Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Roberto Carlos e Cabral: quando a ganância une o público e o privado em muitas emoções

Um tempo no futebol para a sugestão de leitura de dois ótimos artigos. De um veterano das letras, o genial Ruy Castro, e um emergente, o não menos genial Bernardo Mello Franco. Informações e comentários surpreendentes sobre figuras públicas da história contemporânea do Brasil, que mostram o caráter nacional.

Uma das figuras é brilhante no que faz, um “Rei”, mas que assim como todo ser humano, comete seus deslizes. O outro começou de forma brilhante e subiu no tamburete da ética como plataforma para ganhar o apoio popular. Mas, depois se mostrou um engodo, um farsante. Ambos os textos na Folha de S. Paulo, respectivamente em novembro e outubro deste ano. Vale a pena:

* “Muitas emoções”

Ruy Castro

Uma notícia circulou há dias sem o destaque merecido. Tratava da vitória nos tribunais do empresário Roberto Carlos Vieira, de Vila Velha (ES), contra o cantor Roberto Carlos, que tentou — e conseguiu, por mais de um ano — impedi-lo de manter uma corretora imobiliária com seu nome na cidade e o levou à falência. Roberto Carlos, o cantor, também tem uma imobiliária, chamada Emoções, e a marca “Roberto Carlos” está registrada para inúmeros fins, inclusive neste ramo. Donde, para o cantor Roberto Carlos, nenhum outro Roberto Carlos pode vender quase nada no Brasil com esse nome.

Infelizmente para Roberto Carlos, o país está cheio de Robertos Carlos. Muitos, por sua causa. Não é o caso de Roberto Carlos Vieira, que tem 55 anos e, quando nasceu, em 1961, o cantor era um anônimo que rondava as boates cariocas pedindo emprego. As mães ainda não batizavam filhos com seu nome. E Roberto Carlos Vieira foi chamado assim porque seu pai, Antonio Carlos, deu parte de seu nome a todos os filhos – Renato Carlos, Ronaldo Carlos, Roberto Carlos – e até à sua filha, Roseana Carla.

O processo movido por Roberto Carlos cantor obrigou Roberto Carlos corretor a retirar seu nome de sua própria empresa – ou a pagar a multa diária de R$ 1.000 enquanto não fizesse isso. Obrigou-o também a remover as placas espalhadas por Vila Velha, o site na internet e as páginas nas redes sociais. Ao virtualmente desaparecer, o empresário quebrou. Só lhe restou fazer bicos para continuar pagando a faculdade das filhas e o tratamento de câncer de sua mulher.

Agora, a Justiça de São Paulo julgou improcedente o caso e devolveu ao corretor o direito de se chamar Roberto Carlos e vender imóveis ao mesmo tempo. Além disso, condenou o cantor a pagar as custas e os honorários do processo.

São muitas emoções.

* * *

Cabral, o imortal

CABRAL

BRASÍLIA – Dizem que certos políticos têm sete vidas, tamanha a sua capacidade de sobreviver a escândalos. Se for verdade, Sérgio Cabral deve ter 14. O ex-governador do Rio é alvo de acusações de corrupção há quase duas décadas, mas as suspeitas contra ele nunca foram a julgamento.

Em 1998, o Ministério Público abriu a primeira investigação sobre Cabral. Ele era suspeito de enriquecimento ilícito por comprar uma mansão em Mangaratiba, perto de Angra dos Reis. O caso foi arquivado pelo procurador Elio Fischberg, que seria afastado por falsificação de documentos em ação contra outro peemedebista ilustre: Eduardo Cunha.

O escândalo à beira-mar não interrompeu a escalada de Cabral. Ele acumulou poder e se elegeu senador e governador por duas vezes. Chegou a se insinuar à Vice-Presidência da República, mas foi abatido em voo pelas manifestações de 2013.

Um acidente aéreo na Bahia expôs sua intimidade com empresários que prosperaram em terras fluminenses. Um deles, o empreiteiro Fernando Cavendish, presenteou a mulher do peemedebista com um anel avaliado em R$ 800 mil. O valor da joia parece gorjeta diante das cifras atribuídas a ele na Lava Jato.

Cabral já foi acusado de receber propina em várias obras milionárias, como a reforma do Maracanã, o complexo petroquímico, o Arco Metropolitano e a reurbanização de favelas. Ele anda sumido, mas continua a atuar no bastidor. Há poucas semanas, treinava o aliado Pedro Paulo para os debates da eleição municipal.

