Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Imagem do dia: Cruzeiro já escapou do rebaixamento em situações piores. Numa delas, perdia de 2 a 0, mas foi salvo por Toninho Cerezo

O Audísio é um colaborador antigo deste blog (que aliás, está fazendo 10 anos de existência em 2019). Sempre muito realista e não raramente duro em seus comentários. Escreveu sábias e bem lembradas palavras aqui. Ele só se equivocou quanto ao adversário do Cruzeiro na época: foi o União São João, de Araras-SP e não a Inter de Limeira.

Para acalmar cruzeirenses mais desesperados e atleticanos mais afoitos. Confira:

“Já vi Toninho Cerezo livrar o Cruzeiro contra a Internacional de Limeira quando ninguém mais acreditava, logo ele Toninho Cerezo! Tomou calote de 80.000,00 reais na época e decepcionou a torcida atleticana manchando sua participação na história do Atlético, não por ter marcado o gol mas por ter preterido o Atlético pelo Cruzeiro, dando um lençol no Afonso Paulino acertando tudo nas costas do presidente atleticano acertando sua ida para o Cruzeiro no restaurante Mala e Cuia. Ahhh Toninho, se você pudesse ver o futuro e o que lhe custou você não teria feito isso!
Já vi o Cruzeiro com o pé no abismo e sair dando uma goleada no Atlético no ultimo jogo na arena do Jacaré, desta maneira só acredito nessa queda quando consumada e aí farei meus comentários.”

A memória eletrônica está aqui, no youtube, com os gols da virada do Cruzeiro e no Globoesporte.com que relembrou o fato em 02/11/2011, com os detalhes desse drama azul, que terminou em final feliz.

https://www.youtube.com/watch?v=wkCOZALJv8M

* “Herói cruzeirense: ídolo do Galo já garantiu a Raposa na Primeira Divisão”

Em 1994, Toninho Cerezo, um dos maiores ícones do Atlético, em 1994, fez o gol que salvou o Cruzeiro da queda para a Série B do Brasileirão

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/heroi-cruzeirense-idolo-do-galo-garante-raposa-na-primeira-divisao.html

Imagem do dia é um oferecimento dos Supermercados EPA.

Supermercados EPA


» Comentar

Comentários:
41
  • Marcão de Varginha disse:

    A arbitragem fez o que pôde para parar o excelente time mesclado do Grêmio e ainda deixou de expulsar um jogador “mineiro”… e mesmo assim os gaúchos triunfaram!
    – O time celeste tem bons atletas dentro de campo, e ótimos representantes fora dele: que o digam a comissão de arbitragem da CBF e o VAR.
    #benecyeternomito

  • Sérgio Murilo Rodrigues Lopes disse:

    O filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, Platão já afirmava: “Quem comete uma injustiça é mais infeliz que o injustiçado”. Acesse o blogdosletradosdesalienados.blogspot.com

  • Paulo Sérgio disse:

    Como era de se esperar a virada de mesa já começou ontem, Ceará garfadíssimo. Caçaram um jeitinho de anular a penalidade assinalada.
    Os poderosos do futebol sempre arrumando um jeitinho de enganar as torcidas, anunciaram um monte de porcentagens pró rebaixamento azulino e eu disse a um amigo, tudo jogo de cena, arrumaram um jeitinho para o retorno do grupo dominante no Cru cru e ao mesmo tempo dando sensação ao torcedor, só que tudo é decidido na última rodada e quem tem mais camisa fica, portanto, as porcentagens divulgadas são fajutas.
    Não sei o porquê de tanta falação devido o Galo ter ido a Sulamericana, essa diretoria não sabe formar time pra vencer competição nenhuma.
    Engraçado, foi só o Alerrandro ser vendido e o time voltou a jogar bem. Dindim sagrado!
    Espero que esse arremedo de diretoria não continue com o Mancine pra 2020 e que venha um treinador que saiba formar um elenco e lhe dê dinâmica de jogo como o Tiago Nunes no CAP.
    Gostaria de perguntar a rádio itatiaia quanto foi o jogo Corinthians x Ceará. aprontaram um berreiro dizendo que o Curingão ia entregar o jogo. O mesmo nada se falou se o Grêmio entrar com time mesclado hoje.
    Meu Deus, a mulher que os atleticanos agrediram, tomou foi uma queda. Quanto ódio!

