Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Conceição do Mato Dentro e região enfrentam queimadas piores que as de 2014   

Igor Duarte enviou essas duas fotos (acima do Flávio Piorotte, abaixo do Ariel Branco) feitas anteontem à noite e ontem pela manhã, de Conceição do Mato Dentro, que por consequência está, em grande parte, sem energia elétrica e outros serviços.

As imagens são assustadoras, como essas abaixo, enviadas pelo Cecé Mascarenhas. Essas mostram como estava o visual da Igreja do Bom Jesus do Matosinhos, ontem à noite ….

… e como ela é normalmente, durante o dia, sem fogo e sem fumaça. Felizmente ela não foi atingida.

A Cemig está se virando para reestabelecer a energia na região e soltou nota sobre as providências tomadas: “Uma grande queimada, que atingiu a região da Serra do Cipó, no Leste de Minas, provocou a interrupção no fornecimento de energia para os municípios de *Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte e Dom Joaquim.

No final da noite de quinta-feira (19/9), a queimada chegou a ameaçar a sede municipal de Conceição do Mato Dentro, e as chamas atingiram torres da linha de distribuição que atende os três municípios.
Equipes da Cemig, com o apoio do Corpo de Bombeiros, se dirigiram imediatamente para o local indicado, porém, devido à dificuldade de acesso à região montanhosa e ao fogo, os eletricistas e bombeiros tiveram dificuldade de acessar as torres danificadas. Os trabalhos continuam na manhã desta sexta-feira, para a substituição das torres e inspeção da rede.

Provisoriamente, serão acionados, na manhã desta sexta, dois geradores de grande porte para atendimento aos serviços essenciais de *Conceição do Mato Dentro* e dos demais municípios atingidos.

Caso a linha de distribuição não seja restabelecida até o início da tarde, mais um gerador de grande porte, que está sendo transportado para a região, será acionado, amenizando assim os transtornos à população da região.”


» Comentar

Comentários:
1
  • Marcos disse:

    Todo mês de setembro isso é comum. Num mês que teoricamente não deveria ser tão quente por estar entre o inverno e a primavera, é na prática um dos mais quentes e secos do ano. Excesso de calor e de secura causam todo esse fogo, embora alguns “distraídos” tb dão sua parcela de contribuição com bitucas de cigarro e fósforos mal-apagados. E quando vem a chuva, ela vem não apenas pra dar refresco e abastecer a terra. Vem também pra causar enchentes e danos pra quem não se previniu devidamente.
    Essa é a recompensa dada ao ser humano por judiar demais da natureza!