Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na expectativa de Santos x Galo, indo para uma Copa do Mundo diferente

E uma cobertura também diferente. Não vai dar pra assistir o Atlético contra o Santos, pois estarei dentro de um avião, sem transmissão. Peço que os comentaristas aqui do blog comentem neste post sobre o jogo. De férias na prefeitura de Belo Horizonte, credenciado pela FIFA, estou indo para a França para ver de perto a quantas anda a evolução do futebol feminino e comparar a estrutura dada à competição delas com a dos homens. Dentro de campo, não dá para fazer comparações sobre qualidade técnica, principalmente quando falamos de Brasil, onde a prática do futebol pelas mulheres é embrionária, comparando com Estados Unidos, China, Noruega ou Suécia, por exemplo. O incentivo é mínimo no Brasil, muito diferente dos países candidatos ao título nesta Copa da França.

Do Aeroporto Charles de Gaulle irei quase que direto para o Parque dos Príncipes para a abertura da VIII Copa do Mundo de futebol feminino, onde jogarão França e Coréia do Norte. Trabalhei neste neste estádio na conquista do Torneio de Paris pelo Atlético em 1982, decidido contra o Dínamo de Zagreb (antiga Yugoslávia, hoje Sérvia). O Galo tinha feito 3 a 0 no PSG (onde jogava o Aridiles, capitão da Argentina). O Dínamo eliminara o Colônia, cheio de jogadores da seleção da Alemanha, vice-campeã mundial semanas antes na Copa da Espanha, conquistada pela Itália. Trabalhei neste estádio também na Copa do Mundo de 1998.

Fora das quatro linhas estou curioso para ver a estrutura montada para a cobertura da imprensa; para as seleções com seus centros de treinamento, deslocamentos, eventos paralelos e essas coisas. De modo geral o interesse da torcida brasileira é pífio. Nem tanto pelo fato de que a disputa na França será praticamente paralela à Copa América masculina disputada no Brasil, inclusive com a final no mesmo dia: 7 de julho. Nosso maior problema é que a seleção brasileira, dirigida pelo Vadão não é candidata ao título.

Até mais tarde!


» Comentar

Comentários:
4
  • TONICO disse:

    Galo tomou um susto com 5min de jogo. O Zé Welison estava marcando o zagueiro Gustavo Henrique (de 1,95m) na cobrança de um escanteio. Aí, não deu outra: 1×0. Parecia que o Galo estava perdido em campo, mas é a forma como o Santos joga: correria absurda no começo do jogo, que vai dando lugar à falta de gás na sequência. Já havia sido assim no Horto. A diferença é que ontem conseguiram fazer um gol. Mas o Galo foi controlando o entusiasmo deles e passou a dominar a partida. Cazares fez um lançamento sensacional, no “ponto futuro”, para o Chará. Aliás, Chará foi o nome do jogo e mantém o crescimento partida após partida. No segundo tempo ele fez o gol da virada, mas poderia ter feito outros dois caso Luan, quando o jogo ainda estava 1×1, e Geuvânio, quando já havíamos virado, tivessem feito o simples e dado o passe para ele. Também contribuiu muito na recomposição. Está voando fisicamente. Todo mundo participou positivamente do jogo. Ninguém foi destaque negativo. Diria que nem o Ricardo Oliveira, que muitos criticaram. Dentro do contexto (tático, técnico, emocional, grupo, etc), ele ajudou bastante. Claro que o Alerrandro vem em fase muito melhor e vai acabar ficando com a vaga, mas apenas para destacar que o veterano atacante também ajuda. Com os reforços que chegarão na intertemporada, o segundo semestre pode reservar alguma surpresa. Hora de virar a chave e fazer mais 6 pontos no Brasileirão para ter tranquilidade.

  • Antonio da Silva disse:

    Bela vitória do Galo!
    Dá até medo elogiar e o Chará acordar do surto, mas vem jogando bola, marcando gols e agora sim, fazendo jus à sua contratação.
    Cazares continua o mesmo, quando quer jogar é bom de bola.
    O Santos está chiando indevidamente pela cbf obedecer o regulamento e o peixe não poder mandar o jogo pra Vila Belmiro, já que o estádio é oficializado antes do jogo de ida. A outra chiadeira é pelo fato da cbf não liberar o Rodrigo que está em Toulon.
    Bom jogo, dois times que jogam pra frente e proporcionaram bons espetáculos. Tomara que a “bolinha” favoreça o Galo, estamos decidindo muitos mata mata na casa do adversário.

  • edson dias disse:

    Pode abrir um ”chateau” e comemorar tranquilo, Chico!!

  • Eduardo Silva disse:

    Parabéns Chico Maia, Boa Viagem e boa cobertura!

    Quando estive na França gostei da facilidade de locomoção por metrô. Me lembro que planejei ir até o Stade de France em Saint-Denis, porque tinha visto a indicação em uma linha de metrô que eu estava, mas acabou não dando tempo.

    Um lugar que sugiro a você ir é o Le Cordon Bleu, restaurante e também escola super famosa de culinária. Fica perto do Rio Sena onde vc pode fazer um passeio nos famosos bateux-mouches parisiens, tomando um bom vinho.

    Fora que em qualquer lugar tem também as famosas boulangeries, padarias francesas, e comer croissant, choux, éclair, tartelette, brioche no café da manha ou o petit déjeuner em bom francês…kkk
    E a noite ir ao Moulin Rouge ver um show de can can.

    Você como um cara viajado talvez já tenho feito tudo isso, mas fica as dicas…kkk E manda as fotos como vc fez na Copa da Russia,
    Grande abraço.