Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Até o Aeroporto é atleticano! Galo embarca para Salvador com os votos de sucesso de Confins!

Uma força para a delegação do Atlético na ida para a capital baiana, para o jogo de amanhã, 18 horas, na Fonte Nova contra o Bahia.

Se vencer, o que não ocorre há 18 anos, voltará para Minas como campeão brasileiro. Lembrando que o time da “boa terra” foi rebaixado em 2003, justamente no ano em que perdeu para o Galo,  em casa, pela última vez. Em 2005 foi parar na Série C. Só retornou à A em 2011.

O Superesportes lembrou a última vitória atleticana em Salvador e os últimos confrontos com o Bahia, lá:

” . . .  foi no dia 19 de abril de 2003. O time do Galo era treinado por Celso Roth e jogou com a seguinte escalação: Velloso, Cicinho, André Luis, Scheidt e Marquinhos (Michel), Genalvo (Marcelo Silva), Ferrugem, Alexandre e Lúcio Flávio; Guilherme e Alessandro (Paulinho).

Naquele jogo, o Bahia abriu o placar com Jair, aos 18 minutos. O Galo empatou e virou com Guilherme, aos 20′ e 27′. Alexandre ampliou, aos 36 minutos. Nonato descontou, aos 3′ do segundo tempo. Aos 17′ da etapa final, André Luis deu números finais à partida.

Ao todo, 17.852 pessoas acompanharam a vitória do Galo por 4 a 2 na Fonte Nova, em Salvador. Naquele ano, o Atlético terminou o Campeonato Brasileiro na sétima posição, com 72 pontos. O campeão foi o Cruzeiro, com 100.

Desde então, já são nove jogos na Bahia contra o Tricolor, com sete empates e duas derrotas do Galo.

Últimos confrontos na Bahia

04/08/2021 – Bahia 2 x 1 Atlético, em Feira de Santana-BA – Copa do Brasil
19/10/2020 – Bahia 3 x 1 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
27/11/2019 – Bahia 1 x 1 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
30/07/2018 – Bahia 2 x 2 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
12/11/2017 – Bahia 2 x 2 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
21/10/2014 – Bahia 1 x 1 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
09/11/2013 – Bahia 0 x 0 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
05/09/2012 – Bahia 0 x 0 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro

12/06/2011 – Bahia 1 x 1 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
19/04/2003 – Bahia 2 x 4 Atlético, em Salvador – Campeonato Brasileiro
https://www.df.superesportes.com.br/app/1,9/2021/12/01/noticia_atletico_mg,3950089/para-ser-campeao-em-salvador-atletico-precisa-quebrar-tabu-de-18-anos.shtml

» Comentar

Comentários:
26
  • Cláudio Brito disse:

    Chupa Marias! GALÔÔÔ CAMPEÃO BRASILEIRO SEM BARGANHA!

  • Eduardo Silva disse:

    Venho do futuro e os resultados são estes:

    Bahia 2 x 1 Mineiro

    Bragantino 2 x 2 Mineiro

    Grêmio 1 x 0 Mineiro

    Flamengo ganha as 3 partidas e iguala em 78 pontos do Mineiro e é campeão pelo saldo de gols.

    SÓ LAMENTO!

    • Fred disse:

      Volta pra série B, oferenda!

    • Jeremias disse:

      Fala vexamão! Boa insônia!

    • Alisson Sol disse:

      Caro Eduardo Silva,

      Hoje, 02/12/21, o Atlético-MG será hoje bi-campeão do Campeonato Brasileiro. Tradição e “Estatísticas” do passado não ganham jogo. O time do Bahia não tem como competir. Provavelmente será rebaixado, com razão.

      Como torcedores, podemos discutir, divergir, etc. Mas, os que gostam de futebol sabem: em campeonatos, o melhor time vence. Em Copas: nem sempre. Um jogo ruim apenas e lá se foi. No Campeonato Brasileiro de 2021, o Atlético-MG foi o melhor time. Parabéns aos torcedores adversários (não inimigos).

