Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dia especial em Belo Horizonte e noite de quem errar menos para ser campeão!

O Claudio Nielsen comentou aqui no blog: “O futebol brasileiro é uma loucura mesmo. O time está bem demais em um ano, faz contratações pontuais, como gostam de dizer os comentaristas, esperando que no ano seguinte melhore o desempenho e… nada.
Ano passado o Atlético disputava o título da Copa do Brasil com o Grêmio e o Cruzeiro lutava contra o rebaixamento. Já este ano…”.

É isso aí! Muito bem lembrado. Gangorra pura e quem não trabalha direito, se ferra.

Mas o que importa mesmo hoje é que o clima na cidade fica diferente em dias como este, em que teremos um grande jogo, decidindo competição nacional. Ontem já havia um movimento atípico, nas ruas, bares, comércio e redondezas do Mineirão, Toca da Raposa II e hotel onde o Flamengo está hospedado.

E toda expectativa se justifica. Afinal de contas é o ápice do futebol, com todas as variantes que podem dar o título a um ou outro. Times de qualidade individual e técnica semelhantes, dois treinadores renomados, reconhecidamente competentes e acima de tudo estrategistas brilhantes, o que torna o espetáculo melhor ainda, mais imprevisível que o normal, de emoções à flor da pele do primeiro ao último minuto. Todo estrategista corre riscos, em todo jogo há erros táticos e ou individuais. O árbitro e auxiliares também erram e tudo isso vai para o caldeirão em que será transformado o Mineirão esta noite.

O que terão na cabeça Mano Menezes e Reinaldo Rueda para surpreender um ao outro? Ou manterão o feijão com arroz? O goleiro Muralha voltará a fazer raiva na torcida do Flamengo, como fez o seu substituto Tiago no jogo passado ou recuperará o prestígio e sairá como herói? No tempo normal ou nos pênaltis? Fábio continuará pegando até pensamento como tem feito ou cometerá algum deslize comprometedor? O sistema defensivo do Cruzeiro continuará quase perfeito e o ataque fulminante nos contra ataques? A irregularidade técnica do Flamengo será para melhor ou pior esta noite?

E os talentos individuais? Quem sobressairá? Quem vai amarelar? Em decisões não é raro algum coadjuvante, da prateleira de baixo, fazer diferença e decidir. Será que veremos isso hoje?

A arbitragem atuará da forma que se espera ou cometerá um erro grotesco, como tantos que ocorrem no futebol nacional e mundial? A favor ou contra quem?

Enfim, hoje é daqueles dias em que o futebol vale demais a pena ser visto em todos os seus detalhes, sem que se tire os olhos e ouvidos do gramado. E apenas uma certeza, que teremos uma festa fantástica nas arquibancadas e arredores do Mineirão, na esperança e que não tenhamos incidentes e nenhum tipo de selvageria.


» Comentar

Comentários:
13
  • Alex Souza disse:

    Aquele Abraço
    Gilberto Gil

    O Rio de Janeiro continua lindo
    O Rio de Janeiro continua sendo
    O Rio de Janeiro, fevereiro e março

    Alô, alô, Realengo
    Aquele abraço!
    Alô torcida do Flamengo
    Aquele abraço

    Chacrinha continua
    Balançando a pança
    E buzinando a moça
    E comandando a massa
    E continua dando
    As ordens no terreiro

    Alô, alô, seu Chacrinha
    Velho guerreiro
    Alô, alô, Terezinha
    Rio de Janeiro
    Alô, alô, seu Chacrinha
    Velho palhaço
    Alô, alô, Terezinha
    Aquele abraço!

    Alô, moça da favela
    Aquele abraço!
    Todo mundo da Portela
    Aquele abraço!
    Todo mês de fevereiro
    Aquele passo!
    Alô Banda de Ipanema
    Aquele abraço!

    Meu caminho pelo mundo
    Eu mesmo traço
    A Bahia já me deu
    Régua e compasso
    Quem sabe de mim sou eu
    Aquele abraço!
    Pra você que me esqueceu
    Aquele abraço!
    Alô Rio de Janeiro
    Aquele abraço!
    Todo o povo brasileiro
    Aquele abraço!

  • Alex Souza disse:

    #TRENHADA AZUL
    Uma linda conquista do Cruzeiro, por tudo que ocorreu desde a fase classificatória. Foi “eliminado de véspera” contra São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Flamengo. Tivemos que jogar e torcer com paciência para superar os adversários. Mesmo desacreditado fale ressaltar: nenhum dos adversários batidos, que vieram jogar contra nós “classificados”, acuou o Cruzeiro.
    #PENTACAMPEÃO
    https://www.youtube.com/watch?v=0Ff0kV44zOE – Jimmy Cliff – I Can See Clearly Now (Live at Montreux Jazz Festival 2007
    https://www.youtube.com/watch?v=lGnz0D9bofg – Samuel Rosa, Lô Borges – O Trem Azul
    https://www.youtube.com/watch?v=rRmZ6iiA_Es – Raul Seixas – O Trem das Sete
    https://www.youtube.com/watch?v=QDD6LSNWe1Q – Brass Construction – How do you do
    https://www.youtube.com/watch?v=ZF_rZrH4yBY – James Brown performs “Night Train” on the TAMI Show (Live)

  • Thiago disse:

    E peeeeennnnnttttaaaa
    Tem que respeitar, jogando bem ou não o Cruzeiro e time de chegada.
    Alisson, reconhece que o Fábio e o melhor goleiro do Brasil.

