Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O carrasco e a vítima

Sou admirador do trabalho do Ruy Castro, mineiro de Caratinga, um dos maiores escritores do país, especializado em biografias, e trabalhos espetaculares, como sobre a vida do Nelson Rodrigues, Garrincha, Carmen Miranda, a Bossa Nova, e por aí vai.

Ele também tem um comentário às terças feiras pela manhã na Band News FM, onde bate um ótimo papo com o Ricardo Boechat sobre temas do cotidiano.

Escreve na Folha de S. Paulo, onde li este comentário, do dia 1o, muito interessante, sobre a homenagem ao uruguaio Gigghia, carrasco do Brasil em 1950.

Sem ser deselegante ele dá um cutucão, não no Gigghia, mas no tratamento dado pelos brasileiros a uma vítima daquele gol que nos tirou a Copa de 1950.

Confira:

“O carrasco e a vítima”

RIO DE JANEIRO

– Maracanã, 1950. Aos 20 minutos do 2º tempo, o ponta uruguaio Gigghia avançou pela direita, driblou o lateral Bigode e, diante do zagueiro Juvenal, que se deslocara para combatê-lo, cruzou para seu companheiro Schiaffino. Este recebeu livre no centro da área e fuzilou o goleiro Barbosa, empatando para o Uruguai. O 1×1 abalou os quase 200 mil torcedores, mas, com aquele resultado, o Brasil ainda seria campeão do mundo.
Aos 34 minutos, repete-se o lance. Só que, desta vez, Juvenal guarda sua posição para não deixar Schiaffino livre. Gigghia, então, em vez de cruzar, atira a gol e a bola penetra entre Barbosa e a trave -2×1, silêncio no Maracanã, Uruguai campeão.
Na terça-feira última, Gigghia, 83 anos, gravou seus pés em cimento para a Calçada da Fama do Maracanã. Já são 59 anos desde aquela tarde em que suas arrancadas pela ponta levaram tantos brasileiros ao desespero -e, desde então, o Brasil cansou de ganhar a Copa-, mas não sei de outro país ou povo que prestasse tal homenagem a seu carrasco. Nem Gigghia, em lágrimas, esperava por isso.
Em compensação, há dois meses, uma das vítimas daquela história, Juvenal, foi enterrado no cemitério de Camaçari, em Salvador, na presença de meia dúzia. Tinha 86 anos, dos quais os últimos foram muito tristes: pobre, quase esquecido, numa casinha de 10 m2, sem poder andar, com artrose nos joelhos e quadris, e ligado ao mundo apenas por um rádio.
Marcia Turvão, a bondade em pessoa, minha amiga e de Juvenal, tentou vestir seu caixão com uma bandeira do Brasil, do Flamengo ou do Bahia, cores que ele defendeu. Mas era véspera de feriado e, quando Marcia conseguiu achar uma bandeira e voltar ao cemitério, Juvenal já fora sepultado. Mais um desencontro do destino entre ele e Gigghia.


» Comentar

Comentários:
37
  • Gosto não se discute. Sou Cruzeirense há mais de 50 anos (torcedor roxo,doente), mas simpatizo com Flamengo no Rio e Santos em São Paulo….Mas quando o Cruzeiro joga contra Flamengo e Santos a vontade é que ele ganhe de 5 x0 de cada um….A propósito só considero o único clube adversário do Cruzeiro o Atlético, esse nós já domamos ao longo do tempo….Agora que ¨mala¨esse sr. Hermínio, hein!!! Querendo dar lição de moral para todo o mundo…Sai fora, meu!!!Antes de ser Mineiro, somos todos Brasileiros….Já morei em outros Estados ( Paraná, São Paulo, Bahia,Rio de janeiro) e fui muito bem recebido..Não tenho inimigos e sim adversários (pensam diferente)..Viva feliz com suas escolhas e deixe ou outros com as deles…Saravá!!!..Irmão….

