Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Um Atlético totalmente diferente daquele que jogou contra o Flamengo ano passado no Maracanã. Sampaoli faz diferença

Momentos antes de o jogo começar o atleticano Rômulo Righi estranhou a escalação anunciada pelo Atlético e comentou: “… parece que o time vem com experimentação, hein!?”.

Respondi que era uma escalação bem defensiva, mas em boas condições para explorar contra ataques.

E como era de se esperar o Flamengo começou com tudo, foi com muita sede ao pote, forçando o goleiro Rafael e a defesa se virarem para evitar tomar o gol. Aos 23 aconteceu o que o Jorge Sampaoli esperava. Em alta velocidade Arana cruzou bem e Filipe Luiz na corrida não conseguiu evitar que a bola pegasse em seu pé e entrasse. Golaço, que provocou uma triste lembrança com ironia fina lá do outro lado do mundo, da @GaloAustralia: “Di Santo faria aquele gol do Felipe Luís? Fica aí registrado o questionamento.”

O Flamengo aumentou a intensidade dos ataques e a defesa atleticana se virava. Gabriel não estava aguentando a pressão e errava saídas de bola assustadoras. Era quase fim do primeiro tempo, mas o técnico do Galo não titubeou e o

Victor Martins  do yahoo esportes lembrou das cinco substituições ao invés de três, por causa da pandemia: @victmartins: “Sampaoli tira o Gabriel aos 43 minutos do primeiro. Foram quatro saídas de bola seguidas que o zagueiro errou. Aproveitou e já mudou a maneira de jogar. É o tipo de mudança que será muito comum com cinco alterações possíveis”.

Prato cheio para o treinador argentino, discípulo do Marcelo Bielsa, que não tem medo de mexer no time e se arriscar.

No segundo tempo uma chuva de substituições dos dois lados. O Flamengo despejou mais atacantes e propiciou ao Galo contra atacar mais.

O Flamengo teve muito mais posse de bola, e daí? O Atlético soube parar o time carioca, na bola e nas faltas, sem violência. Correu muito. Atacou e defendeu em bloco. Quilômetros de distância daquela caricatura de time de futebol que se encolheu para perder de pouco no Maracanã, no jogo anterior entre eles Jorge Sampaoli faz diferença.


» Comentar

Comentários:
30
  • Julio Cesar disse:

    Fora do posto, Lá vai um réu por organização criminosa como chefe de “missão”. Bela representatividade !!! E mais doze pessoas gastando dinheiro público, sem a menor necessidade .

  • Julio Cesar disse:

    Kkkk….. porque não esperava outra reação ?!?! Relaxa…

  • Marcão de Varginha disse:

    O VAR, pra variar, bem que tentou confundir a arbitragem para BENECYCIAR o Fla, mas o Galo soube se impor no Maracanã e trouxe 3 preciosos pontos. Que continue assim: respeitando seus adversários objetivando sempre somar pontos.
    – #benecyeternomito

  • Fabrício disse:

    O que esse Alan está jogando é coisa de louco joga muito e o Nathan está queimando a língua de muito de nós atleticanos que cornetamos a compra dele pelo galo, sei que o valor foi alto, mas que por enquanto está valendo cada centavo investido o cara esta jogando muito. Nesse time podemos cravar que o time é Rafael, Alonso, Alan, Arana, Nathan e mais 6

  • Leandro Parreira disse:

    Fala Chico, bom dia amigo!
    Ô Chico gostaria de sugerir para vc postar mais no seu canal do youtube! Hj as pessoas estão buscando este conteúdo multimidia e a gente que gosta de vc ia curtir muito. Tem muita gente hj falando do Galo no youtube mas nenhum tem as estorias que vc tem. O esquema de lives com convidados é bem legal pois dá a possibilidade de interagirmos com vcs.
    Valeu! Grande abraço amigo

  • Renato César disse:

    Sobre jogadores, volto a destacar o gigante Alonso. Com o time organizado ele será o melhor zagueiro do futebol brasileiro este ano.

    Também podemos destacar as participações de Allan e Arana nos jogos com Sampaoli. Estão sendo fundamentais para o encaixe do jogo (defesa-transição ofensiva), assim como Nathan e Savarino (decisão de jogadas ofensivas, abertura de espaços, marcação pressão e recomposição).

    Este ano temos elenco técnico e técnico comandando o elenco. 2020 já promete alguma coisa, mas acho que vamos colher mesmo em 2021.

  • Renato César disse:

    Surpreendemos mesmo e vencemos! Time do Galo está em evolução, mas a vitória ontem, ainda que o jogo tenha sido consistente e a estratégia correta, foi surpreendente.

    Já vencemos o nosso rival diversas vezes (inclusive por 6×1 em HD e não vejo atleticano fazendo 6 com a mão para flamenguista, mesmo sendo esta a maior goleada deste clássico), sendo favoritos e superiores, mas ontem não era este o caso.

    Torrent experimentou o que o Lisca falou semana passada: a loucura do Sampaoli. A ideia é todo mundo estar atento e participando da desconstrução e construção das jogadas, com ou sem a bola, não importando quem esteja escalado.

