Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foram 11 veículos de comunicação no Brasil em 2016. De um jornal de 189 anos, passando pela Globo AM/BH, ao Correio de Uberlândia

Que 2017 seja de ventos melhores para jornalistas e para a mídia brasileira em geral. Triste reportagem do portal Comunique-se mostra o fim de empresas de várias modalidades da comunicação do país:

* “Balanço de 2016: ao menos 11 veículos de comunicação foram encerrados no Brasil”

O ano de 2016 não foi fácil para imprensa brasileira e seus profissionais. As empresas de mídia sofreram com os reflexos das crises política e econômica enfrentadas pelo país. Em levantamento realizado pela reportagem do Portal Comunique-se, foi identificado que ao menos 11 veículos de comunicação fecharam as portas – ou deixaram de circular em papel – durante os últimos 12 meses.

De acordo com o levantamento, no total, foram encerrados os trabalhos de uma emissora televisiva, duas rádios, um site de notícias e sete impressos. Veículos históricos deixaram o papel, para ocupar apenas a internet, enquanto outros infelizmente anunciaram o fechamento de suas redações de forma definitiva.

Rádio, TV e internet
Em outubro, foram anunciados os fechamentos de dois veículos controlados pela Rede Amazônia: a TV Amazon Sat e a Rádio CBN. As emissoras funcionavam no Acre e, com o fechamento, passaram a reproduzir conteúdo desenvolvido pela rede em Manaus. Pelo menos 15 funcionários – entre jornalistas, operários e pessoal de apoio – foram demitidos.

A Rádio Globo de Belo Horizonte encerrou suas atividades após 14 anos de funcionamento. Conhecida por sua programação esportiva, a emissora do Sistema Globo de Rádio (SGR) deixou de ser transmitida na capital mineira em 12 de dezembro. Com isso, mais de 20 profissionais foram dispensados, entre jornalistas, operadores de áudio, equipe técnica e o famoso narrador Osvaldo “Pequetito” Reis.

De acordo com o jornal Mineiro O Tempo, a justificativa para o fim das operações teria sido o custo da operação. Porém, em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, a direção do Sistema Globo de Rádio afirmou que o fechamento representa “uma interrupção temporária, como parte de um amplo projeto de relançamento da emissora”.

Apenas um ano após lançar o site Fato Online, o empresário e idealizador do projeto, Silvio Assis, encerrou as atividades do portal de notícias, admitindo problemas financeiros e risco se despejo da sede do veículo em Brasília. Com o encerramento, mais de 100 funcionários levaram calote de salários relativos a dezembro e 13º de 2015, janeiro e fevereiro deste ano.

Crise no impresso
Para os veículos impressos, o cenário negativo não foi diferente. Em janeiro, a Gazeta do Oeste – que circulava no município de Mossoró, no Rio Grande no Norte – fechou as portas após 38 anos de atuação no jornalismo. A decisão foi tomada pelo corpo diretivo por causa de problemas financeiros.

Lançado em 1985, o Jornal da USP teve sua versão impressa encerrada em março. O periódico mantido pela Universidade de São Paulo passou a trabalhar penas com o formato digital. A decisão foi confirmada pelo superintendente de Comunicação Social, o professor Eugênio Bucci, que considerou o momento como “mudança de hábito”.

Outro veículo que também encerrou sua versão em papel foi o Jornal da Paraíba, que circulou pela última vez em 10 de abril. Em reformulação, a empresa optou por investir no digital e isso resultou em 91 demissões. Em nota oficial divulgada na época, a Rede Paraíba de Comunicação, detentora da marca, informou que a decisão de encerrar o impresso, que teve 45 anos de história, seguia tendência mundial e era resultado do crescimento das plataformas digitais.

O Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, publicação dos Diários Associados, encerrou em abril sua história de quase 189 anos de circulação ininterrupta, tendo o posto de mais antigo da América Latina.

JORNALDOCOMERCIO

A empresa deixou de produzir também a versão online do veículo e anunciou o fim do impresso Diário Mercantil. Com o encerramento das publicações, cerca de 24 profissionais da redação foram dispensados.

Veículo de circulação no município de Itabuna, no Sul da Bahia, a versão impressa do jornal A Região deixou de existir em outubro de 2016. Segundo o site Blog de Ilhéus, o diretor Marcel Leal justificou o fim do semanário afirmando que o jornal era ignorado pelos anunciantes, por isso não havia mais condições de bancar a edição em papel.

