Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/blog/www/wordpress/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Um dos papas no assunto, infectologista informa: futebol ainda sem previsão de data para recomeçar | Blog do Chico Maia

Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Um dos papas no assunto, infectologista informa: futebol ainda sem previsão de data para recomeçar

Dr. Estevão Urbano, em foto do www.noticias.r7.com/minas

Inimaginável uma situação dessas, não é? Já pensou que algum dia na vida você viveria isso? Recomendações pra não sair de casa, atividades comerciais, escolares e etecetera e tal paradas, bares, restaurantes, fechados e ainda sem futebol. Pois é! No início parecia que estávamos em um sonho, pesadelo, que passaria rápido. Mas era e é real. Tomara que já já possamos começar retornar a vida cotidiana. Normalidade mesmo, vai levar um tempão.

Na Europa, a França e a Holanda já disseram que seus campeonatos não terão sequência. A Itália e outros países podem anunciar a mesma medida a qualquer momento. Aqui, quem sabe, junho ou julho, mas. . . ninguém sabe, ninguém tem certeza de nada.

Enquanto isso, o ideal é seguir o que dizem os especialistas da saúde. Como fez o Thiago Nogueira, para o Super FC, edição de hoje. Entrevistou uma das maiores autoridades brasileiras do assunto, Dr. Estevão Urbano, que inclusive gosta muito de futebol:

* “Infectologista vê confinamento e testes como requisitos pra futebol voltar em MG”

Retorno não é indicado neste momento, mas poderia acontecer com medidas preventivas e jogos sem público; CBF sugeriu retorno em maio, mas FMF e Estado ainda estudam protocolo

Por Thiago Nogueira

Enquanto o Brasil vive seu pior momento na combate à pandemia do novo coronavírus, com o aumento no número de casos e mortes diárias, CBF, federações e clubes começam a discutir possibilidades de retomada do futebol. A confederação sugeriu a volta dos campeonatos estaduais a partir de 17 de maio, mas isso depende do cenário e das autoridades de saúde locais.

Para o infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e membro do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), esta ainda não é a hora para o retorno de treinos e torneios.

“Estamos vivendo um momento de aumento do pico no Brasil inteiro. Vamos estar jogando as pessoas para o campo quando o surto está em picos maiores, o que sugeriria uma incoerência. Quando a coisa está piorando, você libera o campeonato. Neste momento, é inadequado e tem que ser feito com a máxima segurança se ele for realizado. Se possível, não fazê-lo também, mas se fazê-lo, com todas as medidas de segurança”, pondera o especialista.

Para a volta do futebol no cenário em que vivemos hoje, além de realizar jogos sem público e adotar medidas preventivas, como higienização e uso de máscaras por profissionais do entorno do campo de jogo, Urbano aponta duas situações que seriam de extrema importância: o confinamento dos atletas em competição e a testagem de todos periodicamente, entre 48h e 72h antes das partidas.

“Do ponto de vista ideal, você teria que unir as duas coisas, mantê-los confinados e a disponibilidade de teste, pelo menos, uma vez por semana para todos os jogadores, para garantir que nenhum deles esteja transmitindo internamente. O confinamento mais a testagem seria uma alternativa mais segura a meu ver”, ressaltou.

O Brasil não tem ainda uma vasta rede consolidada para a testagem em massa da população, mas, para o infectologista, seria possível realizá-los com frequência em grupos de atletas.

A federação, os clubes, precisariam fazer contratos com os laboratórios e garantir essa testagem. Isso tudo precisaria já estar organizado, com certeza de cumprimento, para se adequar a proposta, o contrário, não teria como se fazer um campeonato. Todas as garantias precisariam ser cumpridas para se pensar em fazer os jogos, isso, para começar a discutir. Do ponto de vista da quantidade de testes, eu acho que é viável, de 200 a 300 testes por semana seria possível conseguir logística pra isso. Se não conseguir, não tem jeito, na minha opinião”, analisa.

