Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A relação custo/benefício dos três principais treinadores de Minas I: Felipão paga seus pecados no Cruzeiro

Felipão em foto do Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Alguns cruzeirenses contestaram a escalação e substituições feitas pelo técnicoLuiz  Felipe Scolari no 1 a 1 com o CSA. O americano Ed Diogo, comentou aqui no blog: “Felipão é um treinador aposentado em atividade. Mas a culpa não é dele, pois foram tirá-lo do seu conforto e ofereceram muita grana multa alta então aquenta”.

O atleticano Pedro Vitor também questiona o comandante azul: “O que Felipe Scolari tem de diferente dos demais técnicos que passaram na Toca da raposa em seu final de carreira, é sorte e um reforço a mais, fora isso, nada fará o time subir, muito pelo contrário, a expectativa é que se enrole ainda mais no ano de 2021.”

Discordo de todos. Felipão continua sendo o mesmo treinador eficiente de sempre, com seus erros mais acertos, o que o mantém entre os melhores do país. O que ocorre é que o material humano que ele tem para trabalhar é fraco, dentro das limitações e necessidades que o Cruzeiro enfrenta. A principal virtude de Felipão sempre foi a de motivar seus jogadores e unir o grupo, criando ambiente favorável para um futebol solidário e vencedor. Ao aceitar o desafio para assumir o Cruzeiro, sabia que o elenco era fraco e que o clube estava proibido pela FIFA de inscrever novos contratados. Sem falar na falta de dinheiro para tal. Mesmo assim, com o choque de motivação que sua chegada representou, conseguiu resultados expressivos, cumprindo a primeira missão, que era afastar o Cruzeiro de um rebaixamento à Serie C. Por meio de empates e “goleadas” de 1 a 0 ele tirou água de pedra e, parece, saiu do risco do que seria a tragédia maior na vida da Raposa.

Jogar com três volantes, apostar em um ou outro lance de oportunismo para marcar gols, é a única alternativa segura que ele tem. Com o fim da proibição de novas inscrições pela FIFA ele conseguiu incorporar Rafael Sóbis ao elenco. Se empenhou pessoalmente nisso e convenceu o jogador a fazer um acordo de dívida com o Cruzeiro e retornar à Belo Horizonte. Nessa draga em que a Raposa se encontra, foi um ganho extraordinário para o time: cinco gols salvadores em partidas disputadas. Se já não rende mais o necessário em um grande clube da Série A, na B, Sóbis deita e rola e está sendo utilíssimo ao Cruzeiro.

Enfim, Scolari foi um achado e está cumprindo a missão para a qual foi contratado. Sem falar no aspecto institucional. Com ele no banco ou à beira do gramado o respeito do adversário ou da arbitragem é outro. O América que o diga, naquela derrota no clássico, que teve a participação direta do apitador paraense Dewson Fernando Freitas da Silva.


» Comentar

Comentários:
11
  • Flavio Azevedo disse:

    Tirou o bigode e saiu do mineirao pra nao ser reconhecido pelos 7×1? Sem as ajudas extras, vai penar na B. E praga pega…aquele individuo que falou que o America tinha acabar, destruiu o time do barro preto, que em breve tera que mudar de nome ou falir de vez….e paguem o aluguel da Arena América, não seja inadimplente igual ao ex inquilino Americano.

  • Antonio da Silva disse:

    Felipão, larga essa Batata Quente, vai gastar o que ganhou atrás!

  • Carlos Henrique disse:

    Felipao é ótimo tecnico, prioriza a defesa sempre
    mas é ganhador, ultimo titulo do Brasil
    foi com ele brilhou na seleçao de portugal e no Palmeiras
    a pouco tempo.
    Mas na serie b é aquilo
    muito inteligente e recuperou o Cruzeiro
    fala claramente, o objetivo é fazer 43 ou 44 pontos
    mas com os atletas ele pilha fala que ainda dá para
    o cruzeiro voltar a elite.
    Agora nao depende dele o time oscila
    ta empatando muito
    e outra tem 9 times, a frente com mais de 40 pontos
    os 4 primeiros se ganharem na sexta
    chegam a quase 50, America e Chapecoense aproximam dos 60
    o cruzeiro tem 39
    e os colocados a frente do cruzeiro
    tentam chegar no pelotao dos 4 primeiros
    o Cruzeiro se conseguir o acesso
    Felipao tem que ter uma estatua
    a mania de nao gostar de perder
    e nao colocar o time pra cima
    para ter 3 ou 4 vitorias consecutivas, dificulta
    por que so tem mesmo o Sobis a frente
    para fazer a diferença

  • Alisson Sol disse:

    Os fatos são até bons na “gestão Felipão”. O time teve 26 pontos em 39 disputados. Nada mal.

