Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“El Turco” Mohamed chega com crédito e otimista: “… muito esforço, garra e determinação para continuar esse trabalho de títulos do Atlético”

Otimismo do novo técnico atleticano na entrevista à TV Galo esta tarde

Pelo que tenho lido, ouvido e conversado com atleticanos e jornalistas, radialistas, o nome escolhido pelo Atlético para comandar o time está sendo bem recebido pela maioria. O curriculum e a postura tática e pessoal são bons avalistas.

O comentarista Renato César, tradicional aqui do blog, nos mandou informações, lembranças e  comentários interessantes, que confirmam os motivos dessa expectativa positiva gerada pelo nome do Antônio Mohamed, que comandava o Tijuana naquela duríssima disputa com o Galo, em que surgiu o “São Vitor”:

* “. . . o Tijuana de 2013 foi o time mais difícil que o Galo enfrentou. Inclusive foi o único que não vencemos. E, para falar a verdade, foi melhor nos dois jogos até. Os mexicanos, naquela edição, fizeram 10 jogos e perderam apenas 1. Mesmo assim, acho que ninguém voltou os olhos para o treinador deles.

“El Turco” recentemente comandou o Monterrey que encarou o poderoso Liverpool no mundial de clubes. E foi de igual para igual. Apesar de menor posse de bola, teve mais finalizações, alto aproveitamento nos passes. O jogo acabou sendo desequilibrado por outro Mohamed mais famoso, o Salah. Os ingleses então venceram por 2×1 e se classificaram para a final.

Não tendo muito conhecimento de fato sobre o treinador, resta-me acreditar no trabalho da diretoria que ganhou credibilidade ao longo do ano passado.

Sobre as contratações, acho que Godín, mesmo considerando sua idade, acrescenta muito a qualquer zaga do futebol sulamericano. Elogiar é chover no molhado. Sobre as demais, vejo que as reposições estão sendo feitas a altura, caso se confirmem: Edenílson e Otávio para o meio de campo, além de Fábio Gomes como oportunidade de mercado. Lembrando que estamos falando de construção de elenco, ou seja, não necessariamente vamos contratar titulares absolutos, mas peças que serão opções de banco ou variações táticas ao longo da temporada…”

* Renato César

***

O repórter Fred Ribeiro, que junto com o Guilherme Frossard, do Globoesporte.com bancou essa contratação desde ontem à tarde, twittou outros detalhes interessantes:

@fredfrm

“Fizemos consultas a seis técnicos, de diversas nacionalidades”, revela Rodrigo Caetano #gegalo

Pres. Sérgio Coelho diz que participou de cinco vídeos (provavelmente reuniões) com candidatos ao cargo de técnico do Atlético #gegalo

Rodrigo Caetano brinca que Antonio Mohamed terá que ficar “sala com sala” com o ex-goleiro/gerente Victor, seu algoz na Libertadores 2013. “É o primeiro que vou pegar pelo pescoço”, teria dito El Turco, em brincadeira com o executivo #gegalo

Previsão de chegada de Antonio Mohamed para Belo Horizonte será domingo, em voo particular vindo de Buenos Aires. São 3 auxiliares (dois de campo, um de preparação física) #gegalo


» Comentar

Comentários:
10
  • Alisson Sol disse:

    Excelente técnico. Que azar (de nós Cruzeirenses!). O Atlético-MG primeiro contratou o Sampaoli, que deixou o time montado para o Cuca só “não atrapalhar”. Agora, contratam um dos melhores técnicos disponíveis. É torcer para os jogadores entrarem naquela de “boicotar técnico estrangeiro”, e a imprensa mineira ficar procurando defeito no técnico que “que não é de Minas Gerais”!

    • Edson Dias disse:

      Difícil, meu caro… difícil. Pode dar MUITO errado, mas uma das principais características de António Mohamed é a excelente gestão de grupo, normalmente ele tem o elenco nas mãos em pouquíssimo tempo, e o que ouço falar é que todos costumam gostar muito dele. Concordo demais com você, pois também o acho excelente técnico. Cuca em 2013 foi colocado no bolso nos dois jogos contra o Tijuana, só para ficar em um exemplo.