  • MARCIO LUIZ disse:

    Vou encerrar esse assunto cerezzo com a seguinte pergunta:
    Por que será que o time master do Galo se exibe em várias cidades do Estado com todos os ex-jogadores de 70/80, MENOS o dono “pênalti no quarto gomo” toninho cerezzo???
    A MASSA sabe o que faz, gente.

  • MARCIO LUIZ disse:

    Vou encerrar esse assunto cerezzo com a seguinte pergunta:
    Por que será que o time master do Galo se exibe em vários locais do Estado com todos os ex-jogadores de 70/80, MENOS o dono “pênalti no quarto gomo” toninho cerezzo???
    A MASSA sabe o que faz, gente.

  • Renan Rodrigues disse:

    Xi, D. Salomé negou na polícia que foi agredida por atleticanos, disse que tomou uma queda por portar uma bolsa pesada contradizendo o BO da PM. Está no G1!
    Acho que o Galo não deve se esforçar por Sul americana, afinal 7 Câmara desqualificou a competição e ele não sabe fazer um time pra vencer o grande Colón da Argentina.

  • João Brás disse:

    Historicamente, a instituição azul sempre fez de tudo pra prejudicar o Galo, inclusive em diversas passagens a torcida pedia a entrega de jogos para tal. E parece coisa feita, é sempre o Galo que tira o Cru cru dessas situações, inclusive o representante azulino do AE cravou isso hoje: é o Galo que vai nos tirar desta. Ontem a Itatiaia fez maior auê com suposta entrega do Curingão nas redes sociais como se eles nunca tivessem cogitado isso. Incrível parcialidade defendendo o lado de lá ao acreditarem em postagens de torcedores. Justamente a torcida que não acredita em compra de títulos, mesmo tendo um réu confesso lá dentro.

  • Jeremias disse:

    Neste ano o Zerin levou uma tamancada do Remo jogando em casa 5 x 1. Os azuis estavam vendendo o almoço pra comprar a janta, chegaram a cortar a luz da Toca. A coisa estava tão feia que Wagner, digo Masci renunciou. Ai já viu né, a crise justificou a ascensão do perrelinha ao trono azul de forma muito estranha e conturbada em meio a uma também crise familiar do ex presidente. Qualquer semelhança com o momento atual é mera coincidência!

  • Raws disse:

    Estava pensando sobre essa situação dos cruzeirenses e fiquei imaginando, qual o percentual de torcedores aceitariam uma tramoia para se livrarem do rebaixamento, não que irão usar desse expediente pois se conseguisse, pelo histórico certo dirigente já teria feito, porém é muito triste termos a certeza que uma enorme parcela de todos os torcedores no Brasil ficariam muito felizes mesmo sabendo de que jeito…
    Infelizmente nosso povo procede assim em todas as esferas e ” só os políticos são corruptos”

  • Edson Dias disse:

    Há um detalhe importante neste ano, que precisa ser levado em conta: o Cruzeiro não pode contar com o Galo esse ano, como contou em 94 e como contou em 2011, seja por irresponsabilidade ou por mutretas dos bastidores. Fato que o Cruzeiro venceu o União São João por 3 x 2, de virada, com gol de Cerezo. Mas ESTE resultado não era suficiente. Era necessário que o Atlético, já classificado da repescagem para as quartas de final do Brasileirão, vencesse o Remo. E venceu, por 2 x 0. Sem a vitória do Galo, a atuação de Cerezo e a vitória do Cruzeiro cairiam no esquecimento. Sinceramente, eu não vou culpar Cerezo por ter feito o que fez… era profissional, pago pelo Cruzeiro. Fazer o que?? A trairagem aconteceu foi antes, quando ele conversou com o Paulino de manhã e assinou com os Masci na parte da tarde.

