Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Clube onde Ronaldo “Fenômeno” deu seus primeiros lampejos de craque, pode parar com o futebol

É o São Cristóvão, do tradicional bairro do Rio, 120 anos de existência, onde Ronaldo chegou aos 13 anos e aos 16 veio para Belo Horizonte, iniciar seu estrelato no Cruzeiro. O clube segue a mesma trajetória de outros tradicionalíssimos do interior de Minas e de quase todos os estados do país, morrendo aos poucos. A legislação do futebol não prevê nenhuma saída digna para eles. A Lei Pelé, por exemplo, transferiu o poder desses clubes, que revelavam jogadores e viviam dessa arrecadação, para os empresários. As federações e CBF só arrecadam, também em cima deles, com incontáveis taxas e despesas por conta deles.

Ex-jogadores, como Ronaldo, por exemplo, nem aí. Seus investimentos são em outros países, direito dele, mas que poderia mover pelo menos um dedo, para ajudar de alguma forma, já que tem poder e dinheiro demais para isso. O “Estadão” de São Paulo, fez uma boa reportagem sobre o assunto:

* “Time que revelou Ronaldo, São Cristóvão pode acabar com seu futebol”

Prestes a completar 120 anos, clube que disputa a 3ª divisão tem dificuldades para se manter na ativa

Por Marcio Dolzan/RIO, O Estado de S.Paulo

Manter a bola rolando no gramado ruim e de grandes marcas de chão batido é uma constante para o São Cristóvão. O clube que leva o nome do tradicional bairro carioca e que lançou para o mundo jogadores como Leônidas da Silva e Ronaldo Fenômeno completará 120 anos dia 12 de outubro em meio a dívidas e com dificuldades em se manter ativo no futebol profissional.

O clube não revela o tamanho de sua atual dívida. Estima-se que arrecade R$ 35 mil por mês e gaste R$ 70 mil.

Um dos clubes mais tradicionais do Rio, o São Cristóvão passa por um de seus momentos mais delicados ao longo de seus 119 anos de existência Foto: Fábio Motta/Estadão

A má condição do gramado contrasta com os bancos de boa aparência das arquibancadas, mas ao mesmo tempo combina com o tom de futebol raiz visto no placar – pintado na parede ao fundo do campo e que depende de alguém para substituir seus números a cada gol, como era em décadas passadas.

O marcador fica a poucos metros de onde está ostentado o nome da casa do São Cristóvão. “Estádio Ronaldo Nazário” é uma homenagem àquele que foi seu mais ilustre filho. Acima do nome do atacante, também em letras garrafais, a frase “Aqui nasceu o Fenômeno” não deixa dúvidas sobre quem é o grande orgulho da agremiação no Rio de Janeiro.

“Um deles”, apressa-se em dizer Renato Campos, que tem 57 anos de idade e 43 de dedicação ao clube. “O São Cristóvão é um celeiro de craques. Por aqui passaram grandes nomes, inclusive da Copa de 1938. O treinador saiu daqui, Ademar Pimenta, mais três jogadores (Leônidas, Afonsinho e Roberto). Teve também o Lazaroni, o técnico Parreira, Américo Faria, Djalminha, Válber, Catanha…”

O gerente, contudo, não esconde que o grande orgulho do clube é mesmo Ronaldo. Foi o mais antigo funcionário do São Cristóvão quem teve a ideia de escrever que lá deu seus primeiros chutes o jogador que seria conhecido como Fenômeno. A ideia de pintar a frase tinha por objetivo chamar a atenção dos que passassem pelas vias próximas. Para isso, ele se precaveu.

“Eu não podia colocar que era o Ronaldo, eu não tinha essa autorização dele. Então, coloquei “Fenômeno”. Se houvesse uma reclamação, diria que o Fenômeno era eu, que nasci aqui, trabalho aqui desde sempre. Que tem de ser um fenômeno para tocar isso aqui”, conta Campos.

Hoje, no entanto, nem a homenagem tem sido suficiente para atrair patrocinadores. A sede do time de futebol – há outra náutica, na Ilha do Governador – é pouco frequentada. Para piorar, o estádio não tem autorização do Corpo de Bombeiros para receber jogos e serve basicamente para treinos. A equipe principal, que este ano disputou a terceira divisão carioca e por pouco não acabou na quarta, manda seus jogos na Rua Bariri, sede do Olaria, zona norte.

O time de juniores, por sua vez, nem mesmo é formado por atletas do clube. O elenco que disputou a “Terceirona” foi composto por atletas da Soccer Fute, empresa especializada na formação e venda de jogadores.

“O São Cristóvão não tinha condições de bancar a categoria”, diz Felipe Lestayo, proprietário da empresa. “Para nós, isso foi bom. A gente representa um clube centenário e tem um local de treino.” O acordo prevê que as despesas fiquem a cargo da Soccer Fute. Caso algum atleta seja negociado, o clube recebe um porcentual.

Apesar de contar com uma equipe “emprestada”, o São Cristóvão mantém sua escolinha. São 120 alunos que treinam no campo de gramado ruim e chão batido. Renato Campos, o funcionário mais antigo, é um dos professores. “A escolinha se chama Fenômeno na bola e 10 na escola. Os meninos vêm aqui para ser o segundo Ronaldo”, diz. “Temos dificuldades? Temos. Mas temos uma camisa forte, um celeiro do futebol.”