  • Klaillton Saraiva disse:

    Caro Hermínio, torço somente para o Galo, mas o revanchismo impede essa união. Além disso, temos que admitir que o eixo é mais rentável para os anunciantes. A imprensa mineira perde seu espaço, porque é parcial e provoca o exôdo para a imprensa nacional.Quando há uma questão envolvendo Atlético e clubes de outros Estados, somos preteridos pela imprensa mineira, o que não ocorre nos outros Estados. Também gostaria dessa união, mas as discussões irrelevantes entre nós torcedores mineiros me faz pensar assim.

  • Herminio disse:

    Quem defende esta impossibilidade da união de MG simplesmente possui certa caida pelo eixo.Simples assim.
    CLARO QUE HÁ NÃO LIBERDADE DE ESCOLHA AOS TIMES E SIM A IMPOSIÇÃO ABSURDA DAS REDES DE TV E RÁDIO QUE JOGAM PAR A O ESTADO QUALQUER PELADA CARIOCA.iSTO FAZ UMA CERTA LAVAGEM CELEBRAL NOS MINEIROS,NORDESTINOS,NORTISTAS ETC.
    Se o cara não tem como pagar é obrigado a assistir as TV’s abertas aonde estão sempre rio e sp.
    Aonde aonde está a liberdade de escolha?O menino tem 6,7 anos e liga a TV e sempre está vendo a turma de sempre.
    Amigos torçam para os times de fora pois são considerados falsos minieros mesmo.

  • Klaillton Saraiva disse:

    É direito de qualquer pessoa torcer por quem quiser. Temos que respeitar! Jamais seria possível uma união de Minas contra o eixo, haja vistas que o próprio presidente do Cruzeiro é muito mais amigo dos cartolas do eixo, do que de cartolas de Minas. Depois da era Marco Antonio Teixeira/Perrelas, o Cruzeiro tem esse respeito do eixo sim, o Galo não. As torcidas nunca deixarão de vestir outras camisas!

  • Renato Paiva disse:

    Concordo com o Frederico e acrescento que torço não só por um, mas por dois times mineiros: Galo e Democrata de Sete Lagoas. Aliás, aqui em Sete Lagoas, diferentemente de outras cidades mineiras, só se veem atleticanos e cruzeirenses. Ainda assim, os dirigentes (devem ser esses que não ligam para o torcedor do interior) insistem em não mandar os jogos aqui na Arena do Jacaré, que está ficando maravilhosa! Sou afavor de que os times da capital mandem seus jogos por todo o interior de Minas. Assim, certamente diminuiria esta influência de paulistas e cariocas nas fronteiras do Estado. Não adianta querer obrigar o camarada a torcer por Atlético e Cruzeiro. Eles tem que se esforçar pra isso e essa (mandar os jogos fora de BH) é uma maneira. Pena que TV Globo e Rádio Itatiaia sejam frontalmente contra, talvez por comodismo.

  • Frederico Dantas disse:

    Sou mineiro.
    Vivo em Minas, adoro ser mineiro e estar em Minas, amo o jeito do mineiro, sou apaixonado pelas coisas de Minas, torço por time mineiro, não tenho segundos-times, brigo pelo que é meu (coisa que muitos não fazem), amo a liberdade (maior legado de Minas) e respeito o direito de qualquer um fazer o que lhe for melhor, desde que não interfira na liberdade e direito alheio.
    Não tenho complexo de ser mineiro, tenho orgulho. E se um mineiro quer torcer pelo Flamengo, Curíntia ou Ibis, que torça. Graças a gente como a mineira, existe a liberdade.
    E essa coisa de Eixo é meio bélica, meio teoria da conspiração.

  • Herminio disse:

    corrigindo adalto:Adalton ainda bem que a su a filha é mineira.!
    Mas confesso que se fosse minha só se a mae dela fosse comprar camisa no barro preto eu não compraria.a mae dela

  • Herminio disse:

    Adalton ainda bem que a su a filha é miniera.!
    Mas confesso que se fosse minha só se a mão dela fosse comprar camisa no barro preto eu não compraria.

  • Herminio disse:

    Quanto a liberdade claro que cada um que torça para quem quiser.

    Somente digo que quando tivermso 16/19 milhões de verdadeiros mineiros seremos muito mais respeitados e ganharemos sim muito mais titulos.(isto a globo ,bandeirantes..etc..não quer!)

