Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Arbitragem atual nos faz lembrar figuras carimbadas do passado como Armando Marques, José Assis Aragão, José Roberto Wright, Romualdo Arppi Filho, Sebastião Rufino, Wilson Souza Mendonça e outros…

Em primeira mão para as senhoras e senhores do blog, a coluna do Fernando Rocha que circulará amanhã nas páginas do Diário do Aço, de Ipatinga:

* “Cada vez pior”

A troca de comando na arbitragem nacional algumas semanas atrás, me deixou curioso e ao mesmo tempo esperançoso, de que poderia haver alguma mudança para melhor.

Ledo engano. O que vimos neste meio de semana em quase todos os jogos, foi uma sucessão de falhas, além de um ambiente suspeito, que nos fez recordar de algumas figuras carimbadas de um passado distante, como Armando Marques, José Assis Aragão, José Roberto Wright, Romualdo Arppi Filho, Sebastião Rufino, Wilson Souza Mendonça e outros.

Nada mudou, por exemplo, em relação à recomendação de não marcar “faltinhas”, só as “faltonas”, como se existisse essa diferenciação na lei esportiva, pois faltas são faltas, e deveriam ser marcadas a fim de desestimular a violência.

Hoje, esta medida esdrúxula, que visa deixar o jogo “mais corrido”, defendida por uma boa parte da mídia, na prática libera os brucutus, que se sentem à vontade para fazer faltas, “faltinhas”, “faltonas”, como queiram, a fim de não “deixar jogar” e prejudicar quem entra para jogar futebol.

Mas, pior de tudo foi o que se viu no tal Fla-Flu da “confusão”, tendo como protagonista um velho conhecido do torcedor aqui nos nossos grotões, que se chama Sandro Meira Ricci, que já faz parte do seleto quadro de personagens citados lá no começo.

De fato, este foi um dos clássicos “mais pegados” dos últimos tempos , entre os dois grandes do Rio de Janeiro, cheio de lances polêmicos, falhas individuais e confusões. Nada igual.

Alertado pelos jogadores rubro negros, que por sua vez foram avisados por alguém do lado de fora,  que viu a repetição do lance na TV, o assoprador de apito voltou atrás e anulou o gol marcado em impedimento pelo zagueiro Henrique, que daria o empate ao tricolor.

O problema é que o uso das imagens para dirimir dúvidas no jogo de futebol, uma antiga reivindicação da maioria dos desportistas e da críticda, segundo a dona CBF, só será implantado a partir do ano que vem.

“A regra é clara”, como gosta de dizer o ex-árbitro, hoje comentarista  de TV, Arnaldo César Coelho, então a partida deveria ser anulada, porém, neste caso tão discutível, acaba sendo quase impossível provar a sua transgressão, o que faria anular a partida.

Há um ditado popular que diz assim: “Cachorro mordido de cobra tem medo até de lingüiça”. O que mais dizer depois disso? Afinal, são coisas da nossa arbitragem, que infelizmente na dúvida tende a beneficiar os clubes do eixo Rio/SP.

MARCELLO DIAS

  • Faltam exatos 13 dias para o aguardado confronto entre Atlético x Flamengo, previsto para o Estádio Independência, válido pela 33ª rodada.Na década de 80, o Galo tinha um timaço com Reinaldo, Cerezo, Éder Aleixo, Palhinha, Paulo Isidoro, mas o Flamengo também possuía um elenco de estrelas como Zico, Junior, Andrade, Rondinelli, Adílio, Nunes, o goleiro Raul, etc, coisa e tal. E contava também com a preciosa colaboração do “apito amigo”, sempre disposto a socorrê-lo nos momentos difíceis. Só que desta vez a pressão será maior, porque há o interesse dos paulistas.
  • Hoje, na comparação dos times e seus elencos, o do Galo é superior a Flamengo e Palmeiras. O que tem favorecido cariocas e paulistas mantendo-os na frente da disputa  pelo título,  é o espírito altamente competitivo que  adquiriram, sobretudo o Flamengo, a partir da entrada do técnico Zé Ricardo no lugar de Muricy Ramalho, afastado por problemas de saúde.
  • A semana foi também de confirmação do bom trabalho de Tite à frente daseleção brasileira. Ninguém  imaginava que pudesse chegar tão rápido à liderança nessas Eliminatórias Sul-Americanas, com apenas quatro jogos. Quando assumiu no lugar de Dunga, a nossa seleção ocupava a 6ª posição, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018, uma equipe totalmente desacreditada pela torcida e pela crítica. Hoje, está na liderança vindo de quatro vitórias e, o principal, jogando um bom futebol.
  • O baranga da semana foi omeia equatoriano Cazares, que não se apresentou ao Atlético no horário combinado, após defender a seleção de seu país pelas Eliminatórias. Abriu espaço para o venezuelano Otero, que não tem a mesma qualidade técnica, mas se deu bem na vitória sobre o América, e  pelo menos com ele o treinador sabe que poderá contar. Cazares, além de multado, vai ter de mostrar serviço novamente para voltar a ser titular.
  • O torcedor do Galo com mais de 50 anos, se lembra bem deste uruguaio, que foi um dos maiores ídolos do alvinegro na década de 70, o lateral esquerdo Juan Carlos de los Santos Cincunegui, que faleceu na última semana no Uruguai vítima de um AVC. Cincunegui tinha pouca ou quase nenhuma técnica, mas era dono de uma raça inigualável. Se o torcedor atleticano enche a bola hoje de um Patrick, reconhecendo sua garra e dedicação em campo, pode multiplicar por cem, e talvez seja ainda pouco para definir o que foi em campo este uruguaio. Nas entrevistas, Cincunegui sempre se referia à torcida atleticana com a expressão “me querida massa”. Claro, a massa do Galo o adorava. Vai com Deus! (Fecha o pano!)


