Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Flamengo e River Plate fazem final que muda a história das decisões da Libertadores

Programas de rádio e TV, como o Seleção, comandado pelo André Rizek, no Sportv, dissecam todos os detalhes possíveis e imagináveis de Flamengo e River Plate. 

Em campo, dois grandes times, dirigidos por ótimos treinadores, de estilos distintos, garantia de um jogo imprevisível e inesquecível. Na festa das torcidas nas ruas de Lima, que deveria ser de confraternização, alguns argentinos cismaram de chamar brasileiros de macacos e se deram mal. Bem feito! Que vença o mais brilhante em todos os ingredientes que envolvem uma final.

Primeira decisão em jogo único, copiando a fórmula da UEFA com a final da Liga dos Campeões de lá. Claro que influi tecnicamente, já que não há segunda chance para quem perder e os treinadores têm de pensar estratégias para uma única partida.

Interessante também a instabilidade política e social do nosso continente. A primeira sede dessa nova forma de decidir seria Santiago, capital do país, teoricamente mais estável da América do Sul. Mas os protestos que pararam o Chile e resultaram em mortos, feridos e centenas de detidos, obrigaram a Conmebol a mudar o jogo para Lima.

Ironicamente, capital do país responsável pela desilusão do “Libertador” Simón Bolívar. Depois de expulsar os colonizadores espanhóis também de lá, ele pensou que finalmente, poderia organizar o fim total da presença europeia no continente e transformá-lo na “Grande América Colombiana”, o que incluía inclusive o Brasil. Pois justamente o Peru se rebelou contra o poder de Bolívar, incentivou a Venezuela a sair fora, também, e acabar com a ideia de união dos povos sul-americanos.

https://twitter.com/i/status/1198160966493577217


» Comentar

Comentários:
6
  • Paulo F disse:

    Vivemos pra ver um treinador português conquistar a América dos Libertadores.
    Que sirva de alerta pros treinadores brasileiros

  • Alisson Sol disse:

    Parabéns ao Clube de Regatas Flamengo e seus seguidores pelo título.

    Achei que o River Plate estava jogando melhor até levar o primeiro gol. Mas Copa é Copa. Quem não faz leva, e o Flamengo aproveitou suas chances ao final da partida. Os jornais argentinos apontam a bobeira do Pratto perdendo a bola no primeiro gol. E o segundo gol é uma trapalhada da defesa que só tem explicação pelo cansaço.

    Agora é esperar que os outros clubes se inspirem no Flamengo, que buscou um executivo profissional para sua Presidência, e agora está colhendo o resultado. Teve a coragem de rapidamente corrigir o erro da contratação de Abel Braga, e buscou um técnico “diferente” da panelinha que domina a ciranda de técnicos no Brasil. O “Mister” teve a coragem de sempre colocar os melhores em campo, ao invés de escalar devido à necessidade de exposição. Se mais clubes fizerem isto, o nível do futebol do país vai melhorar muito. Do contrário, o Flamengo vai disparar em renda e, bem administrado, crescer em detrimento dos outros clubes.

  • J.B.CRUZ disse:

    MENGÃO; BI CAMPEÃO DA LIBERTADORES…
    A HISTÓRIA SE REPETE,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Carlos Henrique disse:

    Muitos falaram comigo, vou torcer para o flamengo
    torcedores de varios clubes, ex jogadores, jornalistas
    ai e lembro da piada.
    nos anos 90 o Cruzeiro na final da libertadores
    e o locutor da tv, ou seja o narrador
    falava, minas é o Brasil
    e o garotinho atleticano
    pergunta ao pai, pai, minas é o Brasil.
    o pai explicou, o Cruzeiro representa o Brasil na final
    o garoto responde.
    entao que Minas se foda
    é o meu sentimento , a magoa dos anos 80.
    que vença o River.

  • J.B.CRUZ disse:

    Meu Palpite para o jogo:
    nos 90 Minutos – 1 x 1
    Na prorrogação: 0 x 0
    Nos Penaltys: 5 x 3 FLAMENGO.. BI-CAMPEÃO …….

  • Silvio T disse:

    Resumo dos últimos três anos. Por duas vezes tiveram que contratar correndo um goleiro veterano meia boca porque TODOS os titulares se contundiram. O mesmo panorama se repetiu com zagueiros, laterais e atacantes. Prá esse domingo o festival de contusões atingiu os volantes! É muita incompetência, meu Deus! É muita casa da mãe Joana!!