  • Pedro Vitor disse:

    Das três opções, Jorge Jesus, que a gente já conhece, Carvalhal, que nunca ouvi falar, creio eu que, o nome do Mohamed, foi com certeza o mais agradável.

    A gente sabe que o Atlético é um time atípico, no futebol brasileiro, principalmente quando é alçado a condição de favorito.

    Pelo que estudei e ouvi, do Antônio Mohamed, é que se trata de um estudioso, a lá, Jorge Sampaioli, porém um pouco mais, experiente, e acostumado a levantar canecos.

    Mas tudo depende da aceitação dos jogadores, técnico que chega batendo de frente com jogadores e se dá bem, pelo menos no Atlético, só o Levir, teve esse mérito, em três passagens, se destacou mais em 2014, quando colocou, Ronaldinho, Tardelli, Jô no banco de reservas, sendo inclusive, o pivô da saída de Ronaldinho, culminou no título da Copa do Brasil.

    Jorge Sampaioli não conseguiu a audácia de ser campeão com o Galo, mas mandou mais de um time pra fora do Ct de vespasiano. Renovou e montou um elenco campeão, o Cuca deve muito ao que Sampaioli fez nos bastidores.

    Vamos aguardar o Mohamed chegar e ver qual será seu discurso, terá tempo pra adaptar o time à sua forma de trabalhar, mas o time já tem uma base, é uma forma de jogar, bem parecida, de Sampaioli e Cuca, que além dos títulos do Atlético, não podemos esquecer que o Santos de Sampaioli e Cuca, em 2019 e 2020, foram vice no Brasileiro e Libertadores, enfim, o caminho é esse… cabe ao Mohamed seguir os trilhos, e conquistar o vestiário!

  • Pedro Ernesto disse:

    Impressionante como a hipocrisia perdura na mídia. Os técnicos brasileiros de beicinho pela preferência dos clubes a técnicos estrangeiros. Caramba, técnico vive de resultado, quer ter mercado, ganhe. O mais bravinho, Celso Roth, esbraveja sem razão: ganhou o que? Felipão, fracassos no Cru cru e Grêmio. Renato Gaúcho fracassou com o elenco vencedor do Fla.O Galo está certíssimo, contratou um dos últimos de sua lista, assim como o Flamengo trouxe sua última opção. O único técnico brasileiro vencedor é Cuca, mas tem como meta não ficar duas temporadas num mesmo time.

  • Rodrigo Assis disse:

    Não conheço o trabalho, mas tudo que li e vi me agradou. Boa sorte Turco, Fé em Deus 2022 há de ser um grande ano para o Atlético

  • Gilberto Costa disse:

    Se raspar a cabeça, vai ficar a cara do Sampaoli. Pelo menos na foto acima.

  • carlos henrique disse:

    A Historia de vida, a imagem dele chorando com o rosario na mao, no banco , choca
    e emeociona, quero dar boas vindas a ele
    e penso que pode se consagrar , aqui, é eletrico
    nao é acomodado, conhece o idioma e temos varios jogadores
    sul americanos , que tenha sorte, capacidade e faça um belo trabalho
    e que Deus coloque as maos no seu trabalho
    que conheço pouco
    mas sona sequência dos jogos, veremos se foi boa
    sua contrataçao, espero que sim
    os atleticanos vao apoiar
    seja benvindo, El Turco Mohamed.

  • Germano Brás disse:

    Enquanto o Galo contrata Godin, o Crucru traz Gordim.

  • Silvio Torres disse:

    Como quase todo mundo, fui muito surpreendido com o nome do Turco. E como quase todo mundo, fui à internet e redes sociais atrás de informações. O que mais me chamou a atenção no argentino/libanês/croata foi a encarada que ele deu no Kloop no Mundial de Clubes. O alemão tem um metro e 90 e El Turco 20 centímetro a menos! Partiu pra cima e teve que ser contido!! Vai ser preciso muito peito prá armar panelinha contra o argentino…

    • Edson Dias disse:

      Prezado Sílvio Torres, ele não vai precisar de peito. Vai ganhar o grupo em pouquíssimo tempo. Se tivermos paciência para ver o trabalho dele ganhar corpo, teremos alegrias demais.