cursos de direito.

    Vejam aqui uma boa reportagem do Esporte Espetacular sobre o feito que marca o maior legado do jornalista.

    Link 1, Link 2 e Link 3

  • Igor Mendes Dias disse:

    Só de ficar sem o locutor que gosta de ensinar o jogador, sem as papagaiadas do Neto e a sonolência do Edmundo, tá bom demais! Perdeu a audiência depois que o Luciano do Valle se foi!

  • Julio disse:

    O “treinador” tem Cazares e ainda ganhou Carlos Eduardo , mas, a duvida dele é entre Cazares e….e…..Patric ! Não vou gritar um palavrão !!! Mas se ouvir o nome do Patric, mesmo que o Galo passe, o presidente tem que se livrar desse cara !!! Patric é reserva do lateral direito. Mas, meu Deus, começou com Levir e agora Aguirre: quem disse que o cara é “polivalente” ? Nada contra o Patric ! Ele esta a disposição e faz o que o treinador pedir !!! E reconheço a entrega dele, o comprometimento como profissional !
    A indignação esta no fato do Aguirre ter opções para a posição !
    E Robinho não é armador. Ele ate volta, conduz a bola, em momentos circunstanciais pelo desenrolar da partida. Mas fixa-lo como armador é outro erro !
    Vamo Galo !!

  • Leandro Fábricio disse:

    Se patric entrar como titular nessa quarta contra o Racing definitivamente eu jogo a toalha com esse aguirre…

  • Thiago disse:

    Chico estou vendo o Bola de Vez com Toninho Cerezo. Esse cara é demais sou fã dele além de se parecer muito com meu finado avó paterno.

    • Jorge moreira disse:

      Thiago graças ao Cerezzo eu parei de fumar,foi quando ele inventou de ser tecnico do Galo e o Galo tomou uma lavada daquele time,tomei todas de raiva,e resolvi que deveria parar de fumar,esta eu devo ao Cerrezo,e tomara que nunca mais ele resolva a ser tecnico do Galo,nunca mais

  • Jorge moreira disse:

    Pra mim a unica diferença estava na imagem da rgtv,já que tiro o som e fico só com a imagem,agora transmitir o mesmo jogo preferencialmente do fla,e do curin,,pra mim não fazia diferença alguma ja foi tarde

  • Marquinhos da Carpan disse:

    Sempre tentando sobreviver no esporte

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    E daí ? Com toda essa sujeirada (das administrações televisivas, não questiono a idoneidade dos jornalistas), ninguém está dando a menor bola prá isso, Chico.
    Que venha logo a Fox e acabe com essa palhaçada de entupir Corinthians e Flamengo de dinheiro.

  • João Paulo disse:

    Simples: que o SBT compre. Com certeza as transmissões serão mais divertidas.