Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Qualidade deste Cruzeiro 0 x 0 Atlético reflete a campanha de ambos: da pior qualidade

Minha querida sobrinha Vanessa questionou:

__ Uai, não era pra ser um jogão?

Sim, mas este entra para a história como um dos piores entre Galo e Raposa. Coisa horrorosa. Aos 22 minutos do segundo tempo, Fred cabeceou, de dentro da pequena área, e Cleiton fez uma boa defesa. Os narradores das rádios e TV destacaram que foi a primeira defesa de um dos goleiros durante toda a partida até então. Aos 24 vieram as primeiras mexidas, também de ambos. No Cruzeiro, saía Robinho, entrando Pedro Rocha; no Atlético, Bruninho no lugar de Cazares. Mudanças que poderiam ter ocorrido no intervalo, mas mesmo com elas o jogo continuou fraco.

 

ASSISTA:

Chico Fala #3: histórias de Bernard e Bruno Henrique 

 

Aos 34 o Atlético pôs Marquinhos no lugar de Martínez e com essa mudança ficou o time que a maioria dos atleticanos, com quem conversei, gostaria que tivesse começado jogando. O Galo saiu da inferioridade em termos de volume de jogo e passou a oferecer algum perigo.

Os erros de passes dos dois times impressionam. Como pode, jogador de futebol profissional, de time grande, errar tanto? Beira o inacreditável! Na disputa entre os piores, destaque para o lateral Dodô, do Cruzeiro, que não acerta cruzamentos, e Di Santo, atacante do Atlético, que corre muito, mas não consegue nem dominar uma bola.


» Comentar

Comentários:
22
  • José Sana disse:

    O FUTEBOL ACABOU. ANTES DO FIM ESTÁ SENDO SUFOCADO PELO CALOR

    O primeiro ventilador mecânico foi feito no sustentáculo de leques presos por hastes. Os leques se moviam de acordo com algumas roldanas. Isso por volta de 1880, nos Estados Unidos. E em 1882, Philip Diehl inventou, precariamente, o ventilador de teto. O primeiro aparelho de ar-condicionado foi criado em 1902 por Willis Carrier, em Buffalo, sempre nos Estados Unidos. Até aí o mundo já era velho de guerra, com bilhões de anos nas costas. E o calor, hoje quase insuportável, não queimava o planeta?

    Não desejo discutir os assuntos ventilador e ar-condicionado e o calor de matar com meus eventuais e pingados leitores. Só pretendo deixar uma pulga nas orelhas de quem tem ouvidos normais sobre o seguinte tema: será que esse clima infernal vai continuar desenfreado? Para amenizar, eu era menino rabugento ainda quando estourou nas bilheterias de cinemas do país, o filme “Rio, 40 graus”. Brasileiríssimo, de 1955, com roteiro e direção de Nelson Pereira dos Santos, revela algum fato interessante. Por aí se vê que de 1955 até agora o calor do Rio de Janeiro não subiu tanto, no máximo até 45 graus, sei lá. E vamos levando o bonde arrastado, mas levando.

    Mas o assunto de agora não é este. Só faço um preâmbulo para lembrar o jogo de futebol, realizado ontem, entre Cruzeiro 0 x Atlético 0, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Li, vi, ouvi opiniões de vários entendidos das bolas rolando. Criticaram tudo: diretorias, jogadores, treinadores; até os gandulas eram moles em repor as redondas; os próprios narradores engoliam mais água que palavras; mas não li, nem vi, nem ouvi nenhuma crítica ao horário do “derby” — 16 horas, num calor de fazer galinha pôr ovo cozido. Ouvi também que vários torcedores tiveram insolação, alguns desmaios, atendimentos com ambulâncias, transporte para o hospitais. E acrescento: dezenas de outros jogos foram travados na “ex-pátria das chuteiras” no mesmo horário. Ufaaaa!!!

