Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A hora e a vez de Rogério Micale!

MICALE1

O título deste post é uma paráfrase/homenagem a João Guimarães Rosa, cuja obra inspirou o clássico e premiado filme “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, 1965, (original) rodado na Grande Diamantina . . .

matraga

. . .com destaque para o Distrito do Guinda, onde já tive a satisfação de tomar uns “chás com torradas”.

***

Rogério Micale é um ótimo sujeito, ao contrário do personagem título do filme, que era malvado, covarde e terminou mal na história. Torço fervorosamente para que Micale termine bem nesta fita e para que isso aconteça o jogo desta noite contra o Corinthians é uma prova de fogo, de tantas que o novo treinador do Galo já está enfrentando.

Contra o Botafogo pode-se considerar que ele era apenas um “franco atirador”, recém chegado, barco em alto mar, meio à deriva, sem muito o que depender do comandante. Eliminado da Copa do Brasil. No primeiro jogo dele pelo Brasileiro, foi muito bem nos 2 a 0 sobre o Coritiba na capital paranaense. Não deixou tantos jogadores de idade avançada em campo ao mesmo tempo, apostou numa meninada promissora, que tem fôlego e corre muito, adotou sistema de marcação que funcionou e manteve a vocação ofensiva do time, que desperdiçou muitas oportunidades mas retornou a Beagá com uma animadora vitória.

Esta noite a prova é mais difícil: em casa, onde o time não vem bem neste campeonato, pressionado por todo mundo e por todos os lados,  contra o líder da competição, que pratica o futebol mais eficiente do país na atualidade. Com o Brasil inteiro de olho, torcendo para que o clube paulista perca (à exceção óbvia dos corintianos), pensando numa disputa com mais graça no segundo turno, sem um campeão com tanta antecipação.

Igual a um candidato de concurso muito concorrido, Rogério Micale terá todos os seus atos avaliados com rigor: manterá os velhos medalhões no banco? Partirá para cima do Corinthians se arriscando a cair no golpe manjado, porém ainda não anulado dele, de “golear” por 1 a 0? Vai se fechar, aguardando o adversário, sob risco de tomar uma vaia da própria torcida que exige o Galo sempre pra cima do adversário, seja quem for? Terá uma fórmula para adotar um meio termo? Se tiver, saberá escalar os jogadores certos para isso? E as substituições? Saberá fazê-las certas, no momento correto?

Apostará em Luan deste o início, correndo o risco de perdê-lo com poucos minutos de jogo? Elias e Robinho começam no banco, ou um ou outro apenas? Saberá explorar os muitos desfalques do Corinthians?

Enfim, é muita coisa, são muitos detalhes, e a soma de tudo isso, numa sequência de jogos e competições que revela grandes treinadores, que os diferencia entre os da prateleira de cima, do meio ou de baixo. Essa experiência que Micale está tendo no Atlético é decisiva para o futuro da carreira dele. De competência questionada, tem um dos elencos mais fortes do futebol brasileiro e estrutura de trabalho do primeiro mundo, com as pressões, cobranças e conseqüências que tudo isso acarreta.

São 18 pontos de diferença entre o líder Corinthians, do emergente entre os treinadores, Fábio Carille, e o Galo, 10º colocado, do candidato a emergente, Rogério Micale. Se passar bem na prova desta noite, 21 horas, no Mineirão, poderá estar iniciando a realização do sonho de entrar para a galeria dos grandes e mais bem pagos treinadores do país. Estou na torcida por ele!


» Comentar

Comentários:
26
  • ZéCarlos disse:

    Sugestão: Assistir o “vídeo tape” do jogo com o Corintians até aprender a jogar…

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Ainda dá gente,eu acredito!! vencer o curintia,embalar e sair da fila de 50 anos do brasileiro!Sqn!

  • Roger Campos disse:

    Prezado Chico, também torço pelo Micale. O sucesso dele refletirá a recuperação do Galo. Que hoje contra o Corinthians seja o primeiro passo. Que seja “a hora e a vez do Corinthians” perder.

    Se o Galo ganhar, no dia de amanhã e pelos próximos 03 (três) dias a mídia do eixo vai ficar comentando a derrota do Corinthians e não nossa vitória, por mais sensacional que seja. O próprio Micale vai passar em branco.

    #tôesperandoJorgeWilsterman

  • Pedro Vítor disse:

    Olha como são as coisas, Galo investiu 13 milhões no Clayton, Mais 2,5 milhões no Valdivia e emprestou o Carlos e Dodô de graça para o Internacional e Chapecoense.

    O Claytinho ficou um ano no Atlético não conseguiu se firmar e fez 7 gols, Carlos alterou altos e baixos tem mais de 100 jogos e mais do que o dobro de gols que Clayton o menino dos 13 milhões

    Já o Valdivia, pagamos 2,5 milhões no empréstimo dele junto ao Inter, ainda não deslanchou mas em pouco Mais de três meses nenhum gol, uma decepção total, enquanto o Dodô se entregou muito mais ão clube e não é valorizado pela torcida.