  • Herminio disse:

    Adalton houve democracia nestes jogos?
    Cruzeiro x Vasco final do brasileiro;me parece 1974.
    Atletico x ex-time da ale-Libertadores e Brasileiro;1980/81
    Atlético X Corinthinas-final do brasileiro 1999
    Atlético X sp final de 77 -neste há dias atrás,em rede nacional , o próprio zagueiro da final do sp estevan soares confessou literalmente:quem quebrou o angelo não foi o chicão e sim…outro jogador….O chicão somente completou o serviço.
    Houve expulsoes?
    Democracia não existe neste meio amigo anão sr para ajudar o eixo.

  • Adalton disse:

    Caro Hermínio e Azenir,
    Vocês têm toda razão a respeito das cotas de tv e arrecadação dos times de Minas e outros estados em relação a Rio e SP; vejam que as grandes redes de TV, mídia são de lá. Minas é um estado fantástico, eu sou mineiro e torço também pelo Atlético; mas temos que sempre respeitar o direito das pessoas , sua liberdade , etc. Vejam que os Clubes do RS são muito estruturados e estão sempre com times bons. Eles, ao que parece, possuem estádios próprios, excelentes programas se sócio-torcedor, etc. O Chico Maia há poucos dias comentou que um dirigente aqui de Minas disse que não se importava muito com a torcida do interior; um grande engano. Eu moro no interior e gostaria imensamente de ver o Galo um time vencedor, como nos velhos tempos, com a torcida crescendo, com jogadores de expressão mundial. Nós do interior, poderemos colaborar com plano de sócios, adquirindo camisas, em vez de ingressos, etc. Mas sem grandes conquistas fica difícil convencer um menino da família a torcer . Entende? Todos queremos ver o Galo forte. Veja você que minha filha mais nova é torcedora do Cruzeiro e aqui em casa não há mais tristeza no dia de clássico: ela fica feliz com a vitória de seu time e nós quando o Galo ganha. É preciso ter espírito democrático.

  • Eu, Azenir Ferreira Alves, concordo plenamente o Hrmínio, mineiro que é mineiro torce para Atlético, ou Cruzeiro, nunca Flamengo, ou Corintihians. Deixa os torcedores de Juíz de Fora, torcerem para Flamengo, Bota Fogo, os de Poços de Caldas torcerem para Corinthians, palmeiras,São Paulo etc..Sou apaixonado pelo Atlético, e não tenho outro clube no mundo que faça eu torcer, a faria sim se este clube, (CHAMASSE MINAS GERAIS FUTEBOL CLUBE),Sou bairrista sim sou mineiro acima de tudo, respeito todos os que torce para outros clubes, mais concordo com o Hrmínio,existe mineiros que não são nem de longe mineiro, a história diz isso. ABRAÇO:
    AZENIR.

  • Herminio disse:

    Alison liberdade ainda que tardia sim!

  • Herminio disse:

    Adalto como voce quer que os times de MG crescam se não possuem nem a metade das cotas d e patrocinio do eixo?
    E Isto graças,em parte,a algunsn milhõe de mineiros que ainda se acham inferiorizados em relação ao eixo e batem palmas para eles.
    Somos a 2ª economia do país e nos comportamos como os estados do centro-oeste,norte e nordeste…no futebol somos iguais a eles…

  • Herminio disse:

    TENHO VERGONHA DE VER UM MINEIRO COM CAMISA DO EIXO!
    N a minha opinião NÃO É MINEIRO.
    Nunca tiveram o espírito dos Inconfidentes.

  • Adalton disse:

    Prezados ,
    Vamos por partes: a calçada da fama do Maracanã é para grandes jogadores , que fizeram história; então , nada mais justo que estrangeiros também sejam homenageados. Se fosse para ficar chateados, já imaginaram os suecos como estariam magoados com o Pelé, Garrincha, etc.. Idem, os chilenos em 1962 com o Garrincha. etc
    O que precisa é cuidar daqueles que tiveram a infelicidade de envelhecerem pobres, por circunstâncias da vida.
    2).pesquisas: depende muito da época. Elas também tem seus percentuais de variação. Vejam que o Cruzeiro em 2007 tinha 38% dos torcedores em Minas; agora pularam para 43%. Penso que é uma variação ilógica.
    3) concordo com alguém que já disse que torcida de Minas pode torcer para times de outros estados ou até do exterior. O que os times daqui precisam fazer, para aumentar suas torcidas é ganharem mais títulos, pois, como todos sabem, os torcedores crianças ainda, começam a torcer por times que estão no topo e vencendo…
    Um grande abraço a todos.

