Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Poupar ou não poupar jogadores no Cruzeiro? O racha no Galo e a demissão de Espinosa no Grêmio

image-15

Mesmo em alta no Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, o Grêmio cria uma própria crise nos momentos decisivos dessas competições ao demitir o diretor Valdir Espinosa. O que achei mais estranho foi a posição do Renato Gaúcho sobre o assunto: saiu de fininho ao ser questionado na entrevista coletiva de ontem sobre o tema. E foi ele quem levou o Espinosa para a comissão técnica, quando entrou no lugar do Roger Machado. Disse que se sente constrangido para falar sobre isso, já que é amigo do ex-diretor, mas que não se mete em assuntos da diretoria. Mudou muito o Renato, e entendo que para melhor. Em outros tempos compraria essa briga e chutaria o balde.

Estes e outros assuntos são tratados pelo Fernando Rocha, cuja coluna você lê em primeira mão, já estará só neste domingo no Diário do Aço, de Ipatinga:

* “Novo rumo”

É preciso resolver os problemas internos, como afirmou o presidente Nepomuceno após a eliminação na Libertadores, deixando entender que de fato o elenco está rachado, o que também passa pela rejeição ao trabalho do atual diretor de futebol, André Figueiredo.

Torna-se fundamental neste momento resolver estas questões internas, apaziguar os ânimos, para afastar a ameaça de rebaixamento, e depois pensar em uma vaga pelo menos na Pré-Libertadores de 2018, que seria a sexta participação consecutiva na maior competição continental.

Bem descansado

O que não se pode reclamar é de cansaço dos jogadores no  Cruzeiro, que deu folga até a última quarta-feira a todos, após o empate com o Vitória, iniciando os preparativos para pegar o São Paulo pela manhã no Morumbí.

E o técnico Mano Menezes pensando no jogo de ida pela semifinal na Copa do Brasil, quarta-feira próxima em Porto Alegre diante do Grêmio, resolveu também poupar titulares, e escala um time misto para encarar este desesperado São Paulo, que se acha atolado na zona de rebaixamento.

Então, já que teremos um Cruzeiro totalmente descansado, de bem com a vida, um ponto apenas atrás do Sport, último do G-6, vamos esperar uma boa atuação e caso não volte com os três pontos, pelo menos um empate já será de bom tamanho.

Uma novidade para a torcida celeste neste jogo será a estréia do zagueiro Digão, que fará dupla com Léo, Manoel ou Murilo. Que não esperem nada muito além dos zagueiros que já tem na Toca II, mas Digão não é nenhum cabeça de bagre.

  • A diferença entre a seleção e os nossos principais times ficou evidente neste meio de semana, após a eliminação do Atlético na Libertadores para um time boliviano, além do Palmeiras, que caiu diante do equatoriano Barcelona, além da vergonhosa participação do Flamengo, que já ficou prá trás faz tempo. Curiosamente, os três eram apontados como favoritos no Campeonato Brasileiro pela maioria dos críticos, incluindo este escriba de quimeras. Pior, ainda, o Galo que fez a melhor campanha entre todos na primeira fase e tinha direito a decidir em casa diante da torcida.
  • Enquanto a nossa seleção, muito bem dirigida por Tite, tornou-se a primeira com vaga garantida na Copa da Rússia, superando a Alemanha (aquela dos 7 x 1) no contestado ranking da Fifa, nossos principais clubes há três anos sequer conseguem chegar à final da maior competição continental. A seleção de Tite precisa ainda provar seu crescimento contra adversários europeus, o que ainda não ocorreu, mas é fato que uma coisa é uma coisa (seleção), outra coisa é outra coisa (clubes).
  • Um dia após derrotar o Godoy Cruz da Argentina e obter a classificação às quartas de final da Libertadores,  a diretoria do Grêmio surpreendeu anunciando a demissão do coordenador técnico, Valdir Espinosa, até então tido como “homem de confiança” do treinador Renato Gaúcho. Claro que Espinosa não gostou, deu entrevista espinafrando a diretoria gremista, só poupando o presidente do clube, Romildo Bolzan. Quem conhece os bastidores do clube gaúcho afirma que Valdir Espinosa era uma figura decorativa há muito tempo, se mantendo no cargo graças à amizade com Renato Gaúcho, que não teria sido consultado antes da demissão ser concretizada e estaria cuspindo marimbondo. Resta saber se este fato vai causar algum estrago tambgém no ambiente interno dos jogadores.
  • Muita luz, saúde e paz para Zagallo, que completou na última quarta-feira 86 anos bem vividos. Se João Saldanha, que se estivesse aqui completaria 100 anos em 3 de julho passado, foi quem deu a arrancada para a conquista do tri no México, Zagallo  reorganizou e conduziu aquela seleção fantástica, que tinha entre outros, Pelé, Tostão, Gerson, Jairzinho, Rivellino, o capitão Carlos Alberto. A seleção de 69, nas eliminatórias, ficou conhecida como as “feras do Saldanha”. Já no ano seguinte, na campanha do tri, virou a seleção do Zagallo e dos gênios que tinha no campo. Verdade que hoje os tempos são outros e temos poucos gênios. Não chega nem perto da geração do tri, muito longe disso, mas com Tite no comando surge uma luz no fim do túnel”.
  • “Heróis são reféns da glória. Vivem sufocados pela tirania da alta performance”. Armando Nogueira. (Fecha o pano!)
  • * Por Fernando Rocha – Diário do Aço – Ipatinga