    Não vou me alongar neste texto e nem é preciso. Se nas arquibancadas os torcedores desmaiavam, difícil será acreditar que nem um jogador morreu atingido pelo ar pesado que circulou dentro de campo. Isto eles falaram: que os termômetros marcavam 34 graus centígrados no gramado. Mas o medidor de temperatura não correu atrás da bola, não suou, não permaneceu mais de 90 minutos pra lá e pra cá como cachorros dopados. Só quero dizer que a decisão de marcar a partida para 16 horas, a imposição do horário (Rede Globo, a tal), o aceite dos clubes (estão à míngua, de chapéu nas mãos) e a insensibilidade de todos juntos, tudo merece uma forca com direito a plateia para os (ir) responsáveis.

    Infelizmente, o futebol brasileiro vai mal. Acho que só o Flamengo está bem porque acreditou na sua imensa torcida e investiu. E além de horroroso, o futebol ficou sem graça, com um time só. O time da vitória antecipada. E não venham me dizer que Palmeiras, Santos e Grêmio estão no nível do Urubu, completamente distantes dele. Mas, pior que o futebol brasileiro são os insensíveis, os brutos, os cegos que neste verão antecipado jamais deixam sua sala de ar-condicionado. Mas decidem burrices trágicas.

    O futebol morre e, antes de seu último suspiro, o calor destrói o que sobrava nos pés e cabeças de jogadores que chamam de mesquinhos, peladeiros, pernas de pau, cabeças de bagre. Mass também pudera! E antes de concluir deixo uma informação que a maioria conhece: o Flamengo não joga no sol a pino, não, esse super time é escolhido para entrar em campo quando cai a tarde e entra a noite. Só faltam instalar um ventilador na cabeça de cada craque de cem milhões de euros.

    Lamentável essas cabeças secas. Você aí, desconfie que a inteligência humana está indo pro brejo. Volto ao assunto um dia, se a graça de Deus permitir.

    José Sana/Itabira-MG

  • Carlos Henrique disse:

    Eé aquele penalti na jogada do Bruninho, nao foi marcado.
    interpretaçao do arbitro. em outros jogos.
    lances iguais sao marcados.
    o classico mostrou os dois times.
    todos dois com problemas, jogo horrivel.
    Mas o Galo nos minutos, finais foi melhor.
    Vagner Mancini poderia ter colocado
    os jagadores da base antes.
    Marquinhos tudo bem edema na coxa.
    mas o Bruninho devia ter entrado antes.
    no proximo jogo, com Marquinhos inteiro.
    e pode começar o jogo, e talvez jair
    o Galo melhora em qualidade.
    e vamos caminhando , para o fim do campeonato.
    e esperar a diretoria, corrigir os erros
    das contrataçoes deve trocar alguns, que tem mercado.
    emprestar outros e mudar a cara do Galo
    os jogadores jovens mostraram ser a soluçao.
    sejam da base ou os que vierem de outras equipes.
    mas tem que ter , um minimo de qualidade.

  • TONICO disse:

    Não achei o jogo tão ruim. Só houve muito erro de criação, mas percebi muita vontade principalmente do Galo em disputar o jogo. No começo, ficamos evitando finalizações celestes. Com 20 min, acho que a posse de bola estava 78% a 22%. Depois foi sendo equilibrado e terminou o jogo com 50,1% a 49,9%. Ou seja, depois dos 20 min do primeiro tempo, quem mandou no jogo foi o Galo. Defesa do Galo esteve muito segura. Criticados Martínez e Pái Véi colocaram os 3 meias celestes no bolso. Quem destoou para mim foi o Cazares. Eu arrumaria uma “ite” qualquer para ele e o tiraria da temporada. Fala que ele tem uma inflamação no tornozelo e vai ficar fora o resto da temporada (bebendo). Fábio Carille tem material para fazer uma defesa pouco vazada. Espero que venha mesmo. Só vai faltar contratar o camisa 10. Já ouvi falar em Lucas Lima e também em Serginho (Kashima Antlers). Acho que qualquer um dos dois encaixaria no time. De resto, é liberar uma barca de veteranos e subir uma turma da base. Outra coisa importante de ser dita é o trabalho do Pórrela nos bastidores. Dois pênaltis claros ontem, um deles vergonhoso na cara do árbitro e com imagens de todos os ângulos para o VAR. Não deram nada. Mas uma hora a conta vai chegar.

