E o aperto que a Espanha passou contra o eliminado Marrocos? Contou com uma ajuda formidável do tal árbitro de vídeo, o que levanta suspeitas: seria interessante ter a Espanha de volta pra casa antes das oitavas de final?
Portugal também foi sacaneado. Aquele pênalti marcado a favor do Irã foi uma sacanagem sem tamanho. O cara estava de lado, meio de costas quando a bola escorreu sobre o braço dele. E tirou o primeiro lugar de Portugal no grupo. Vai encarar o Uruguai, melhor sul-americano até agora com 100% de aproveitamento. A Espanha, a Rússia, que apesar de ser a anfitriã, tem um time fraco.
Por coerência: se foi penalti contra Portugal, tinha de ter sido marcado penalti similar contra a Argentina hoje também!
O ponto bom do árbitro de vídeo, e que já tem inclusive gerado “reclamações” de comentaristas ex-zagueiros: agora aquela agarração na área vai ao menos diminuir. Que o diga o Mascherano…
Após a segunda rodada, fiz uma simulação dos confrontos. Por enquanto estou acertando. Seguem os placares que eu coloquei nas oitavas:
Uruguai 2 x 1 Portugal
França 2 x 1 Argentina
Alemanha 1 x 2 Suíça
Bélgica 4 x 0 Japão
Espanha 2 x 0 Rússia
Croácia 2 x 0 Dinamarca
México 3 x 2 Brasil
Colômbia 1 x 2 Inglaterra
A título de curiosidade, imagino uma final inédita: Bélgica 4 x 2 Croácia. Ainda tenho esperanças de que o futebol vai vencer!