Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O futebol brasileiro à deriva: “CBF tapa nariz no caso da morte no Mineirão e batalha no Maracanã”

Violência fora de controle e omissão da entidade maior do futebol do país. A situação é grave. Vejam esta crônica do jornalista Luiz Prósperi, um dos mais conceituados do nosso meio, em São Paulo:

* “De domingo (23/10) a esta quinta-feira (27/10), dois acontecimentos dentro do Maracanã e do Mineirão alcançam enorme repercussão em todo o Brasil. No Rio, 31 corintianos estão detidos aguardando julgamento por se envolverem em confrontos com a Polícia Militar no estádio símbolo do futebol brasileiro antes do jogo Flamengo x Corinthians. Em Belo Horizonte, se registrou a morte de um torcedor dentro da arena mineira nesta noite de quarta-feira durante a partida Cruzeiro x Grêmio. Episódios de extrema gravidade. A CBF, gestora e dona do poder do futebol no País, ainda não havia se manifestado sobre os incidentes até às 16h15 desta quinta-feira. Um descalabro.

O silêncio da CBF é no mínimo constrangedor. Os dois casos aconteceram em jogos de competições nacionais, Brasileirão e Copa do Brasil, organizados pela CBF. Eventos que rendem generosos contratos de publicidade à entidade.

Nem o argumento que a batalha entre corintianos e PM do Rio e a morte de um torcedor dentro do Mineirão são de responsabilidade das forças de segurança serve como desculpa à CBF.

Todos os envolvidos nos episódios já se manifestaram. No caso do Maracanã, Flamengo divulgou nota oficial em apoio a ação da PM, o Corinthians condenou. PM e a Justiça do Rio também apresentaram suas versões. Entre os 31 detidos, alguns questionam o ato alegando que não participaram da batalha, seriam inocentes. Relatos de familiares expõem o drama de alguns deles.

No incidente no Mineirão, a situação é mais grave ainda. O torcedor do Cruzeiro, Eros Dátilo Belizário, de 37 anos, teria sido morto por ação de seguranças dentro do Mineirão. A primeira versão era de que ele havia sofrido um enfarte.

Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde  (SMSA) de Belo Horizonte diz que “paciente E.D.B. deu entrada no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, às 23h07, encaminhado via ambulância privada que atende ao Mineirão. O paciente chegou ao hospital já sem vida – apresentando múltiplos traumas – e o óbito foi declarado às 23h16”.

O torcedor teria sido agredido por um segurança por causa de um tumulto nas arquibancadas do Mineirão. Polícia Militar confirma que seguranças foram acionados na hora da confusão. Polícia Civil de Minas já abriu inquérito. Cruzeiro e Arena Minas, gestora do Mineirão, emitiram nota a respeito do caso.

Bom lembrar que o Mineirão será palco do jogo Brasil x Argentina, dia 10/11, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Em São Paulo, Secretaria de Segurança Pública do Estado há cinco meses decretou torcida única nos clássicos paulistas nas arenas. Ministério Público de SP vetou no domingo (23/10) o acesso de torcedores em ruas aos arredores do Allianz Parque, estádio do Palmeiras.

Em nenhum desses casos, a CBF se manifestou. A sistêmica violência no futebol brasileiro, parece, não incomoda os dirigentes da CBF. Eles preferem tapar o nariz e se esconder nos bunkers das salas frias do ar condicionado na sede da entidade.”

https://blogdoprosperi.com/2016/10/27/cbf-tapa-nariz-no-caso-da-morte-no-mineirao-e-batalha-no-maracana/


» Comentar

Comentários:
29
  • Igor Mendes disse:

    Como é de praxe, todo ano após derrotas o Cru cru anuncia pacotão de reforços para o ano. Meus amigos Cru crus que não se iludam, o pesadelo azul não terá fim. Jogadores vindos de empréstimos a maioria deles em times que estão caindo pra Segundona, mas que aos olhos da imprensa estão batendo um bolão, estão de volta. Se preparem para o ano: Willians Farias, Uillian correia, Mena, Pisano, Allano, Diego Renan, Hugo Rageli (2ª divisão camp. português), Joel, Neilton, Souza, Douglas Grolli, Fabiano (3º reserva no Palmeiras), Willian (reserva no Curingão). Será que Riascos retorna? A diretoria chama isso de “Pacotão de Reforços”. A Pindaíba continua! Ê Gilvan, faz a máfia sofrer não!

