Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Perspectivas do time do Cruzeiro para 2018 na ótica de quem freqüenta as arquibancadas do Mineirão

Antes que algum mala sem alça venha corrigir e dizer que o Mineirão tem é “cadeiras” e não mais “arquibancadas”, vou logo dizendo que estou cansado de saber. Cadeira passa a idéia de cartolas, torcedores da elite social ou política, que só se liga em futebol de vez em quando. O que não é o caso do cruzeirense Alex Souza, sempre com ótimos comentários aqui no blog sobre todos os jogos do Cruzeiro. No dia 15 ele postou esta avaliação, que é a mesma de muitos jornalistas que conheço e de muitos cruzeirenses com quem converso:

* “Olá Chico Maia,
Penso que o Cruzeiro fecha o ano com muitíssimo a corrigir e com opções muito restritas de intervenção. Há farto material nos VTs deste ano para avaliação abalizada e dispensas, contudo, por força dos contratos vigentes e dos custos das rescisões, nada acontecerá de forma rápida.
Tenho escutado a liderança do clube e da própria comissão técnica falando em “contratações pontuais”.
Parece que continuaremos a contar com gente fraca como Digão, Manoel e Bryan, o futebol improdutivo de Alison e Elber, as seguidas lesões de Dedé e Robinho, a ruindade dos Rafas: Marques e Sobis, o sono de De Arrascaeta… Lamentável.
Rafael Sobis é um dos principais motivos da minha insatisfação; o cara não jogou até agora e parece não se importar com isso, de vez que está amarrado ao clube por força de um contrato que lhe deu todas as garantias e terceirizou todos os riscos para o Cruzeiro. A Diretoria que assume deve mesmo é ser muito cautelosa para não repetir erros tão prejudiciais como a contratação de medalhões como Sobis, Rafael Marques, Tinga, Ernesto Farias, Júlio Batista… É preciso muito cuidado com propostas que vão aparecer envolvendo jogadores que não renderam no Palmeiras e no São Paulo. Cruzeiro e Palmeiras, nos últimos tempos, fizeram uma parceria prejudicial para ambos envolvendo Robinho, Rafael Marques, Lucas, Fabiano, Mayke, Willian Bigode…

* Alex Souza

***

Lá na minha página no facebook já tem gente discordando do Alex. É o Carlucio Santos Carvalho:

Com todo o meu respeito ao senhor Alex Souza, cuja leitura do que se passa no Cruzeiro são totalmente diversas das minhas: Digão, Manoel e Bryan não são fracos, ao contrário, bons jogadores; Allison e Elber, improdutivos? Quando chamados a jogar o fazem bem; quanto a Sobis e De Arrascaeta, eu não vou comentar, pois que este senhor deve estar brincando com os seguidores deste excelente blog.”

Obrigado também ao Carlúcio pela participação.


» Comentar

Comentários:
8
  • Renato César disse:

    Pelo menos nas especulações que temos visto até agora, tenho notado um fato curioso: clube procura jogadores para praticamente todas as posições, mas tem encontrado enorme dificuldade para fechar, ora por causa dos próprios atletas/empresários, ora por causa dos clubes.

    O tal volante do Botafogo, por exemplo,já foi anunciado mas ainda não está certo. O clube carioca condicionou a assinatura do contrato ao pagamento da parcelo única e a vista. Enquanto o dinheiro não pingar na conta deles, não terá assinatura. Alguns atletas também estão recusando por causa dos problemas financeiros.

    Isto por causa da fama de caloteiro que o clube pegou. Nem a oportunidade de disputar uma Libertadores está bastando nas negociações. E teve gente que ainda endeusou o tal Gilvan.

  • Walter Pereira disse:

    Ser mala na grande rede, é bom! Suscita o contraditório.
    Arquibancadas, ok! Mas não me convence. Mas “trema” só quando se escreve Crüzeiro. Já foi abolida da gramática há tempos.

  • Thiago disse:

    Sabemos que o time precisa de laterais, nas duas, mais dois zagueiros de confiança e centroavante de área. Mas diante das enormes dívidas, não acho que seja fácil contratar gente com experiência e com tarimba em competições internacionais.
    Meu ponto de vista é subir da base jogadores pra suprir as posições , usar o campeonato mineiro pra pegar uma casca para a sequência da temporada.
    A prioridade é pagar o que deve, e pra isso se tiver que aturar os meia boca que tem no elenco, paciência!