Em outubro deste ano, o mensário Jornal da Noite, de Porto Alegre, anunciou que estava fechando as portas, após 30 anos de história e o falecimento de seu fundador e editor, Danilo Ucha. A última edição da publicação teve 12 páginas, dedicadas inteiramente a homenagear o jornalista.

Responsável pelo jornal Correio de Uberlândia, no triângulo mineiro, o grupo Algar anunciou em novembro que as atividades do impresso serão encerradas no último dia do ano. No comunicado divulgado pela empresa, não foi informado o número de funcionários que serão demitidos, qual o destino da edição eletrônica do jornal ou as medidas que serão tomadas com relação a investidores e anunciantes.

http://portal.comunique-se.com.br/balanco-de-2016-ao-menos-11-veiculos-de-comunicacao-foram-encerrados-no-brasil/


» Comentar

Comentários:
39
  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Quando nem atleticano esta guentando o rapaz mais é porque ele simplesmente só fala asneira rs!o Tonho chegou de sola!

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      rsrsrsrsrsr Aqui e GALO Julio, como voce com seu time se discorda de alguma coisa, fala, certo ? no seu time como no meu num adianta nada , mais fala ne ? afinal de contas todos entendemos de futebol melhor que os outros rsrsrsrsrs o cara foi la agora e escreveu um livro dando lição de moral, que tem que aceitar a opinião dos outros, ele so esqueceu que tudo aquilo foi pq eu discordei da opinião dele rsrsrsrsrvai entender

  • Thiago disse:

    Chico e colegas do blog, e coisa ta Preta e acho que ainda não parou de piorar. Acabei de ouvir que as teles vao poder cobrar o icms sobre os planos de telefonia, o que antes era cobrado so sobre as ligações. Ja fiz cortes aqui em casa e a grana ainda assim ta apertada. Janeiro vem ai com ipva, seguro, licenciamento, iptu,…. viagem e férias isso não me pertence mais kkkk

  • humberto disse:

    Acho que tudo na vida tem um ciclo, e acho que o general fechou o dele no galo, honrou nossa camisa, nos ajudou a conquistar títulos, é o último grande contrato que ele poderia fazer, o santos fez melhor oferta e ele se foi, boa sorte ao general. Agora que a imprensa paulista acha que o futebol mineiro é alguma vendinha do interior, isso eles pensam. santos tentou robinho, cazares, e agora diz que vai levar o clayton, o santinho tá mais quebrado que arroz 3/4, o general só foi porque saiu de graça, e eles ficam lá comendo taioba e arrotando salmão, quanta soberba meu Deus. E essa que vi hoje na FOX é de matar de rir, que o galo abaixou a proposta e vai liberar o Pratto para o parmeira, os caras nem pra ligar pro malluf ou nepomuceno pra verificar isso, já dão como certo. Diante de tanto amodorismo dessa imprensa paulista que eu peguei e desliguei a tv.

  • Alex disse:

    …tenho uma definição para o General Donizete….muita Reça e entrega, porém ninguém se SUSTENTA só com isso hoje no futebol……obrigado General, mas já era a hora de permitir a volta do Dagoberto pra Minas Gerias pra buscar as malas que ele deixou para trás depois da Copa do Brasil 2014…..alguém avisa para o Dagoberto que ele já pode sair debaixo da cama…….vamos sorrir minha gente, a vida não anda fácil….kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    So pra variar, final de ano no Galo, so noticias de jogadores saindo, e o time vai ser montado mais uma vez no meio das competições !!! Camisa 10 que e bom mesmo, nem especulação !!!!

    • Paulo H disse:

      Fique tranquilo,meu caro!No último dia da janela de transferência,do meio do ano,o Daniel traz alguém(como fez com o Otero)…Parece que ele não aprende mesmo!

  • Leandro Fábricio disse:

