Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na seleção, Tite lembra o aprendizado com o treinador mineiro Carlos Alberto Silva

Em sua primeira visita a Beagá, como  técnico da seleção, Tite convidou Carlos Alberto Silva (cabeça branca à esquerda, mais ao alto) para assistir com ele Cruzeiro x Atlético-PR, no Mineirão

* * *

É muito bom ver demonstrações de gratidão. Pela segunda vez, desde que assumiu a seleção brasileira, o técnico Tite reverencia o Carlos Alberto Silva, que foi treinador dele no Guarani de Campinas. Tive a satisfação de conviver e aprender com o Carlos Alberto nos meus tempos de repórter das Rádios Capital e Inconfidência e ele comandou o Atlético e depois o Cruzeiro. Excelente treinador, grande figura humana, que continua morando em Belo Horizonte, onde tem uma agência de turismo.

O portal da ESPN destacou a gratidão de Tite a ele: 

* “Tapa em Bebeto e solidário: quem é o técnico que ensinou Tite a se relacionar com jogadores”

O técnico com quem Tite aprendeu a se relacionar com jogadores deu um tapa no tetracampeão Bebeto quando o atacante, então ainda no início da carreira, reclamou ao ser substituído em um jogo da seleção pré-olímpica, em 1987.

Em Natal, onde a seleção enfrenta nesta quinta-feira a Bolívia, pelas eliminatórias sul-americanas, Tite, ao ser questionado como havia informado Willian que perderia a posição de titular para Philippe Coutinho, lembrou dos ensinamentos de Carlos Alberto Silva e Pedro Pires de Toledo, que foram, respectivamente, seu técnico e preparador físico nos tempos em que era jogador no Guarani de Campinas

“Aprendi com eles que dá pra falar pela frente, enaltecer o trabalho”, disse o treinador da seleção, lembrando que avisou com antecedência a Willian que ele perderia a posição. Não foi a primeira vez que Tite elogiou Silva, que ganhou o Campeonato Brasileiro de 1978.

“Carlos Alberto e Pedro Pires sempre me mostraram esse outro lado, o humano, do respeito e da escolha que deve ser profissional, de dar atenção a todos de forma igual, do veterano ao juvenil. Esse legado, esse aprendizado eu trouxe desses dois profissionais. Trago bastante do Guarani, de vida e profissão”, disse Tite em entrevista ao diário “Lance” em 2013.

CAS

Carlos Alberto nos tempos do Guarani de Campinas, com quem foi campeão brasileiro em 1978

Tite é muito grato a Silva por que este sempre o apoiou quando sofreu uma grave lesão no joelho e deixou de jogar.

Foi praticamente na mesma época em que Silva protagonizou o episódio que ajudou a criar a fama de “chorão” que Bebeto teve no início da carreira.

O Brasil jogava com a Colômbia em busca de uma vaga. No primeiro tempo, Bebeto perdeu um pênalti. Ele acabou substituído por Sérgio Araújo, em confronto que a seleção acabou perdenro por 2 a 0. No vestiário, reclamou da troca e acabou levando o tapa do treinador, em história o atacante nunca gostou de comentar.

Mas Silva não guardou ressentimento. Bebeto continuou titular no Pré-Olímpico e depois estiveram juntos na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul no ano seguinte.

http://espn.uol.com.br/noticia/636675_tapa-em-bebeto-e-solidario-quem-e-o-tecnico-que-ensinou-tite-a-se-relacionar-com-jogadores


» Comentar

Comentários:
1
  • mauricio souza - serrano disse:

    Lembro que o Carlos Alberto Silva, então tecnico do cruzeiro, deixou ele, para dirigir o Palmeiras.
    Indagado pelo reporter, respondeu que estava deixando um teco teco para dirigir um boeing.