    Em 2011, nem é bom lembrar da tragédia, que por sinal faz aniversário hoje, 04/12… Convém lembrar que o oposto também já aconteceu, com o Cruzeiro ajudando o Galo em 2004, ganhando do Vitória no Mineirão sob protestos da torcida, que queria que o time entregasse o jogo.

    Se acontecer o rebaixamento azul, claro que nós atleticanos vamos gozar muito. Mas que será uma tragédia para o futebol mineiro, é óbvio que será. Se já é difícil estarmos com apenas dois clubes na série A, que por sinal não se ajudam fora de campo nem fudendo, imagina com um só!! É absolutamente necessário que as próximas direções repensem esse modo de condução dos clubes. Faltou pouco para OS DOIS irem para o buraco, como também quase aconteceu em 2011, mas noutras circunstâncias.

    Eu ainda acredito que o Cruzeiro se salva… porque o encosto do Ceará vai tomar uma taca do Corinthians hoje, uma vez que o time é ruim demais. E acho que o Cruzeiro vence o último jogo… vamos aguardar, como diria o pardal.

  • António disse:

    Vai manchar a história do clube, sim, mas se escapar coisa que nao acredito, vai ser uma vitória pra esses dirigentes canalhas e jogadores mercenários. Acabaram com nosso cruzeiro.

  • Marcão de Varginha disse:

    Eu acredito que até para ser torcedor do “negócio” futebol tem que ter seus limites.. se um dirigente alvinegro vier à público, ao vivo e à cores num programa esportivo de TV e assumir categoricamente por livre e espontânea vontade ter “comprado” arbitragem para ajudar meu time num determinado campeonato, por VERGONHA NA CARA eu pararia definitivamente e de imediato de torcer.. e se esse dirigente mesmo após ter assumido tal absurdo e a diretoria se portasse de forma conivente não o afastando-lhe de imediato e determinando apuração, concluiria que os títulos conquistados quando na permanência desse diretor em seu cargo, é porque todos previamente sabiam e também foram coniventes, diretoria após diretoria. E, pasmem!, quem confessou dita as regras quase meio-século, período das “glórias” conquistadas dentro (e fora) das 4 linhas! Isso sim, é mancha eterna maior que a segunda divisão!
    – #benecyeternomito

  • Germano Brás disse:

    O próprio Toninho já se disse arrependido pelo feito, assim como Reinaldo comentou que arrependeu de ter jogado no crucru e Éder que recusou homenagem por ter ganho uma CB no time azulino.

  • Marcão de Varginha disse:

    Chico, li agora pouco no uai.com.br que ontem, uma senhora de 86 anos e uma adolescente de 15, foram agredidas com paus por “torcedores” do Galo.. esses verdadeiros animais irracionais cessaram as agressões devido a aproximação de torcedores celestes que acompanhavam o jogo de vôlei do Cruzeiro, assim como as vítimas. Até quando teremos que tolerar a frouxidão de nossas leis com relação à esses animais agressores?
    – Minha solidariedade à essa senhora e a jovem…

    • Silvio T disse:

      A notícia diz tudo: coisa armada para culpar alguém e desviar atenções. Torcida organizada do Atlético em três carros, em Betim, num jogo de vôlei??? Agredindo a pauladas uma senhora de 86 anos??? É óbvio que é coisa armada por máfias.

      • Luís Cláudio disse:

        Quando li a reportagem no Superesportes.com, imaginei isso. Se os pressupostos irracionais estivessem sob efeito de drogas e um bando de marmanjos insensíveis, agredindo mulheres, teriam matado (graças a Deus que não). Organizada que cabe em kombi não é do Galo e atleticano próximo de jogo de volei do Crucru? Muito estranho. Daqui a pouco pedem a extinção da Galoucura e aparecem um monte de procuradores oferecendo denúncias contra o Galo. Sem querer defender ninguém, mas não vi o STJD manifestar sobre os baderneiros que arremessaram garrafas na torcida do Galo nem os azulinos que soltaram rojões no jogo contra o CSA. Puro jogo de cena pra ocultar a “lama” do nosso adversário.