    Aja especulações e os dirigentes dos clubes paulistas especificamente os do santos acham que o atlético é instituição de caridade e que vai liberar jogador a preço de banana para eles…
    e tem atleticano que cai na onda de oba oba da imprensa paulista…

    o galo praticamente liberou o donizette para o santos, o galo tinha prioridade na renovação, fez uma proposta e o santos fez outra do outro lado, o galo achou que não era vantajoso cobrir a proposta do santos e deixou o donizette livre para seguir o seu caminho…simples assim, mas tem gente que acha que o santos veio e tirou o donizette do atlético…

    agora querem o clayton, simples de novo, é só pagar o que o atlético deverá achar que o clayton vale leva o jogador, só que a imprensa a paulista divulga que o santos oferece 2 milhoes de euros pelo atleta, só que segundo o competente reporter léo gomide (esse é competente mesmo) o galo pagou 2,5 milhoes por 50% do passe dele e tem inocente achando que o nepomuceno vai aceitar essa oferta do clube paulista, podem até levar o clayton mas vai ser por mais do que o atlético investiu ou pelo menos o mesmo tanto que o galo tinha investido, por menos nunca… e na minha opinião se o santos oferecer o mesmo que o galo gastou no clayton eu se fosse o nepomuceno liberaria, prefiro dar mais chances ao hyuri do que ficar com clayton…

    sinceramente fiquei estarrecido com o pessimo futebol que esse clayton apresentou no atlético nesse ano, pode deslanchar em 2017??? Pode, mas….. o hyuri sim eu vi mais qualidade apesar também do fraco futebol apresentado… ele acredito que com um time mais arrumado pode render muito ao time em 2017…

    dizem que daniel nepomuceno está tranquilo no que tange as contratações e que teria até abril para fechar o grupo de jogadores para 2017, se for isso mesmo discordo veemente, todo mundo sabe que um bom planejamento passa por rapidas contratações e com o elenco praticamente formado para o inicio da pré temporada, contratar jogadores com campeonatos em andamentos é muito complicado…

    • Pedro Vítor disse:

      Pode ate ser que sim, meu caro Leandro, que começar a pré temporada com elenco formado seja melhor, e pode fazer a diferença sim lá na frente, mas a história recente é diferente.

      Em 2012, o time base do Galo era campeão mineiro invicto, todo mundo achando que ia brilhar no Brasileiro, mas a diretoria junto com o Cuca ainda trouxeram:

      Victor, Giovanni era titular. Junior Cesar, Richarlisson era o titular. Jô, André era o titular. Ronaldinho, o titular era o Mancini. E o time brigou pra ser campeão Brasileiro!

      Já em 2013, iniciou o ano bem, ainda chegou depois da pré temporada. Diego Tardelli, Guilherme era o titular. Josué, era reserva do Donizete, mas jogou semi e final da Libertadores. Michel, Marcos Rocha era titular, suspenso na final.

      Em 2014, após o naufrago do Mundial e insucesso com Autuori, chegou ao Galo, Douglas santos, não havia um lateral esquerdo confiavel na equipe. Rafael Carioca, o Pierre era o titular.

      Assim, em 2016, o Robinho chegou depois do Carnaval e só não fez chover no Atlético, em 2017, pode vir uma contratação certeira e entrar como uma luva no time e fazer chover!

      • Leandro Fábricio disse:

        Realmente pedro, boas observações… vamos aguardar…

        • Pedro Vítor disse:

          O grande problema das trocas de treinadores é a avaliação do elenco aliado a transações de idas e vindas de jogadores sem contar a confiança ou até mesmo a falta de confiança em alguns e outros

          Isso normalmente é um processo que dura entre 3 ou 4 meses de trabalho por isso é importante avaliar muito antes de trazer e também na hora de mandar embora

      • Alex disse:

        …Pedro e Leandro, eu prefiro que demore um pouco mais , mas q venham reforços de qualidade…..para o meio espero Rithiely, Elias e Sallles….se vier 2 desses aí tá ótimo…..para o ataque, confirmado outra vez, vem o Tardelli…..mesmo o Léo Gomide , ótimo repórter, dizendo q não te nada,ele só não vem se for muita zebra….a fonte é forte….se o Clayton sair(tomara), poderíamos tentar o Bernard que tá negociando com o Santos….talvez o Shaktar que ama o Carlos aceite uma troca ou um empréstimo…..aí ficaria de bom tamanho……tenho muita esperança no Felipe Santana na zaga…..ele fez um trabalho de recuperação muito bom por causa do desgaste na Europa…. segundo o pessoal la´de Floripa, o homem tá voando…..uma coisa que pode dar certo também é o Gabriel jogar como líbero ou de volante…..poderiam fazer essa experiência no rural….

  • Elmo Macedo disse:

    Infelizmente a Internet está acabando com a mídia impressa. Se é gente observar, só estão circulando os veículos de má qualidade, fofocas, notícias de crime. É o que povo quer. Até as livrarias estão fechando..Uma pena, mas é isso!