» Comentar

Comentários:
34
  • Igor Mendes disse:

    Pela escrita do Brasileirão, se o Grêmio perdeu pontos para o Botafogo, fatalmente o Coringão perderia pontos para a Chape, possivelmente com um empate e o campeonato se enche de emoções.
    Chico, o que está acontecendo com os cobradores de penais brasileiros. É ruindade ou são os goleiros que estão treinando muito. Como nossos atletas estão perdendo pênaltis!
    A choradeira azul não tem limites… Até agora ninguém comentou no pênalti que o Sassá perdeu. Ninguém comentou no jogo perigoso, pé alto do Sassá. O mesmo Sassá que no segundo gol desloca com empurrãozinho o Rodrigo Caio. No pênalti pró São Paulo, há o toque sim seguido de forte encenação do sãopaulino.. Sempre assim a imprensa não pode detonar senão a tesoura degola.

  • leandro fabricio disse:

    Galo 2 x flamengo 0… jogo ruim mas o que valeu foram os 3 pontos contra a fuga do rebaixamento…

    são paulo 3 x enseada 2… jogo em que a torcida do são paulo cantou “o freguês voltou”…

    de melhor pra mim nesse domingo foi a entrevista do luan a radio “itatizeiro” ao final do jogo dizendo o que eu sempre disse isso aqui tempos atrás e que a maioria dos atleticanos principalmente os mais antigos já sabiam… luanzinho disse assim: “sempre bom vencer o nosso maior rival” o reporter pergunta: “maior que o cruzeiro?” luan diz : “claro que sim” kkkkkkk

    isso mostra o quanto o luanzinho entende da história do nosso galo…. flamengo é sim o nosso maior rival… enseada é freguês, basta pegar as estátisticas dos confrontos…

    • Pedro Vítor disse:

      Leandro, penso que o Luan necessita de uma sequencia pra render mais, sem sequência jogando no sacrifício ele já é meio time, imagina 100%.

      Mas não adianta a gente colocar ficha, pois sabemos dos problemas do joelho dele que não tem cura, mas se souber utilizar o Luan em suas plenas condições na hora correta é melhor que o Robinho inteiro mas com uma má vontade estampada na cara!

  • Pedro Vítor disse:

    Hoje o dia foi perfeito, Galo reabilitou e em cima de quem? FLAMENGAÇO CLASSIFICADAÇO!

    Barcelona das Américas tomou em pé igual vaca!

    E eu almocei ao lado do meu velho e com direito a ele quebrar a medalha, não bebia a 80 dias.

    Parabéns a todos os pais!

  • Alex disse:

    …pois, é, passaram a semana todos pomposos os meu amigos azulados do blog….mas aí, tudo voltou ao normal…..meus caros simpatias, a única alegria de vcs é a derrota do Galo…..kkk….olha, e eu vou falar uma coisa pra vcs, eu sei o que vcs estão PASSANDO…..eu já passei por isso, eu vivia de derrotas do time azulado qdo a o Galo tava numa draga….é ruim pra CARAMBA…..