      • Edson Dias disse:

        Obrigado por sempre colaborar para manter o debate em alto nível, Alisson Sol.
        Uma turma aí precisa aprender com você e mais alguns confrades de farda azul…

    • ivan junior disse:

      Eu também estou vindo do futuro e vi o Caloteiro EC conquistando o Tetra-reBaixamento na serie B.

      “É TETRA!!! É TETRA!!!”
      Gavao Bueno gritando seu bordão na conquista do Caloteiro EC que terminou a Segundona em 16ª

    • Marcio Borges disse:

      Faz assim não Eduardo. Vai que acontece e voce vai ter que falar os numeros da mega sena….kkkkkkk
      Seria muita zebra. Eu já falo a bastante tempo que o galo é o virtual campeão. Muito dificil a situação do flamengo.
      #tiburcioeternomito
      #naodeformaoficial

  • Félix Batista disse:

    Eu tiraria o Vargas e entraria com 3 volantes para segurar o ímpeto baiano e poderia ser mais ofensivo no segundo tempo. O Cuca precisa marcar o Gilberto, o cara dá uma sorte contra o Galo. Vamos Galo, ser campeão!

  • Renato César disse:

    Salvador está alvinegra! Sei não, mas o clima está bom aqui…

    E, Chico, sabe quem estava sentado do meu lado no voo? Henrique André… Destino pregando peça, hein?!

  • Fernando Chaves disse:

    Espero que a torcida não embarque na onda da imprensa, que anuncia o título para hoje. Em caso de derrota do Galo, vem as zoeiras tentando lançar crises. É o jogo da vida do Bahia, se perderem hoje, fatalmente serão rebaixados.

  • Pedro Ernesto disse:

    A torcida do Galo está tão ansiosa quanto o time. O Galo costuma não jogar bem fora, o time deste ano é excessão. Embora torça muito, acho difícil vencer na Bahia. Se possível eu até pouparia os atletas pendurados com 2 amarelos e os guardaria para o Mineirão. O mais provável é comemorar no domingo em casa!

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    Só queria saber o motivo do savarino e o Dylan não terem sido relacionados, espero que não seja extra- campo, de resto vou torceruito para resolver este jogo amanhã e parar com o meu sofrimento

  • Horacio disse:

    Não tenho acompanhado o bahia, tem jogadores rápidos e bons na frente e um dos artilheiros do campeonato. Está em uma posição muito ruim, candidato a cair, só a vitória salva. Desespero puro.

    Todos os times estudaram muito bem o Galo, vão copiar o que deu certo com outros times em outros jogos. No último jogo fomos pegos de surpresa, não pode voltar a acontecer. Não podemos perder oportunidades, tem que meter gol.

  • José Sana disse:

    SAI VENTANIA, SAI PEDRA NO CAMINHO, SAI WRIGTH E SAI SIMON!

    “Se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento” (Roberto Drummond/1933-2002). O escritor, cronista e grande jornalista sintetizou toda a gigantesca diferença do torcedor do Clube Atlético Mineiro de outros simpatizantes que vagueiam por aí.

    Pois é. Estamos perlustrando uma centena, ou mais, de histórias de campeonatos surrupiados das mãos do Galo durante a sua trajetória de entidade esportiva, desde 1908. Assaltos criminosos de juízes como os ataques nos moldes dos faroestes, seguidos vice-campeonatos impostos por títulos que foram tirados pelas vias do azar, com certeza macumbas e assaltos à mão armada, descaradamente.

    E eu, que passei dos 70, que topei com Roberto Drummond em várias de suas passagens, como em Ferros, onde nasceu; em Guanhães, Conceição do Mato Dentro e Belo Horizonte, onde estudamos e trabalhamos mesmo em tempos diferentes. E que me curvo diante desta frase representativa de lutas inglórias e tradutoras dos sentimentos do gigante de Lourdes, do Horto, do Mineirão e de arenas espalhadas pelo mundo.