Encastelado no Leblon, o peemedebista acaba de entrar na mira de outra operação de nome sugestivo: Saqueador. Para o juiz Marcelo da Costa Bretas, as apurações apontam para um “gigantesco esquema de corrupção” no Estado, “com o apadrinhamento” do ex-governador.

Em nota, Cabral disse que “repele com veemência” e manifesta “indignação e repúdio” contra os acusadores. Se sobreviver a mais essa, ele poderá reivindicar o título de imortal.


» Comentar

Comentários:
24
  • Julio Cesar disse:

    Mas o Felipe foi campeão na Alemanha (bundesliga, copa, etc, campeão na Grecia). Mas tambem, nunca ouvi falar. Outro desconhecido falado nas redes é um Roger que tambem nunca vi falar, tambem com 30 anos. Não aprovo Marlone mas dizem que vem como pagamento. E dizem que o Roger gosta!!
    Mas, com essa grana da venda do Lucas Pratto, é bom o Galo pagar suas dividas. Lucas Pratto vai substituir o Careli, bom jogador mas encrenqueiro demais, cria caso demais com os adversarios. Muitos cartões, inclusive vermelhos.
    E trazer o “Dom” Diego Tardelli !!!
    Diretoria tem que renovar com o General !! Da dois anos de contrato pro cara, rapido. Dizem que é essa a diferença entre ele e o Galo. Depois que o Pierre saiu do Galo, esse meio nunca se acertou.
    E Chico, pode fazer o favor de tirar a cara desse sujeito daí ?!?!?..hehehe…

  • Alisson Sol disse:

    A maioria das pessoas não entende que o “Roberto Carlos” mesmo, provavelmente nada tem a ver com isto. Ele contrata um escritório para proteger a “marca” dele, e o escritório sai procurando as chamadas “violações da marca registrada”. Primeiro processa, e depois é que se vai saber que o Roberto Carlos da imobiliária nasceu antes do cantor ficar famoso. Processos como este ocorrem todos os dias, em todo o mundo. Exceto em países onde não há proteção intelectual.

    Chega a ser irônico que as pessoas protestem contra o Roberto Carlos proteger a marca dele. Mas você olha e o sujeito está de tênis da Nike, calça da Levi’s, camisa da Lacoste, tomando café da Starbucks, enquanto lê a notícia no seu fone da Apple. Isto quando não é uma senhora, com sua bolsa Louis Vuitton ou Gucci. Mas o escritório de advocacia proteger a marca do Roberto Carlos, não pode…

  • Renato César disse:

    Vou dar um pitaco sobre as contratações do Galo. Na verdade, confirmado mesmo até agora Danilo Barcelos e Felipe Santana. Boatos fortes indicam tendência das chegadas de Bruno Rodrigo e Roger Bernardo.

    Bruno Rodrigo seria confirmado após o término do seu contrato com o Cruzeiro (fim do ano). Não sendo ele, outro zagueiro deve vir, pois só temos 4 no elenco (Edcarlos e Ronaldo Conceição saíram e Jesiel deve ser emprestado).

    Roger Bernardo é um volante estilo “cataguimba atômica”. Jogador operário, corre o tempo inteiro marcando e, de vez em quando, abaixa a cabeça e corre para o ataque. Galo perdeu Júnior Urso e deve perder Leandro Donizete (renovação está complicada). Desta forma, só tem Rafael Carioca e Lucas Cândido de volantes no elenco. Ainda deve contratar mais um para compor elenco que, talvez, possa até ser o Marlone.

    Dos nomes certos e especulados, acho que o Galo faz o normal que é reformular e reforçar o elenco, tendo em vista oportunidades de mercado, vencimentos de contratos e orçamento, entre outros.

    Acho que o grande problema é que até agora não ouvi nenhuma especulação sobre o camisa 10. Este jogador faltou nas últimas duas temporadas. Já enviei vários nomes para a diretoria do Galo. Parece que o presidente está na Alemanha. De repente possa vir de lá com este presente de Natal.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Fecharam com o Felipe Santana por 2 anos, achei muita burrice pois o cara estava parado um contrato de 1 ano com opção de renovação era muito mais indicado.
    Fico imaginando o contrato do Carlos Eduardo que foi feito na surdina e foi a pior contratação do Atlético nos últimos tempos e ninguém fala nada.
    Tomara que eu queime minha língua mas tá com pinta de contratação ERRADA, perdendo tempo e dinheiro.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Alex, se confirmar a volta do Tardelli vai ser o melhor presente de natal dos Atleticanos, Tardelli é fundamental para ganharmos a Libertadores outra vez.
    Agora esse Felipe Santana sei não hem!! ainda mais a 6 meses sem jogar, acho que jogaram dinheiro fora…
    Bruno Rodrigo é uma boa..