  • Marcão de Varginha disse:

    “As feras do Saldanha” e/ou “as feras do Zagallo” só perderam para as feras mais ferozes da Vila Olímpica alvinegra, do clube que não comprou arbitragens…
    – #benecyeternomito

  • J.B.CRUZ disse:

    Resultado normal em se tratando de Campeões..
    Jogo sem amarrações, com todos requisitos de uma boa partida..Agradável,fascinante aos olhos de quem assistiu em ‘LOCO’,ou no conforto do lar..
    O campeonato segue…Que venha o GRÊMIO.
    Bom divertimento..

    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Luiz ibirite disse:

    Nao adianta colocar a culpa no árbitro, todo mundo sabe q jogando na casa do adversário (ainda mais na fase q se encontra o sp) qq um daria aquele penal, o problema é que o Cruzeiro está se tornando o time do quase, joga bem e quase faz, quase ganha, e por aí vai, o atacante sassa q vive boa fase fará falta contra o Grêmio, pode esperar.

  • Jorge Silva disse:

    Mano Menezes e Gilvan vocês não podem fazer isso com meu Cruzeiro, um time vitorioso por décadas sob a batuta do Benecy. Fora traíras!

  • Wagner disse:

    Excelente blog amigo, parabéns Deus te abençoe!

  • Gustavo Adolfo disse:

    Incrível, o cru cru é o único time mineiro que perdeu para a baba do São Paulo no Morumbi este ano.
    Incrível, com grande crise instalada pela mídia mineira, o Galo tem 1 ponto apenas atrás do time azulado.
    Jesus Cristim, sou um herege, não se pode falar mal do cru cru no blog do atleticano Chico maia.
    Parafraseando um post anterior, Parabéns ao cru cru, perdeu jogando como time da Shampions, está no caminho certo e é um dos favoritos ao título.

  • Thiago disse:

    Péssima atuação do Cruzeiro, com destaques pra Sobis, Robinho,e Brian este último não serve nem pra banco. Muitos vai criticar o sassa mas foi ele quem virou o jogo e o sobis fez o que?
    Mano Menezes quando estava ganhando deveria ter tirado sobis pra colocar Henrique ou Romero e segurar o jogo. Além disso mesmo depois do primeiro tempo que foi displicente voltou com a mesma displicência no passe. O Brian não acertou uma hoje e o Alisson com aquele velho futebol medroso ao entrar na área.
    Ponto positivo foi o Digão q entrou bem e ja mostrou q e melhor que Leo. Aliás ja colocaria ele e Murilo de titular.

  • José Eduardo Barata disse:

    Aos pais do blog ( mas pode ser pra todo mundo ) pelo nosso dia
    ==================================================
    ” Que Deus te dê para cada tempestade um arco-íris
    Para cada lágrima , um sorriso
    Para cada cuidado , uma promessa , e uma benção para cada provação
    Que para cada problema, a vida te traga alguém fiel com quem dividi-lo
    Para cada olhar, uma doce canção , e uma resposta para cada oração ”

    FELIZ DIA DOS PAIS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Igor Mendes disse:

    Difícil prognóstico para Galo x Fla já que ambos perderam a última. O que vem acontecendo é que, os times do eixo perde uma e ganha a outra, salvo Corinthians e Grêmio que só perdem pontos empatando. O Galo é um dos poucos que ganha uma e perde 4 ou 5. Atl. Goiás que havia perdido a penúltima ganhou ontem, o Avaí que empatou com o Santos a penúltima ganhou a última e o Vitória que desbancou o Fla em seu campo, perdeu em casa ontem para o Avaí.
    É hora do Galo começar a render em casa, mas quando lembro que não temos um 10 pra bater córner , falta e pênalti me entristece. Também não temos um velocista e driblador, desbravador de retrancas que vá a linha de fundo e cruze na medida para o centroavante. No último jogo, lamentavelmente até o Rafael Carioca estava lançando bolas do meio para a área e fazendo o nome do goleiro adversário. Mais entristecedor ainda é lembrar da nossa dificuldade pra entrar na área do adversário e a facilidade que encontram de entrar na nossa área. Pior de tudo, não tem um técnico capaz de mudar isso.