    Agora vou no Maicossuel custou 13 milhões é experiente, jogou em vários clubes grandes Brasileiros e até carreira Internacional e 8 gols e poucas assistências saiu do clube vendido ao São Paulo por 4 milhões está sendo substituído pelo Pablo, que jogou apenas no América e no Oeste do interior de SP.

    Vamos vê quem irá vingar no Atlético mas a verdade é que temos que rever nossos conceitos não é possível ficar gastando milhões em jogadores que pouco contribuem dentro de Campo e que aceitam a reserva numa tranquilidade passiva.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Grande Pedro Vítor,

      Não sei te parabenizo ou se falo pra vc ficar quieto, na sua… rs
      Parabenizar, por perceber sua visão mais lúcida.
      Ou falar pra vc ficar quieto, pra não alertar aos lunáticos e chamá-los pra realidade… rs
      Porque, quanto maior o número de Torcedores como vc, maior é a chance do time de vcs reagir… rs E pra mim Cruzeirense, é melhor não ver Torcedor nenhum cobrando, criticando… rs

      Abraços

      • Pedro Vítor disse:

        Claytinho obrigado mas o tempo vai mostrando as coisas e colocando tudo no seu devido lugar

        Taí pra todo mundo ver, Galo gastou 30 milhões e tomou até aqui pelo menos 25 milhões de prejuízo só nestes três nem quero dizer que os nossos jogadores são craques, também não é isso, só não são valorizados por nós mesmos, e nem pelos de fora.

        Mas depois vou pegar os números porque aí não tem discussão mesmo, é olhar no espelho e reconhecer que a gente erra na avaliação.

        Igual no Galo tem inúmeros casos no Cruzeiro também contratação pra tirar o foco do planejamento pras coxa, e.como temos que esperar pra ver é só tempo mesmo

        Mas isso aí vida que segue abraço

  • Carlos Henrique disse:

    E u tambem Chico torço para o “bom baiano “, vice campeao mundial sub 20
    e campeao nas O
    limpiadas , titulo inedito para o futebol do Brasil.
    Micale vai calar os pessimistas, teve peito em fazer mudanças
    ninguem sabe que time vai escalar hoje, mas se o Galo perder fará mudanças como já fez, contra o Coritiba, Vamos apoiar, o Jadson nao joga
    o melhor amador do Corinthians, nem Marquinhos
    vai ser Giovane Augusto e Rodriguinho
    todo cuidado com Jô ta fininho e com a cabeça no lugar.
    Dá sim para ter um bom resultado, estou doido para ver a escalaçao.
    e quem nao quer apoiar, antes do jogo
    vai cangar sapo
    Aqui é Galôôôôô

  • Pablo de Oliveira disse:

    Já dei meu pitaco confiando na vitória do Galo e na certeza do show da massa!!!
    Muito dessa vitória vai passar pelo Micale, a falta de algumas peças no elenco prejudicam o trabalho dele, desde do início do ano que pedimos um zagueiro (xerifão) um camisa 10 e um atacante velocista, a diretoria até fez uma boa contratação que foi o Valdívia infelizmente foi uma decepção e até agora não mostrou a que veio, sendo assim o Micale vai ter que buscar soluções dentro do próprio elenco, uma solução ele já encontrou hoje é Gustavo Blanco e mais 10, a outra o meu xará foi mais para dar um soco na cara do atacantes que não estão rendendo, então a duvida é o Elias vai começar jogando? vai entrar no Lugar de quem?
    Particularmente dei minha sugestão ontem do Elias entrar no lugar do Pablo formando o meio campo com Adilson, Carioca, Elias e Blanco, deixando Cazares e Robinho livres no ataque.
    Com essa formação o Rocha e o Fábio Santos vão poder atacar mais, Cazares e Robinho não sabem e não vão ter obrigação de marcar, e principalmente Blanco e Elias vão fazer os papeis de Paulinho e Renato Augusto na seleção tem a missão de atacar e defender.
    Na teoria pode dar muito certo, mas só vamos saber se testarmos, o importante é o Micale buscar e achar soluções para o time e não ficar na mesmice do Roger Machado.
    Saudações!!

  • Pedro Vítor disse:

    Eu acho na minha visão como as coisas se inverteram este ano em relação ao aproveitamento em casa deveria fazer o contrário também.

    Quando jogava bem em casa e num ia mal fora e retrancava o time pra tentar no mínimo sair com empate?

    Que faça isso agora em casa pelo menos nesta noite.

    Coloque o time com quatro volantes, Adilson e Carioca, Elias e Blanco. Deixa o Casares e o Heman soltos pra fazer gol espírita!

    A torcida não pode vaiar no Mineirão tem que empurrar.

    E deixaria o Robinho de fora, não quer jogar então é tchau banco mesmo.

    Até colocaria o Luan numa situação normal, mas o Luan renderá mais entrando no segundo tempo.

    Não adianta ir com tdo sede atacar o Corinthians se defendem muito bem.