  • Alisson Sol disse:

    Os verdadeiros torcedores do Cruzeiro já há tempos antecipam o rebaixamento. O clube não pode continuar como uma árvore podre, sendo sugada até a última gota da seiva. Chega de frequentar as páginas policiais. Os verdadeiros torcedores do clube querem sua evolução, e vão continuar torcendo, apesar dos tropeços. Mas o poder do torcedor tem limites, e a maior tem trabalho, família, e outras atividades com que se ocupar.

    O problema são os que hoje sugam o clube, incluindo dirigentes, empresários, jogadores, torcidas “organizadas”, etc. Sua reação pode ser desde um extremo da violência, até o outro (bom efeito!) de desaparecerem do clube, e deixá-lo se recuperar. Vejo notícias de documentos sumindo do clube a ameaças de agressão a jogadores. Tais notícias deixam-me preocupado com a possibilidade de que, depois de um rebaixamento, os bons torcedores possam evitar se aproximar se este “bando” que tomou conta do clube continuar por perto.

    • Julio César disse:

      Os verdadeiros torcedores do Cruzeiro já há tempos antecipam o rebaixamento?????
      hein??? como??? me tira dessa lista. não quero isso e vou torcer até a última gota de chance de ficar na série A.
      mas que conversa fraca é essa??? quer dizer que os verdadeiros torcedores querem que o time seja rebaixado pra poder ser saneado???
      eu sou torcedor do cruzeiro e não quero que seja rebaixado e quero que acabem com todas essas desavenças e uma coisa não anula a outra.
      somente os fracos estão prevendo rebaixamento e falando que vão abandonar o clube.

      • Alisson Sol disse:

        Júlio César,

        Leia o que está escrito com calma. Ninguém está querendo o rebaixamento. Ninguém está abandonando o clube. Agora: daí a negar que o clube merece o rebaixamento, dentro e fora de campo, é querer tapar sol com peneira.

        Torço pelo clube que meu falecido pai ensinou-me a torcer. Mas ele também ensinou-me a gostar e reconhecer bom futebol. O futebol atual do Cruzeiro é mais feio do que o de alguns clubes da Série B.

  • Cássio Scuccato disse:

    Toninho Cerezo? Quem é esse cidadão? Já jogou no Atlético? Pra mim está na galeria dos esquecidos exatamente por esse fato ocorrido em 1994… nunca ganhou nada de relevante pelo Galo e ainda salvou o time azul da segundona… ainda bem que esse ano não tem salvação mais! Vamos Ceará!!!! Vamos Grêmio!!!!

  • MARCIO LUIZ disse:

    Que coisa PATÉTICA o “editorial” feito ontem na turma do bate bola pelo seu criador e âncora Emanuel Carneiro condenando “campanha” # entregacorinthians nas redes sociais. Todo o mundo do futebol sabe que esse tipo de brincadeira é mais antigo que andar pra frente e nunca influenciou em NADA resultados de partidas.
    Quando boleiro faz corpo mole é por corporativismo ou por razões inconfessáveis, menos por influência de torcedores.

    Que desespero de causa deste sr conselheiro do…… ATLÉTICO!!!
    Passou recibo, estou e assinou.

    • MARCIO LUIZ disse:

      …*DATOU e assinou.

      • Edson Dias disse:

        É bom lembrar ao senhor Emanuel Carneiro, que talvez já esteja com alguma debilidade em suas faculdades MORAIS, que a torcida do Cruzeiro fez o MESMO em 2004, numa das últimas rodadas do campeonato: o Galo pelejando pra não cair (e o Cruzeiro fazia campanha igualmente ridícula, mas não corria riscos) e o Cruzeiro enfrentaria o Vitória no Mineirão. Se o Cruzeiro PERDESSE, complicaria demais a vida do Galo, mas ganhou, acho que por 3 x 0, sob protestos da torcida azul que não aceitava a vitória.