» Comentar

Comentários:
16
  • José Eduardo Barata disse:

    E o Márcio? A torcida do Inter o adora.
    E esses caras ficam “ditando” regras na
    platinada. É o cúmulo do deboche!

  • José Eduardo Barata disse:

    Ai , ai !
    Armando Marques deve estar se explicando “lá em cima” e
    arrumando uma justificativa pela anulação do gol dos azuis
    contra o Vasco em 74 .
    Seria o segundo título mineiro , sendo que os paulistas já
    tinham levado 72 e 73 com o Palmeiras , em 4 edições .
    E o Rio ?
    Aragão , Aragão , o que você fez no Maracanã com nosso
    Reinaldo , Aragão ?
    Wright ? Sem maiores comentários , porque provoca náusea.
    Romualdo , coluna do meio . De preferência um a um .
    Amarrava tudo .
    E por aí vai-se contando a história desses moleques .
    Alguns deles , que Deus os tenha .

  • Rafael disse:

    Prejudicar o FluminenC não vejo problema já que esse clube vem sendo beneficiado há anos também. O problema é voltarem a favorecer e com força o Flamer… assim como fazem com o Curíntia.

    Curioso é que o futebol do Rio sempre foi favorecido. Quanto Eurico na década de 90
    e início dos anos 2000 mandava no Vasco e o time era bom, eram faborecidos. Botafogo foi também – vide contra o Galo na Copa do Brasil. FluminenC contou com apito amigo nos seus dois últimos títulos brasileiros. Flamengo é hors concours!

  • Rafael disse:

    Marcio Rezende, Edilson de Carvalho, Godói, Lincoln Bicalho, Ricardo Marques, Simon

  • Leandro Fábricio disse:

    arbitragens tendenciosas a favor dos times do eixo rio-são paulo existem não é de hj no futebol brasileiro…

    quem deveria fazer alguma coisa é conivente a não faz nada, só fica latindo e não morde ninguém, falo dos dirigentes dos clubes fora eixo rio/sp que sabem de toda armação mas quando tem que se unirem pra mudar alguma coisa em relação a esses fatos citados colocam a rivalidade acima da razão e deixam e acabam se lascando…

    o negócio é o seguinte, pra times que não são do eixo rio/sp serem campeões tem que fazer igual no MMA, nocautear o adversário, se deixar a decisão nas mãos dos juizes vai dançar rsrsrs

    é mais ou menos assim

  • Leandro Fábricio disse:

    robinho está desde a 20ª rodada jogando pendurado com dois amarelos e até agora tudo bem, depois do botafogo o galo pega quem mesmo???? flamengo…. podem ter certeza que a arbitragem vai caçar motivo até no vento pra poder dar cartão pro robinho o tirando do jogo contra o flamengo, robinho tem que ser orientado a nem respirar alto pois corre o risco de tomar cartão… me parece que no primeiro turno um jogo antes do jogo contra o flamengo fred estava pendurado e tomou cartão ou uma suspensão não me lembro bem,só sei que o tiraram do jogo contra o menguinho…1º apadrinhado da cbf…

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Falar em arbitros ( CBF globo ) ajudando os times do eixo e chover no molhado, e pra nossa ” sorte ” o presidente do Galo ainda abate palmas pra mafia !!!

  • Carlos Almeida disse:

    Quem viveu os anos 80 sabe que nem Corinthians e nem Fluminense se equipararam ao Flamengo em vergonha, roubos de arbitragens e bastidores.

    O Atlético não pode (como sempre fez), é cair nessa.

    O Paulo Nobre pode ter dado um tiro no pé.
    Psicologicamente é ruim, pressiona ainda mais os jogadores e aumenta a tensão e o estresse da torcida.
    Daqui pra frente, qualquer erro de arbitragem desestabilizará ainda mais o time.

    É melhor marcar posição lá dentro da CBF, como já faz o Flamengo.

  • Valmar Azevêdo disse:

    Isso é apenas uma constatação do que acontece no futebol brasileiro e um monte de hipócritas querendo esconder isso. Imagina quantos resultados de jogos já foram mudados através do ponto no ouvido dos árbitros. Tenho certeza, se o Palmeiras estivesse a apenas um pontinho à frente do Flamengo, o árbitro teria dado aquele penal contra o Cru cru em cima do Gabriel de Jesus. Só não deu, porque queriam manter um campeonato disputadíssimo como quer os narradores da Globo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Até eu que estava confortavelmente assistindo o FLA-FLU, a quilômetros de distancia do local do jogo, vi o impedimento antes que o jogador tricolor cabeçeace para as redes..E não era só um impedido; eram 3..O bandeirinha ergueu a bandeira antes do jogador cabecear..IMPEDIDO….
    o Meira Ricci é que se precipitou ao não consultar o bandeira imediatamente…
    O MENGÃO VAI SER CAMPEÃO !!!..

  • Carlos da Mata disse:

    Gol irregular anulado de forma irregular.

  • Luiz disse:

    Como disse alguém: ” já vi choro por ter sido roubado, mas por não ter conseguido roubar é a primeira vez”.