  • Igor Mendes disse:

    O futebol brasileiro chegou as raias do absurdo. Tal qual a política só vê roubalheira. O que fizeram ontem com o Vitória ontem foi um assalto visível aos olhos da nação. Pior de tudo é ver os órgãos brasileiros fortalecidos e com trânsito livre na justiça, incapaz de julgar e punir. E aqui no Brasil virou moda, chamar ladrão de ladrão é crime e dá cadeia ou rende dividendos por difamação e calúnia. Essa briga entre legislativo e judiciário é jogo de cena, depois se acertam e mais dividendos para eles. E o 3° Estado aceita tudo, só na cachaça, samba e nas arquibancadas brigando entre si. Deus pode ser brasileiro, mas Sodoma e Gomorra é aqui! Te cuida Nepomuceno!!

  • Leandro Fábricio disse:

    penalti absurdo marcado a favor do fluminenC contra o vitória, mais uma vez o fluminenC…. e a tal de ANAF entrando com pedido de punição a dirigentes, tecnicos e jogadores que falam mal da arbitragem….
    estão de brincadeira…

    eu se fosse esses dirigentes, treinadores e jogadores denunciados revertia esse negócio e fazia um dossiê de todos os erros absurdos de arbitragem e entrava com uma ação contra esses pilantras

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia,

    Fonte Portal UAI: http://toqdiletra.blogspot.com.br/2016/10/gringos-promessas-e-emprestados-veja-a-situacao-contratual-dos-atletas-do-cruzeiro.html

    É assustadora a quantidade de jogadores ruins de bola que possuem contratos longos com o Cruzeiro.
    Um porção de nomes que não decola no time: Álisson (2018), Elber (2018), William Bigode (2018), Mayke (2018), Alex (2019), Bryan (2019), Marcus Vinícius (2019), Léo (2018), Lucas Romero (2021), De Arrascaeta (2019), Frederico Gino (2018), Bruno Edgar (2018), Fabrício Bruno (2018)…

    E o que dizer dos “craques” que voltam de empréstimo e que custam uma fortuna mensal: Neilton (2018), Gabriel Xavier (2017), Willian Farias (2018), Fabiano (2019), Grolli (2018), Pisano (2018), Joel (2020), Alano (2018), Souza (2017), Pará (2019), Uillian Correa (2019), Mena (2017), Rafael Silva (2017), Willians (2018)…

    A encrenca é grande. O clube fez uma porção de maus negócios e a maioria dos “vínculos pernéticos” vai até o fim de 2018 ou 2019.

    Realidade 1: Há muito dinheiro comprometido por força de contrato com jogadores fracos;
    Realidade 2: Jogador ruim só sai se o clube pagar os salários para ele jogar noutro lugar;
    Realidade 3: A diretoria atual, que contratou o grande Uillian Correa até 2019 e o incomparável Alano até 2018 gastou muito e gastou mal;
    Realidade 4: Contratar em momentos de pressão é sempre mais difícil. Jogador é muito bem assessorado, o vínculo contratual e as exigências são enormes e o risco é todo do clube.

    Parabéns Gilvan, parabéns Vicintim, parabéns Scuro… Só que não.
    “Vou rasgar dinheiro, tocar fogo nele, só pra variar” (Raul Seixas)…

  • juninho disse:

    Absurdo ! meus sentimentos aos familiares do rapaz .

  • Wéverton Soares disse:

    Quem fala demais dá bom dia ao cavalo. Cuidado. Não vos julgueis para não seres julgado. Falando em futebol, há uma notícia de que o Inter está com mala preta para o jogo contra o Santinha. Dizem que ofereceram grana aos jogadores do santinha para “entregarem” o jogo. Viva o futebol brasileiro…

  • Alex disse:

    …esse modelo de disputa da Copa do Brasil é muito “!injusto”…sacanagem com os times pequenos….eles estão disputando a Copa do Brasil desde Fevereiro….aí o Galo começa em Agosto, joga 3, 4 joguinhos e está próximo de ir a final….kkkk…..sacanagem….SQN……

  • José Eduardo Barata disse:

    Vamos falar de futebol .
    Galera , quem tiver interesse , um amigo comprou
    o ingresso para o jogo GALO e Flamengo , neste
    sábado , dia 29 , e nem se deu conta que cai no
    mesmo dia que seu casamento .
    Por isso , se alguém tiver interesse de ir no lugar
    dele , o casamento vai ser na Igreja do Carmo ,
    às 18 horas , a noiva se chama Ana Cláudia e é
    só ir e casar , que já ‘tá tudo pago.