    Agora, um novo sinal de glória chega com força às nossas mãos e não pode escapar nem que a vaca tussa. Onde estará o cronista audacioso e intrépido não sei, mas assumo que vive intensamente esta nova expectativa na eternidade. E o outro Drummond desta história, o de Andrade, itabirano, mesmo xingado cruzeirense, não era, nem sabia a geografia da bola. Mas dele diríamos que “no meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho/tinha uma pedra/ no meio do caminho tinha uma pedra” porque o pior do que já aconteceu não se repete mais, já arrancamos todas as rochas e obstáculos.

    Neste momento, o primeiro pedregulho chama-se Flamengo, ou melhor, Urubu, o bicho que já fez Wrigth e Simon sacarem a nossa felicidade impunemente. A segunda é a mala branca que, com certeza, vai tentar subornar jogadores de outros times. A terceira chama-se tabus, dizem sites e blogs que faz 18 anos que o Galo não vence em Salvador. Existem mais montanhas e muralhas a serem transpostas, mas tal como as citadas e o malfadado Muro de Berlim o foi, precisam ser ultrapassadas pelo clube mais amado do mundo, incondicionalmente. E será, sim, pelo Galo Forte e Vingador.

    Então, vamos seguir a ideia do presidente do clube, Sérgio Coelho: “Não estamos indo para festa alguma, mas a uma jornada difícil”. Aí, junto as palavras dos dois famosos Drummonds e completo: “Que venham a tempestade, o vento, a ventania, as pedras, e vamos derrubar todos, um por um, juntando aos Wrigths, Simons e a outros sopradores de latas e apitos.

    Sai macumba! Sai praga! Para ganhar da sorte atleticana agora vão ter que tomar uma saraivada de azar infinitamente, em troca como retorno do mal ao seu lugar merecido.

    José Sana
    Em 01/2/2021

  • Jerônimo disse:

    Perguntar não ofende: O Cuca poderá conduzir o time em 70 partidas e ganhar 3 títulos, em 2021 e mesmo assim, ele não terá revelado nenhum jogador da base. Por que Cuca prefere Dylan Borrero aos garotos da base…por exemplo?!?

    Por outro lado, além de engolir os dois principais técnicos do Brasil (Cuca e Renato), o Abel Ferreira revelou vários jogadores para o Palmeiras: https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/noticias-palmeiras-jogadores-base-2021-temporada.ghtml

    Segundo o diretor financeiro do Galo, 33% do dinheiro do clube, até 2025, deverá vir da negociação de jogadores: https://youtu.be/YeyI6Xq3lO8

    Alguém avise o Cuca sobre esse planejamento financeiro do clube, por favor….

  • Antonio da Silva disse:

    Normalmente o Galo não dá sorte contra o Bahia lá e me preocupa, pois joga sem Allan e Jair e Tchê Tchê já está escalado. Lembremos, que o empate não é um mal resultado.

  • Luiz disse:

    Péssimo histórico! Mas o time é outro, a situação é outra e a força de vontade também. Só espero que o placar nos seja favorável!

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Lembrando aqui de dezembro de 2013, quando o Kalil disse “minha final é no Marrocos e não na Bahia” quando o Cruzeiro foi campeão lá contra o Vitória, e agora eles podem ser campeões na Bahia também (e em Marrocos vocês sabem o que aconteceu)… o mundo dá volta demais né, meu povo?

    • Eduardo Silva disse:

      Grande Juca da Floresta,

      E o repórter da Itatiaia entrevistando o Ademir do América:

      Ademir: _ O sonho do América é ser o maior time de Minas, igual o Atlético.

      Repórter: _ E o Atlético é o maior time de Minas?

      Ademir _Não, é o sonho deles também…

    • Fred disse:

      Demais! Enquanto o Galo vai pro Nordeste tentar buscar a taça, a terceira força de Minas tem traumas e calafrios só de pensar em encarar os times nordestinos da série B! Não dá voltas, capota…

    • Fabrício Melo disse:

      Dá mesmo, nunca teremos desta NÓDOA!