Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Enquanto a banda podre da política apronta em Brasília, Medellin dá um exemplo de que o mundo tem jeito

Os manjados de sempre tentam intimidar e amordaçar o Ministério Público e a Justiça no Congresso em Brasília, mas luzes se acendem na Colômbia. Aquela manifestação de ontem no estádio de Medellin mostrou que ainda dá para ter esperanças em um mundo melhor e que o ser humano tem jeito. Que solidariedade, que demonstração de apoio latino-americano, exemplo mundial!

E um convite à razão e à sensatez a brasileiros e a quem gosta de futebol no planeta: é possível fazer do mundo da bola um ponto de união, de festa, em que as preferências sejam respeitadas e a disputa se restrinja às quatro linhas até o apito final do árbitro.

E hoje essa notícia oficial, confortante, que estampa a capa do portal do jornal O Tempo:

* “Chapecoense é a campeã da Copa Sul-Americana, declara Conmebol – Com a decisão, a Chapecoense estará automaticamente garantida na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017 e também vai fazer a decisão da Recopa contra o Atlético Nacional”


» Comentar

Comentários:
31
  • Leandro Fábricio disse:

    como essa cbf é podre…

    sei que todos vão me criticar aqui mas sabem o que o nepomuceno poderia fazer além de não querer jogar a ultima rodada do brasileirão….

    abrir mão da partida final contra o gremio também e dar o titulo pros gauchos como forma de protesto contra a cbf, seria um tapa de luvas gigantesco…. mas não sei quais seriam as consequencias as serem cometidas futuramente contra o galo pela cbf, essa que sempre esteve contra o atlético….

    sei se estou certo não gente é só o que me passou pelo pensamento por agora

  • Julio Cesar disse:

    Chico, li no site da UOL que a manifestação foi da “Colombia de Garcia Marquez e não de Pablo Escobar.”
    Muito bom !!

  • Marcelo de Andrade disse:

    Banda podre é a que aprovou a PEC ou a que votou contra o pacote “viva o autoritarismo”?

  • Pablo de Oliveira disse:

    Bacana de mais ver o mundo do futebol se unindo e sendo solidário.
    Chico em tragédias como essa, a aviação se torna mais segura aprendendo com os erros, uma sugestão simples seria as autoridades terem todas as rotas (estradas aéreas) já pré estabelecidas, com origem, destino e escalas se necessário e o piloto só cumprir.
    Ou seja se já estivesse uma Rota já oré definida entre Santa Cruz de la sierra até Medelim obrigando o piloto a fazer escala em Bogotá ou algum outro aeroporto teria evitado essa tragédia.
    O Piloto assumiu um risco muito grande, mas as autoridades também assumiram esse risco liberando o voo.
    Que mudanças sejam feitas e agente possa preservar nosso bem maior a nossa vida que Deus nos deu…

  • Marcos Vitório disse:

    O bandido do Renan Calheiros não conseguiu fazer a toque de caixa o que os bandidos da câmera dos deputados fizeram. Ele vai tentar mais uma de suas manobras nefastas que é agora tentar colocar em pauta a emenda de abuso de autoridade para livrar a sua cara e dos seus comparsas. É hora de ligar o alerta máximo contra esse criminoso. O Brasil não pode ficar refém desse tipo de político. Cunha saiu cena, mas infelizmente ainda tem o Rodrigo Maia que se mostrou a serviço da corrupção, bem como o câncer maior Renan Calheiros e que estão bem presentes. Temos que ficar atentos e começar a faxina urgente nessas casas que deveriam representar os interesses da nação e não trabalhar para essa quadrilha que tomou conta do Brasil.

    • ita disse:

      A coisa mais inaceitável e repugnante em uma sociedade é juiz corrupto, e quando ele tem como pena aposentadoria com salários integrais é algo inacreditável. E tem gente defendendo isso.