    Galo já fez isso de forma desorganizada e não deu certo.

    Também estou na torcida pelo Micale Micalando!

  • José Eduardo Barata disse:

    Bem , vamos lá :
    primeiro dizer que minha saída temporária do blog nada tem a ver
    com querelas havidas com demais participantes .
    Aqui o espaço se destina a isto mesmo : discussão de pontos de vista ,
    cada qual usando seu direito de expressão a seu modo e conveniência ,
    desde que dentro do respeito e da civilidade .
    O que me levou a tal ato foi o desalento , a desilusão , a constatação do
    fato que o Levir Culpi disse muito bem : “a esculhambação do futebol” .
    Lá e acolá alguns companheiros se manifestaram quanto à minha saída
    e pude notar que a minha participação traz sempre uma volta ao passado
    e isto faz com que várias contendas se armem em torno de um comentário
    ou outro que eu faça .
    Mas não tem jeito , sou um árduo defensor da ideia que o futebol é e será
    sempre a mesma coisa , sem essas baboseiras de “futebol moderno” que
    se usa hoje em dia .
    Haja vista o post anterior do Chico a enaltecer , com razão , a qualidade e
    o modo de jogar do América , a fazer o que deve ser feito em campo .
    ( a propósito : como joga bola o Zé Ricardo !!! )
    Portanto , meus caros , quem discutia valores como Natal, Tostão , Evaldo
    e Dirceu Lopes – Ronaldo, Lôla, Dario e Romeu – Batata , Jair , Palhinha e
    Joãozinho – Pedrinho , Reinaldo , Palhinha e Éder , quem já viu isso daí a
    jogar futebol jamais vai se contentar com Abilão , Allison , Otero , Robinho
    e Cazares , se é que me entendem .
    E quem já presenciou trabalhos como o do Telê, Airton Moreira e Barbatana
    jamais irá se iludir com Manos e Rogeres .
    E para quem ouvia Saldanha , Ruy Carlos Ostermann , Oduvaldo Cozzi ,
    Jairo Anatolio Lima , Tancredo Naves é um martírio ter que aguentar o que
    anda por aí , como Rogério Correa , Bob Faria , Cadus e Figueiredos , essa
    gente da bola quebrada , além de comediantes que se transformaram em
    “analistas” da primeira hora , a nos encher os ouvidos com um NADA .
    Eis -me aqui , de volta e pronto para o embate .
    Pra cima deles , GALÔ !!!

    • Vinicius Campos disse:

      Aí sim Barata.

      estava fazendo muita falta ao blog suas resenhas. E já voltou detonando, pois as comparações que você fez, quer dizer, na verdade não tem como comparar. Muito bom.

      Seja bem vindo doutor.

      Saudações Atleticanas.

    • Regi.Galo/BH disse:

      Caro José Eduardo Barata,
      Que boa notícia! Faço votos por um agradável e iluminado retorno.
      E não façamos como o Rafael Carioca: Aqui é ‘bola pra frente’!!!
      Abraço!

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Graaaande José Eduardo Barata !!!

      Aí sim hein ???
      Te entendo perfeitamente meu nobre. Somos Torcedores na acepção da palavra !!!
      Mas independente de qualquer coisa, o importante é que, para a alegria das pessoas de bem e felicidade geral da nação, você está de volta !!!
      E agora pra ficar… Como já dizia Roberto Carlos… kkkkk
      Seja bem vindo de volta !!!

      E esteja certo que, o melhor desse Blog hoje, foi esse seu retorno !!!

      Abraços

    • Claudio disse:

      O bom Barata a casa torna.
      Parabéns por reconsiderar, posto o que foi dito, pois se estes são os que fazem a opinião geral, prefiro lê-lo.
      Sou cruzeirense, mas você fez falta!

    • Luiz ibirite disse:

      Meu caro José Eduardo barata, voltou e já demonstra o pq não pode ficar de fora, com todo este gabarito e elegância, suas resenhas já estavam fazendo falta.

    • J.B.CRUZ disse:

      É isso aí: JOSÉ EDUARDO BARATA..
      Em meus Alfarrábios, como dizia OLAVO LEITE KAFUNGA BASTOS,sobre Crônicas, Artigos, Comentários, Recortes de Jornais,Revistas só sobre futebol Antigo; reencontro todos os dias,com o futebol Verdadeiro, espetáculo, eletrizante e AMOR A CAMISA.. Assino embaixo do seu comentário, até nas comparações do pessoal que trabalhava nas jornadas esportivas naquele tempo; com os de agora..
      Bom retorno…
      Agora o Blog do CHICO, ganha mais em, principalmente com as gozações sadias e as fanfarronices de antanho, sempre em favor de nosso time do Coração..

      VALEU, nobre adversário….

  • Alex disse:

    …bom, se o Galo quer alguma coisa nesse ano, a hora de mostrar é agora….ganhar do líder hoje seria bom até pra nossa campanha na Libertadores…..vamos Galo, é hora de recuperar nosso DNA…..raça,raça, raça……