Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A agitação do Cruzeiro dentro e fora de campo

Grupo “Pró-Cruzeiro Transparente”, integrado também pelo ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares, foi barrado na porta do Barro Preto

Nem nos piores momentos dos anos 1980 vi o Cruzeiro em situação tão complicada, principalmente em sua diretoria executiva e Conselho Deliberativo. Dentro de campo há esperança de que o Rogério Ceni arrume a casa, promovendo jogadores da base, afastando medalhões que se sentem donos dos time, contando com o respaldo da torcida. Fora das quatro linhas a situação é mais delicada já que os presidentes do clube e do conselho, que deveriam trabalhar pela paz interna, estão em lados opostos, falando mal um do outro. Mesmo com manifestações de torcedores contra os principais dirigentes, nas portas de suas casas, de madrugada, eles nem avaliam a hipótese de renunciar. Ontem, conselheiros do movimento “Pró-Cruzeiro Transparente”, foi barrado na porta do bar da sede do Barro Preto, onde se reúnem há tempos, toda terça-feira. O clima só esquenta.


» Comentar

Comentários:
9
  • Marcos disse:

    Triste saber que esse clube é comandado por uma quadrilha. Uma quadrilha que botou o time mais vitorioso de Minas no mesmo nível de clubes cariocas em regime falimentar, como Fluminense, Botafogo e Vasco. E ainda numa situação bem pior do que o Atlético MG dos anos 2000. Dirigentes como os senhores Wagner Pires e Itair Machado estariam banidos do futebol e atrás das grades em qualquer país sério do mundo.

  • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão ) disse:

    Chico,

    Como sou sócio do Clube e estou trabalhando ao lado da Sede Urbana do Cruzeiro no Barro Preto, terça-feira saí do escritório e fiz questão de ir lá no Clube.
    Meu Deus, quanto arrependimento. Quanta tristeza.
    Quando percebi o burburinho e zun-zun-zun logo na entrada, decidi nem entrar porque ouvi alguém falando que o tradicional encontro da Confraria do Cruzeiro ( Que acontece todas às terças-feiras a anos ), excepcionalmente naquele dia não ocorreria. Enquanto estive lá na porta fingindo de bobo e tentando pescar alguma coisa, o Gilvan ainda não tinha chegado ou talvez eu não o tenha visto. Mas depois fiquei sabendo que ele esteve lá sim. O que eu ouvia lá é que naquele dia o Bar do Ruy ( Onde é a reunião da Confraria ) não iria nem funcionar.
    E o que eu sentia e percebia no semblante de vários Conselheiros apoiadores do Wagner Pires, é que o Cruzeiro foi aparelhado por essa atual gestão para a corrupção.
    E o trabalho parece que foi tão bem feito, que qualquer Torcedor ou sócio do Clube que tentar interpelar algum desses Conselheiros, é bem provável que seja execrado pelo mesmo aos gritos de fascista, golpista… Tamanha é a alucinação e proteção desses Conselheiros à essa atual gestão. Só faltam usar camisas com “Itair livre” ou “Wagner Pires livre”…
    Aí pra piorar quando eu já achava que não tinha mais como as coisas piorarem, fico sabendo que alguns líderes de torcidas organizadas, tiveram ontem uma reunião com parte da diretoria e alguns jogadores e resolveram dar um “voto de confiança”…
    Pelo amor de Deus !! Voto de confiança pra uma corja como essa que levou a instituição Cruzeiro Esporte Clube para as páginas policiais ?? Pra uma gestão que expôs o Clube à possibilidade de severas punições ??
    O que fico mais revoltado ainda, é que vários Torcedores comuns assim como eu, que não fazem parte de nenhuma torcida organizada, estão caladinhos, quietinhos. Pois na visão desses deve ser proibido criticar e cobrar o próprio Clube. Só se preocupam com Títulos, em zoar o rival e poder continuar ostentando supremacia. Sem perceberem que estão sendo no mínimo omissos, com a pior crise de todos os tempos do Clube que eles dizem amar.
    Quem ama, também exorta.
    E pra finalizar esse meu desabafo, deixo uma frase de Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

    • Alisson Sol disse:

      Clayton,

      Avisar mais do que avisamos? Aqui no blog, em discussões em família, amigos, etc. (que creio que você, eu, e muitos outros tivemos)?

