Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Difícil dizer quem foi o melhor do Atlético nessa goleada sobre o Flamengo

Não é fácil explicar essa metamorfose do Galo. Quando tudo dá certo, dá nisso! O Flamengo teve quase 80% de posse de bola, mostrando mais uma vez que isso é uma grande bobagem, que só serve para os teóricos do futebol encherem a linguiça dos seus comentários enganadores.

Uma ótima partida dos comandados do Jorge Sampaoli, a bola entrou quatro vezes nas muitas oportunidades criadas e ninguém cometeu falhas grotescas como em outros jogos. Nesta noite, até Guga fez uma partida decente, Igor Rabelo ficou ligado o tempo todo, nem parecia aquela lesma de quase sempre. Savarino foi gigante, Sasha, idem; o goleiro Everson fez duas defesas espetaculares em momentos cruciais. Enfim, uma grande vitória.

Fica a pergunta: porque não jogou assim contra horrorosos como o Bahia, Fortaleza e Sport Recife? Vai entender!


» Comentar

Comentários:
40
  • Renato César disse:

    Foi um grande jogo, com um grande placar!

    Galo entrou para vencer e venceu. O aproveitamento no ataque foi alto, assim como na defesa. Mas, apesar da larga vantagem na posse de bola, houve equilíbrio. Duas defesas do Everson e uma bola na trave, depois que já estava 2×0 e poderia estar mais, faz parecer que foi risco calculado. Tanto que fomos lá e fizemos mais dois e ainda não tivemos a oportunidade de cobrar o pênalti no último lance do jogo.

    Isto porque, durante o jogo, a arbitragem tentou controlar, invertendo faltas e não aplicando cartões cabíveis. Um lance destes da arbitragem segurando o jogo acabou resultando no primeiro gol: falta no meio de campo, batida rápida, o juiz mandou voltar e bater mais de trás, aí a bola foi lançada para o Savarino que cruzou na área e saiu o gol.

    Os números de posse de bola, neste caso, se mostram mentirosos. Era aquela posse improdutiva.

    A chegada do Vargas, que não é exatamente um matador na sua carreira, mas que se comporta de forma diferente quando comandado pelo Sampaoli, pode ajudar a manter o ataque altamente positivo.

    Galo tem como meta o G4, mas o título ainda é possível. Principalmente com as trocas de técnicos esta semana, onde 2 concorrentes podem ter saído do páreo.

  • Raws disse:

    Já passou da hora de Minas ter um programa esportivo forte e com 90% de notícias e debates sobre o futebol Mineiro. Como o saudoso Minas esporte por exemplo.
    Eu só assisto recortes dos programas nacionais no youtube, pois se só falam “deles”.
    O Galo ganhou amassando o adversário e o que se viu em profusão, foram as falhas do flamengo e a demissão do técnico. Chega a dar nojo dessa mídia.
    Penso que como eu, a maioria dos torcedores mineiros deveria contra atacar com “bairrismo” também e não dar ibope. No máximo recortar só quando falam de nós e não interagir.
    Menin como majoritário da CNN, bem que poderia “reconstruir” um “Minas esporte” em nível regional.

  • Márcio Luiz disse:

    Geeente!!!
    Vocês viram ou ouviram sobre a saída do Cadu Doné da Itatiaia?
    A coisa virou domínio público. Caiu na rede… já viram, né.

  • Pedro Vitor disse:

    Domenec Torrent foi demitido do Flamengo, não resistiu ao atropelamento, no primeiro turno o time do Flamengo estava incompleto, o técnico acabava de chegar, o gol foi contra essas foram as desculpas da imprensa, dos cruzeirenses

    Agora o Flamengo completinho tomou de 4 com juiz ajudando e ignorarando até o VAR, qual é a desculpa?

  • Pedro Vítor disse:

    Atlético começou 2020, na mesma toada de 2018 e 2019, sem perspectiva alguma, um elenco fraco, um técnico fraquíssimo, embora, ninguém conhecia, o Rafael Dudamel, que ficou 60 dias no cargo, afinal, perdeu Copa do Brasil, Sul Americana, e quando saiu, era o sexto colocado no Campeonato Mineiro.

    Assim que foi anunciado, Jorge Sampaoli, e sua comissão, mudou completamente, as perspectivas, no Atlético, na torcida, e imprensa brasileira.