  • Marcão de Varginham disse:

    CBF e sua comissão de arbitragem, STJD, clubes protegidos do eixo RJ-SP, além daquele clube que assumidamente comprou arbitragens: dão nojo, ascos, fétidos, inúteis… graças à essa “mistura”, o futebol brasileiro necessita de uma faxina (e urgente)!
    – Meus sinceros sentimentos aos familiares da vítima, e que não fique impune mais essa covardia efetuada por “seguranças” despreparados!
    – #benecyeternomito

  • Pablo de Oliveira disse:

    Enfim o Marcelo Oliveira arrumou uma desculpa para tirar o Carioca do time, o jogador está abalado com o falecimento do seu avô.
    Pow já deveria é dar férias para não queimar o Carioca e conseguir vende-lo em Janeiro, era nítido que ele tinha caído muito de produção, e o problema era na cabeça pois parece que seu avô que faleceu estava doente…
    Agora o Marcelo pode escalar o melhor Galo com Donizete e Urso de volantes, Cazares de armador, Luan na direita, Robinho na esquerda e Fred de matador…
    Fora as armas do segundo tempo, Pratto, Otero e Clayton
    O Galo vai com tudo pra cima do Urubu…

  • Jorge moreira disse:

    Que moral o stjd tem pra punir dirigentes e jogadores? os apitadores fazem o que querem sempre com a desculpa de não serem profissionais,á sei apitar jogos que mechem com paixão,envolvem milhões então tem pegadores de bico no apito, duvido que em suas profissões ganhem tanto dinheiro e com tantas mordomias,mais uma qual profissão permite que profissionais se ausenten do trabalho pra viajar e fazer bico(futebol) exemplo jogo na quarta o apitador viaja ma terça e só volta na quinta,jogo no sabado o apitador viaja na sexta atarde ,jogo no domingo tudo bem o cara viaja no sabado e volta na segunda as vezes a tarde, juro um emprego que permite estas regalias é tudo que todo brasileiro quer e merece,melhor do que isto só o não faz nada de politicos

  • José Eduardo Barata disse:

    Já que o assunto é CBF , acabei de ler matéria que
    dirigentes e jogadores estão sendo denunciados
    pelo STJD por manifestações contra arbitragens em
    jogos do Brasileiro.
    É o fim da picada !!! Sem comentários , porque pode
    acontecer de o torcedor ser acusado também .
    Eu , hein ?

  • Pedro Vítor disse:

    Eu não conheço o rapaz que faleceu e independente disso, sempre vou ão Mineirão e nunca presenciei fatos como este entre torcedores e segurança já presenciei e muito ações da Polícia Militar e falo que torcedor pense três vezes antes de aprontar porque a Pm não sei se é por ordem de cima ou nervos a flor da pele ou por não saber difenciar Joãozinho de Paulinho desde o porrete sem dó e nem piedade por isso mesmo que prefiro tomar minha cervejinha lá no Carrefour bairro bem afastado da aglomeração de torcedores nas vias de acesso ao estádio é Mais barato a cerveja e mais gelada também sem contar que deixo meu carro na rua que é o direito de todos e lá não tem flanelinhas e nem rotativo.

    Tem que ser apurado o crime do rapaz, mesmo que ele pertence a uma organização na opinião que comete vários crimes está Pavilhão Independente do Cruzeiro só tem marginal, sei porque já vi esses covardes agredirem torcedor do Atlético sem mais nem menos e sem camisa de Galoucura também já vi eles baterem até em torcedores do próprio time, mas que é lamentável é por isso tem de ser apurado …

    Isso só reforça que cada um que vai a campo tem que cuidar da sua segurança porque essas torcidas organizadas reúnem diversos tipos de pessoas sei que tem gente boa no meio, mas aqui é Brasil, se você alguém atacando pedra em alguém acaba fazendo pois você está no grupo se estiver sozinho você não faria

    Só tenho certeza de uma coisa no Brasil o errado que é o veto e isso já está mais que provado até na justiça

    • Leandro Fábricio disse:

      Pedro sabe porque a polícia desce o porrete sem dó, é pra não acontecer aquilo que vimos no maracanã entre a gaviões e a pm do RJ, quase mataram dois pms que ali estavam, e sabe porque???? Porque é assim que eles agem, batem na covardia, aprontam e te pegam sozinho e te espancam, se vc estiver com sua mulher eles passam a mão nela e quando a pm chega o que os covardes fazem??? Se escodem entre os que não tem nada a ver com a situaçao, te usa como escudo, se fazem de vitima e muitas vezes a polícia não tem como saber quem é que tá na confusão e quem não está, infelizmente é assim que acontece…. concordo com vc, estádio de futebol hj virou zona de guerra, vc tem que saber onde pisa senão pode se lascar, seja com gás de pimenta e porrete da pm ou socos, pontapés, barras de ferro na cara, gradis na lombo de marginais travestidos de torcedor…

      abraços

  • Armando disse:

    Caro Chico Maia,
    certamente que você discorda das minhas opiniões, mas permita-me apresentar-lhe outro ponto de vista, até mesmo para as suas análises e sensatos comentários públicos.
    Sei que você é um dos profissionais mais viajados e mais experientes do Brasil em termos de futebol, mas não sei se você já assistiu a um simples jogo normal de meio de semana num grande estádio europeu, fora das grandes competições de reuniões internacionais, ou mesmo um jogo de basquete no USA, mas sugiro que analise esses cenários e ambientes.
    Há uns anos atrás eu levei um casal amigo, de brasileiros, a ver um jogo Sporting x Bayern de Munique pela Liga dos Campeões Europeus, em Lisboa. A esposa do meu amigo foi “morrendo de medo”. Disse-me que nunca tinha ido a um jogo de futebol no Brasil. Mas fomos.
    Chegamos, entramos sem atropelos, tínhamos as nossas cadeiras limpas e disponíveis, assistimos o jogo, fomos ao bar no intervalo, ela foi ao banheiro (que achou impecável) e, no fim, saímos de forma ordeira e rápida. Fomos jantar.
    Ela ficou admiradíssima.
    Lembro-me da exclamação dela durante o jantar: mas isso parece ir ao teatro ou o mesmo que ir a um show musical numa casa famosa em São Paulo.
    Ora pois! É mesmo assim.
    Outra vez fui a Madrid levar a família para um clássico Espanhol e foi fantástico, sem confusões e com transporte público aceitável.
    E assim pergunto: posso ir a um jogo de futebol no Brasil e levar a minha mulher?
    Respondo: NÃO.
    Nem a mulher, nem filhos e eu, que já estive no Mineirão algumas vezes com mais de 100 mil pessoas, não volto lá enquanto houver as cenas que hoje vemos.
    Não, não.
    Daí aquele meu comentário de que o futebol hoje é um esporte muito caro, no mundo inteiro, e se queremos espetáculos de 1º nível no Brasil temos que cobrar um ingresso caro.
    Infelizmente.
    Vamos acabar por disciplinar o evento, por criar condições para que pessoas educadas e com bom poder aquisitivo possam pagar bem e assistir aos jogos, possibilitar que os times tenham melhores receitas e melhores orçamentos anuais, e criar um “novo” negócio de milhões no Brasil.
    Quem não puder pagar pode ver em casa, nos bares ou na casa do amigo.
    É assim aqui na Europa e eles estão cem anos à nossa frente no Brasil.
    Você não concorda, pois não? Mas pense no que estou a dizer.
    Ah, pense nos preços do basquete americano e como o esporte é financiado e organizado.
    Ou no basebol USA ou raguebi na Europa.
    Não dá para o Brasil? Sim, sim. Ajusta-se.
    E todos sairão ganhando, tenho certeza.
    Um abraço amigo Chico.

    • Silvio T disse:

      Armando, com o coração doído, acabo de não renovar meu sócio torcedor do galo. E as razões principais estão ligadas às questões de segurança e conforto. Assim como acontece no avião, no ônibus, no teatro e no cinema, independente de quanto paguei, quero meu lugar garantido quando chegar para ocupá-lo. E quero isso mesmo que eu saia para ir ao banheiro ou ao bar do estádio. Com mais de cinquenta anos, não tenho mais a mínima paciencia para aguentar baderneiros desrespeitosos e agressivos como acontece sempre no Indepa e Mineirão. Em duas partidas fui praticamente expulso do lugar que ocupava por guangues de sete, oito elementos, que entram em grupos para intimidar as pessoas. Numa das vezes um cara solidário foi aos seguranças do mineirão denunciar. A situação só ficou pior assim que eles saíram do local. A morte de qualquer pessoa tem que ser apurada e esclarecida. Mas os abusos, a violência e o desrespeito são as marcas corriqueiras nas partidas de futebol no país. Prá mim, desse jeito, não dá mais, principalmente pagando caro. Converso sempre com amigos cruzeirenses sócios torcedores e a situação é a mesma. Ou seja, os grandes interessados nada fazem para melhorar e moralizar as condições de conforto e segurança de seus “clientes”. E fingem não entender porque na Europa os clubes têm centenas de milhares de sócios e aqui os programas patinam ano após ano.