        Que sujeito hipócrita, viu?

  • Silvio T disse:

    Se o Grêmio não vencer amanhã, Renato Gaúcho arrisca seriamente seu futuro. Seria uma situação tão escandalosa que toda a credibilidade, respeito profissional e autoridade que ele conquistou nos últimos três anos ameaça cair por terra. De favorito a assumir a seleção brasileira, ele poderia retornar à prateleira de baixo dos treinadores.

  • Roger Campos disse:

    Parabéns pelos 10 anos de blog, Chico Maia. É o meu ponto de prosa preferido.

  • Horacio disse:

    É seu Chico, mas o boato sobre a goleada é outro, dizem as más linguas que foi coisa negociada. O certo é que nunca ficaremos sabendo a menos que aquela quadrilha venha a ser presa e faça uma delação premiada. Aliás o grupo de corruptos é o mesmo. Daí a quase certeza de parte da torcida de que o time não será rebaixado, que o doutor fará sua mágica.
    A imprensa esportiva mineira é quem está devendo, e muito, nesta história. Deste o elenco para ganhar todas as competições até a obscura história da única (kkkkk) diretoria que depenava as finanças do clube… surpresa!! olha quem tá lá agora!!
    Parece que a imprensa, além de ter um time do coração, tem lado na briga e já tormou partido do jeito desavergonhado como vem passando paninho. Ou então a lei do silêncio, a ometá, voltou a vigorar nas redações.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    O ponto de maior cisão rumo a essa caminhada insana em direção a série B, na minha opinião, foi a demissão do Rogério Ceni pelo Cruzeiro.

    SE ele tivesse o respaldo da diretoria, que NAQUELE MOMENTO tivesse afastado os medalhões insatisfeitos e mandasse o Dedé ficar caladinho, eu acredito que a história ia ser outra, porque o Ceni ia fazer mudanças, colocar mais meninos da base pra correr e no minimo umas 3 vitórias ia conseguir.

    Livrando o clube do rebaixamento ele seria o técnico ideal para começar o planejamento para o ano de 2020, indicando contratações, avaliando as demissões e reestruturando a bagaceira toda no departamento de futebol.

    Agora tudo está em aberto e tem mais nuvens negras rondando o clube do que uma luz ao fim do túnel. Tá até engraçado a comoção de muitos torcedores de clubes no Brasil, implorando para a queda do MAIOR DE MINAS.

    Também ao longo dos anos o Cruzeiro MACHUCOU muito em finais, os ditos grandes clubes como Grêmio, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e os magoados aqui de minas com o #6a1eterno, essa mancha não sai mais nunca e vai doer pra sempre!

    Como disseram, nós podemos igualar nesse fracasso para a segundona, queremos ver igualar nossas conquistas!

    zeroooooooooooooooooooooo

  • Marcão de Varginha disse:

    Rivalidades à parte e confirmando o descenso, será muito ruim para o futebol mineiro.. ocorrendo essa situação, que o Cruzeiro siga o caminho do Galo quando “caiu”: que se levante dentro do campo, sem manipulação, sem arranjo, sem virada de mesa!
    – #benecyeternomito

    • MÁRCIO LUIZ disse:

      Com todo respeito à sua opinião, Marcão, eu quero que, em caso de queda, que eles fiquem por lá até aprenderem a ser menos arrogantes, ou seja, para o resto da vida.

  • mauricio souza - bairro serrano disse:

    1- Em 1977 na final entre Atlético e Cruzeiro, após o Galo vencer, ele disse que enquanto o Galo tiver, ele, Isidoro, Reinaldo etc. o Galo Jamais perderia para o cruzeiro. Resultado, o Revétria acabou com os 2 últimos jogos e foram campeões.

    2- Em 1978 na final do Brasileirão de 77 ele chutou um dos pênaltis para o alto.

    3- Quando saiu do Galo, disse, que quando voltasse ao Brasil voltaria para o Atlético, mas voltou para o São Paulo.