    Com a chegada do Eduardo Vargas, que vestirá a camisa 10, antes de Cazares, fecha-se ao que parece, o elenco até o término, do Brasileirão.

    Até aqui, 185 milhões foram investidos, junto aos parceiros, Rubens Menin, Ricardo Guimarães, e o dono do Materdei, que me fugiu o nome.

    Elenco foi completamente reforçado, apenas ficou:

    Victor, em que o contrato termina em dezembro;
    Igor Rabello, hoje peça importante do elenco;
    Rever, titular e capitão de Jorge Sampaoli;
    Guga, Jair, e Nathan, titulares ate aqui de Jorge Sampaoli;
    Marquinhos, atualmente reserva e em má fase;
    Gabriel, reserva que vem atuando pouco, voltou de um bom empréstimo ao Botafogo.

    Não entendia o porque ate a pouco tempo, a dispensa de Otero e Cazares, mas agora com a chegada de Zaratcho e Vargas, reposições a altura, entendo.

    Passados um turno de Brasileiro, o Atlético, depois oscilar na reta final do turno, me parece que vai encaixar novamente. E tem um jogo a menos, além que seus concorrentes, também oscilaram.

    Enfim, segundo colocado do Brasileiro, com um jogo a menos, é a nossa chance, elenco formado, sem estrelas, nada de craques individuais, como em 2013, mais parecido com 2014, aquele time reajustado do Levir Culpi.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, Boa tarde,

    Nem o mais fiel torcedor do time da MRV previu e acreditava nessa vitória sobre o rival platônico rubronegro. O que mais se ouvia é que o time ia tomar uma taca do Mengão Cabuloso, que o Sampaoli ia ser demitido, mas nada como um dia após o outro.

    E o técnico do Inter pediu pra sair pois recebeu uma proposta do Celta de Vigo, ou seja, muito time na parte de cima da tabela, vai oscilar muito ainda. Esse Domenec, que era o Murtosa do Guardiola, ACABA de ser demitido, vai com Deus…. o próximooo….

    Mas os criticados serão exaltados! O flamenguista mais atleticano do país, o Guga jogou muito bem, o goleiro chama gol fez boas defesas, o zaga lenta com treis zagueiros não foi muito ameaçada, conforme EU SUGERI e o Severino, o Sasha deitaram e rolaram nesse cotejo.

    O pessoal continua ressabiado, mas eu tô acreditando:

    o campeãoooo voltooouuu…..o campeãooo voltoouuu…

  • Pedro Vítor disse:

    Tem uma entrevista do Zico e Reinaldo rolando em um twitter uma resenha muito legal,quem tiver oportunidade

  • Marlon Brant disse:

    O problema do Atlético sempre foi o mesmo nos últimos 50 anos. Ganha dos grandes, faz memoráveis clássicos, a imprensa e torcida quase ovulam e tem orgasmos múltiplos, mas ai vem a síndrome de vira lata, que acompanha o time a vida toda. Perde para o Goiás, Bahia, Fortaleza, Ceará, Sport, Curitiba e por ai vai. Essa é a grande formula que os maiores do Brasil tem e que o atlético não tem. Os grandes do Brasil dificilmente perdem pros pequenos, mas o tal galão sempre entrega a paçoca na hora errada. Esta é a cima do torcedor do galão, sonha, sonha, sonha, sonha e depois vem o pesadelo !!!!!! Eita

  • Antonio da Silva disse:

    O time foi bem, Sampaolli mudou sua estratégia, posse de bola sem gol não vale nada. Continuo achando o Guga fraco para o Galo, embora sei que fará algumas partidas boas. Sasha é outro esforçado, mas não é centro avante de ofício e fará seus golzinhos vez por outra. Nunca critiquei o Éverson, apenas estranhei o fato de o Rafael perder a titularidade num momento em que vinha bem e o time estava vencendo seus jogos. Após as derrotas, critico, mas jamais joguei a toalha e desistir do título, pois quem acompanha futebol sabe que o VAR vai manter os clubes próximos um do outro – na ânsia de manter um campeonato competitivo – na parte de cima e de baixo. Faltando poucas rodadas é que os queridinhos aparecem! Que continuemos assim, vencendo em casa e beliscando pontos fora!