  • Alisson Sol disse:

    Copa é isto: premia a irregularidade e o foco nos momentos decisivos. O Cruzeiro hoje, até sem querer, vai a campo com um time mais jovem que o que seria titular. Creio que seja uma boa sorte, que o time tem de aproveitar se quiser ser campeão.

  • Amaury disse:

    Não há favorito; as equipes se equivalem em praticamente tudo. Concordo com o texto. Acredito que será campeão o time que errar e vacilar menos. São tantas coisinhas miúdas que fazem a diferença… A adrenalina já está em alta.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Penta + 5 pontos = 2017 perfeito

  • J.B.CRUZ disse:

    CHOQUE REI: DUELO DE CAMPEÕES; FUTEBOL DE PRIMEIRA QUALIDADE..
    É o Tipo de Jogo que, Independente de Qualquer Competição, Atrai Multidão de Expectadores, Telespectadores, Ouvintes, Mídia Esportiva do Mundo Inteiro..
    Qualquer Resultado que se Apresentar no Final será Normal..
    Definitivamente não há Favorito…Espero que Tudo Corra Bem..E Que Vença o Melhor !!!..
    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Aí sim grande Chico Maia ! rs

    Cheguei a pensar que não fosse ter um post antes deste jogão !! rs

    Hoje realmente é um dia diferente, principalmente para nós Cruzeirenses !! A gente sai pra trabalhar e logo cedo já vê carros com a bandeira do Cruzeiro, muita gente já com o manto celeste e até motoqueiro fazendo a bandeira do Cruzeiro como se fosse capa de super-herói… Um clima maravilhoso e uma energia contagiante…
    E como conseguir trabalhar nesse dia ?? Estou aqui no trabalho ainda, mas hoje não consegui produzir quase nada, a concentração é só no jogo, não tem jeito… Mas agora, já vou almoçar, depois só passar em casa pra pegar meu manto também e rachar fora logo para o Mineirão !!! Alguns amigos já estão lá no churrasco, já me torturando com as fotos… Tô chegando !!
    Quanto ao jogo em si, na minha opinião a decisão está totalmente em aberto. Se o Cruzeiro quiser conquistar mais este Título, terá que correr muito, lutar muito, ter muita aplicação do início ao fim, muita garra e claro, o apoio total da sua apaixonada Torcida, o tempo todo !
    Pelo amor de Deus !! Nada de “já ganhou” !! Vamos apoiar e torcer, mas esperar a hora certa ( se ela realmente vier… ) pra aí sim soltarmos o grito de verdade !!!
    Tenho percebido a maior parte da crônica esportiva, falando muito no Guerrero… Que ele pode desequilibrar… Ou alguns até falando que para o Muralha pode ser o jogo pra ele se redimir… E poucos na crônica esportiva Nacional apontando o Cruzeiro como favorito. E que assim seja !!!
    Só vou torcer para que, aqueles que falaram muito antes sobre o Guerrero, possam passar a conhecer um certo Raniel…

    Vamos… Vamos… Cruzeirooooooo !!!

  • Regi.Galo/BH disse:

    Eu vivi, e não muito, para ver o grande, o flamenguista, e o imparcial JC contemporizar.
    Esse daí certamente sofrerá um afogamento quando alguns dos queridos Presidentes de Clube resolverem atravessar um rio com água pela cintura.

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/jaeci-carvalho/2017/09/27/se-coluna_jaeci_carvalho_interna,431402/que-venha-a-quinta-copa-do-brasil-e-com-um-belo-jogo.shtml

  • Regi.Galo/BH disse:

    Creio que o mais importante é o último parágrafo: sem violência, sem incidentes ou qualquer tipo de selvageria. Azar no jogo para ambos e que vença o pior, e roubado. Tanto faz!

    No mais, no jogo mais importante da semana, que o Galo vença o Atlético/PR lá, que seja por 1 a 0, e volte com gana e moral para pegar o São Paulo aqui na semana que vem. A única quarta-feira que me interessa é só daqui à 7 dias.

  • Thales Rosa disse:

    Normall
    Cruzeiro 2×0
    Dizem q somos doidos da cabeça, amamos o Cruzeiro é oque interessa
    O mundo inteiro teme a bestia negra
    SEREMOS CAMPEÕES E NAO E ESQUEÇA!!
    Cruzeiro rumo ao penta.

  • Renato César disse:

    Chico, futebol apresentado hoje será o preguiçoso feijãozinho com arroz. Dois times jogando cautelosamente até uns 30 minutos do segundo tempo. Goleiros assistindo ao jogo, cobrando um ou outro tiro de meta.

    Reinaldo Rueda, com tempo de trabalho, ainda gosta de colocar seu time mais avançado e com posse de bola. Como está recente no clube carioca, terá que apostar na estratégia conservadora.

    Mano Menezes nunca soube mandar seu time à frente. Todo mundo atrás da linha da bola praticamente o tempo todo.

    Tem tudo para ser uma belíssima decisão, com umas duas ou três finalizações para cada lado e um gol marcado. Brilhante 1×0 com a imprensa amanhã enaltecendo ambos os treinadores e destacando o detalhizinho a mais que decidiu o campeão.