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Nepu é mito!!! 10 mi no Marlone mais perdão da divida do G Augusto,o clube ja deve até as calças e ainda faz uns negocios assim,soa até estranho,porque tem quer ser muito “inteligente” pra fazer um negocio desses viu!

    • Alex disse:

      ….ta aí galera, o desabafo emocionado do menino de Mariana……aquele que torce para um time que comprou 50% do Ábilão por 4 milhões de dólares e ainda não pagou(tá atrasado pra variar)…e pior , se não pagar mais 4 milhões esse ano, perde tudo……torce para um time que paga 300 mil para o Riascos que m.i.&.r.d.@ e 300 contos para o Mena….kkkk…..esse nasceu pra fazer a gente rir…..kkkkkkkkkkkkk

      • Tonho ( Mineiro ) disse:

        Alex se for mesmo verdade esta do Marlone acho que a chacota aqui e o Galo, to nem ai se o time de mierda faz cagadas, so nao quero ver o Galo seguindo o mesmo caminho !!!

        • Alex disse:

          …Tonho, andei te zoando outro dia aí e acho que vc não levou na boa…..resolveu me seguir e está agindo como simpatia…..meu amigo, na boa, o que que vc quis dizer aí? não entendi….amigo, vc tem certeza que é atleticano?….na moral, eu defendendo o Galo e vc atacando….sei não…..kkkkkkkkkkkkk…o cara pensou que poderia zoar o galo e eu só mostrei pra ele que o time dele é uma chacota…..desculpe se pelo fato de eu zoar os palestrinos isso te deixa incomodado…..estranho não?……por acaso eu falei de Marlone?…..se vc acha chacota o Galo comprar Marlone, o que vc acha de um time que paga 4 milhões de dólares por 50% do canela dura do Ábila?…..

          • Alex disse:

            …vou te perguntar outra vez, o que te faz achar que sua opinião é melhor e mais importante que as dos outros?….sócio torcedor?….amigo, deixar de ler seus posts pra mim vai ser muito fácil…vc apela demais e se acha melhor………continue chorando desse jeito, ninguém liga muito pra pessoas que são “profetas do Apocalipse”, só enxergam desgraças…..já ouviu falar em gratidão amigo?…pois é, sou do tempo de Mexerica, Vicente, Catanha, Wolkswagner e cia, penso 2 vezes antes de criticar….críticas bem fundamentadas só ajudam, mas crítica como meio de vida, só atrapalham….mas fique tranquilo, em respeito ao seu pedido, não mais te notarei….um abraço amigo……

          • Tonho ( Mineiro ) disse:

            Ce vive no mundo da lua ? dar opinião contraria a sua e achar que e melhor que os outros ? torcedor bom pra voce e aquele so bate palmas, ate do que nao concorda ? eu ate gostava de ler seus comentários, ate voce começar a reclamar de perseguição a todos que tem opinião contraria a sua, agora tenta colocar que sou eu que discordo de todos, num responde nao, faz um favor passa pelos meus comentários sem ler que vou fazer o mesmo com os seus, brincadeira viu !! ta danado !!!

          • Alex disse:

            …vejo que o sócio-torcedor é importante para a sobrevivência dos clubes, porém, elitizou muito o futebol e somos obrigados a ouvir coisas como essa:
            “agora o Galo meu amigo sou socio pago e vou falar SIM o que acho errado, quer voce o GUARDIAO do blog goste ou NAO.”
            Ps: se bem que conheço muita gente que paga o sócio e não se acha desse jeito…..

          • Alex disse:

            …Tonho, vamos fazer o seguinte então, assente-se no Lugar do Nepomuceno e faça as contratações….quem vc quer trazer?…alguém deve ter valor pra vc nem que seja o Messi…..e outra, por que somos obrigado a concordar com vc?…vc não gosta do Arouca e eu acho ele ótimo jogador se conseguir estar em forma…tem 30 anos, muita experiência e muita lenha pra queimar…..não tem lesão nenhuma grave e pode agregar…..tá vendo, cada um tem sua opinião….outra coisa, amigo, parabéns pelo sócio pago….e por que vc acha que isso te faz melhor do que os outros torcedores?por que vc acha que isso ter dá direito maior do que os nossos?…vc é a prova viva de que o sócio torcedor mudou o perfil dos torcedores, tem muto cara que acha que tem direito de mandar….sou tão torcedor qto vc e posso te garantir,com toda humildade, conheço de futebol muito mais que vc….mas ainda assim não tenho direito de mandar em ninguém….vc precisa se reciclar amigo,direito de reclamar todos nós temos, mesmo pagando sócio ou não…..qdo vc diz “guardião do blog”, entenda como guardião do Galo…principalmente contra os torcedores chorões como vc…..se vc conhece mais que os outros, se vc por que paga o sócio se acha melhor e com mais direito, faça o seguinte, vá lá pra sede de Lourdes e exija ser ouvido…..vc pode escrever o que vc quiser, mas precisa saber que participar de blog como esses, tem que saber que os outros também tem direito de opinar…..pra mim o Arouca é bom sim quer vc queira ou não……quer vc deixe ou não……amigo, vc me parece mais um “rebelde sem causa”…daqueles que reclama de tudo, nada tá bom……vc deve ter saudades de qdo o galo contratava, Wolkswagner, Mexerica, Catanha, Vicente cia…..tudo bem , direito seu, mas não queira tirar o direito dos outros de discordar de vc…..um abraço amigo….