  • Julio Cesar disse:

    Fred, tenho um amigo que também disse isso ontem. Sampaoli não atrapalhou na beira do campo !!

  • Pedro Vitor disse:

    Individualmente o Igor Rabello defensivamente e o goleiro E líbero Everson, foram acima da média da bola que Costumam jogar.

    E ofensivamente, o Savarino destoou do restante. Armou, defendeu, driblou, deu 3 assistências para gol, Felipe Luís está até agora procurando Savarino.

    Keno e Sasha fizeram o seus papéis, os gols na hora correta!

    Guga eu acho um bom jogador, erra bastante normal em jogadores novos, outra coisa, é lento, pra marcar e baixo pra ficar cortando bola de cabeça em escanteio, daí cabe ao Sampaioli não deixar no Mano a Mano, porque um time que joga sem volante as jogadas explodem na defesa.

    E o Jair e Allan são volantes marcam bem, porém não estão jogando dessa maneira por que o Sampaioli os põe para armar jogadas. Podem notar o Atlético não tem camisa 10,deve ser por causa disso que Cazares não ficou.

    Nathan nunca foi camisa 10, o Thiago Larghi em 2018, tentou colocar Nathan de meia esquerda não deu certo. Em 2019, o Levir inventou de colocar o Nathan de volante, e acabou dando certo.

    Nathan renovou o contrato, e depois o Rodrigo Santana o colocou de titular, se destacou. Logo que chegou, Sampaioli pediu para comprar o Nathan.

    Então assim que o Zaratcho, Vargas, Nathan, Jair, e Franco se entrosarem, o Atlético vai se tornar um time mais completo.

  • Fred disse:

    O que aconteceu: o Everson não levou gol na primeira bola chutada contra sua meta, e os atacantes atleticanos resolveram acertar as finalizações.

  • Julio Cesar disse:

    Contratou o quanto quis e indicou Sampaoli. E o time vai terminar a temporada sem um armador e um centro avante. Tomara Vargas resolva. E Savarino ontem fez as vezes do armador. Foi a única partida em que isso aconteceu.
    Flamengo levou 3X0 do Atletico GO; 4 do SP; 5 do time do Equador.
    E o “Courtois” levou até entre as pernas. Galvão Bueno já deve estar arrependido!
    Será que Sampaoli finalmente “sacou” que não adianta ter 65% de posse de bola e perder jogo como perdeu pra Botafogo, Fortaleza, Bahia e mesmo para Palmeiras da forma como foi.

  • Idelvan Ribeiro disse:

    Ótima vitória… muito bom jogo. Achei que o juiz tentou atrapalhar o tempo todo. Era impressionante como as divididas e roubadas de bola do atlético eram sempre faltas…. Já do outro lado… Foi naaadaaa.. seeegue o jooogo….
    Pra mim o galo venceu o flamengo e a arbitragem que dificultou o galo amarrando o galo com as faltas.

  • Fred disse:

    Grande vitória. Isso porque os jogadores que vem sendo criticados mostraram serviço: Everson, Guga, Igor Rabelo e Sacha.
    Sacha, o que contratar um atacante que vai te colocar no banco não faz, hein?! Se tu desse uns peixinhos desse contra Bahia ou Sport…..
    Outro reforço foi o Sampaoli fora do banco, deixando seus comandados em paz pra jogar.

  • Horacio disse:

    Pois é seu Chico, jogar se achando toma mesmo, só o chamado nó tático, tem parado o Galo.
    Dia maravilhoso, e na sequência, nada melhor que ver a choradeira dos spikes sobre as falhas do framengo.

  • Alisson Sol disse:

    Duas considerações:
    – O tal criar oportunidade nada vale no futebol. É como diz a música: “bola na trave não altera o placar“. O Flamengo criou oportunidades. O Atlético-MG fez gols. Simples.
    – Parabéns aos dois técnicos. Talvez seja algo de técnico estrangeiro. As análises da partida mostram que os técnicos viram o mesmo jogo que a TV mostrou. Nada daquela coisa de técnico brasileiro de reclamar do juiz, falar das oportunidades perdidas, etc. O técnico do Flamengo foi praticamente forçado a criar desculpas. Mas afirmou claramente que o time foi muito mal, que o setor defensivo tem de melhorar, que todos perderam. Muito boa análise. Compare com as desculpas absurdas de alguns técnicos nacionais após derrotas.

