Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O melhor goleiro da história do Galo

O uruguaio Mazurkievisk, num Atlético x Corinthians em 1972, no Mineirão, com o lateral Cláudio Mineiro, Lance (atacante do Corinthians) e o zagueiro Grapete.

Mário Marra é um dos melhores comentaristas do Brasil. É sempre muito bom ler, ver e ouvir o que ele diz. No “Dia do Goleiro”, 26 de abril, o Marra falou sobre Victor, a quem considera o maior goleiro da história do Atlético. Tenho dificuldade em afirmar com tanta certeza o melhor isso ou aquilo da história em qualquer atividade. Cada época é de um jeito, as condições são diferentes e muitas vezes a regras também.

Sou fã do Victor, sem dúvida o maior ganhador da história alvinegra, mas tive o privilégio de cobrir o Galo quando jogavam, por exemplo o Taffarel, fantástico, numa das fotos abaixo, com o Pagliuca, na final da Copa de 1994.

João Leite e …

Carlos.

E, criança, me tornei atleticano vibrando com defesas espetaculares do Renato, campeão brasileiro, …

cujo reserva era o Careca, que começou no nosso Democrata de Sete Lagoas, …

que eu vi defendendo uma bomba do Nelinho, com a cabeça em 1975.

E, o melhor goleiro do mundo de 1970, Ladislao Mazurkievski, …

aquele que tomou o drible antológico do Pelé na Copa do México, mas a bola não entrou.

Único autógrafo que pedi na vida, e dado com uma gentileza absurda. Guardo até hoje com o carinho e a emoção de quem tem 11 anos de idade. Jogou pouco tempo no Atlético, mas o suficiente para inserir o Galo no “mapa-mundi” do futebol. Quando ouvi a notícia da morte dele, aos 67 anos, em 2 de janeiro de 2013, fiquei triste como se fosse alguém muito próximo.

O também grande craque (das letras) xico sá, lembrou dele no dia 26, no twitter: @xicosa “Outro gigante da maldita profissão: Ladislao Mazurkievski #DiaDoGoleiro

E ainda contou uma que eu não sabia: @xicosa “Camus, Albert. O autor de “A Peste” foi goleiro do Racing Universitaire, da Argélia, nos anos 1930 #DiaDoGoleiro”.

O Atlético em 1972 com Mazurkiewicz, Raul Fernandes, Oldair, Vanderlei Paiva, Vantuir e Cláudio; Guerino Neto, Spencer, Dario, Lola e Romeu.

Vamos às razões do Mário Marra sobre o “São Victor”, a quem também rendo as minhas homenagens:

* “Victor é o maior goleiro da história do Atlético”

É natural que o passar do tempo acabe encobrindo o tamanho de alguém como Victor no Atlético. É natural e também é cruel.

Victor chegou ao Galo em um momento de instabilidade na posição. O torcedor que não conhece ou não tem o hábito de exercitar a memória vai perceber que a posição de goleiro no clube não era conquistada já há um bom tempo.

Após as saídas de Bruno e Diego Alves, que naquele momento ainda eram promessas, Aranha, Renan Ribeiro, Edson, Carini, Fábio Costa, Lee e Giovanni não chegaram a encantar e nunca assumiram de fato a camisa 1. Até que…

A chegada de Victor, já consagrado no Grêmio, coincidiu com a volta da competitividade. O Galo atacava e sabia que tinha um goleiro confiável lá atrás.

Logo no primeiro ano, Victor já terminou o Brasileiro com a segunda colocação e nem é preciso exigir muito da memória para elencar os vários milagres que, na minha opinião, o principal jogador do Atlético fez na conquista da Libertadores.

E as conquistas continuaram. Victor mantinha regularidade e acabou fazendo parte da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014.

O tempo passou e o inquestionável passou a ser questionado. É bem verdade que Victor falhou algumas vezes, mas talvez seja necessário observar que o time também piorou. Se antes ele operava alguns milagres e o ataque resolvia, os ataques perderam poder de fogo e o goleiro ficava ainda mais exposto e vulnerável.

A atual temporada talvez seja a temporada mais diferente para São Victor do Horto no Galo. Jorge Sampaoli tem claro em sua forma de pensar a preferência por um melhor início das jogadas e Rafael parece ter sido contratado para ser titular.

Até mesmo durante o tempo de Dudamel e antes da chegada de Rafael, Victor esteve no banco de reservas. Talvez 2020 seja o ano de Victor ser levado a dar a volta por cima e de se reinventar na função.

Ainda assim, o torcedor atleticano não pode se permitir esquecer o que o goleiro, que já está perto de completar uma década à frente do clube, fez. Ele ocupou um espaço vazio há muitos anos. Com autoridade, Victor fez a sua posição deixar de ser um problema e passou a ser um orgulho. Não foram poucas as crianças que nasceram carregando o seu nome e não serão poucas as que ainda vão nascer.