    Parece que Sampaoli está com uma linha de jogadores na cabeça e completa o time com outros jogadores conforme situação. A linha dele parece ser: Rafael, Alonso, Allan, Nathan, Savarino. Possivelmente Arana, Franco e Keno terão a preferência mais vezes.

    O jogo foi um dos melhores do retorno das atividades no Brasil. Dois times qualificados, fazendo um bom jogo técnico e tático.

    Espero que nossa evolução continue e nos dê mais 3 pontos na quarta.

  • Julio Cesar disse:

    E aí Salum !? Foi erro ou vcs compraram o árbitro !?

  • Julio Cesar disse:

    E aí Lisca !? A favor do Mequinha tudo bem né ?

  • Julio Cesar disse:

    Simpatizantes de Pirangi torcendo pro tratamento com ozônio chegue por aqui bem rápido. Ou então vai faltar passagens para Itajaí!!! Mas não cura e deve só aumentar a obsessão pelo GALÃO ! Não saem de casa sem antes ouvir o noticiário do Galo. Pra depois gastarem parágrafos trêmulos com considerações pra lá de receosas do que o time pode aprontar. Maria eu sei que você treme !! O mundo inteiro sabe. Perguntem nos países da América Latina, Europa ! Derepente até os Esquimós já conhecem o cântico!!! Que coisa não !?

    • Eduardo Silva disse:

      Julio Juvenil,

      Vou te dar uma moral e te dar uns conselhos:

      1. esse tipo de comentário de cunho sexual é para pessoas que ainda estão descobrindo ou estão em dúvidas, nem como piada serve… vc parece que tá curioso sobre esse tratamento, não é?

      2. vc quer que pergunte nos países da América Latina e na Europa quem que treme, é isso mesmo? espera ai que vou ligar lá em Santa Fé na Argentina onde tem um time chamado Union, vc se lembra? ou podemos ligar na Alemanha pra falar com os torcedores do Bayern que v6eis disputaram a final do Mundial em 2013 ou tbém podemos ligar no Marrocos, norte da Africa, qual vc prefere?

      3.também podemos ligar na cidade do time dos Alagados, Afogados, nem sei mais o nome… vc sabe? ou podemos ligar pra Roger, Anselmo Ramom, Wellington Paulista que entendem de tremedeira…

      4. vc tem razão, DEREPENTE, os esquimós lembram da música do Campeão do Gelo, DEREPENTE eles escrevem e falam a língua que vc domina de forma fluente, DEREPENTE eles te inçentivãm a fazer um EJA, nunca é tardi!

      Então aproveita que seu clube apenas passou por século ruim e agora tem uma nova chance de mudar de patamar e melhora suas piadinhas… ganha primeiro algum título pra depois vc subir no meio fio e fazer discurso, ok?

      Continue gritando: eeeuuu acredituuuu…

      #ficaadica

      • Juca da Floresta disse:

        Bom dia Chico e leitores,
        Eduardo Silva meu amigo, o Júlio Cesar Juvenil vai ficar sem dormir até 2021. o final então foi genial…. “Então aproveita que seu clube apenas passou por século ruim e agora tem uma nova chance de mudar de patamar e melhora suas piadinhas… ganha primeiro algum título pra depois vc subir no meio fio e fazer discurso, ok?

        Continue gritando: eeeuuu acredituuuu…

        #ficaadica”

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite,

    O prefeito de Vespasiano decretou uma semana de festa na cidade! Vitória épica, sensacional, diferenciada, maiúscula do Mineiro sobre o seu eterno e maior arqui-rival Flamengão Cabuloso! O campeão voltou dos confins de 1971, como disse o Mariano na entrevista de apresentação: vim para um time que conquista títulos… título de… de…

    Mas o Alt Mineiro fez o seu “para casa” trazendo gente vencedora como o goleiro Rafael e o Alexandre Matos para mostrar o caminho das pedras tanto dentro como fora de campo, exemplo é tudo!

    Sobre o jogo, realmente o rubro negro estava fora de ritmo de jogo, não tinham muita motivação para essa partida e apesar de bola na trave, muitos gols perdidos, ainda tiveram ajuda do “apito amigo” pois houve um penalti não marcado quando o Gabigol foi empurrado por trás e errou o gol, com Var ou sem Var, a regra é clara!

    Mas vamos com calma porque já vimos esse filme em outros anos e quando tem a virada de turno o time perde fôlego e fica pelo caminho, brigando por vaga na Copa Sulamericana, para alegria do 7Camara.

    Nem o mais otimista dos torcedores do clube de Vespasiano acreditava nesse placar antes do jogo e o Felipe Luiz no dia do seu aniversário jogou contra o patrimônio, inacreditável futebol clube e foi eleito o Melhor em Campo de forma merecida! O povo num perdoa!