  • Paulo F disse:

    A vitória ontem era fundamental pro Galo se afastar de vez da zona e pra poder entregar pro flu o próximo jogo… mas quando a escalação foi anunciada já sabia que ia ser dificil. Os técnicos do Galo tem dificuldade demais de aplicar meritocracia e escalar de acordo com desempenho. O que queima jovens jogadores? – botar na fogueira tendo que decidir partidas nas quais o time está empatando ou perdendo (todas, simplesmente todas as vezes que os meninos jogaram com o Mancini foi assim)
    -nao ter sequencia quando joga 1 partida mal
    -não entrar de titular quando vem bem
    Isso desanima qualquer um. Enquanto isso Otero parece que está jogando uma pelada de educação física no ensino fundamental perde a bola em TODAS jogadas de ataque, não acerta 1 chute e não toca 1 bola continua titular absoluto!
    Luan jogou bem melhor as duas últimas partidas quando virou segundo volante.
    E eu postei aqui defendendo o Mancini, achando que ele iria ouvir a torcida, lado engano.
    O que mais me incomoda é o técnico entrar pra empatar em um clássico.
    Pelo menos segurou as Marias lá embaixo. Eu ainda acredito no rebaixamento, ainda mais se no final ainda estiver disputando com os 2 do Rio!
    Quanto à arbitragem, depois das declarações do senador dono do helipoptero, alguém tinha dúvidas que ele iria exercer sua influência para tentar livra-lado descenso por todos os meios possíveis, lícitos ou não? Lembrando que era ele o presidente à época da fatídica partida na qual Benecy, o Mito, narrou ter praticado o crime

  • Horacio disse:

    Pois é, não sei se foi bom empatar com o barcelona das américas ou se foi ruim perder ponto para time da zona de rebaixamento. Nenhum spike fala mais, com boca cheia, no cabuloso investimento que foram feitos no futebol.
    O Galo não tem armado jogadas para o cara da finalização receber uma bola limpa. Qualquer um que jogue naquela posição do Di Santo só recebe bola quadrada, quebrada. Não lembro de ter visto esta jogada em que ele não conseguiu matar a bola, só recebeu bola na dividida e bola de chutão. Na minha opinião foi o melhor jogador do Galo, marcou, defendeu, atacou, disputou todas.
    Quanto a qualidade do jogo, bem, além do calorão temos que lembrar que jogar fechado é uma questão de sobrevivência para técnico que acabou de chegar. A lei das 5 derrotas seguidas tem um adendo que reduz isto em caso de derrota para rival. Nunca achei este time aí é o nosso maior rival, no rural, a caldense, o américa, mesmo a urt dá trabalho igual. Nossos maiores rivais são times muito melhores. Nem acho que ia aparecer a conversinha de perder pontos para os times da zona, para os piores times do campeonato… Mas se perde…
    Pois é seu Chico, qualidade do futebol depende do quanto a corda está esticada pro técnico. E, na véspera do jogo, não faltou quem discutisse quem seria o próximo técnico da lista. Esta é a definição exata do que é diretoria fraca e omissa.

  • Bernardo Montalvão disse:

    Eu sabia que as reclamações do linguiceiro ia surtir efeito. Pelo penais marcados contra o Galo, inclusive dois deles com expulsões, esse ai também teria que ter sido marcado. La Mano! O VAR se tornou instrumento de manipulação dos poderosos do futebol. Também, se o Galo ganha, distanciaria de Fluminense e Botafogo e ultrapassaria o Vaxco.