    • Alex disse:

      …Pablo, a minha fonte é forte e ontem confirmou outra vez isso…..e agora com a possível saída do Pratto para os ingleses , aí sim que não vai falhar…..me disseram até que o Tardelli está passando férias em Maceió e que qdo voltar , finaliza dos detalhes….é desejo dele e da família…ele tem uma loja de roupa infantil e um restaurante em BH(Paris 6)……..

  • Luis Cláudio disse:

    Roger Bernardo de 31 anos…O Galo só está trazendo jogador rodado e sem sucesso na Europa. O Galo vai virar asilo!!!

  • Alex disse:

    ….Felipe Santana e Bruno Rodrigo confirmados…..o Galo tá trazendo mais um lateral e negocia com 2 volantes…..Pedalada e Cazares ficam e Pratto sai…..e confirmada a chegada do Tardelli….

    • Francisco Alex disse:

      esse felipe santana foi aquele rebaixado com o figueira? bruno rodrigo, ex- do cruzeiro? rafael moura rebaixado com o figueira e tardelli reserva em time chinês? esses são os REFORÇOS?? tá danado, viu!! SEGUNDONA a vista em 2017 com esse “elenco”!!

      • Alex disse:

        …bom dia Francisco Alex( tem que honrar esse sobrenome aí hein…kkkk)….tudo depende da ótica que vc vê as coias…..Felipe foi rebaixado com o Figueira sim…..mas é o mesmo que chegou a semi da Champions e que foi campeão alemão com o Borússia…..Rafael Moura, rebaixado com o Figueira…..mas fez muitos gols , inclusive 2 contra vcs imitando jogador de vôlei….não é um primor mas eu não troco ele pelo Bigode e nem pelo wanCHOOPP com volta….agora Trdelli meu amigo, aí vc brincou…..primeiro que ele era titular e goleador do time Chinês…foi afastado por que o número de estrangeiros era alto….e segundo amigo, vc tá falando do cara que “estabeleceu a verdade em Minas” no dia 26/11/2014….meu amigo, as outras comparações eu até relevo por que dá pra contestar…..agora falar do Tardelli eu te perdoo…..é a tremedeira que está de volta e te faz vc escrever essa bobagens….kkkkkkkk……só um detalhe, quem tá precisando de contratar em Minas são vcs…. vc não acha que está se preocupando com o time errado?….kkkkk…eu vivi pra rir disso….kkkkkk

  • Pablo de Oliveira disse:

    Falando do Galo, posso até queimar minha língua mas nunca ouvir falar nesse zagueiro que o Galo contratou Felipe Santana, e ao meu ver está em fim de carreira e a 6 meses sem jogar.
    Não é hora de fazer experiência principalmente na zaga achei a primeira bola fora do Roger aceitar uma contratação dessa, tomara que eu queime minha língua…

    • Leandro Fábricio disse:

      Felipe santana é muito bom zagueiro pode apostar aí… se vai dar certo é outra história…mas é sim bom zagueiro… tempo sem jogar não quer dizer nada, é pra isso que serve pré temporada… alguém antes tinha ouvido falar de geromel antes de vir pro gremio???? E olha aí o camarada… e felipe santana quando foi pra alemanha foi muito bem requisitado pra lá…

  • Geraldo Magalhães disse:

    E a diretoria do Galo continua fazendo, pelo menos por enquanto, bobagens. Felipe Santana, 30 anos e 6 meses que não joga. Melhor momento da carreira em 2013 na Alemanha. Pode ser que dê certo, mas não é o que a torcida quer. O Atlético precisa de um pouco mais de juventude pra somar aos experientes que já temos. Marlone, o Galo tem N jogadores na posição dele, há carências pontuais em determinadas posições no Galo. O Danilo do América é uma boa aposta sim, vamos aguardar. Mas pelos dois primeiros, só aumentará a “barca”. A diretoria sabe quem a torcida quer, mas a pirraça do estático Nepomuceno continua. Elenco inchado e depois paga a imprensa para qualificar de melhor time do país.