    Mas o que importa é que o campeão voltou… o campeão voltooouuuu…

  • Carlos disse:

    O treinador do galo, segundo vc já espera o cruzamento do jogador do galo e seria gol contra. Pede ele pra andar os números da mega Sena. Como vc mesmo diz. Vai devagar , que com o andar, que o Santo é de barro

  • Pedro Paulo disse:

    A possibilidade de se fazer 5 substituições durante o jogo darão ao Galo o título deste brasileiro. Por que? Porque no estilo Sampaoli de jogar….alta velocidade e marcação alta, o desgaste físico é muito grande, logo, poder fazer 5 substituições fará do Galo um time em alto nível durante os 90 minutos da partida.

  • MÁRCIO LUIZ disse:

    Mais uma grande vitória sobre o nosso ÚNICO arqui-rival (o outro, aquele, mor-reu!! kkk). Mas cá pra nós, o agente desse Gabriel é forte demais, viu. Alguém aí abaixo citou o Jemerson.
    Quem me dera, Isabela!

    E a procura do “pelo em um ovo” do VAR pra tentar ajudar os mulambos, quá quá quá!!!

    Doutor, eu não me engano. O Bruno Henrique é ATLETICANO.
    Qua quá quá!!!

  • Julio Cesar disse:

    Futebol na Inglaterra, Itália, Alemanha e tá rolando Champions. No Brasil já na primeira rodada casos de falha em testes (futebol paulista ocorreu com Redução Bull), CSA viajou para RS com jogadores infectados pondo em risco passageiros, pessoas nos aeroportos. Reflexos da molecagem daquele. Por favor walking deads verde amarelos, não venham repetir aquele e dizer que é falta de vermífugo.
    Ou aplicação de ozônio. Pobre nação !

  • Horacio disse:

    Caro Chico, Sampaoli e mais uns 20 jogadores. Um dia dos pais completo!! Perfeito!!!

  • LEONARDO PIRES disse:

    Sampaoli sabe o que faz e o que necessita para vencer esse campeonato. Ele pediu goleiro, meia e atacante 9 . Rafael joga muito e foi uma ótima contratação sem custos para o Galo, mas no estilo de jogo que está sendo implantado, principalmente com os 3 zagueiros a saída de bola estava horrível! Gabriel desde o jogo contra o América não conseguiu ter a qualificação adequada para essa formação. Se colocasse um lateral ali ou um volante seria melhor. Ele definitivamente não dá. O hyoran é o que tem ainda. Chegando o meia ele não entra mais nesse time. E no ataque com o camisa 9 titular para jogar pelo centro pode deslocar o Marrony para jogar na esquerda, onde seu jogo se destacou no Vasco. Assim o time ganharia mais ferramentas. Gostaria muito de ver o Jemerson e o Roger Guedes nesse time.

  • Silvio T disse:

    Errei feio o placar..he he he. Reconhecer q foi uma grande vitória mas com grande ajuda da sorte e da falta de ritmo do mengão. A CBF deve tá com a cabeça quente por ter marcado esse jogo de cara. Óbvio q quando fizeram isso o panorama era outro e pensavam q eram três pontos fáceis..he he he. Pés no chão e muita seriedade pra encarar o curíntia, que vem ferido pra BH.

    • jeremias disse:

      Cruzeirengo. Falta de ritmo, o Fla voltou antes do Galo, disputou as finais do Cariocão. Valeu a estratégia do Sampaoli. Enquanto isso seu time penou pra ganhar do grande Botinha de Sampa.

  • Tom Vital disse:

    Galo Surpreendente. Boa Vitória! Vamos em frente…

  • Julio Cesar disse:

    Muitos vacilos nas saídas de bola na defesa. A sorte sorriu. Entrada do Jair mudou o time muito pra melhor. Hyoran !? Espero a coragem do Sampaoli pra começar experimentar o Calebe.

  • Raws disse:

    A vantagem do técnico ter “nome” e ou ser competente é isso.
    O cara fez umas mudanças para a muitos, inclusive eu, questionáveis e aí dá tudo certo, pão de de rico não cai com manteiga para baixo mesmo. Kkk
    Me agrada muito nesse início a entrega dos atletas. Jamais vou esquecer esse quesito do Galo de Telê em 1987. Jogadores solidários, time chato.
    Independente do que vier para nós no ano, pelo menos acho que a vergonha pode ser descartada.

  • Antonio da Silva disse:

    Caramba, não acreditava que o Galo ganharia, mas jogou na estratégia e uma vitória maiúscula. Muito cedo ainda, mas uma vitória sobre o melhor time do Brasil e jogando em sua casa, dá moral.

  • Luiz disse:

    Boa noite Chico e amigos.
    Que vitória sensacional!!! Esse é o Galo que estamos esperando ao longo do CB.
    Falta muito pouco…apenas caprichar mais nos passes . Mudança da água para o vinho com a entrada do Jair. Morri de medo com as saidas de bola do Rafael. bem como aquelas bolas trançadas na frente da área. A marcação alta e com pressão foi muito eficiente.Jogamos muito bem..Nathan, Arana, Rafael e o Alonso. Grande arrancada…vamos que vamos!!!!!