  • Marcos Vitório disse:

    Eu penso que o Atlético com instituição não deveria tomar nenhuma medida em desacordo a CBF, que pese toda solidariedade a Chapecoense, mas faça o que for determinado pelo organizador da competição, pois deixar se prejudicar por uma decisão interna e sem o respaldo dos organizadores da competição é no mínimo imprudente. Poderia enviar um time de juniores para cumprir o regulamento e é até de certo demonstrar respeito ao luto da Chapecoense. Chegando lá faça o que for determinado e não simplesmente não ir deliberadamente.

    • José Eduardo Barata disse:

      Levar time junior pra quê ?
      A decisão é do GALO como instituição , e não de
      equipe principal ou não .

      • Marcos Vitório disse:

        Exatamente o que eu disse acima, se a decisão é como instituição unilateralmente e se a mesma deixa margem para o Clube Atlético Mineiro ser prejudicado no futuro é uma decisão burra do mesmo jeito. Só concordo com a decisão da instituição se houver o de acordo da CBF.

  • Stefano Venuto disse:

    Chico, Alencar da Silveira juntou-se ao grupo dos que querem melar o campeonato? Ontem o américa disse que não jogaria a última rodada porque não tem jogadores suficientes, como não? O time fez contratos que acabam antes de terminar o campeonato? Mas como tem gente com tempo na internet, alguém no twitter fez um levantamento e o tal mequinha tem sim jogadores pra jogar a última partida, de sobra. Não tá com “cheirinho” de virada de mesa e o mequinha entrou nesse teatro? A imprensa tem que levantar isso e denunciar, antes que a gente encare ano que vem um campeonato inchado com 24 clubes e sem datas. Uma vergonha o que estão fazendo, aproveitar de um momento de comoção para corromper um campeonato. E o povo mineiro tem que abrir os olhos pra esse tipo de político, que age dessa forma.

  • joaquim disse:

    Chico: Quanto a banda podre da política em Brasília, um conhecido da imprensa mineira que se elegeu deputado federal, sempre usou esse jargão em seu programa de rádio: “Lugar de bandido é na cadeia” e agora o que ele dirá em relação a ter votado a favor de intimidar e amordaçar o Ministério Público e a Justiça no Congresso em Brasília.
    Estamos F**** e Mal Pagos.

  • humberto disse:

    Enquanto o Atlético Nacional dá um exemplo a todos de dignidade e grandeza, os gaúchos do internacional dão um exemplo de baixeza.

  • Thiago Magalhães disse:

    Aliás, são dois cartazes e na parte superior tem um guarda chuva do DIM tbem.

    PAZ, cima de tudo.

  • Thiago Magalhães disse:

    Detalhe que no meio da torcida do Nacional tem um cara segurando um cartaz com o escudo do rival, o Independiente Medellín.

  • mauricio souza - serrano disse:

    Ô gente, vamos falar a verdade, no ano de 1981, o juiz Rato, expulsou quase todo time e o Galo saiu de campo. Voces viram no que deu. Agora, eu acho que o Galo tem que mandar nem que seja os garotos da base para Chapecó. Pois depois para eles arranjar um jeito de tirar ponto do Galo, não custa nada

  • Renato César disse:

    Prezados José Eduardo Barata, Tarcísio Coimbra, André Corrêa e Fabricio. Estou imensamente sensibilizado com a tragédia. Podem verificar isto em outros comentários meus aqui no blog.

    Porém, não sei porque cargas d’água, tive este momento de racionalidade. Após comentar isto e ser criticado, comecei foi a ver mais a ainda o lado racional justamente para evitar os conflitos passionais.

    Vou explicar as consequências desta decisão para que, quem também conseguir analisar racionalmente, possa tentar me entender.