A grandeza do goleiro atleticano foi novamente revelada ontem em mais uma live promovida pela clube. Victor fez questão de deixar claro que se sente responsável por acolher os novos companheiros de clube.

Está chegando a hora de entender que Victor não é só um goleiro para o Clube Atlético Mineiro, Victor é o grande ídolo de uma geração de atleticanos e o maior goleiro da história do Galo.

https://bolaprafrente.uai.com.br/2020/05/13/o-profissional-victor-merece-todo-o-respeito-possivel-do-torcedor-do-galo/


» Comentar

Comentários:
12
  • Ferreira disse:

    Grande Vitor, entrou para história do Galo.
    Vc citou grande goleiros, que tiveram a honra de defender o Galo.
    Poderia ainda citar Wagner Fernando Velloso, ou simplesmente Velloso , excelente goleiro , um dos melhores que jogou no Galo, foram cinco anos defendo o arco alvinegro.
    Lembro de Ortiz, foi goleiro do Atlético entre os anos de 1976 e 1977, jogou pocou tempo, mas fez história,pois se destacou no Galo por ser o primeiro goleiro a marcar gols de pênalti com a camisa alvinegra.

  • Silvio T disse:

    Como um dos maiores críticos do Víctor de 2015 prá cá, fico à vontade prá concordar. Com o que ele fez na Libertadores e na Copa do Brasil, conquistou o título de maior da história do galo. Se os amarelões de 77 não tivessem chutado os pênaltis prá fora na final contra o São Paulo, o João Leite com certeza entrava na parada, mas acabou ficando marcado com a geração que teve tudo nas mãos (ou nos pés) e não ganhou nada.

    • Edson Dias disse:

      João Leite? Aquele que era excelente pegador de penais mas sempre peidava na hora H? De péssima, afobada, e estabanada saída do gol? Falhou bisonhamente no segundo gol do Flamengo na final de 80. Afobou de maneira desastrada já no primeiro gol, mas cara a cara com o Nunes, ok. Falhou de novo contra o Santos no primeiro jogo da semifinal de 83, apesar de também ter feito boas defesas. Voltou a falhar em 1987 no Mineirão nas semifinais contra o Flamengo. Se dizem que Vitor é titular até hoje pelo que fez em 2013, que dizer então do João Leite que se eternizou como titular pelos pênaltis que pegou em 77??
      Eu cresci tendo o João como ídolo, até por sempre gostar de jogar futebol no gol. Mas vendo ao longo do tempo outros goleiros com a camisa do Galo, comecei a perceber o exagero que havia em torno do João Leite.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    Algumas notícias da semana do futebol que cabe comentar:

    1. O Cruzeiro conseguiu negociar duas dívidas que estavam na FIFA e vão pagar no segundo semestre, ponto muito positivo! O que resta saber se vão congelar essa dívida ou se vai continuar se baseando na alta do dólar, ai tá lascado! Falta uma pra ser paga e só mostra o quanto que o grupo gestor trabalha de forma inteligente! Tem “um pessoal” aqui que vai chiar, mas cada um negocia como pode e isso mostra a grandeza e respeito que o clube possui no mundo inteiro!

    2. Outra boa notícia que saiu é que a Polícia Civil já em fase de conclusão do inquérito sobre os dirigentes que afanaram “alguns trocados” do Cruzeiro. Os crimes são: lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, uso de empresas de fachada em operações financeiras e quebra de regras e da lei sobre a negociação de direitos econômicos de jogadores incluindo um jovem de 12 anos, o que é proibido pela lei brasileira. TOMARA que sejam indiciados, sejam presos e devolvam o dinheiro! Vamos orar, irmãos!

    3. O empresário do Cachares falou que o “ciclo” dele no Alt Mineiro se encerrou e que ele não vai renovar com o clube…kkkk esse cara tá de brincadeira! E dizem que tem interesse do Curintia nesse mala sem alça?? Sinceramente se ir jogar no Curingão e cair na noite, na cachaça, vai é tomar porrada de torcedor lá… Não dura um mês! Aqui ele tá tranquilo, ele apronta e não acontece NADA…

    4. O Sete Camara falou que em jogos sem torcida eles podem colocar fotos de torcedores nas arquibancadas como alguns clubes estão fazendo no exterior… Nossssaaaa, tá copiando a ídéia do outro? nosssssaaaa, que absurdo…kkk Mas uma ideia inovadora e inédita foi colocar as caixas de som no Puxadim do Horto com a torcida gritando eeeuuuu acreditooo… ai sim! Agora vão ser bicampeões…

    5. Por falar em BI ontem a Globo reprisou o jogo contra o Olimpia na final da Libertadores mais épica, fantástica, monumental e emocionante do mundo! Eu vi o segundo tempo, mas que pelada, hein? Muita gente tava soltando foguete e gritando: Biiii Campeãoo… Biii Campeãoo…kkk Tá serto? num tá… mas também num tá errado…kkk Quando será que vai aparecer outro Ronaldim na face da terra? tá díficil, viu?