  • J.B.CRUZ disse:

    Ninguém é 100% bom e nem 100% mau……….O homem é medido pelo suas ações, procedimentos e caráter…
    Para uma boa convivência, do seu semelhante: devemos capitalizar as boas ações,os bons procedimento; e, ignorar os maus procedimentos e as más ações nos mesmos…
    Não julgueis para não ser julgados..Há em cada um de nós uma espécie de demônio que nos impele frequentemente a cuidar da vida alheia, medindo os atos, apontando e comentando os erros dos outros, como se fôssemos seus juízes..
    Mas, quando de nós é que eles cuidam, comentam e maldizem, gostamos,,,,ou ficamos revoltados???..
    Não para não ser julgado é a máxima universal…..

  • Pedro Vítor disse:

    Roberto Carlos presta só as canções mesmo!

  • Renato César disse:

    No caso dos “Roberto Carlos”, parece que faltou ao juiz entender que deveria ter condenado o cantor a indenizar o corretor pelos danos materiais e morais causados durante este período. Um milhão seria troco de pinga para o cantor e cobriria os prejuízos do corretor.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,
    A vaidade e a ganância andam de mãos juntas. Essa reportagem do Roberto Carlos que fez falir um xará é a prova disso, e olhe que esse cantor faz questão de alardear que é muito religioso, puro marketing pessoal.
    A segunda matéria é sobre o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, preso por corrupção, fato como esse não assusta mais nenhum brasileiro. Não existe mais político sério e honesto no nosso país, o último político que honrava essas tradições foi o Presidente Itamar Franco, quando morreu deixou somente um apartamento em Juiz de Fora como herança para suas duas filhas. Detalhe importante, esse apartamento foi comprado com recursos próprios.

  • Julio Cesar disse:

    A pessoa Roberto Carlos bobeou nessa ! Perdeu enorme chance de ficar na dele, com sua “changuana” musical. Me desculpem os fãs, mas não é rei de nada, pra mim. Rei, é Reinaldo.
    Quanto a este “politico” em questão é vergonha nacional. Assim como todos outros citados. E “dona” Carmem Lucia (“Vampiro Brasileiro” hehehe…não resisti) fez politica ao manter Renan no cargo. Perdeu otima chance pra dar o exemplo. E vale lembrar a nota divulgada pela Associação dos juizes, repreendendo o tal do Gilmar Mendes (parece o “joão Plenario” personagem do Saulo) por seus insistentes comentarios nos jornais.
    E o golpista Temer que esta fingindo que esta tudo normal ?!?! Que seu nome apareceu umas tantas vezes nos casos de propina envolvendo a Odebrecht.
    Chico, por falar em fisionomias, Emily Lima (treinadora da seleção) não é “meio” Malu Mader ? hehehe..

  • marcelo araujo disse:

    Essa do Roberto Carlos eu fiquei sabendo e é fato que o ‘Rei’ (de uma plebe surda) perdeu a majestade desde a década de 70. Um sujeito cheio de superstições, mas que é pobre e podre de espírito. E que a Globo (câncer desse país) ainda banca ao final do ano. Quanto ao Cabral, desde 1500, já sabemos que é um farsante, explorador, enganador, e está aqui para nos roubar. Quiçá seu homônimo carioca, que pratica a carta de pero vaz de caminha nas entrelinhas. Troca de colares, joias, propinas e pepinos. Um reles mortal, graças a Deus! Falta ainda devolver tudo e mais um tanto que foi roubado aos cofres!

  • Jorge moreira disse:

    Me lembrei do choro deste cabral na epóca do pré sal,,sem contar o pai dele um bebum das noites cariocas,sempre rodeado de figurinhas da alta sociedade carioca onde sempre valeu tudo menos trabalhar ,Este cabral em qualquer lugar seria defenestrado da vida publica,e agora vamos falar dos nossos politicos ou só no terreiro dos vizinhos e que nascem puzilames? no nosso terreiro tambem tem os cabrais aqui das gerais, tipo helicoptero,o caso da reforma do mineirão que os nobres deputados engavetaram,é nosso terrerio tambem tem coisas no minimo estranhas

  • Rogério Perdigão disse:

    A grande mancada desse Cabral foi trocar o PSDB pelo PMDB. Tivesse ficado quietinho no ninho tucano, blindado por forças inexpugnáveis, jamais teria conhecido a prisão e a desonra. Estaria tranquilão na vida, cruzando os céus do nosso Brasil varonil e curtindo o butim conquistado ao lado de figurões tucanos, tão ou mais corruptos que ele próprio! E ainda apontando, com dedos sujos, os erros dos outros.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    O ser humano não se cansa de comprovar e confirmar a própria falibilidade e imperfeição.