    1) Havendo abandono de jogo, número de atletas inferior a 7 na partida ou não comparecimento ao local da partida, será aplicado o W.O. e o resultado da partida será 3×0 para o time que não cometer a infração. Caso ambos cometam, ambos serão declarados perdedores por 3×0. Se a partida estiver em andamento e o resultado estiver vitória com placar superior a 3 gols para o não infrator, o resultado do momento será mantido;

    2) Em caso de W.O. (citado acima), o STJD deverá julgar as circunstâncias e poderá aplicar perda de 3 pontos na tabela além de multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00 por jogo que a equipe tiver cometido esta infração;

    3) Em campeonatos por pontos corridos, caso a infração ocorra nas 3 últimas rodadas, considera-se apenas estas rodadas para aplicação de W.O. Caso ocorra antes, deve ser declarado abandono de competição;

    Estou entendendo com tudo isto é que algumas equipes podem estar usando a tragédia para “melar” o campeonato. Acho que o STJD vai ser severo com quem não entrar em campo. E o Internacional vai continuar “incaível” usando das mesmas estratégias dos outros “incaíveis”.

    • Renato César disse:

      LEANDRO FÁBRICIO e JORGE MATHEUS, reforçando que estou totalmente sensibilizado com esta tragédia. Das poucas demonstrações de brasileiros, fico com o gesto da mãe do goleiro Danilo que fez o repórter cair em prantos.

      Mas, como disse, consegui ter um instante de racionalidade. Acho que não cabe a realização da partida Chapecoense x Atlético. Ter um jogo da Chapeconse na Arena Condá agora é desumano. Por isto também não deveria caber nenhuma punição a estas duas equipes.

      Antecipem a reunião do Tribunal Arbitral, cancelem a partida e declarem o resultado 0x0. O mundo já mostrou que a vida vale mais que as regras criadas.

    • Leandro Fábricio disse:

      É renato, vc tem razão…. tinha pensado nessas hipotéses não…. não pode dar brecha para para os ratos do stjd e alguns dirigentes sem escrupulos melarem o resultado final do campeonato mesmo não…

    • José Eduardo Barata disse:

      Louvo a sua postura em a mim dirigir uma explicação
      sobre o que pensa e acredita .
      Não mereço tamanha atenção .
      Mas os seus argumentos , continuo a dizer , neste
      momento de tão grande comoção , são um ponto
      fora da curva .
      O maior de todos os sentimentos , o amor que nos
      une espiritualmente , a compaixão , não pode ter
      limites impostos por leis arbitradas por tribunais .
      A dor da alma é inalcançável por tais atos .

      • Renato César disse:

        Acho que todos que mutuamente se respeitem, merecem atenção. Divergir de opinião é saudável.

        Acredito que o tempo mostrará que, sendo possível, o mínimo de racionalidade neste momento teria sido melhor.

        Para mim não cabe a realização da partida Chapecoense x Atlético por razões mais que óbvias. Não é possível que o mundo (principalmente os colombianos) nos mostre que as regras podem ser excepcionalmente revistas neste momento e nós (digo CBF e STJD) não tenhamos esta capacidade.

        O que consigo perceber é que quem não se foi naquela tragédia, estará sujeito às Leis dos homens. Por isto este alerta.

        Meu pedido é de que CBF, STJD, demais clubes, patrocinadores e compradores dos direitos de transmissão entendam isto e publicamente manifestem a concordância com a não realização desta partida. Isto é o mais humano a ser feito neste momento.

    • Jorge Matheus disse:

      Assino embaixo tudo o que você escreveu. Eu tentei explicar isso para os colegas de trabalho mas o brasileiro é emotivo demais para raciocinar em momentos de crises.

      O certo é apenas não acontecer o jogo entre o Atlético e a Chapecoense.
      “Pune-se” essas duas equipes, conforme manda o regulamento e pronto, o campeonato em nada será prejudicado se somente esse jogo for classificado como abandono de jogo pela CBF e STJD.

      TODOS os outros demais jogos devem acontecer, pois passados 10 dias do acidente não há o que se justificar.

      O que parece que vai acontecer é que o Internacional, possivelmente, vai tentar usar desse acidente para não ser rebaixado.