Neste primeiro momento, a retomada do Campeonato Estadual é algo mais próximo de se avaliar. Um torneio nacional, como o Campeonato Brasileiro, ou mesmo, internacionais, como a Libertadores, seriam uma temeridade muito maior. ” Neste momento, ainda é prematuro, principalmente por causa das viagens, dos deslocamentos de hotel e aeroporto, principalmente em locais de alta transmissão, como Rio e São Paulo. É uma exposição alta dos jogadores. Regionalmente você tem menos riscos. Você analisa o cenário de Belo Horizonte, que ainda é confortável, não que seja zero, mas é um risco menor”, explica.

Em Minas, a Federação Mineira de Futebol (FMF) já vem discutindo a possibilidade de retomada do futebol com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes), estrutura criada pelo governo do Estado para dar respostas coordenadas às ações de combate à Covid-19. “Estamos discutindo a formatação de um possível protocolo. Nem estamos cogitando (a volta do futebol) nesse momento, é mais pra frente mesmo”, explica o presidente da FMF, Adriano Ano.

Membro do Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da PBH, Estevão Urbano tem sua opinião formada como especialista na área, mas que ainda não há um consenso sobre no grupo de trabalho epidemiológico. Com outros pontos mais urgentes da pandemia a tratar, o prefeito Alexandre Kalil ainda não solicitou um parecer sobre a retomada ou não do futebol na capital.

https://www.otempo.com.br/superfc/futebol/infectologista-ve-confinamento-e-testes-como-requisitos-pra-futebol-voltar-em-mg-1.2331041


» Comentar

Comentários:
24
  • Carlos Henrique disse:

    Faz muita falta o futebol, mas vamos dar um tempo.
    Talvez tenhamos futebol ano que vem.
    e no grupo de meus amigos de trocedores do Galo.
    noticias , videos e chama acesa ainda
    ser atleticano é diferente mesmo !

  • flavio braga de azevedo disse:

    Se o time de vespasiano estivesse na liderança ja tinham pedido para entregar o troféu. Entreguem o trofeu pro ÚNICO DECACAMPEÃO MINEIRO..líder invicto e isolado…ano que vem vocês correm atrás. Neste ano estadual acabou…AMÉRICA CAMPEÃO MINEIRO 2020. Ponto final…

  • Marcão de Varginha disse:

    Sou favorável que não tenha o Brasileirão 2020, sem exceção de série!
    – #bebecyeternomito

  • Silvio T disse:

    O jornalista Mauro Cézar Pereira criou o verbo “cruzeirar”. Signifcados: falir, quebrar, segundar. Hi hi hi, he he he, ha ha ha, ho ho ho

  • Júlio Soares disse:

    Crucru tem 26 milhões para quitar este mês com a Fifa. Mas como é de praxe, conseguirão jogar a dívida pra frente ou até mesmo os clubes perdoarem e ainda mandar uma grana pro time azulino. Pior ainda, abaixaram salários que já haviam sido tirados anteriormente, terá que quitar salários e férias do elenco e mais 3 imbróglios na Fifa para o mês que vem. A torcida está revoltada com a Fifa. Ingrata!!!

    • Luiz Ibirité disse:

      kkkkkk, falou o torcedor do exemplo de “time” a ser copiado.

      • Marcão de Varginha disse:

        A grande verdade é que os celestes estão eternamente na merda, com pires na mão e manchados, mas insistem em viver do passado! Acordem para sua dura realidade, coniventes!
        – #benecyeternomito

      • Marcão de Varginha disse:

        O Galo até não pode ser tão “limpo” assim, mas com certeza é bem menos sujo que a concorrência! A conivência celeste é mato, sem dúvida!
        – #benecyeternomito

        • Luiz Ibirité disse:

          kkkkkkk, pouca ou muita sujeira, se existe ja é suficiente pra ser considerado.

          • Luiz Ibirité disse:

            uai cara pálida, vamos jogar pedra no telhado dos outros então, é melhor né nao?