  • Marcão de Varginha disse:

    O Galo deixou de somar mais 2 pontos, devido ao penalti não marcado.. nota-se claramente que o atleta celeste tem tempo suficiente para tirar o braço e a mão do caminho da bola, e não o faz..
    – Além do mais Fred passou a ser um atleta desleal: usa ambos os cotovelos no rosto, no peito, no pescoço dos adversários! Ex-jogador em atividade.. e covarde!
    – #benecyeternomito

  • MÁRCIO LUIZ disse:

    Eu só gostaria de saber por que aquele lance de BRAÇO dentro da área azul não foi sequer consultado pelo VAR.
    Por muito menos foi assinalado um pênalti por esse maldito (VAR) na final do mineiro em lance que a bola bate no braço do Léo Silva em um carrinho na nossa área.
    É o efeito perrela já dando mostras da VARgonha que se tornou o nosso futebol.

  • José Antonio disse:

    Um jogo medíocre de dois times medíocres…. Só de Otero, um jogador que errou tudo que tentou, não chutou uma bola certa, não deu um passe certo, ficou “rebolando” na frente do marcador, jogador improdutivo, ter sido eleito na transmissão o melhor em campo diz tudo sobre essa “pelada”….

  • Fred disse:

    Concordo, jogo horroroso. Festival de passes errados. Otero e cia querendo finalizar as bolas mais ridículas em vez de continuar as jogadas. No primeiro tempo, dois cabeças de bagre celestes trombaram e deixaram uma bola sair pra lateral, completamente sozinhos.

  • Marcos DF disse:

    La Mano!
    Quanto será que o soprador de apito recebeu para não marcar aquele pênalti?

    • Marcão de Varginha disse:

      Lembrando que na decisão do ruralzão marcaram uma penalti num lance que a bola bateu no antebraço de Léo Silva, de costas e já no chão.. mas segundo o babaca do narrador da emissora do plim-plim, o lance é interpretativo do Juiz..
      – Que esse lance se repita nas demais partidas, e contra o canidae.. tomara!
      – Se esse lixo de time não cair, irão reaparecer os arrogantes celestes dizendo que time grande não cai.. seres desprezíveis, um zero à esquerda!
      – #benecyeternomito

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite,

    O que ocorre também é que as jogadas até se desenvolvem, mas quando chega no último terço desequilibrante do jogo, Rogermente falando, os caras finalizam errado, não chegam na bola, tomam as decisões erradas, é só atacante jogando com calça jeans molhado.

    Então em um jogo truncado e feio como esse, qualquer chance de gol não pode ser desperdiçada! Também essas partidas se decidem muitas vezes em um penalti, uma bola parada, um erro muito grande do adversário, uma jogada fortuita e não em uma jogada trabalhada no ataque.

    O Fábio foi eleito o Craque do Jogo na enquete da Globo sem ter feito NADA no jogo…kkk Ai decidiram dar o troféu pro Grande Otelo, aquela criança que bate falta pra fora, bate duzentos escanteios na mão do goleiro tentando um gol olímpico, aquele que finta o adversário e depois cai no chão, cisca, cisca e perde a bola… é uma coisa horrorosa…kkkk

  • Marcos disse:

    Placar zerado merecido. Um time medroso enfrentoi outro time medroso.
    E o Cruzeiro arrumou uma empatação… não ganha de nenhum time do seu nível(os times ruins) nem mesmo no Mineirão. Só sabe empatar e empatar… tinha tudo pra ganhar o clássico pq o Atlético em algumas coisas consegue ser pior que o próprio Cruzeiro.
    Empates podem até render um ponto por jogo, mas o excesso deles também podem rebaixar um time de futebol.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Pensa num jogo feio! Pela história bonita da sua carreira, Fred deveria preservar eencerrá-la. Ele não aguenta mais; não consegue jogar 60% do passado. Sinal amarelo aceso!!!

    • Alisson Sol disse:

      Fiquei sem entender o “…Pela história bonita da sua carreira,…“.