      Eu não me assustaria com uma proposta do Internacional de realizar em 2017 um campeonato com 24 equipes…..isso já aconteceu antes para subir o Fluminense e não seria novidade, agora.

  • Renato César disse:

    Destaquei ontem a sensibilidade dos colombianos. Deram um show nos brasileiros no quesito solidariedade e compaixão. O Santa Fé enviou para a Chapecoense o troféu conquistado ano passado.

    Enquanto isto, no Brasil o Congresso age no silêncio da madrugada para apunhalar os brasileiros. Que vergonha!

  • Julio Cesar disse:

    Chico, Joaquim Barbosa concedeu entrevista e esta no site UOL (Folha) ontem. Muito interessante apesar de que o STF tem parcela consideravel no golpe.
    Mas, apesar da demonstração de solidariedade do povo Colombiano (em que me emocionei muito), ontem no RJ a policia teve que intervir numa briga agendada entre duas “facções” da “torcida” do Flamengo.

  • Lucas H. Nobre disse:

    O campeão da Libertadores 2016, disputando o título de campeão da Copa Sul-Americana. E tem torcida que não respeita as glórias dos outros clubes, que diz ser este torneio 2ª divisão da Libertadores. Como cara pálida se os times são os mesmos? Só mudam os nomes das competições. Uma bela atitude tanto da Commenbol como dos colombianos. Merecidamente a Chape desclassificou o time do Papa que também foi campeão da Libertadores outro dia e tinha condições de vencer o Atlético Nacional também.

    • Leandro Fábricio disse:

      Lucas… aqui em MG quem tem a fama de ironizar campeonatos são os simpatizantes do lado azul calcinha da lagoa…. apelidaram o mineiro de rural esse mesmo rural que serve pra eles encherem a boca pra falarem de triplice coroa coisa que na verdade eles não tem, é só olhar e pesquisar profundamente como foi criada a triplice coroa … e sempre falaram que a sulamericana era a 2ªdivisão da libertadores… se vangloriam da tal supercopa dos campeoes mas desmerecem a copa conmebol que é a considerada a atual copa sulamericana pela propria entidade conmebol…

      isso é coisa do lado de lá…

    • Alisson Sol disse:

      A Sul-Americana é disputada por clubes indicados por seus países de acordo com os campeonatos nacionais. Na maioria dos países sul-americanos, os “melhores colocados” vão para Libertadores. Os “não melhores colocados” vão para a Sul-Americana. Acontece que nem todo país da América do Sul tem o gigantismo do Brasil, e praticamente vão os mesmos times, todo ano, para as duas competições. Não muda o fato de que a Sul-Americana é uma “segunda divisão” da Libertadores.

      Ninguém discute na Europa que a Copa da EUFA é uma segunda divisão da Liga dos Campeões. Caiu um avião e pessoas morreram. Não há necessidade de se aproveitar deste momento de emoção para tentar mudar a lógica do universo.

  • Leandro Fábricio disse:

    o atlético nacional por onde estiver terá brasileiros torcendo por eles, merecem e vou fazer isso daqui pra frente… e o povo colombiano como alguém disse aqui, não homenageou só a chapecoense não, homenageou o Brasil assim como a Bolivia e Paraguai, paises estes que também tiveram vitimas na tragédia…

  • José Eduardo Barata disse:

    Poucas vezes na vida me emocionei tanto quanto ontem na homenagem dos colombianos.
    Sem palavras !!!

  • ita disse:

    A maior tragédia da história do futebol inspirou a maior demonstração de humanidade de uma torcida já vista.

    Impossível não simpatizar com o Atl. Nacional para o resto da vida.

  • André Corrêa disse:

    Meddelín deu uma das demonstrações mais bonitas que eu já vi em toda a minha vida.

    Calaram a minha boca, depois que eu os critiquei muito após terem aprontado muito após o título do Nacional, em julho.

    Mas nada me parece mais triste do que esta foto aqui.