Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi o Odilon Júnior, brilhante locutor esportivo, “conterrâneo” de Guimarães Rosa, nascido no Rio de Janeiro

Uma foto de 2017 do editor Lucas Gustavo, Odilon Júnior, e os repórteres Adriano Bossi e Toninho Maria, em frente a Loja do Brasinha em Cordisburgo. (www.cordisnoticias.com.br)

***

Na publicação anterior lamentei a morte do Lucélio Gomes, que marcou época narrando futebol, principalmente na rádios Guarani, Itatiaia e Inconfidência, nos anos 1960/70/80.

Como doem notícias de mortes, principalmente de pessoas próximas ou colegas de profissão. E dói mais ainda quando são sobre gente jovem que têm uma vida inteira pela frente e muito a contribuir com a atividade e com o mundo em que vivem. É o caso do Odilon Junior, da Rádio Tupi, do Rio, aos 39 anos de idade, depois de cinco anos lutando contra um câncer no cérebro.

Não tive a satisfação de conhecê-lo pessoalmente. Era um grande profissional e ajudou muito a Tupi se tornar líder de audiência no rádio esportivo do Rio, o que não é, e nunca foi, nada fácil. Só depois de me informar melhor sobre a sua morte, é que fiquei sabendo que a origem familiar dele é Cordisburgo, terra do João Guimarães Rosa, médico, diplomata, um dos maiores escritores brasileiros. A belíssima Cordisburgo, da Gruta do Maquiné, aonde vou com frequência e tenho grandes amigos, cidade vizinha de Sete Lagoas.

E no excelente site Cordisnotícias, me informei mais ainda sobre o Odilon e o seu carinho pela terra da família:

* “Cordisburguense de coração, morre o locutor Odilon Júnior”

O locutor Odilon Júnior, da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, faleceu na manhã desta segunda-feira, anos 39 anos.

Odilon Fernandes de Assis Filho nasceu no Rio de Janeiro, mas tinha fortes laços com Cordisburgo, tendo avó, tios e demais parentes cordisburguenses, sempre visitando a cidade e se considerando também como filho da terra.

Ele lutava há cinco anos contra um câncer no cérebro. O prognóstico médico inicial era de 18 meses de vida.

Bastante religioso, foi festeiro de Nossa Senhora Aparecida em Cordisburgo, logo que venceu a primeira batalha contra o câncer no ano de 2019.

Neste tempo ainda narrou a Copa do Mundo de 2018 e promoveu a “Super Copa Tupi de Futebol Amador”, um sonho antigo.

A sua carreira começou na Rádio 107 FM, de Petrópolis, passou pela Rádio Grande Rio, de Itaguaí, teve breve passagem pela Rádio Regional FM, de Florianópolis e há vários anos integrava a equipe de narradores e apresentadores da “Seleção brasileira do rádio”, da Super Rádio Tupi, tendo inclusive ocupado a coordenação de esportes desta que é uma das maiores emissoras do país.

O velório acontece no Cemitério Jardim da Saudade Mesquita, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, a partir das 11h, com sepultamento ás 16h.

O Cordis Notícias lamenta o falecimento deste que era um leitor e um dos grande incentivadores de nosso portal de notícias.”

https://www.cordisnoticias.com.br/2022/07/cordisburguense-de-coracao-morre-o.html

***

Odilon torcia para o Cruzeiro em Minas e para o Flamengo, no Rio. O clube carioca lamentou a morte dele em suas redes sociais:

@Flamengo

“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do locutor esportivo Odilon Junior, da Super Rádio Tupi. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento tão triste.”

Contratado pela Tupi no fim da década de 2000, Odilon começou como repórter e se tornou  narrador em 2011. Ele também comandou o departamento de esportes da Rádio Tupi.

***

Para quem não chegou a ouvi-lo e para quem quiser matar saudade, trechos do trabalho dele no facebook:

Contratado pela Tupi no fim da década de 2000, Odilon começou como repórter e se tornou  narrador em 2011. Ele também comandou o departamento de esportes da Rádio Tupi.

Para quem não chegou a ouvi-lo e para quem quiser matar saudade, trechos do facebook:

https://m.facebook.com/watch/?v=944463969218878&_rdr

https://m.facebook.com/watch/?v=372669440972925&_rdr

***

Que descanse em paz, e até um dia!


» Comentar

Comentários:
1