  • Herminio disse:

    Quanto a tal seleção da cbf aonde será a abertura e a final?
    E vocês acham isso tudo muito natural!
    Então se contentem em assisti seleção da arabia saudita e corei a do norte no Mineirão.

  • Herminio disse:

    Há um mal enorme em esqueçer MG e torçer por outros Estados.(diga o exio que sempre nos passa a perna).
    Tudo se reflete contra os clubes de MG:arbitragem,televisão,comentáristas.
    Cota de TV, Patrocínios.
    NÃO ABASTECE EM CERTA REDE DE COMBUTÍVEL E NA MINHA CASA NADA DE UMA CERTA MARCA DE DERIVADOS DO LEITEO.
    SE 16 MILHÕES DE MINEIROS FIZESSEM O MESMO SERIAMOS MUITO MAIS RESPEITADOS.

  • Herminio disse:

    Vocês defensores do eixo rio-são paulo devem ser daqueles tipo :em Minas sou Cruzeiro,no rio sou flu e em sp sou sp.

  • Frederico Dantas disse:

    Também não vejo problema em verdadeiros mineiros torcerem por times de outro estado. Que importância tem isso?

  • Alisson Sol disse:

    Discordo de que “…há falsos mineiros no nosso estado…“. O estado é parte de um país democrático. As pessoas tem liberdade de movimento, expressão, opinião, etc. Assim como há torcedores de clubes de outros estados morando em Minas Gerais, há também torcedores de clubes mineiros morando em outros estados, ou países. Afinal, a bandeira do estado já diz… Libertas quae sera tamem.

    Esteja certo de que há muita gente que não nasceu ou que não reside em Minas Gerais fazendo muito pelo estado, às vezes mais do que os “nativos”.

  • Daniel Lanza disse:

    Bom, primeiramente, não calaram os “cariocas” e sim todo o Brasil! Era final de Copa do Mundo e não de um Campeonato Brasileiro. É por pensamentos assim que nossos torcedores são tão violento pois pensam primeiro na rivalidade do que no amor pelo Clube.
    Acho justa a homenagem. O gol foi histórico e devemos reconhecer. Porém, da mesma maneira, deveríamos reconhecer todos aqueles jogadores que suaram a camisa pela Seleção Brasileira e, como era naquela época, sem receber milhões por isso.
    O futebol brasileiro tem vários “Juvenal’s” esquecidos por aí! Infelizmente, são lembrados apenas aqueles que conseguiram manter a fama ou ganhar dinheiro.

  • Leandro Alves disse:

    ChICO COMENTE MESMO, PORQUE O CRUZEIRO NÃO QUER CONTRATAR, O TIME FOI MUITO MAL NO ANO PASSADO TIVERAM PARTIDAS QUE DERAM CALO NO OLHO OS PERRELAS TEM QUE TIRAR O ESCORPIÃO DO BOLSO.

  • Herminio disse:

    Se é para calar os cariocas parabéns Gigghia.E que venham outros em 2014.

  • Herminio disse:

    Mineiro deveria se envergonhar ao torcer para times de fora.
    Eu pelo menos tenho vergonha disso. Tenho apenas 1 clube o Galo para torcer,pois par a mim seleção da CBF é outro time do eixo.
    Infomarque os times do eixo possuem torcida no nosso estado é a constatação qu contuamos colonia do eixo.
    Portanto torcedores azuis se orgulhem de possuirem torcida em MG,mesmo que nao vá a campo,mas jamais de constarem que há falsos mineiros no nosso Estado.