    Eitaaaaa vontade de sair pra ruuaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…

    Daqui a pouco aparece os vigias criados com danoninho na colherzinha… em 5…4….3…

    • Jeremias disse:

      Cê tem razão, do jeito que o futebol tem dirigentes NEBULOSOS é mais fácil aparecer outros Perrelas e Benecys pra reinventar o Crucru e o tirar da SEGUNDONA, que um novo R 10. Cê devia tá bêbado, R-10 não jogou nada, herói foram Léo Silva e Victor. Uai, que negócio é este, assistindo jogo do Atlético sentado na espora do Galo? Vai lavar uma trouxa de roupa e ficar fuxicando na beira do tanque. Cê nun tem muié não Fatima, pra ficar assistindo jogo do Galo? Aliás, que fixação pelo “a” é essa: é Raposa, é Barata, é Maria, é Fátima?

      • Eduardo Silva disse:

        Calma, Jerê…kkkk

        Rapaz, é a ÚLTIMA vez que vou te dar uma moral, ok? Eu sei que vc fica machucado e quer chamar minha atenção… mas eu sou casado e minha muié é ciumenta demais, sem chance ok? Aqui é só pra colocar idéias não é lugar para as atacar pessoas, nem procurar namorado.

        Outra coisa que não vou ficar TUMULTUANDO o blog do Chico pra satisfazer suas infantilidades!
        Fica na sua, vc é só um boboca querendo ser engraçado!

        Mais uma vez obrigado por sua atenção!

    • Ernani Sepúlveda disse:

      Amigo, demonstrou seu lado obscuro, assistindo jogo do Galo reprisado? Que amor incubado é esse?
      E sua vontade de torcer pelo Galo é tanta, que realmente, foi a segunda decisão que vencemos em cima do Olímpia. E olha que o Olímpia tem 3 Libertas e um campeonato mundial. Não é qualquer Sporting Cristal não.

      • Eduardo Silva disse:

        Você tem razão Ernani Sepulveda! A vitória sobre o Olímpia foi épica, esse time era considerado até o melhor time do mundo! Vc tem razão! O crucru ganhou seus VÁRIOS troféus em cima de Ninguém Futebol Clube e foi tudo comprado pelo bené…

        Sobre assistir o jogo do time de Vespasiano, eu tava secando mesmo, tava torcendo pro Olímpia ganhar esse jogo, vai que eles fazem um gol nesse VT, né? vai que eles ganham nos penaltis.. kkk eu até fiquei gritando: euuu acreditooo, junto com os torcedores paraguaios….

        kkkk é cada nome de juvenil que aparece, desaparece…kkk

  • Guilherme Leôncio disse:

    O Galo teve ótimos goleiros, mas os títulos conquistados pelo Victor o coloca como o melhor, inclusive por suas defesas antológicas nos penais.
    Chico, tudo bem que o Cazares não quer mais jogar no Galo, mas ele não deveria cumprir seu último ano de contrato??? Não entendo essa dificuldade que o Galo tem em acertos com foguetes molhados e come e dorme., sempre tem que cumprir as normas enquanto os caras não estão nem ai pro Galo. Do outro lado da lagoa, como é sempre levantado aqui, o clube joga débitos com atletas para 2021, demite sem pagar ninguém e o cara tem que pagar pra sair.

  • ROBERTO ROSA ALADIAS disse:

    ANOS DOURADOS GRANDES GOLEIROS FUTEBOL RAIZ JOGADORES ABILIDOSOS CAMPOS LOTADOS A BASE FAZIA A DIFERENÇA NOS TINHAMOS JOGADORES COMO CERESO EDER LUIZINHO ANGELO SERGINHO ZIZA REINALDO JOAO LEITE HELENO ETC SO SAUDADES ABRAÇOS

  • Tom Vital disse:

    Chico de Renato a Mazurkievski para cá vi todos e acho que João Leite foi o maior de todos.E com ele aconteceu o mesmo que aconteceu com o nosso Rei ,Reinaldo.Como não ganhou um título de expressão jamais figurará no panteão do deuses do futebol uma pena.Ma fugindo do assunto creio que vou morrer com a convicção de que o Reinaldo foi o maior centroavante que eu vi em ação.

    • Edson disse:

      Tom Vital,
      Embora tenha visto do Ortiz pra cá, concordo totalmente quanto ao João Leite e sobre o Reinaldo também. Aliás, até quem viu Pelé diz nunca ter visto alguém jogar tanta bola quanto o nosso Rei.