          • Tonho ( Mineiro ) disse:

            ce ta doido ? mania de perseguição ! cara como da outra vez escrevi voce fez zoeira , tudo bem faz parte , nao achei que estou sendo perseguido, agora se concordo com alguem que o Galo ta fazendo cagada na compra deste Marlone, agora estao falando em Arouca , voce acha que sou cego e vou achar bonito, se o pirangi faz cagada tudo bem, agora o Galo meu amigo sou socio pago e vou falar SIM o que acho errado, quer voce o GUARDIAO do blog goste ou NAO.

  • marcelo araujo disse:

    mas isso não é muita novidade. se for considerar mundo afora, são vários os jornais e revistas que fecham ano após ano. já até ouvi dizer que em 2030 não haverá mais jornal impresso no brasil. um dos pontos principais é que os ventos da internet convergiram jornalistas, articulistas para o meio web… e anunciantes também estão migrando aos poucos para esse ambiente. é como a seleção natural do darwin.
    noticia de 2013: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed717_o_fechamento_de_jornais_impressos/

  • Paulo César disse:

    Em 2015, foi a Radio Guarani.

  • Pedro Vitor disse:

    To lendo agora a matéria do meu amigo Raul Mariano no Hoje em Dia, matéria de capa, “Ano Novo com Salário Achatado e Contas em Altas”

    No mercado nacional tudo em baixa, tudo esta caminhando no negativo, unica mercado que tem dado lucro é o setor de funerária

    Aí quem quiser ter uma renda gorda em 2017 pode entrar pro ramo

    Negócio é pes no chão e foco e fé trabalhar e cortar gastos pra não ficar numa pior!

  • Georges disse:

    Agora sim estamos numa ditadura. Fim dos veículos de comunicação, e os que sobram são subservientes ao regime.

  • Silvio T disse:

    É a dinâmica do capitalismo, que como dizia Paulo Francis, sempre foi meio de mentirinha por aqui. A informática/internet está passando como um rolo compressor sobre os meios tradicionais. O golpe ainda vai dar uma meia sobrevida a alguns veículos cheios de banha inútil da nossa imprensa, mas fatalmente só vão sobrar aqueles realmente relevantes e os que souberem como se adaptar aos novos tempos. Uma visitinha ao Museus dos Ofícios, na Praça da Estação, faria bem prá quem quer entender o motor da história.

  • Márcio Freitas Moreira disse:

    Estão acabando porque a mídia imprensa brasileira é ruim, parcial e hipócrita.
    Veja esta notícia: Aécio Neves foi depor na Polícia Federal
    Senador tucano foi discretamente à sede da PF em Brasília falar sobre a CPI dos Correios: http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2016/12/aecio-neves-foi-depor-na-policia-federal.html?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=post

    O erro na matéria é dizer que o Senador carioca foi discretamente depor….não foi o Senador que foi discretamente depor, na verdade é a velha mídia vendida que, discretamente, não deu destaque ao depoimento da pessoa mais delatada na Operação Lava-Jato. Vergonhosamente, a nota da revista Época tem apenas 6 linhas sobre o fato.
    Já vão tarde….

  • Alex disse:

    …outra coisa, não sou muito afeito ao futebol do Marlone, mas os torcedores de lá não querem que ele saia de jeito algum ….acho que como um meia ele pode render mais…..tem um ótimo chute de longa distância….agora, seu eu pudesse escolher, traria o Marquinhos Gabriel no lugar dele…..

