Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Seis anos dos 7 a 1 para a Alemanha no Mineirão. Lembrando Felipão, sal grosso do preparador físico, David Luiz, e o vexame que nunca será apagado

Reprodução/ Twitter/O Tempo

No dia 8 de julho de 2014 o Mineirão era palco do maior vexame do futebol brasileiro. A seleção tomou de 7 a 1 da Alemanha e foi eliminada da Copa do Mundo. Muito se falou que aquilo poderia motivar uma revisão geral de tudo de errado que estava sendo feito no país e quem sabe, um recomeço sustentável. Mas, não evoluimos em nada!

Naquele dia, escrevi aqui no blog:

* “Um futebol moderno contra interesses financeiros, arrogância e crendices

A imagem do preparador físico Paulo Paixão, flagrada pela Fox Sports, jogando sal grosso no gramado do Mineirão resume o caminho que o Brasil trilhou para tomar de sete da Alemanha. Superstição, discursos de motivação, canto do hino à “capela” e agressividade física contra o adversário não funcionam quando se enfrenta um time melhor preparado.

Aos 11 minutos Klose fez 1 a 0. Aos 14 a torcida entoou “Eu acredito” e o Brasil continuava errando passes; aos 21, novamente o coro “Eu acredito”. Aos 23, 2 a 0, aos 24, 3 a 0; aos 26, 4 a 0; aos 28, 5 a 0. Aos 34 a torcida “inovou” com o horroroso “Eu, sou brasileiro…”

No segundo tempo a Alemanha continuou se poupando e fez só mais dois.

Parecia um time da Série A brasileira contra um Bayern de Munique, e não sei o que foi pior: o placar, o futebol não exibido pela seleção brasileira ou a entrevista do técnico Luiz Felipe Scolari depois do jogo. O arrogante treinador conseguiu enxergar que o time dele foi melhor que o alemão até levar o segundo, terceiro, quarto e quinto gols. Só ele deve ter visto isso. Só essa resposta seria motivo para mudar de canal ou sintonizar numa rádio de música. Como sempre, Scolari duvida da inteligência das pessoas e acha que o seu poder motivador ainda funciona no futebol do Século XXI. Ele pensa que todos nós nos esquecemos que com este mesmo discurso ele levou o Palmeiras à segunda divisão brasileira de 2012. Mas, como estamos no Brasil, onde a CBF é controlada por gente que não está nem aí para o futebol, ele foi premiado com o cargo de treinador da seleção, que era dirigida por Mano Menezes.

Ultrapassado, Felipão assumiu e usou os mesmos métodos e discursos de 2002, quando ganhou a Copa com um time bem melhor que os adversários, num Mundial de qualidade técnica geral bastante ruim. Os grandes acertos dele naquela época foram: apostar na recuperação do Ronaldo, tido como acabado, e inventar a “Família Scolari”, valorizando o grupo que convocou.

Mas o tempo passou. A Alemanha, vice em 2002 com um time envelhecido e futebol parado no tempo, mudou tudo. Renovou comissão técnica da seleção em sintonia com mudanças gerais no campeonato alemão e aposta nas categorias de base. Os jovens Jurgen Klisnman e o braço direito Joachim Low, foram os pensadores dessas mudanças.

Em 2006, em casa, a Alemanha foi eliminada pela campeã Itália na semifinal, mas o trabalho continuou.

Klinsman passou a bola para o auxiliar, a Alemanha voltou a chegar perto do título na Copa de 2010 e a evolução geral do futebol deles continuou, com reflexos no campeonato alemão e nas competições da UEFA. O Brasil parado no tempo e regredindo, com dirigentes só preocupados em ganhar dinheiro. Um cartolão com medo de ir para a cadeia, Ricardo Teixeira, negociou o poder com outro esquisito, José Maria Marin, que ressuscitou Scolari e seu discurso antigo.

Reprodução/Twitter/Globo

O zagueiro David Luiz era um dos sinônimos da ineficiência daquele time, mas titular absoluto. Continuou enganando no futebol inglês. Duas semanas atrás, o ex-ídolo do Arsenal, fez duras críticas ao descompromisso dele dentro de campo, registrado pelo site da Fox Sports:

* “Ídolo do Arsenal cobra David Luiz após erro em amistoso: ‘Não foi honesto’”

Se preparando para o retorno da Premier League, os clubes da elite do futebol inglês realizaram amistosos. O Arsenal recebeu o Brentford, da segunda divisão, e foi derrotado por 3 a 2, com direito a uma lambança de David Luiz. Paul Merson, meia-atacante que se destacou no Arsenal nos anos 90, criticou a atuação do clube sem a presença de torcida, mostrando preocupação com essa situação. Além disso, usou como exemplo de “falta de concentração” a jogada do brasileiro, que resultou no segundo gol do Brentford.

“Me preocupo com o Arsenal. Assisti aos gols sofridos contra o Brentford e me preocupo com o time jogando com portões fechados. Quando você não é um ótimo defensor – e o Arsenal tem alguns destes, defensores que não são de elite -, acho que os fãs te mantêm honestos”, disse Person no programa The Football Show, da Sky Sports.

“Quero dizer que eles te ajudam a manter a concentração. Em um dos gols do Brentford, David Luiz tenta sair jogando, tenta dar um chapéu, e isso não é honesto. Os torcedores tentam mantê-lo honesto”.

https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/7037367/idolo-arsenal-cobra-david-luiz-apos-erro-amistoso-nao-foi-honesto


» Comentar

Comentários:
2
  • Marcos disse:

    Mudança mesmo no futebol brasileiro, TALVEZ possa acontecer se o Brasil for eliminado de uma Copa do Mundo, talvez já em 2022.

  • Marcão de Varginha disse:

    Para sorte de Felipão, Júlio Cesar, David Luiz e Cia, e até mesmo por compaixão, ainda bem que a Seleção Alemã literalmente “tirou o pé”! Ufa! Ainda bem!
    – Seleção Brasileira e azulinos: arrogantes, vaidosos, egocêntricos..foi pouco, muito pouco!
    – #benecyeternomito