      • Armando disse:

        Pois é isso Silvio.
        Só não entendo porque a imprensa continua a insistir em manter ingressos baratos, o que é um incentivo à presença de baderneiros, desocupados e culturalmente desconhecedores do que é um espetáculo e um esporte, pensando que tudo é igual aos bailinhos … que eles promovem…
        A imprensa e os jornalistas têm GRANDE responsabilidade nisso tudo.

  • Renato César disse:

    Chico, infelizmente os estádios de futebol têm sido ponto de encontro de bandidos. Futebol passou a ser desculpa para atuação de milícias.

    No caso deste “torcedor” celeste, ele tinha várias passagens pela polícia por violência doméstica e infrações ao estatuto do torcedor. Se ele tiver sido morto dentro do estádio por seguranças, não sei se teria sido por algo que aconteceu neste jogo ou em jogos anteriores. Não que isto amenize um possível crime, mas apenas explica as suas razões.

    Fato é que o jogo em si ficou secundário no futebol de hoje. Enquanto não acabarem com todas estas milícias que atuam no futebol, seja de dirigentes, árbitros, empresários, seguranças particulares ou bandidos organizados travestidos de torcedor, o espetáculo perderá o verdadeiro torcedor e todo o seu real sentido.

    Não deixo de torcer pelo Galo porque não consigo largar este vício que é mais forte que eu. Mas estádio e aglomerações de “torcedores” já não frequento faz tempo.

    • Leandro Fábricio disse:

      Boa renato, trabalho especificamente em todos os jogos de futebol realizados em nossos estádios, conheço esse torcedor e sei de tudo que ele já fez dentro de estádios de futebol e nas mediações do estádio, não vou entrarem detalhes aqui porque não sou trouxa, rede social nem tudo pode ser comentado… também uma coisa não justifica a outra, fato lamentável que tem que ser esclarecido pela polícia civil e se tiver algum culpado que seja tomada as providencias contra esses….

      mas seu comentário foi na ferida, tem bandido travestido de torcedor aos montes em estádios de futebol, colocando em risco sua vida, a minha, e de outros que ali frequentam… só não vou entrar em detalhes porque senão vc já viu o que vai acontecer aqui no blog né… aí vai começar aquele papinho furado de ditadura etc etc….

  • Julio Cesar disse:

    ANAF protocolou pedido de punição aos dirigentes e jogadores !!! Ah, entendi: eles é que são vitimas ! Planejamento e US$ milhões investidos pra fazer o espetaculo e condicionar o clube a conquistas, vem um FDP desses prejudica o time porque quer e eles são vitimas !!! Para, para tudo !

  • Julio Cesar disse:

    Uma zoaçãozinha só: após jogo Gremio X Pirangi o cara da radio pergunta: -seu nome seu bairro !
    – Maria dos Olhos d’água !

  • Julio Cesar disse:

    Tortura em 12 segundos foi boa ! Tortura dura dias ! Segundos ou minutos é o tempo de matar uma pessoa !
    Chico, se o STF seleciona legenda pra acatar suspeições e prisões (agora, mais uma vez protelam e protegem Renan, Sarney e cia com a suspensão da operação Metis) esperar o que de agremiações que so visam enriquecimento atraves de corrupção ?
    Por que em junho não acataram o pedido da PGR de prisão dessa laia !
    E o golpista agora quer o Jucá como seu lider politico ! É serio ?!?! É pre acreditar ?!?! LIXO !!!
    A cbf agora vai pedir e o STJD vai julgar, pedindo interdição do Mineirão por falta de segurança !!!

    • Leandro Fábricio disse:

      O problema julio, é certas pessoas acharem que sabem demais e falarem asneiras sem sentido, se a propria polícia e perícia ainda não deu uma solução pro fato tem gente aqui já julgando, condenando etc etc…

  • Leandro Fábricio disse:

    cuidado com o que vão falar sobre a lamentável morte do torcedor do cruzeiro no mineirão, cuidado para não levantarem falsas acusações… muitas coisas contraditorias estão sendo ditas…

    • Stefanie de Sousa disse:

      O cara foi assassinado, levado para um quarto onde sofreu tortura por 12 segundos, volta roxo e com suspeita de pescoço quebrado; e pede para não levantar falsas acusações, como moro fala sobre Lula, não existe provas ainda, mas tenho convicção.. eu duvido que as imagens apareçam, por que iria provar o que todo mundo sabe, o mineirao e Minas arena hoje mata pessoas .