  • Marcão de Varginha disse:

    Posse de bola não garante bons resultados.. o Galo jogou bem e fez por merecer mais esses 3 valiosos pontos. Que continue atuando de acordo com as características e atletas adversários, independente de local da partida.
    – E os comentaristas da emissora protetora tradicional do adversário se incomodaram com um radinho de pilha que Sampaoli trazia consigo para acompanhar os jogos programados para o mesmo horário da partida do Galo… kkkkkkkkkkkkkkkkk
    – #benecyeternomito

  • Carlos Henrique disse:

    Me iludi falando que Sampaioli , era o melhor tecnico
    da America do sul, nao é , é o tecnico do River Plate.
    No Brasil disputa com Rogerio Ceni
    e com Odair Hellman , os numeros dizem isto
    com um time mediano , o Fluminense surpreeende
    e Lisca se estivesse na serie A com um bom time
    tambem estava brigando no G 6
    mas nao teve oportunidade ainda.
    Galo jogou bem e Sampaioli surpreendeu
    o tecnico do Flamengo
    com 3 zagueiros e explorando as pontas, com Keno e Savarino
    que jogou muito , mas venhamos
    O Flamengo perdeu para o Sao Paulo, tambem de 4
    É A SEGUNDA OU PRIMEIRA defesa mais vazada.
    Entao, se tem jogadores ótimos que desequilibram
    Atras ta uma peneira
    Meritos do Galo e do Sao Paulo
    vamos ver os proximos jogos
    contra um Fluminense Fortaleza, Inter
    Sao Paulo. o Galo goleou
    mas o Sao Paulo tambem tinha goleado
    e a felicidade de ver o declinio do Flamengo
    nao tem preço

  • Márcio Luiz disse:

    Resposta: a MASSA.
    Se ela não estivesse SEMPRE PRESENTE pra cobrar e APOIAR na hora certa, esses acomodados iriam continuar achando que estão jogando num São Caetano (que acabou justamente por falta de TORCIDA).

    Em tempo: só não foi de CINCO porque o ladrãoziniho de camisa amarela não quis assinalar o pênalti no último minuto da partida.

    Enfim… discutir SÉRIE A é muito bom, né.

    Amanhã é SEGUNDA. Tem jogo???

  • Jean disse:

    Pois é Chico, porque não jogou assim…talvez por que aqueles times não queriam jogar; muito fechados. Não esperava, em 8 minutos 2 x 0. Isso ajudou demais. Funcionou hoje entrar com três zagueiros e com Franco e Alan.

  • Luiz Ibirité disse:

    Simples, o Flamengo joga pra cima, os outros times fizeram com vcs o que vcs fizeram hj, a diferença é que o time de vcs tem qualidade, ainda q limitadas, mas tem, como eu disse a briga sera entre vcs e o Flamengo, ate o final!

    • Márcio Luiz disse:

      Luiz, meu “quase” xará. Blz
      Concordo com vc em parte quanto ao estilo de jogo do flamengo, porém discordo quando vc cita os que “brigarão pelo título”.
      Acho que o flamengo com esse “forasteiro” no comando vai ficar pelo caminho (vai priorizar a Liberta) e a briga vai ficar entre o GALO, o Inter e o SÃO PAULO. Esse time é um perigo, cara.

      • Luiz Ibirité disse:

        Fala Márcio, ainda acho q sera entre vcs e o Flamengo, o time esta mal treinado, substituições estavam sendo mal feitas no rubro negro, coincidência ou nao seu técnico tb fez algumas erroneamente, agora q o ceni deve assumir, acho q a briga vai continuar, vamos aguardar meu caro, abraços!

  • Raws disse:

    Opa. Esqueci de dizer que o árbitro, que não foi muito ruim, nós roubou o possível quinto gol de pênalti no final.