      Eu não tenho o tempo que alguns tem para ser “torcedor profissional”. Sou muito bem pago para fazer meu trabalho, tenho de me manter atualizado, pratico esporte nas horas vagas, e ser “torcedor” era para ser mais uma fonte de “diversão” dos muitos problemas que já tenho de resolver na vida. Há um “Ministério Público” exatamente para investir pessoas que, em entidades privadas ou públicas, fazem o mal-uso de suas atribuições. No exterior, a lei é que se eu, funcionário de empresa privada, pagar um almoço de mais de U$25 para um funcionário público, vou ter de preencher um formulário que literalmente me faz desistir da idéia. Por isto é que dizem que “não existe almoço grátis”. Agora, no Brasil, você acredita mesmo que, em Setembro, o Cruzeiro está falando em “contratações” sem que ninguém tenha pelo menos um “almoço grátis” devido a isto?

      Outra coisa: lembra quando eu disse que o Mano estava tirando leite de pedra, e provavelmente “perdeu a paciência” devido a problemas extra-campo? Pois agora aparece que estava com salário atrasado. Enquanto isto, dirigente que não por dia estar no clube devido a estatuto, recebeu bônus no ano passado. Você, que trabalhou em empresas grandes, sabe o quanto isto desanima qualquer pessoa. Imagine os jogadores.

      Como torcedores “amadores”, não vejo muito o que possamos fazer. Sou, em princípio, contra a mania da nova geração de “protestar na Internet”, via correntes, abaixo-assinados virtuais, etc. Idéias seriam bem vindas.

      • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão ) disse:

        Caro Alisson Sol,

        É meu nobre, esse é o Brasil…
        E realmente, agora mais do que nunca, ficou escancarado que o Mano tirava leite de pedra. Nos deu o Bi-Campeonato da Copa do Brasil. E ainda assim tem gente que reclama até hoje dele. Mas era o que ele podia fazer com o elenco que tinha… Valeu pelos grandes Títulos e que ele seja feliz na sequência do trabalho dele.
        Como já disse, nós meros Torcedores não podemos fazer muita coisa mesmo não. Mas pelo menos aqui no Brasil, as redes sociais ainda servem pelo menos de “termômetro”. Aí a diretoria percebe mais manifestações ao estilo “rumo ao Tri”, “Rumo ao Hepta”… e mais desse tipo de blá…blá…blá e acha que tá tudo numa boa…
        E é justamente esse tipo de Torcedor, que na hora da crise, na hora da vergonha, some tudo… Aí o Cruzeiro vence o Atlético Mineiro ou conquista algum Campeonato e eles reaparecem…
        Hoje saiu uma notícia que 08 Consulados do Cruzeiro espalhados em Países diferentes, iriam se manifestar contra essa atual gestão. Mas muitos Torcedores “normais” que estão aqui e poderiam exercer uma cobrança maior mesmo que de forma virtual, não fazem absolutamente nada !! Porque pra esses, tudo no Cruzeiro é lindo, é maravilhoso… E que essa crise que aí está é coisa de quem quer prejudicar o Cruzeiro. Vêem as falcatruas, os absurdos, o Clube caminhando a passos largos para anos tenebrosos, mas nem se manifestam.
        Agora, vamos esperar isso de “Torcedor Profissional” ??? Evidentemente que não né…
        Obviamente que também tenho minhas responsabilidades, preocupações e obrigações como qualquer Torcedor comum. Mas ainda assim me recuso a ver esse descalabro que estão fazendo com o Cruzeiro calado.
        Fazer alguma coisa de concreto para resolver essa situação, é claro que do alto da minha insignificância eu não vou conseguir. Mas ver roubo, abuso, falcatruas, corrupção, gente usando o Cruzeiro para intere$$es pessoais e calado, escondido ?? Não mesmo !!! Por mais que eu esteja pregando no deserto e não surta nenhum efeito. Mas eu prefiro ficar em paz com a minha consciência de que pelo menos tentei alertar, inflamar, do que mais a frente ser tido mesmo que indiretamente, como conivente ou omisso.
        Num comentário anterior, eu havia falado pra nos prepararmos pra ficar pelo menos uns 03 anos sem alguma outra grande conquista. Mas analisando melhor depois e conversando com gente que tá lá dentro, mesmo sendo Conselheiro e me falou que também se sente impotente, eu cheguei à conclusão que pelo menos nos próximos 10 ou 15 anos, não vamos conquistar nada !! E que ainda tenhamos que sentir o amargo de uma segundona.
        Como o Chico falou, nem nos anos 80 o Cruzeiro teve uma situação tão absurda como a atual. Naquela época era questão de time ruim mesmo, falta de visão e conhecimento dos dirigentes da época. Mas hoje a situação é muito pior. É falta de caráter mesmo de quem atualmente administra o Cruzeiro. É questão de crime.
        Eu posso suportar time ruim, que não ganha nada. Mas gestão fraudulenta e corrupta, não suporto mesmo.

