Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mexeu no bolso: o egoísmo de alguns e a solidariedade urgente e necessária do mundo do futebol em tempos de COVID19

Foto: www.noticiasaominuto.com/mundo

Está circulando o vídeo de um torcedor do Palmeiras cobrando dos jogadores que ganham altos salários a se movimentarem no sentindo de ajudar de alguma forma à população mais carente, que é a massa, que sustenta a paixão pelo futebol. Neste momento em que falta e faltará comida na casa de muita gente, uma cesta básica faz diferença, e qualquer um de nós pode contribuir. Imagine quem ganha muito dinheiro como a maioria dos jogadores dos grandes clubes!

No vídeo, este torcedor sugere que eles contem com as torcidas organizadas, que realmente poderiam ser muito úteis nesta situação, já que elas têm contato direto com quem mais precisa e também têm entrosamento bem próximo a praticamente todos as estrelas e seus procuradores, além da maioria dos dirigentes dos clubes.

O jornalista Fernando Rocha, abordou este tema na coluna dele, hoje, no Diário do Ano de Ipatinga:

* “Mexeu no bolso”

O Atlético anunciou que vai aplicar a redução de 25% dos salários incluindo diretoria, atletas e comissão técnica, exceto de quem ganha até R$ 5 mil mensais, pelo período em que a pandemia de coronavírus persistir no país.

Segundo a nota divulgada pelo clube, a decisão foi baseada no decreto de calamidade pública decretado pelo governo , considerando a “circunstância de força maior, que paralisou as competições no Brasil e no mundo, acarretando redução drástica de receitas, e a excepcionalidade da atual conjuntura”.

Tudo perfeitamente normal, não fosse a postura sem noção,  alienada e descompromissada  da categoria dos atletas, como por exemplo, o lateral Arana, que vive em outro mundo,  cercado de regalias, aspones e puxa-sacos de todos os tipos, como é comum entre os que atuam nos grandes clubes e recebem fortunas mensais.

O jovem Arana, 22 anos, lateral recém-contratado pelo Atlético, deu sua opinião a respeito do corte de salários dos jogadores: “Acho que não justifica (redução). Está paralisado porque deve paralisar, você vê na televisão pessoal comentando para evitar ficar na rua porque a coisa é muita séria, e eu acho que a gente, jogador, não tem nada a ver com isso”.

Outro nível

A solidariedade e conscientização,  que não se vê por aqui, de fazer alguma coisa para ajudar as pessoas que estão sofrendo pela pandemia do coronavírus, pelo menos surgiu entre os jogadores brasileiros que atuam fora do país.

Na verdade a iniciativa partiu do zagueiro Danny Morais, que atua no Santa Cruz(PE), mas tem como garotos-propaganda o goleiro Alisson, do Liverpool, e o ex-jogador Denílson.

O projeto, chamado de “Desafio Corona”, já conta com o apoio de quase cem jogadores no mundo todo, que terão suas camisas vendidas no site desafiocorona.com.br.

Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a compra de equipamentos, a serem doados aos hospitais brasileiros que estarão atendendo vítimas do coronavirus.

FIM DE PAPO

  • Essa falta de atitude ou passividade da classe futebolística do nosso país, diante das dificuldades enfrentadas pela a sociedade, em razão da pandemia do coronavírus, só demonstra o quanto é alienada, como se estivesse imune às suas consequências.
  • Mesmo diante dos exemplos de sofrimento, calamidade, vindos neste momento sobretudo da Itália e Espanha, que são dois dos maiores centros do futebol no mundo, países que não estão dando conta de enterrar os mortos, os nossos “pés de obra”  não se tocam, recolhidos em seus casulos, ao invés de contribuir de alguma forma para amenizar o sofrimento de milhões de pessoas, que no fim das contas são também aqueles torcedores que sustentam suas mordomias.
  • Por sinal, por aqui o que não tem faltado são  maus exemplos de como não se deve tratar ou se proteger da pandemia. Com as feridas ainda abertas, as lições  dos erros que causaram o  rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, onde centenas de mortes foram registradas, não estão sendo observadas. Hoje, a culpabilidade dos gestores da Samarco e da Vale, que optaram por privilegiar o aspecto econômico, ao invés da segurança dos trabalhadores e das comunidades que viviam no seu entorno, é amplamente reconhecida.
  • Jogadores, treinadores, dirigentes do nosso futebol, estão perdendo uma grande oportunidade de ajudar demonstrando sentimento de solidariedade, compaixão, com quem faz girar a roda que os sustenta e vive momentos de aflição e incerteza em razão da pandemia do coronavírus. Como diz um velho ditado aqui dos nossos grotões: “Depois que a procissão passa, não adianta tirar o chapéu”. (Fecha o pano!)”
  • * Por Fernando Rocha – Diário do Aço – Ipatinga

» Comentar

Comentários:
0