  • Raws disse:

    Aviso aos “navegantes”, não somos favoritos!
    Aviso a galoucura, não foi a manifestação de vocês que mudou a situação.
    Aviso aos bipolares( que são muitos), nem tanto ao céu, nem tanto a terra.
    Que surpresa o jogo de hoje. Os mais criticados foram os melhores.
    Tenho meus questionamentos ao Guga e Sasha, mas sempre achei que os erros deles tinham de serem dividido com os outros e até com o esquema de jogo.
    Everson, eu não achei necessária a contratação, porém as críticas em cima dele foram de tremenda injustiça. O sujeito acertou 90% nas partidas e teve gente chamando o cara de “chama gol”.
    Igor Rabelo é lento, lógico, eu nunca vi zagueiro alto ser rápido.
    Torcedor atleticano numa soberba absurda, querendo Jemerson. Igor e Gabriel jogariam como titulares na maioria dos treze grandes clubes. Ou vocês acham que a zaga do Flamengo é melhor.
    Atleticano é um bicho muito esquesito.
    Por fim, essa Vitória foi muito boa mas tenham certeza de uma coisa, todos os times se fecharão mais contra agente, aí o “ataque não presta, a defesa é lenta” e blá, blá, blá…

    • Márcio Luiz disse:

      Fala, Raws!
      Que pena você “não ter visto” o OSCAR (seleção de ’82) e o nosso LÉO SILVA (no seu auge) jogarem.
      Zagueiros ALTOS e de uma recuperação (rapidez) incrível.

      Saudações ALVINEGRAS!

      • Raws disse:

        Em tempo, mesmo achando Oscar lento, não lembro da medida dele chegar perto de Rever e Igor. Ele era mais alto que Luizinho.

      • Raws disse:

        Caro Márcio Luiz, blz?
        Permita-me discordar.
        Você achará zagueiros altos, uns mais ágeis que os outros de acordo com o biotipo, porém rápidos não. Nenhum dos dois citados conseguiriam marcar Euler ou Sérgio Araújo. Apesar de reconhecer a grande qualidade que Oscar tinha, ficou notória sua lentidão no confronto com Paolo Rossi.
        Quanto a Léo Silva, ele tinha a vantagem de ser magro, porém nunca foi veloz, mesmo porque ele já veio veterano para o Galo.
        Respeito, lógico, sua opnião mas continuo com a minha de que zagueiros altos ou jogam na sobra, na antecipação ou na experiência, caso contrário…

        • Márcio Luiz disse:

          Grande, Raws.
          Quem “dormiu” diante do Rossi (3o gol) no El Sarriá foi o nosso grande Luizinho, o que não o desqualifica, claro. Um Gênio!

          Zagueiros “altos” têm a minha altura, por exemplo, 1,86. O Oscar tem 1,87.
          O Léo Silva, 1,93 (veio para Galo aos 31 anos, veterano?) era rápido sim, depois dos 35, não.
          O Oscar também era, enquanto jovem.
          Mais um exemplo atual é o Geromel, outro “Galalau”, de 1,90m, 35 anos, e é MUITO rápido. E por aí vai.

          O nosso Gabriel é um zagueiro “baixo” e parece uma lesma (o Pedro Rocha que o diga). Já o Jemerson, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente é bem mais baixo do que eu, tem +- a altura do Gabriel e é rápido pra c……

          Essa “discussão” é salutar e gostosa pra tomar umas. Acho que o que torna o zagueiro rápido não é a altura, e sim o posicionamento que deve vir desde lá da base.

          Mas, claro, respeito e muito a sua opinião também.

          Em tempo: de zagueiro eu só tenho a altura, porque nos meus tempos de society lá na quadra Alta Energia no B. Castelo eu era atacante MATADOR, kkkkkk.

          Abraço. SAN!

  • Silvio T disse:

    Esse é o ponto, porque não consegue vencer adversários muito mais fracos?Fica a dúvida. Vai se impor contra o Corinthians ou vai tremer como no vexame contra o Palmeiras?

  • Pedro Vitor disse:

    Acontece que o Sampaioli mudou o esquema de jogo suicída e isso importante para para retomada e evitar contra ataque.

    Se ele entra com o mesmo esquema dos jogos contra Fortaleza, Bahia, Sport, e também com a apatia do jogo contra o Palmeiras mesmo jogando em tarde inspirada ia acabar tomando um ou outro gol em que o adversário entra com bola e tudo.

  • Juliano Salvador disse:

    Jogamos bem, convencemos e goleamos nosso principal rival.

  • Raws disse:

    Vixe, e agora?
    Sampaoli me enganou.
    Ele sabe jogar por resultados.

  • Raws disse:

    Vixe, e agora?
    Igor Rabelo, Sasha, Everson, Guga…
    Isso é o futebol.