  • Eujácio Prates disse:

    Chico, vi uma reportagem em que o Gigghia foi homenageado por sugestão de um produtor alemão que está fazendo um documentário sobre o tema. Lamentavelmente, zagueiro e goleiro brasileiro, assim como Silvestre no Galo, Vanderley no cruzeiro e tantos outros, ficam rotulados como culpados e caem no esquecimento. A carreira do atleta é sempre assim, um erro oculta seus acertos.

  • lúcio vieira disse:

    04/01/10 – 17h40 – Atualizado em 04/01/10 – 17h40

    Torcida do Cruzeiro aumenta vantagem sobre o rival Atlético em Minas
    Cruzeirenses conseguem melhorar o percentual na capital e no Estado

    GLOBOESPORTE.COM
    Rio de Janeiro
    Tamanho da letra
    A- A+
    Divulgação/Site Oficial do Cruzeiro
    Torcida cruzeirense aumenta vantagem sobre os rivais atleticanos A última pesquisa “Datafolha”, realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009, mostrou que o Cruzeiro abriu ainda mais vantagem sobre o rival Atlético-MG no número de torcedores. Uma das possíveis explicações pode ser o maior sucesso da Raposa, que venceu os dois últimos campeonatos estaduais e foi vice-campeã da Libertadores de 2009.

    Em 2007, a equipe celeste tinha 38% do total de torcedores na capital, enquanto o Galo estava com 34. Nos números de 2009, o Cruzeiro já aparece com 43%, cinco pontos percentuais a mais. O Atlético, por sua vez, caiu para 30%.

    Nos números que levam em conta todo o Estado, a Raposa também teve melhora. Na última pesquisa, o clube tem 31%, dois pontos percentuais a mais do que em 2007. O Atlético perdeu três pontos: em 2007 tinha 18%, e agora, em 2009, tem 15%.

    Em Minas, outros dois clubes aparecem com destaque no ranking das torcidas. O Flamengo tem 12% e o Corinthians 7%.

    Os números na capital:

    Clube 2007 2009
    Cruzeiro 38% 43%
    Atlético 34% 30%
    Flamengo 1% 3%
    Corinthians 1% 2%

    Os números no Estado:

    Clube 2007 2009
    Cruzeiro 29% 31%
    Atlético 18% 15%
    Flamengo 9% 12%
    Corinthians 7% 7%

  • Clovis Colares Filho disse:

    Caro Chico Maia;
    Assistindo ontem a estreia do Galinho na Taça São Paulo, me irritei de tanto ouvir o tecnico gritando “toca a bola e vira o jogo” ele só esqueceu de gritar chutem a gol, pq o América chutou duas vezes e ganhou o jogo. Talvez esse seja o maior defeito das categorias de base os pessimos “professores”.
    Um abraço

    – Belo Horizonte

  • Luiza disse:

    Como é cruel a falta de memória das pessoas, os esqueçidos sempre morrem assim, na miséria. Parabéns, Ruy Castro é show de bola.

  • guerra disse:

    Amigo Chico, nada a vêr com êste texto, mas quero falar sôbre seu texto, no Super Notícias.

    Amigo, Futebol com Política, não ´se mistura, eu por exemplo sou anti política, sabe porque?, não concordo com a roubalheira, e as impunidades então prefiro me aprofundar e me afundar de corpo e alma no FUTEBOL e quero que a políca va PQP que se exploda que se F….
    Amigo Chico, se os juizes promotores comendadores liberam os políticos e estas grandes autoridades de seus crimes, de seus roubos, seus desvios de verbas, suas matrifuzias e desmandos, NÓS RELES MORTAIS É QUE VAMOS NOS PREOCUPAR, pagamos nossos impostos, se não pagar, estamos ferrados, eles não além de não pagar os impostos dêles ainda roubam o que nos pagamos, assim você, amigo quer o quê? todo mundo sabe o que os caras fazem, mas as autoridades liberam e o ladrão de galinha eles querem linchar condenar a morte prisão perpetua e olha que o cara roubou a galinha para matar sua fome e o político roubou para passear para os steits as oropa veja o LULA sabe tudo dos rivais quando ele era do sindicato, agora não sabe nada dos caras que matrifuziam do lado dêle, ora bolas, é abuzar demais de nossa inteligencia, o TRE vem e diz para não invalidarmos nosso VOTO, será que teriam coragem de nos dar um direito de resposta aos políticos, porque os caras falam em nosso ouvido um punhado de babozeiras, nos dê um horario de resposta, quero ver se teem coragem disto.
    Convide um político para fazer uma politica sem remuneração, si´mplesmente para ajudar sua cidade seu estado e pais será? existe algum? duvido, troco minha vida se aparecer algum honesto, porque os pilantras não deixam ter honestos no meio dêles, então meu caro Chico num mexe com isto não, É PODRE DEMAIS veja a charge do super de hoje É LAMA PURA, será que o super é notícia até no New York Times mas os politicos não pegam este jornal, porque senão teriam vergonha ou eles não sabem o que é VERGONHA NA CARA O ROSTO FICAR CORADO VERMELHO, será que nem suas familias ou será que é contaminação, aí todos ficam doente, e não me venha dizer que seu amigo tal é politico honesto, para mim até minha mãe se entrar para a politica ela passa a ser desonesta ladrona mal carater pilantra mesmo.