    O problema que vejo é o seguinte: o futebol do time é muito ruim. Existe quem vê o jogo e quem apenas torce. No jogo de ontem, o Cruzeiro teve a bola, e o CSA teve as oportunidades. Podem ter ficado cerca de 20% menos com a bola, mas cruzaram mais, chegaram mais na frente do goleiro com chance e, se um time tinha mais probabilidade de sair vencedor, era o CSA. Cruzar na área do Cruzeiro é sempre um risco: todo mundo sabe que o Fábio não sai na bola… A humanidade conseguiu achar uma vacina para a COVID. Mas ensinar um goleiro a sair numa bola cruzada…

    Vou admitir uma coisa: a consistência melhorou. Até a chegada do Felipão, eram comum ver uma meia-dúzia de erros grotescos todo jogo. Agora você vê um ou dois absurdos por jogo (Manoel que o diga ontem!).

    O que irrita mesmo é a bolinha para trás sem qualquer função a não ser passar o tempo. O time está lá no ataque, e começa a voltar a bola até o goleiro. Sabe por que o time melhorou com o Sóbis? Porque ele chuta duas ou três vezes de longe por jogo. Esta pequena mudança de atitude gerou uma mudança geral no time. Outros também começaram a chutar de longe dentro do gol. Resultado: o rebote que gerou o gol ontem. E isto não é apenas questão de material humano. O Bielsa fez o time do Leeds jogar bem com jogadores de segunda divisão na Inglaterra. É questão de princípios do treinador.

    Mas temos que admitir que o problema do Cruzeiro está fora do campo. Quer dizer que o time tem R$25 milhões para pagar o “Cone” mas não tinha R$5 milhões para pagar no processo que geraria a perda de 6 pontos? Que lavagem de dinheiro mais descarada! E alguém acredita que todo mundo está pensando no “melhor para o clube”? Acredite se quiser…

  • Ed Diogo disse:

    Chico obrigado por mencionar meu comentário mas não resta a menor dúvida que o Felipão ainda tem uma grande moral impõe respeito no vestiário e a beira do gramado por isto o trouxeram.Tem bagagem e experiência para segurar todas as ondas coisa que como por exemplo o Ney Franco ainda não tem mas ele o Vanderley Luxemburgo só para ficar nos dois exemplos não tentam inovar em táticas treinamentos e para mim são treinadores aposentados em atividades.
    Acredita Coelhão

  • Raws disse:

    Se Felipão está em decadência ou não, é difícil de afirmar. Agora, que ele faz os jogadores correrem mais, isso é notório.
    Outro fato que tenho reparado é a postura de Sobis nessa volta ao Cruzeiro. Nunca percebi atuações tão regulares e comprometimento como agora. Alguém tem dúvida de que nesse acordo financeiro, garantido pelo padrinho BH, o jogador bebeu água rejuvenescedora? O raça que gosta de dinheiro, é a de jogador.

  • Alvaro disse:

    Meu caro Chico. Discordo muito de você. Você não contabilizou aí o roubo escandaloso contra o América, o que já deixaria o Cruzeiro “matematicamente” na Série B, fora algumas declarações totalmente racistas e deprimentes, como aquela insinuação de que o árbitro era do “Pará” e estava beneficiando times da “região”. Felipão é ultrapassado e utiliza técnicas antigas de “motivação” e malandragem. Não fosse a ruindade dos outros times da Série B e a incrível sorte eterna que acompanha o Cruzeiro, o ambiente já seria outro.

  • Julio Cesar disse:

    O problema é o elenco ? Ano passado os reservas seriam titulares em qualquer time do Brasil, era o que se ouvia. E vários estão por lá! Alguns no momento contundidos mas atuaram em muitos jogos. E caros. Não reduziram salários. Parcelaram. Fábio, Manoel, Léo, Henrique, Moreno, Sassá, Sobis, Potker, chegou Artur Caique que parte da imprensa exaltou , parecia que tava chegando Gabigol.
    Então Chape, America, Cuiabá, Juventude, Sampaio, Ponte, CSA, Avaí, Guarani tem elencos superiores?
    Como diz Heverton Guimarães, essa série b “é a baba do boi cansado” e Pirangi corre o risco de ficar mais um ano nela.
    Sorte, é o que Felipão tem. Escapou de mais uma derrota ontem.

  • Marcio Borges disse:

    O custo beneficio do Felipao, até agora, é muito bom. Tivesse ele desde o inicio, baseado no desempenho dele atual, estávamos la em cima. Perderam um tempo enorme com Enderson e depois com Ney Franco. Ai sim o custo beneficio foi alto. Principalmente com o Enderson.
    O grande problema ainda é o time e as dívidas que atrapalham demais!!!
    #tiburcioeternomito

  • Germano Brás disse:

    Na peleja do Sal Grosso X Padre Cícero, pior para o crucru, os alagoanos arrancaram um pontinho e ainda estão perto do G4. O convite do Íbis ainda está de pé.

  • Pedro Ernesto disse:

    7 X 1, fugiu do Mineirão diante de tantas recordações amargas e o cru cru não conseguia vencer lá. Foi pro Indepa e piorou. Se a gente não ganhar do CSA vai ganhar de quem? Disse o maior ídolo da Chipre Azul!