          • Marcão de Varginha disse:

            Interpretação de texto: eu disse PODE, não fui categórico.
            – Até esta data o único e eternamente manchado por seu próprio dirigente é o clube celeste, o ex-mais sanado financeiramente clube de futebol das alterosas!
            – #benecyeternomito

    • Alisson Sol disse:

      A FIFA e a Udinese agradecem a “pontualidade” do Atletico-MG em seus pagamentos…

      Mas o Cuca ainda esperando receber… e sua mente ocupada com o Cruzeiro…

      • Zé Carlos disse:

        Segundo Lázaro Cândido o saldo dele é devedor, e deixar o time à beira do gramado na véspera do mundial foi feio, muito feio…

        • Alisson Sol disse:

          Caro Zé Carlos,

          Se técnico ou jogador de futebol for receber ou não seu pagamento de acordo com o desempenho ou a vergonha que passaram na torcida, o que vai haver de dívida dos clubes perdoada… Alguns vão até ter de devolver o recebido!

          O pior seriam os dirigentes: sujeitos que ficam utilizando o dinheiro do clube para viajar, a imagem do clube para aparecer, etc. Eu sou contra a violência. Mas recentemente li notícias sobre alguns ex-dirigentes do Cruzeiro apanhando em locais públicos. Tenho de reconhecer que procurei ver se sentia alguma solidariedade ao ex-dirigente. Falhei…

          • Zé Carlos disse:

            Eu lí isso no final do link. Entendí que houve acordo entre as partes. Talvez tenha me enganado…

            Resposta

            O Superesportes entrou em contato com o vice-presidente do Atlético, Lásaro Cândido da Cunha, que era diretor jurídico do clube na época. De acordo com o dirigente, Cuca fez um acerto verbal com o Galo para a renovação, mas acabou se transferindo para o clube chinês. Ele disse ainda que o treinador pediu a Alexandre Kalil para abrir mão da multa de quebra contratual, que era maior do que a dívida do clube com ele.

    • Eduardo Silva disse:

      Júlio Soares, boa tarde,

      É a coisa mais surreal do mundo a pessoa dar uma opinião sobre um assunto que ele não domina ou uma matéria que a pessoa desconhece e fica palpitando, esse é o seu caso!
      SE você deseja uma INFORMAÇÃO correta pesquisa ai no Google e verá a entrevista que um membro do grupo gestor do Cruzeiro falou sobre as dívidas da FIFA.

      Vou poupar seu tempo e vou resumir aqui: Ele falou que vai procurar os clubes que tem ações na FIFA, vai explicar a situação do clube, que foi saqueado por outros dirigentes e vai tentar um acordo, vai negociar para pagar em prestações e pronto, se aceitar bem, se não terá que pagar… qual o problema nisso?

      O Alt Mineiro tentou prorrogar o pagamento da dívida com o Maicossuel e não conseguiu, teve que pagar uma dívida de 2014… A quase totalidade dos clubes brasileiros estão com salários atrasados, o Corinthians teve a luz cortada esse mês, o Flamengo pediu empréstimo no banco pra equacionar dívidas e está demitindo 62 funcionários essa semana, o Vasco não paga ninguém desde janeiro desse ano… que mundo vc vive pra falar de dívidas do Cruzeiro?

      O Alt Mineiro está com salários atrasados, teve que pegar dinheiro com o R.Guimarães e com o R. Menin pra pagar essa dívida, o próprio Kallil falou que estão vivendo de caridade dos outros e vc ai achando que o problema é o crucru?

      É a coisa mais engraçada atleticano falando de dívidas de outros clubes… os caras contrataram um técnico e sua comissão por 1,5 milhões por mês, futebol todo parado por causa da pandemia e o cara “palpitando” sobre dívida do Cruzeiro?? esse povo deve viver em outro planeta, só pode…

      se liga, torcedor de time rico…kkkk acorda dorminhocoooo…kkk

      • Germano Brás disse:

        O Atlético não vive de caridades e sim de empréstimos, como você mesmo já disse aqui, porque a grana que tinham do Maicossuel foi reduzida devido a alta do dólar; agora, seu time sim, vive pedindo clemência aos credores além da ajudinha do Pedro do supermercado dos preços superfaturados. Os atletas que foram demitidos, todos tiveram que abrir mão de recursos a receber. Choram perante a Fifa, Minas Arena e aos torcedores. Vocês sim, estão vivendo de caridades!

