Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Eterna hipocrisia: temos até um ex-presidente da república preso, mas nenhum cartola do futebol

Oba oba danado na repercussão do banimento do Del Nero do futebol. A imprensa solta foguetes. Mas o sujeito continua solto, curtindo a vida e não devolverá nada do que amealhou. E ainda elegeu seu afilhado para sucedê-lo no comando.

O Brasil sempre soube dessa turma, do futebol e da política brasileira. A Justiça, o Congresso, os sucessivos governos (incluindo os militares) e principalmente a grande imprensa. Ninguém nunca pôs a mão neles. Parte considerável da imprensa era aliada deles e se beneficiava das mordomias e maracutaias. Bajulando-os ou se omitindo em suas bandidagens. A Havelange a punição foi “apenas” a execração publica, já que morreu sem ir pra cadeia. Aspas no apenas, porque para ele foi uma dura punição. Uma das figuras mais vaidosas que o esporte já produziu. Doeu muito nele, aos quase 100 anos de idade, ser desmascarado, desmoralizado e passar a frequentar os noticiários policiais. Se achava o máximo e tinha certeza de que nunca seria apanhado.

O FBI cuidou de Marin, que está enjaulado nos Estados Unidos. Os demais, estão correndo o risco de pagar porque a polícia e a justiça internacionais agiram. Tanto que não saem do Brasil de jeito nenhum. O mesmo Brasil que deu e dá asilo político a famosos ditadores apeados do poder, terroristas, mega-ladrões e etecetera. Até um dos mais detestáveis carrascos nazistas (Josef Mengele) viveu e morreu aqui, sem ser incomodado por nossas autoridades. A alegação é que as nossas leis os protegem. Mas quem detém o poder não as muda de jeito nenhum. Hipocrisia e mentira verde e amarela, eternas. À direita, à esquerda e ao centro, somos o país da impunidade, No máximo, punição seletiva! Terra do “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

No futebol a impunidade é pior. Uma lei à parte, tácita, que envolve os três poderes, nas instâncias municipais, estaduais e federal. Temos um ex-presidente da república preso, mas nenhum cartola do futebol.

E não venham me dizer que “a partir de agora a coisa muda”, pois nada mudará. Ouvimos este papo enganador desde o impeachment de Collor.


» Comentar

Comentários:
11
  • mauricio disse:

    É chico tempos atrás vc jornalistas falavam que a justiça não prendia os de colarinho branco por isso que o Brasil não desenvolvia. Agora a realidade é outra ex-presidente,ex-governador ex-deputado tudo enjaulado estamos melhorando os tubarões estão sendo enjaulados.

  • mauricio disse:

    lula é a primeira peça do dominó que derruba todas outras,a hora desses vai chegar! por enquanto tem muito ladrão para ser preso na politica que usa de forma direta nosso dinheiro suado em beneficio próprio.

  • Bernardo Montalvão disse:

    O nervosin do Andres Sanches é tudo jogo de cena, já vi o ZZ fazer isso também, mas por trás das cortinas estão tudo juntos.

  • Leopoldo (Léo) disse:

    Lamentável grande Chico Maia,meu ídolo. Da pavor só de pensar que teremos que votar para presidente em 6 meses e sabemos que não há boa gente para candidatos a presidente ou outros. Sou ex.bancario desempregado e atualmente corretor de imóveis CRECI 15.730 estou com débitos de anuidades de + de 2 mil, vamos esperar melhora ?está mais fácil o galo ganhar uma tríplice Coroa.

  • José Eduardo Barata disse:

    Ácidas e terríveis palavras , Chico Maia .
    Como naquela propaganda , terríveis
    contra os insetos .
    Foi na mosca !!!!
    Quiçá tivéssemos mais jornalistas sem
    “rabo preso” como você .

  • Horacio V Duarte disse:

    Caro Chico, este caso é muito interessante. O que eu acho mais interessante é saber de onde veio o Del Nero, já jogou bola? Treinou algum time? Que trabalho fez pelo futebol para ter chegado a presidente da CBF ?

    O segundo aspecto é porque a justiça brasileira impede que os documentos de processos envolvendo a CBF, Marin, Teixeira, Del Nero etc etc, sejam liberados para justiça americana? Os procuradores brasileiros, levaram, pessoalmente, documentos da petrobrás para um processo que rendeu aos americanos, por enquanto, 1 bilhão. Porque estes documentos não podem ir? não são públicos? Porque a diferença de procedimentos?

    Os processos da FIFA, Comebol, CBF estão relacionados a suborno nas venda dos direitos de transmissão, patrocínios, sedes de torneios e muitos outros. Qual a principal emissora que monopoliza todas as transmissões de futebol? Nunca esteve envolvida? Com o jornalismo que tem parece piada.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Sem comentários. A lei definitivamente não é para todos. Só para alguns que desafiaram interesses maiores.

  • Gerri Anacleto disse:

    Parabéns pela bela reportagem e belas palavras de desabafo.

  • Geraldo Lopes disse:

    Ricardo Teixeira se envolveu em muitos ilícitos, concedeu títulos por fax e no campo a seus “amiguinhos” e está ai na boa, fogoso e pimpão, comendo o que ganhou atrás.

  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    Assunto seríssimo, Chico Maia! Seríssimo! E até pra tecer comentários da forma mais simples possível é complicado. Alguns caras viram chafurdar a “rentável” carreira política e voltaram a se esconder atrás de clubes de futebol, amparados pela paixão doentia dos torcedores, que cega a visão e bloqueia a razão. Só que foro privilegiado também, graças ao bom Deus que tudo vê. A hora deles vai chegar.