  • J.B.CRUZ disse:

    Entre o ”apanhado” Do Sr. ALEX SOUZA Sobre os Maus Momentos de Alguns Jogadores do CRUZEIRO; e a Defesa do Sr. CARLÚCIO SANTOS DE CARVALHO Dos Mesmos Jogadores; Fico Com as Explanações e Explicações do Sr. CARLÚCIO…
    No Meu Entendimento, Com Todos os percalços Ocorridos Neste ano com o MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX; o Saldo é Altamente Positivo Para um Clube de Grande expressão que é o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.. Ter Conquistado o Segundo maior Título Nacional (COPA DO BRASIL), Com Brilhante Galhardia; Vez que, Para Tão grande Conquista, Desbancou Quatro (4) dos Maiores Gigantes do Futebol Brasileiro (SÃO PAULO, PALMEIRAS,GRÊMIO e FLAMENGO); Por Si Só, Pode-se dizer que Cumpriu Bem o seu papel, Onde Todos os anos Sempre Na Largada da Temporada; No Mínimo, 12 Equipes São apontadas Como Prováveis Campeões…

  • Renato César disse:

    Estranho! Eu acho que critiquei muito os resumos de partida que um Alex Souza aqui no blog. Será que não é este ou nem era Alex Souza?

    Minhas críticas eram tanto pelo estilo literário quanto pelo conteúdo, pois sempre via um excelente jogo do seu time. Se for a mesma pessoa, será que mudou de opinião?

    A opinião de agora eu concordo. O time ganhou a copa do Brasil a trancos e barrancos (na fase com os times da libertadores, venceu apenas dois jogos e ambos por 1×0 em casa).

    Precisa mexer muito para ficar competitivo para Libertadores. E acalmar os ânimos no clube.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico e comentadores, Boa Tarde! Concordo integralmente com a opinião do Alex. Sou muito grato ao presidente Gilvan, homem honrado e vencedor que nos deu três títulos nacionais em tão pouco tempo, mas com esse time e elenco, o meu Cruzeirão tipo exportação que terminou 2017 e sagrou-se meritoriamente campeão da Copa do Brasil não passa da primeira fase mata-mata da Libertadores. Não temos zagueiros confiáveis; Murilo é promessa, Léo é lentíssimo e tecnicamente mediano, Dedé, grande zagueiro, por tudo que tem acontecido PARECE que não jogará mais bola em alto nível; não temos lateral direito; precisamos de mais um armador acima da média (para os dias ruins de Thiago Neves, lesão, suspensão, etc e contusões previsíveis de Robinho e outros) e o principal,um centroavante eficiente. Nossa barca tem que carregar Brian, Ezequiel, ELBER(!), Rafael Sóbis e outros. Aproveitem o Mineiro e contratem outro time para fazer experiências; se não der certo, dispensem.Campeonato Mineiro serve par isso e para os clássicos.

    • Helio Antonio Corrêa disse:

      AMAURY
      Tirando a parte da babação no GILVAN, a qual nao concordo em nada, a não ser sobre os títulos.
      A sua gestão, trará um enorme maleficio ao clube por alguns anos à frente.
      Lembrando que ser desonesto, não é somente aquele que rouba, mas também aquele que permite roubar, e não é possivel que se gastou tanto para montar o que montaram, teve desvio com certeza, ou deram muito boa vida a empresarios e ASPONES diversos
      Fora isto;.
      ONDE ASSINO?

      • Amaury Alkimim disse:

        Abraço, Hélio! Então, de houve transgressões à moral e, dobretudo à lei que todos os infratores sejam punidos na medida exata da sua responsabilidade. TODOS! Nunca peguei 1 real de outrem (mais q minha obrigação) e por isso e outras coisas tenho nojo dessas práticas. E não tenho bandido de estimação (pode ser dirigente celeste), assim como admiro e aplaudo dirigentes honrados e probo mesmo sendo do rival, como Kalil, por exemplo (até agora tá virgem nesse aspecto, até onde sabemos). Abraço! Viva a demicracia e as opiniões diferentes.