      • Juliano Salvador disse:

        Fala Zezé, bom dia cara… O Galo tem dívidas sim, mas está melhor das pernas que o cru cru, é tanto que Rafael o goleiro trocou o time azulino pelo Galo e Dedé mencionou que não descarta proposta do Galo. Briga de Kalil e 7 Câmara é velha e empréstimos de Guimarães e Menin não é de graça. E tem mais, estamos construindo nosso estádio (paga a Minas Arena caloteiros) e estamos na PRIMEIRA DIVISÃO.

      • Júlio Soares disse:

        Ta tudo lá no Superesportes sabichão… Advogado do diabo. A Minas Arena propõe negócio ao Crucru de pai pra filho, pra ver se recebe alguma coisa, mas tá difícil. Ah, ia me esquecendo; Robertinho ganhou na justiça os 1,5 milhões que o Crucru lhe deve. Cuidado com AVC sofredores!

        • Eduardo Silva disse:

          Como fui citado vou responder aos sofredores Germano, Juliano e Julio:

          Germano:
          1) Quem disse que o Mineiro vive de caridade foi o Kallil, não fui eu… briga lá com ele!
          2) Quer dizer que o Sup. BH tem preços superfaturados? Dos milhares de itens que eles tem a venda quais estão superfaturados, vc sabe? Vc tem acesso a planilha de custos, preços de compra e venda para AFIRMAR isso? Das mais de 200 lojas do grupo, que geram milhares de empregos diretos e indiretos em Minas Gerais, quais superfaturam preços, vc sabe?
          3) Sobre a Minas Arena o clube vem CONTESTANDO a muitos anos os valores cobrados. É um direito dele e vocês ficam PALPITANDO em assuntos que não entendem… vc sabe as cláusulas do contrato? Sabe o que o clube tá brigando na justiça? Ou vc escreve só de “orelha” mesmo?

          Juliano:
          1) O galo tem dívidas mas o cruzeiro tá pior? kkk vc tem ai uma régua pra saber quem deve mais? agora é uma competição de dívidas, quem tiver a maior ganha ou perde? kkk vai colocar no hino? kkk é cada uma… os caras agora comemoram dívidas, eita carência…kkk
          2) Sobre o Rafael, foi a maior cag___ que ele fez na vida dele… e o Dedé coitado tá mais perdido que cego em tiroteio…
          3) E vc fala ai que “ESTAMOS” construindo nosso estádio….kkk quem está construindo é o R.Menin da MRV e o R.Guimarães da BMG e só Deus sabe onde essa aventura vai dar… vcs são completamente sem noção sobre o quanto custa manter um estádio mensalmente… vc sabe se deu lucro ou prejuízo jogar no Puxadim do Horto? vc sabe?

          Julio:
          1) Sobre a Minas Arena é uma briga de interesses, bobão… O clube defende seus interesses e a M.Arena a dela… vamos ver quem depende mais de quem…
          2) Robertinho ganhou um milhão e meio? kkk puxaaaa…que fortuna pra um clube de futebol hein? kkk quanto que seu clube pagou pro Maicoussuel na FIFA mesmo? kkkk

          Vou repetir aos 3 patetas: Vocês são tão carentes de tudo que comemoram até dívida de clube e ACHAM que é só o crucru que está em dificuldades, sabem de nada, inocentes…kkk

          E tem a chamada do dia: Atleticanos, que mundo vivem? o que tem na cabeça? Por que são tão carentes? Vejam hoje, no Globo Repórter…kkkkkkkkkkkkk