Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Marta abria o placar contra a Austrália, mas a informação mais importante era que Mano Menezes pedira demissão no Cruzeiro

Aos 24 minutos do primeiro tempo Marta fazia 1 a 0 sobre a Austrália e exatamente neste momento me chegava uma mensagem de Belo Horizonte informando que o Mano Menezes pedira demissão do Cruzeiro. Daí a pouco Cristiane fez 2 a 0 e parecia que a noite em Montepellier seria da classificação da seleção brasileira para as oitavas de final da Copa feminina. Mesmo com maior tempo de bola com as australianas a determinação e inspiração das brasileiras eram supremas. Mas, a melhor condição física das adversárias falava mais alto e aos 46 e 47 vieram os gols de empate.

Marta entrou sem as melhores condições físicas, problema muscular na coxa, fez o que pôde e teve que sair. Com 41 anos de idade, Formiga, que correu demais, também teve que ser substituída. Péssimos sinais. O segundo tempo foi um inferno para o time brasileiro e tudo mudou. Aos 29, Cristiane, também veterana, teve que ser substituída. E a Austrália virou o jogo.

Para quem não acompanha o dia a dia da seleção brasileira é fácil culpar A ou B, em especial ao técnico Vadão. Se eu não estivesse presente a este mundial e longe das informações sobre a seleção, também entraria nessa. Mas a verdade é que Vadão não tem culpa nenhuma. Foi um resultado normal, tanto pela qualidade da Austrália, páreo sempre duro e algoz do time brasileiro nos confrontos anteriores, quanto pela falta de condição física de todo o time verde e amarelo em relação às demais participantes da Copa. É a velha história que se repete: temos talentos individuais, mas não temos uma estrutura para termos uma seleção permanente, forte também fisicamente.


» Comentar

Comentários:
6
  • Silvio T disse:

    Concordo cem por cento quanto á parte física. Acho que a seleção brasileira está no Top 3 em qualidade técnica, mas fica bem atrás na capacidade física. Foi visível que o time abriu o bico a partir dos 35 do primeiro tempo. Ainda conseguiu algumas boas chegadas no segundo tempo, mas as jogadoras não tinham pernas para chutar forte ou fazer um bom cruzamento.
    Talvez a Formiga pudesse ter ficado um pouquinho mais em campo, ela foi importante nos bloqueios dos ataques australianos, mas não acertava um passe! Idade pesando demais. E eu acho que numa Copa do Mundo as meninas mereciam um técnico mais encorpado, mais experiente, de mais nome. Tipo um Luxemburgo, um Dorival Júnior. Um nome desses no banco não deixaria escapar um resultado como o de hoje.

  • James Rubens disse:

    Tenho a impresso de que o sr. Mano Menezes é uma pessoa que acredita que tudo pode ser a qualquer custo. Honesta ou desonestamente. Com jeitinhos, ameaças, gritaria, confusão. Tudo que tiver direito. A saída dele do futebol Mineiro é uma prestação de serviço para a reputação mineira, que não compactua com mau-carater.

  • Marcão de Varginha disse:

    Se o fantástico MM sair do CEC, além do VAR, quem mais vai apitar os jogos celestes?
    – Que continue pegando fogo que mesmo assim ainda é pouco, muito pouco!
    – #benecyeternomito

  • TONICO disse:

    Sobre a seleção, eu não concordo. Falei estes dias que tínhamos dois problemas: Vadão e goleira. Não especificamente a Bárbara. Mas qualquer goleira. Brasil não tem nenhuma de nível. Além de fraco, acho que há desgaste com o Vadão. As jogadores parecem não ter muita afinidade com ele não. E nem com o Marco Aurélio Cunha. Principalmente depois que a Emily Lima foi demitida em 2017. À época houve uma debandada na seleção. As 9 derrotas consecutivas este ano não foram por acaso. É preciso mudar sim. E coordenação técnica e comissão técnica têm culpa. Uma pena jogadoras como Marta e Cristiane encerrarem a carreira sem um título importante pela seleção. Quanto à crise em solo mineiro, Mano não era o pica das galáxias? Os títulos não vieram de forma limpa com excepcional trabalho dele? Segura ele aí porque as coisas vão mudar no retorno do futebol pós Copa América. Completando, Galo já tem 4 reforços certos para o segundo semestre: Lucas Hernández (lateral esquerdo), Ramón Martínez (volante), Otero e Luciano (atacante). Falta só o zagueiro prometido pela diretoria. Segundo semestre promete aqui em Minas.

  • Flávio Azevedo disse:

    Perdemos por causa falhas individuais e a parte tática o treinador tem feito..cabe as2 jigadoras ficarem mais atentas os 90 minutos..mas resultado normal e a seleçao vai seguie em frente…e no Coelho, não aguento mais ver salum no AMÉRICA…

  • Queiroz disse:

    Olha,o Var e o sr Heber Roberto Lopes fizeram de tudo pra salvar o Mano,mas ainda assim parece q não adiantou. As agressões covardes do Leo e do Dodõ e a não marcação do pênalti escandaloso do Aräo , evidenciaram q tanto o cruzeiro e o Flamengo ,historicamente sempre foram beneficiados.Uma vergonha. AH, e quem expulsou o jogador do Fortaleza foi o Tiago Neves. Lamentável!