        Abraços

    • Luiz Ibirité disse:

      Caro Clayton, o único lugar ao qual me atrevo a dar pitacos é aqui neste blog, graças a Deus o dono é imparcial, quando se trata em falar dos clubes das Minas Gerais, então eu me sinto de mãos atadas, tb não apoio injustiça e odeio nego corrupto, sou do tipo q pediria o boné na hora se estivesse envolvimento nestas falcatruas, vejo q o torcedor de bem não tem nenhuma força pra fazer nada neste caso, pq está diretoria q aí está não vai largar o osso, quantos negócios nebulosos estão aparecendo aí, quantos jogadores pediram pra sair este ano, e quantos foram vendidos, está diretoria está vendendo é o clube e não os jogadores!
      Acho muito estranho a máfia azul só agora querer botar o terror no time (não tem meu apoio), quando a bomba estourou lá nas denúncias do fantástico, ficaram caladinhos, acho q a fonte secou, aí em casa q falta pão meu amigo! Está desculpa de time velho e cansado não tá colando não, pois o time se diz cascudo, vejo em outros times aí jogadores com média de idade alta, mas q se entregam em campo, no Cruzeiro a bola passa meio metro do caboclo e ele não tem coragem de esticar a perna e olha q ficaram no mês de junho/julho de folga 30 dias, então, vejo q falta vontade mesmo, e o time já percebeu q a diretoria é avacalhada, os caras estão deitando e rolando!

      • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão ) disse:

        Caro Luiz Ibirité,

        Ou seja, tá tudo errado no Cruzeiro !
        E vc tem razão. Quem somos nós na fila do pão, pra querer interferir lá dentro, sendo que nem Conselheiro contrário a isso tudo tem conseguido ??
        Mas ainda assim, não podemos deixar de manifestar nosso repúdio e indignação. Seja aqui, nas redes sociais ou em até roda de amigos.
        Estão destruindo o nosso Cruzeiro e não podemos assistir calados.
        Quanto a Máfia Azul, o próprio nome dela já diz tudo. Não acredito e nem muito menos apoio nada que vem deles.

        Abraços

        • Felipe BRG disse:

          Concordo com tudo que você disse, porém, não consigo enxergar algo que nós, torcedores comuns do Clube, possamos fazer de efetivo. Reclamar, postar textos, e até vaiar estes dirigentes nos estádios é o que está ao nosso alcance. Infelizmente, as únicas maneiras de que algo concreto aconteça são interferência do ministério público e polícia ou a torcida transformar a vida destes pilantras num inferno. Infelizmente, a última opção só teria efetividade com o uso de violência e coerção, o que eu não estaria disposto a fazer em nenhuma hipótese.

          Dito isto, não vejo uma saída em curto prazo para o Cruzeiro se reerguer, se equilibrar financeiramente e se livrar destes crápulas (os três não sabem nem falar, tenho sempre a impressão de que estão sempre bêbados) . Enfim, teremos muitos anos sombrios pela frente e torço para que o preço a se pagar não seja a ida do Clube à série B, o que enxergo ser muito possível, se não neste, nos próximos anos.

          • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão ) disse:

            Caro Felipe,

            Mas é exatamente isso que eu venho falando. De concreto mesmo, é claro que nós meros Torcedores comuns não podemos fazer muita coisa. No entanto, criticar, cobrar, se colocar contra essa atual gestão pelo menos nas manifestações virtuais, por mais que também possam não ter um grande efeito prático, já seria alguma coisa.
            O que eu reclamo, é daqueles Torcedores que só gostam de aparecer na boa, na crista da onda… Mas que na hora de cobrar e criticar, se escondem, tomam chá de sumiço.
            Se até no mundo corporativo as redes sociais e afins são uma espécie de termômetro, por que cargas d’água essa galera prefere se omitir ??

            Abraços