  • PortuGalo disse:

    Pelo visto num post anterior, nem Kalil quer mais o André Figueiredo e já fez isso chegar à imprensa.
    Que Nepomuceno seja inteligente então e dispense André logo, antes que o Galo caia.
    Sobre o racha, deve ser mesmo do grupo vencedor, que ganhou títulos importantes, como Victor, Marcos Rocha, Leo Silva e Luan os que vieram depois ganhando muito mais $$$ e nada de significativo fizeram como Carioca, Fred, Robinho, Cazares, Otero

    Sobre poupar jogadores, ouçam o que esse Carioca falou, que agora não tem mais desculpas para a equipe ir mal no Brasileiro pois só restou mesmo essa única competição. Desculpas?!?! Então eram só desculpas e não desgaste físico? É muita cara de pau.

  • Juca da Floresta disse:

    Aos pais que participam deste Blog um feliz domingo com muita paz e saúde. Família reunida e unida no almoço.

  • Carlos Henrique disse:

    É melhor o Frd mao jogar, por que nao esta inteiro, tinha que ser poupado
    mas a diretoria acreditava, a torcida tambem
    o atleticano sempre acredita, o “JORGE” é fraquissimo
    He man é fraco, mas desde que chegou ao Galo mostra empenho.
    faz gols
    é da casa, ou feito nela
    a verdade que estou sentindo vontade pelas declaraçoes
    e precisamos avançar, nada melhor que uma vitria, sobre o rival tradicional
    dá moral, melhora o ambiente o astral da massa
    esse ano em tremos de titulo já foi
    vamos tentar o G 6 é dificil
    ou ficar numa posiçao intrmediaria
    tudo isso é um aprendizado
    para o futuro presidente
    nao vamos caçar, bruxas neste momento
    vamos deixar no fim do campeonato
    quem viu a charge do Duke , do kalil regando a arvore
    e o Nepomuceno com a moto-serra do outro lado diz tudo
    so que a moto-serra travou, ainda ha esperança
    2×1 Galo, 1xo para começar a reaçao
    numa hora dessa o atleticano, nao larga a fé
    cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça
    vamos pracima, e vamos ganhar

  • Raws disse:

    “NEPOMUSONO” 2. Não sou conselheiro, não tenho informações precisas e previlegiadas, mas tenho a seguinte tese, desde a triste época de Paulo Coury e Mazinho, uma corrente do bem tomou as rédeas do CAM. Atleticanos autênticos e com o desejo de devolver o Galo ao mundo. Aconteceram erros, lógico, futebol não possui uma receita certa, porém e inegável a imensidão do trabalho e dos acertos. Na pessoa do Kalil, vieram os “louros” do sucesso e o crédito maior, porém simples questão de mídia. Kalil, com todas as suas qualidades, fez parte de um grupo de pessoas abnegadas, competentes e honestas, do qual fazia parte também Nepomuceno. Acredito que ninguém resolvia as questões principais sozinho, assim como acredito ser assim até hoje. Então não vamos crucificar o atual presidente pensando que ele errou sozinho. Nos erros e acertos, estão por trás vários atleticanos decidindo, inclusive Kalil. Não tenho dúvidas disso.

  • Raws disse:

    “NEPONUSONO” (1) Muito me desagrada o termo. As críticas construtivas sempre serão benéficas, porém no meu modo de ver, pela emoção desmedida, pela raiva acumulada(não só pelo time), pelo momento do país e da fase pessoal de cada um, os excessos e falta de clarividência se tornam absurdos e reações irracionais. Imaginem vocês, atleticanos autênticos, querendo o melhor para seu clube de coração, chegar em casa e perceber seu filho pequeno, triste, amuado e meio que depressivo apesar da pouca idade. Em uma divagação simplista, não poderia ser pela “crucificação” do pai, que entrou o ano com a possibilidade de ser o “presidente de todos os homens”, e de repente se torna o Judas de todos os Cristãos. Devemos dosar a emoções meu povo. Passamos da medida e projetamos em um esporte, nossas frustrações e quedas, nos tornamos insensíveis com um ser humano que poderia ser um parente de qualquer um dos críticos e até que provem ao contrário, é tão atleticano como nós e quer o melhor para o Clube. Façam um exame de consciência, lembrem da chegada de Robinho, Elias, Roger e Valdivia, e procurem as pedras atiradas naquelas contratações.