    4- Quando saiu do São Paulo ao invés de vir para o Galo, conversou com o Afonso Paulino de manhã e foi para o cruzeiro à tarde.

    5- Jogou contra o Galo no domingo seguinte e acabou com o jogo (aquele em que o Ronaldinho fez 3 gols).

    6- FEZ O GOL QUE TIROU O CRUZEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO (cruzeiro X União S. J. de Araras).

    7- Quando voltou ao Galo, (1996) tinha-mos o campeonato nas mãos e conseguimos empatar com o Villa e Uberlândia respectivamente e perdemos o campeonato.

    8- No torneio Centenário enquanto ele estava em campo o Galo perdia por 2X0 para o Milan da Itália foi só ele abandonar a carreira, que o Galo empatou e o Galo foi campeão daquele torneio.

    9- Quando foi técnico do Galo perdeu de 3X1 e 5X1 para o cruzeiro respectivamente.

    10- Seu auxiliar técnico no Guarani de Campinas era o Nonato do cruzeiro, para quem diz que é atleticano é um absurdo ele não ter um amigo que possa ser seu auxiliar técnico que seja atleticano. Ex. Marcelo, Zé Maria Pena, Vantuir Galdino, Reinaldo, Isidoro etc…

    11- Em entrevista do Zico, disse que o fla entrava ganhando de 1 X O pois a torcida fazia a diferença;

    12- Tem um filho mutante, nasceu Galo e virou cuzeiro;

  • Marcão de Varginha disse:

    Em suma: para existir, o cruzeiro sempre dependerá do Galo!
    – #benecyeternomito

  • Antonio da Silva disse:

    Tai o motivo pelo qual a torcida do Galo não tem estima pelo Cerezo, depois levou calote do Cru Cru. Dario também perdeu sua popularidade entre os atleticanos por causa de sua afinidade com outros clubes e declarações malfadadas e inoportunas. O Florminense também escapou em 2009 com apenas 1% de chances de sair da degola. Essa incerteza do rebaixamento irá até os últimos minutos do último jogo do campeonato. Mas, há uma pergunta que não quer se calar: o fato do Cru Cru jogar as últimas partidas às segundas e quintas, não seria uma adaptação ao FUSO horário da Segundona?

  • Ivan Júnior disse:

    Chico, as Marias vão cair este ano. Pronto.

  • Tony Silva disse:

    Caro jornalista Chico Maia! A queda se vier tem de ser absorvida e aceita como aprendizado daquilo que um clube de futebol não deve fazer em sua administração! Nomes como Itair Machado, Wagner Pires de Sá, Bruno Henrique, Sergio Nonato e jogadores como Thiago Neves, Fred, Dedé… ficarão marcados pra sempre da pior maneira possível na historia do clube! Espero que esse descenso, caso se confirme, seja recebido de modo pacífico pelo torcedor, que todos entendamos ser isso apenas um momento de transição, que muitos clubes grandes caíram e voltaram melhores. Muitos clubes que hoje jogam na segunda divisão tem diretorias trabalhadoras, honestas e jogadores compromissados! Se o Cruzeiro não teve isso em 2019, não merece ocupar lugar entre os grandes e tem de ceder sua vaga da serie A para outro clube que fez por onde subir, meritocracia no futebol sim! E cuidado pois a segunda divisão não é ainda o fundo do poço…

  • Carlos Henrique disse:

    Como é o futebol, Cerezo foi um grande jogador
    tanto na Europa no Atletico e Sao Paulo
    ‘peladeiro’ para min jogava muito.
    ia a frente fazia gols
    livrou o cruzeiro do rebaixamento.
    chamava ou chama ainda o Atletico de glorioso.
    mas pisou na bola.
    almoçou com o entao presidente do Atletico
    e jantou com o da raposa.
    muitos nao predoam até hoje
    e ai livrou o cruzeiro, da segunda divisao
    se nao fosse esse,deslize
    seria junto com Reinaldo um eterno idolo
    mas nao é