Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mariana, um ano: minha maior tristeza é que até agora ninguém da Samarco ou um dos outros responsáveis está na cadeia

Nenhum dinheiro devolverá a vida de quem morreu, nem os lugares destruídos. Por mais que indenizações sejam pagas a verdadeira punição que precisa ocorrer para evitar a repetição dessa barbaridade em outro lugar de Minas ou do Brasil é o encarceramento dos culpados, por ação e ou omissão. Coloquemo-nos no lugar de uma das vítimas desses crimes em série. Quanta dor! Hoje é dia de reforçar a indignação contra a covardia praticada contra as pessoas e à natureza em função do dinheiro e do lucro a qualquer custo. Um ano depois e nenhum dos executivos ou políticos responsáveis diretos pela tragédia anunciada de Bento Rodrigues está na cadeia. Mataram seres humanos, animais, a natureza, um rio inteiro e seus afluentes, destruíram comunidades e arrasaram a vida de milhares de pessoas.

As mineradoras são poderosas demais, “distribuem” dinheiro demais a todas as instâncias do poder e têm fôlego para empurrar com a barriga e ir levando.

As imagens do que sobrou estão sendo mostradas por todos os meios de comunicação.

BENTO

Veja como era Bento Rodrigues e como vivia a sua gente neste vídeo publicado há um ano pelo portal do jornal O Tempo:

http://www.otempo.com.br/cidades/v%C3%ADdeo-mostra-bento-rodrigues-antes-da-trag%C3%A9dia-1.1159948


» Comentar

Comentários:
8
  • Juca da Floresta disse:

    O pior disso tudo foi ver logo após o acidente o Advogado Geral do Estado de MG doido para fazer um acordo com a Samarco e a Vale, o Ministério Público Federal conseguiu anular esse acordo na justiça. Os caras destroem vidas, rios, cidades e o Estado de Minas Gerais queria um acordo. Acordo com assassino é demais….

  • Jorge moreira disse:

    Só pra lembrar e o viaduto (vergonha) que caiu aqui em BH a dois anos hem,os politicos e os donos das leis deste paiz saberiam me informar sobre punições.VERGONHA

  • Eder Mendes Pinto disse:

    Caro Chico, vai chegar o dia em que as famílias das vitimas vão ter que indenizar a Samarco, é assim que funciona no Brasil, com a justiça apoiando sempre os mais poderosos financeiramente, até para poderem receber patrocínios de empresas inidôneas como no congresso dos juízes na Bahia.

  • Leandro Fábricio disse:

    realmente nada paga a vida das pessoas que se foram nessa tragédia e o que foi feito na natureza em decorrencia desse fato… e a revolta se torna maior em saber que possivelmente nenhum culpado será punido por esse feito…

    lamentável… esse é o Brasil

  • José Antonio disse:

    E nem nunca vão estar… isso aqui é Brasil, terra sem lei e sem justiça……

  • Rogério Perdigão disse:

    Proseando dias atrás com um “pobre de direita”, escutei uma pérola do bovinismo alienante que grassa entre nós. Segundo o dito cujo, a pobre Samarco, empresa que gera milhares de empregos e tributos, é extorquida pelos integrantes de órgãos do Estado, entre eles Ibama, MP, PC, PM, e aí ONGS e afins, tipo MST, UNE, e tudo que, remotamente, se possa relacionar com “direitos humanos”. Segundo o “coxinha”, os habitantes de BR ganharam um bilhete de loteria com o acidente, pois seriam, na visão dele, um bando de desocupados…
    Pensando depois no que ouvi, e até já desesperançoso com o ser humano, percebo que opiniões desse tipo não são tão raras assim. Já ouvi outras parecidas, não tão explícitas, mas de forma subliminar pronunciadas. Infelizmente, a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender suas dores e aflições, é cada vez menos presente nos dias atuais. Pobre povo mineiro, escravo dessa maldição chamada mineração. Poucos lucram fortunas, muitos a ver suas comunidades centenárias se acabando…
    Esperança de justiça não tenho, depois de meio século vivido não me permito sonhos vãos, esses desvios da realidade bruta. Sei que algumas famílias receberão casas novas, um pouco de dinheiro e serão mandados à vida. Diretores da empresa e agentes públicos, esses seguirão suas trajetórias de “vida”, a busca do lucro, por alguns, de “oportunidades”, por outros. E assim caminharemos todos, homens e bois, rumo ao futuro, que Deus sabe o que nos reserva…

  • Jorge moreira disse:

    Dá uma vergonha dos politicos e das leis deste lugar chamado de Brasil ,
    Destroem a vida,a historia,jogam o mundo delas fora e não acontece nada
    Alem de destruir oque o ser humano tem de mais precioso a NATUREZA
    e não fazem nada,nada,pô da uma vergonha,e ainda tem o poder dos advogados
    que defendem um crime com a natureza com o ser humano, eu acredito em Deus
    e tenho convicção que estas pessoas com certeza vão pagar,por este crime

  • José Eduardo Barata disse:

    Prezados , as empresas não agem sozinhas .
    É impensável que tenham estado a operar sem
    consentimento ou omissão do poder público.
    Onde está a coragem e o dever de se apontar
    os responsáveis dentro dos órgãos responsáveis
    pelos licenciamentos e alvarás ?
    E pelo monitoramento ?
    Se as empresas “distribuem” dinheiro demais é
    forçoso saber quem foi que recebeu .
    Sem essa identificação , os vagabundos e os
    covardes estarão sempre impunes .