  • Alex disse:

    …bom dia!!!….olha, gosto muito do futebol do general, mas acho que já deu….pelo que disseram os apresentadores da Band, o Galo ofereceu mais um ano de contrato com direito a mais 1 anos automático caso ele jogue 40% dos jogos…pra mim, essa proposta do Maluf é excelente para o General….ele vai fazer 35 e com mais 3 chegaria a 38….o Léo Silva aceitou esse tipo de contrato , por que ele que se diz atleticano não pode aceitar?…..se sou o Maluf não melhoro a proposta, essa tá de bom tamanho….muitos falam que o Roger não o quer…..não é verdade, General é que tá exigindo demais….deixa ele ir jogar no peixe e comer banco pra molecada lá pra ficar esperto…ele ajudou muito o Galo mas recebeu mito em troca….carinho da torcida, títulos que ele nunca tinha conquistado….tá na hora de oxigenar esse meio do Galo…General é símbolo de raça mas mal consegue acertar um passe de 5 metros, tem suas limitações…..que o Maluf traga 2 bons reforços para o lugar dos que saíram….

    • José Eduardo Barata disse:

      Tem muita razão aí neste comentário .
      Ele não está errado em pedir , é o último
      contrato dele .
      Se tiver quem pague , tem que olhar com
      cuidado para sua aposentadoria como
      atleta , pois exemplos de amor ao clube e
      fim de vida na amargura e ostracismo é o
      que mais tem no futebol .
      Exemplo recente , o Zé Carlos dos azuis .
      Enfim , o General é e sempre será um ator
      de primeira grandeza do GALO .
      Que seja feliz em sua escolha .
      Como torcedor , sou e serei sempre grato
      pelo seu futebol .

  • Valmar Azevêdo disse:

    Primeiro que já não se fazem jornalistas como antigamente. Viviam amordaçados, mas enfrentavam a ditadura no anseio de bem informar. Hoje, vivemos uma Democracia onde quase tudo é oculto. A imprensa está muito politizada e capitalista. As matérias vem carregadas de interesses. O leitor e o ouvinte nunca sabem de nada. Melhor se informar na Internet, daí o desinteresse pela imprensa.

  • Renato César disse:

    Mais do que a crise financeira do país, os veículos de comunicação estão sofrendo mesmo é com as operações da Polícia Federal e da Justiça.

    Os grandes anunciantes sempre foram os Governos. Com estas ações da PF e da Justiça, a corrupção está precisando descobrir novos caminhos e os veículos de comunicação estão perdendo suas principais receitas.

  • José Eduardo Barata disse:

    E olha que o grupo Algar não é pouca coisa …

    • Alisson Sol disse:

      O Grupo Algar não é pouca coisa justamente porque sabe a hora de sair de investimento ruim.

      Antigamente, grupos empresariais de fora da área de comunicação e entretenimento mantinham jornais, revistas, rádios e TVs devido ao “peso político”. Mas, felizmente, isto acabou. Hoje o sujeito não mais depende destes meios para se informar, e alguns até “desinformam”. O setor vai se consolidar, e em breve vários dos políticos que hoje mantém rádios, TVs e jornais com “paitrocínio público” vão fechar seus “meios de (má)comunicação”. Veja que estamos aqui, concordando ou discordando em um blog, ao invés de visitar sites de veículos que fizeram muito maior investimento. Não sem sua própria culpa: jornalistas e editores fizeram por onde perder sua credibilidade.

      Jornalista vai para a História assim o motorista de taxi, e o sujeito que faz casqueamento e colocação de ferraduras em cavalos. Aliás, de todos, o último talvez tenha a melhor segurança no trabalho…

      • José Eduardo Barata disse:

        “… não sem sua própria culpa …perderam credibilidade .”
        Pois é !
        Leio hoje que os governos reestruturam as suas contas
        passando pelos serviços de comunicação , o que vale
        dizer que os investimentos em contas de publicidade
        que os cortes irão derreter o mercado .
        Muitos veículos estarão sem condições de se manter.
        Aí , pergunto eu :
        1. por que temos que sustentar esses veículos ?
        2. podemos confiar na imparcialidade deles ?
        Somos obrigados , a cada dia , a buscar nosso
        sustento no mercado de trabalho , numa disputa
        feroz por espaço .
        E a turma do papel “fecha” um contrato com uma
        administração qualquer e ficam ali , ao sabor das
        notícias de gabinetes , a gastar nossos impostos .
        Sou definitivamente contra publicidade de atos de
        governo e de estatais .
        Pra quê ?