      O Cone? Também conhecido como versão piorada do Túlio Maravilha? Não lembra do Túlio? Ótimo. Significa que em breve também esqueceremos o Cone…

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        ALISSOM
        Bom dia,
        Nao o conheço pessoalmente, mas, por lê-lo quase que diariamente, tenho um enorme carinho por você, quase nunca discordo do que diz, mas hoje não vou resistir.
        Tá, também não ando suportando o Fred, mas negar que a carreira dele foi brilhante, tá um pouco longe de ser verdade.
        Quando saiu do nosso clube, era o nosso principal jogador, artilheiro, nosso time estava na ponta da tabela, e com o desespero do PERRELÃO (Só para variar), em vender sempre os melhores, nosso time fez um segundo turno daquele campeonato , abaixo do que poderia se o Fred continuasse conosco.
        Ele disputou copa do mundo, nao foi bem é verdade, mas quantos tiveram essa chance na vida? e quantos outros também tiveram a chance e nada fizeram, Zico, Reinaldo, Socrates etc.
        Portanto caro amigo, ja é hora do Fred parar, quanto a isso não se discute, mas negar que a carreira dele foi bem acima de média, me desculpe , acho que é exagero
        Quer ver uma coisa,?
        Em toda a nossa historia gloriosa de bons atacantes, você não conseguiria nem com muita má vontade, de deixar de incluí-lo nos 10 melhores camisas 9 que tivemos.
        Desculpe Alissom, mas desta vez, e é raro, vou discordar de vc. embora claro, vc. tem todo o direito do mundo de pensar como pensa.
        Bom dia, caro amigo

        • Alisson Sol disse:

          Caros Hélio e Amaury Alkimim,

          Toda unanimidade é burra! A discordância é ótima!

          Ora, Fred é, para mim, um jogador que “estava no lugar certo na hora certa”. Se você considera que “ter uma carreira acima da média” é ter “sido vendido por um bom dinheiro”, então podemos para por aqui. Estaremos comparando maçãs e laranjas, como dizem os “americanos” (“apples and oranges“). Por este critério, e só considerando as transferências no Brasil, o Sr. “De Arrascaeta” é um gênio. No plano das transferências internacionais, que estão na mesma página um pouco abaixo: será que “Lucas Paquetá” é tão melhor assim do que Rivaldo, Falcão, Zico ou Romário?

          O Fred esteve em uma safra ruim do futebol brasileiro. Aliás, acho que o futebol brasileiro está há uns 10 anos numa safra ruim. Nem toda safra boa de uvas resulta em bom vinho. Zico, Sócrates, Falcão, etc., não ganharam Copas. Tudo bem. Mas dava gosto vê-los jogar. Para mim, um jogador acima da média é um que “dá gosto ver jogar”. Domina bem a bola, passa bem, finaliza bem. E isto depende não apenas de técnica, mas de forma física e da fase do time inteiro. Mas o Fred, que me desculpem os que pensam o contrário: jamais me deu gosto vê-lo jogar. Fica dando cotoveladas e empurrões nos zagueiros. Não tem velocidade. Não finaliza tão bem assim. Faz gols contra times de defensores fracos, e quando enfrenta uma defesa boa: some!

          Evidentemente, é um jogador que fez história no futebol brasileiro conseguindo se colocar em times por valores bons, devido a amizades com empresários. Para mim, isto não o torna “acima da média”. Mas respeito e concordo em discordar com os que tem opinião contrária!

          • Amaury disse:

            Craque ele nunca foi, mas entendo (E cada um tem o seu entendimento)que ele teve resultados muito bons. Deixou sua marca positivamente. Se foi sorte de estar no lugar certo com as pessoas certas ou ser “bem articulado” , não tenho capacidade para afirmar. Mas o certo mesmo que para times de primeiro nível não é mais possível, infelizmente

      • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

        Alisson, joia? Pode-se gostar ou não do Fred, mas é inegável q ele deixou sua marca no futebol , desde Cruzeiro, Lyon e principalmente no Fluminense. Esteve entre os grandes camisas 9. ESTEVE!