  • Justa homenagem…Ao vencedor, tudo…Ao perdedor o reconhecimento…

  • André Souza disse:

    Chico, boa noite, você sabe que fim levou a ação que o MP moveu contra o ex-presidente do GALO, Paulo Cury, procurei na internet, mas as ultimas informações que obtive são de 2006, quando foi negada a quebra do sigilo bancário.

    Desde já obrigado e parábens pelo trabalho sempre imparcial e honesto

    André

    – Belo Horizonte

  • Robson Jefferson disse:

    Caro Chico Maia,como foi de férias,espero que bem.A propósito,vc disse que andou afastado das notícias,mas como vc respira futebol eu gostaria de lhe fazer uma pergunta.O que o time do cruzeiro ganhou nos ultimos anos além do campeonato mineiro???.Digo isso pois tenho visto parte da imprensa mineira cantar em verso e prosa que o time é otimo.Parece que ganhou os dois ultimos brasileiros e o mundial de clubes.Que o time não precisa contratar apenas repor peças.È enganação ou existe uma cartilha que alguns tem que seguir???.Feliz retorno,abraços Robson.

    – Belo Horizonte

  • Alisson Sol disse:

    Olá Chico, e um Feliz 2010 a você e todos aqui.

    Como alguns já citaram, se é para homenagear quem influenciou a História do Futebol, a homenagem a Gigghia é justa.

    Os brasileiros tem de parar com esta “mania de vítima”. Há uma placa em Paris na casa onde morou Santos Dumont, os franceses morrem de amores pelo Gustavo Kuerten, os americanos adoram o Fittipaldi, e por aí vai. Entrei no supermercado ontem, e a capa de uma das revistas era o Ayrton Senna, outra o Ronaldinho Gaúcho. Sem falar que, em preparação para a Copa, estão vendendo uma série de revistas sobre as Copas. A edição sobre a Copa de 1982 tem o Brasil na Copa (lembrando, a seleção Campeã foi a Itália).

    Não sei se foi o caso do zagueiro Juvenal, mas no Brasil há também muito jogador de futebol querendo viver como Garrincha, e ter depois a fortuna de Pelé. Fica difícil…

  • Frederico Dantas disse:

    Absolutamente justa a homenagem. Como bem disse o Renato Paiva, ele anotou o tento mais importante da história do Maracanã, inclusive para nós, brasileiros.
    Ainda mais se passearmos pela lista de homenageados e percebemos a existência de nomes inexpressivos e, até mesmo, inexplicáveis.

  • Renato Paiva disse:

    Aliás, tenha (vc e família) um ótimo 2010!

  • Renato Paiva disse:

    Boa tarde, Chico! Tudo certo!?
    Bem, não vejo mal algum em homenagear o uruguaio. Afinal de contas, a calçada da fama foi feita para perpetuar aqueles que fizeram história no Maracanã e aquele gol pode ter sido o mais importante já marcado no estádio por se tratar de uma final de Copa do Mundo.
    Em relação ao Barbosa, concordo que foi um injustiçado e que merecia um fim de vida digno.
    Abs e bom retorno!