  • Luiz disse:

    Saudades do Maluf…Se vivo estivesse essa situação não estaria desse jeito. Mas Deus encarregou de leva-lo e ao lado Dele em bom lugar. Deve está se retorcendo na urna vendo essa Torre de Babel.
    Com esse time sem vergonha que estamos, só nos resta torcer para que o pior não aconteça, mais uma vez.
    Que total falta de comando, de pulso e de competência.
    Conseguiram estragar um trabalho árduo e duro feito para sermos campeões da Libertadores culminando nesse arremedo de time.
    De vexame em vexame acumulam-se as desculpas. Sai um técnico ruim, trazem outro pior.
    Que beco sem saída é esse ? Como confiar nesse comando, nesse diretor de futebol, nesse elenco sem compromisso?
    Na verdade no campeonato brasileiro torço fervorosamente por 25 pontos e está bom demais da conta.
    Parece que a “má fase” contaminou todas as divisões de base. Esse Atlético “B” (nome fdp que me arrumaram) está saindo uma bela de uma porcaria.Disputando uma competição, fajuta e com uma estrutura infinitamente superior aos concorrentes, faz uma participação pífia.
    Teve time que começou um jogo com sete jogadores.E estou falando de time de futebol profissional!
    Seria, não fosse a total falta de brios, um campeonato para o Galo ganhar com os pés nas costas de tão fácil. Vejam a tabela desse torneio e a colocação brilhante desses irresponsáveis que vestem a camisa do Galo.
    É para matar a gente de vergonha, mais uma vez.
    Teve um final de semana desses que nenhum dos times do Galo conseguiu uma vitória. Perdemos no infantil,no juvenil, nos diversos subs sei lá o que, esse Atlético B empatou e o time de cima nem precisa falar o que aconteceu.Isso não é zica!
    Como falamos nós, os mineiros, “Crendospai”!
    Que saiam os incompetentes!
    Xô !

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Atleticano : “Libertadores antigamente não valia nada”

    Verdade amigão, O importante antigamente era não ganhar nada igual vcs!

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Mano esta certo em poupar os mais desgastados pois no Br 17 só resta g6 então ele esta correto!e tem que mostrar elenco nessas horas ou ano que vem troca esses que não entrar e corresponder!

  • marcelo araujo disse:

    O Galo precisa reagir! Já!!! Tudo tem política no meio. O futebol não é exceção. Mas quando a politicagem passa a ser protagonista, acaba dando em ‘m e r…’. E das piores! Taí o resultado disso. O Maluf era peça chave na cúpula atleticana e está fazendo muita falta. Mas vamos reagir! E tem que começar contra o inimigo carioca. Estava vendo ontem os vídeos que gravei no jogo do Atlético x Flamengo do ano passado. No gol do Pratto, impressionante a velocidade do time, no toque de bola. Como caiu de rendimento esse time, meu Deus! Espero que esses jogadores amanhã possam se redimir!!!
    Vídeo que falei é esse, com gol do Pratto: https://goo.gl/fhUoqZ
    E que esses possam servir de inspiração ao time do Galo: https://goo.gl/FC5tWe , https://goo.gl/V6cfXR

  • Regi.Galo/BH disse:

    Peço desculpas aos caríssimos Barata, Claytinho, Renato César, entre outros, pois não pude dar continuidade às conversas em tempo hábil. Vamos colocando o papo em dia assim que possível.

    Também, devo lamentar a minha ausência ao presidente Nefasto-sendo e ao Micale-se, por poupá-los da minha indignação nesta terrível semana em que protagonizaram tamanho despreparo, incoerência e insensatez.
    Vida que segue, vamos recuperar o tempo perdido.
    Abraço!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Poupar alguns jogadores na partida contra o São Paulo é aceitável nesse momento. Alguns reservas precisam de ritmo de jogo, alguns titulares estão desgastados…a posição na tabela permite esse “luxo” momentâneo ao Cruzeiro. Mas uma nova derrota – resultado normal considerando não o time, mas a tradição do São Paulo – zera tudo e coloca o time em risco de novo. 18 pontos…..

    Aliás, alguns colegas de blog estão falando em 19 ou 20 pontos. Não tenho lido nem ouvido projeções ultimamente; o mínimo para ficar fora do Z4 aumentou ?

    Concluindo, acho que vale a pena o risco, considerando o jogo de quarta em Porto Alegre.