TV japonesa gravou Ronaldo no clube

A última vez em que Ronaldo pisou no gramado do São Cristóvão foi em 2014, levado ao clube por uma TV japonesa por conta da Copa do Mundo. Os primeiros chutes no local foram dados quando ele tinha 13 anos. Ficou lá até os 16, para depois assumir a camisa 9 do Cruzeiro. Procurado pelo Estado, sua assessoria não respondeu.

https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,time-que-revelou-ronaldo-sao-cristovao-pode-acabar-com-seu-futebol,70002525419


» Comentar

Comentários:
10
  • Horacio Duarte disse:

    Prezado Chico, acho que não cabe ao Ronalducho, o caso do S Cristóvão não é único, tem muito time de muito mais tradição que vai nesta direção. Certo, podemos raciocinar que sem esta chance o fenômeno talvez fosse apenas mais um traficante no rio, possívelmente já estaria morto, nunca saberemos, mas tem quem ganhe muito mais com o futebol e nada devolveu em troca.
    É só pegar o monopólio da imagem e publicidade do setor, controlado a uns 40 anos pela globo, livre mercado só é bom para os outros, e observar o que aconteceu ao futebol no período.
    Cbfs, confederações, que teoricamente mandam no futebol, deveriam também terem sido lembrados. O que eles fazem mesmo? Para onde vai o dinheiro arrecadado do futebol?
    E que rumo tomou aquelas cpis da cbf? Aquelas, aquelas moralizantes? Possivelmente esperando pela prometida refundação do país, conduzida pelos de sempre.
    O problema é muito maior que o Ronaldo, apesar dele ter crescido bem desde que aposentou.
    Certo mesmo Chico, é que só ganha dinheiro com futebol quem nunca fez nada por ele.

  • Julio Cesar disse:

    Refis para “liberais”. Eles mesmo aprovam ! Refis para instituições que dão lucro ! Empresas devem bilhões ao INSS mas uma “reforma” liberal pra cima dos desfavorecidos pra ficar moderno! Ah, porque não acabar tambem com o 13º ? Aí fica facil ! Os pedularios nesse caso sempre saem ganhando, “dando lucro”. Mas o povo brasileiro tem no sangue o gosto pelo golpe. Pela conspiração. Pelo jeitinho e “levar vantagem em tudo”. De um lado Gustttavo Lima , Alexandre Frota e outros “icones” batendo panela! Do outro Caetano, Chico Buraque, Noam Chomsky. Cada um escolhe seu lado.
    Cafu devia estar doido e errado quando ergueu aquela fundação !

  • Alisson Sol disse:

    Quem não tem competência não se estabeleça. E saiba a hora de parar sem deixar prejuízo para os outros“.

    O Ronaldo agora vai ter de fazer caridade para todo clube onde passou, toda escola onde estudou, todo hospital onde se tratou? Se o Mater-dei começar a dar prejuízo, o Neymar tem de fazer uma doação? Menos…

    Temos de parar com este negócio de lamentar a falência de instituições perdulárias. O Brasil precisa de mais hospitais (nos lugares certos), escolas e segurança. O resto vem, se der lucro. Quem gosta de boquinha nas tetas do governo ou dos bem-sucedidos que vá para Cuba ou Venezuela…

  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    Essa lei Pelé arrebentou os clubes brasileiros. Prejudicou demais o futebol. Parabéns, Chico! É a pura verdade. Empresários do futebol hoje estão deitando e rolando. E os clubes só se afundam cada vez mais. Se para os grandes já é difícil, imagina pra esses clubes pequenos.

  • Julio Cesar disse:

    Até que enfim o Atletico renovou com o melhor volante jogando no Brasil hoje. E tinha um monte de “Osvaldos de Oliveira” por aí, dispensando o cara. Que segundo dizem tinha proposta do Pirangi. Falta trazer Tardelli (enfia o orçamento pedra fundamental da Arena do Galo, se é que vai vingar mesmo) e mais uns dois pra vir pra resolver. E claro, com esquema de marketing bem feito. E mais um zagueiro mais confiavel.
    Li que a obra da Arena esbarra em desmatamento e nascentes/corregos que tem por la. Vamos ver !

    • Marcão de Varginha disse:

      Por falar em zagueiros, quando que Larghi dará oportunidade para os jovens zagueiros Matheus Stockl e Martin Rea?
      – #benecyeternomito

    • Robinho Ferreira disse:

      Melhor volante jogando no Brasil hoje? kkkkkkk
      nosso reserva Romero é 5 x melhor,vou nem falar do resto Brasil a fora!
      Adilson como volante é um terceiro zagueiro,marca muito e toca de lado,e mais nada!

  • Julio Cesar disse:

    E dentre declarações imbecis também nesse caso um fenomeno (“não se faz copa com hospitais”) e atitudes questionaveis, ele virou as costas para o São Cristovão. Tá, va lá, foi investir na Espanha pois o que importa é a grana que ele mira por lá, é um direito dele. Mas poderia recuperar as instalações e o gramado para propiciar oportunidade aos garotos e garotas pobres. E até lucrar com uma revelação, como ele foi um dia, sem dinheiro pra ir treinar no Flamengo.
    Li que o novo presidente do STF cantou ou citou musica do Legião Urbana na sua posse. Mas a musica a ser tocada pra ele e pro Ronaldo é “…suas ideias não correspondem aos fatos…”.

  • Zé Neto disse:

    Conforme o próprio Ronaldo disse, passou fome na Toca!

  • Luiz Ibirité disse:

    Uma pena, pelo visto foi fenômeno somente dentro de campo mesmo!