Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Veja as imagens: o tamanho da destruição da Serra do Espinhaço

Prezado Chico;
Há dois anos atrás, iniciei um trabalho de gravações e pesquisa em Conceição, a convite de diversos setores da comunidade local do Espinhaço.
Fazendeiros, pequenos produtores, profissionais liberais, se dirigiram ao Camarela Studios com o convite e o firme propósito de me convencer a desenvolver esse trabalho desprezado por todos.
Olhando nos olhos daquelas pessoas resolvi aceitar.
De lá para cá, foram realizados tres vídeos no local, hoje com mais de trinta mil acessos no Youtube. Alguns estão citados em ações movidas pelo MP Federal e Estadual contra o empreendimento. Matérias a respeito do trabalho foram exibidas em redes nacionais de TV.
http://www.youtube.com/watch?v=pvDvNNGL2Uc

Deixo mais alguns links dese trabalho, no intuito de ajudar a elucidar dúvidas e questões relativas ao empreendimento Minas-Rio e seus impactos em nosso povo.

Conceição: Guarde nos Olhos…
http://www.youtube.com/watch?v=kLxQjBsvQdo

Conceição: Guarde nos Olhos II
http://www.youtube.com/watch?v=oysDR7sf5RU

Conceição: Guarde nos Olhos III:Mumbuca
http://www.youtube.com/watch?v=DRCoXLCeovc

Curioso ressaltar também, que bem debaixo da planta industrial do empreendimento, além de grutas e cavernas repletas de artefatos pré-históricos de nossos ancestrais, se encontravam diversas nascentes de água sulfurosa; a Água Santa” como diziam no Espinhaço.
Que tal seria por exemplo, a implantação de uma cooperativa, com largo alcance social, com geração e distribuição real de renda a longo prazo para toda a região, para a exploração comercial dessas águas???
Isso definitivamente não estava nos planos de Eike Batista e de todos que se beneficiaram fartamente desse empreendimento ilegal.
No mais um grande abraço e espero ter ajudado.

Rodrigo Valle


» Comentar

Comentários:
8
  • André Rosa disse:

    Infelizmente isso é o progresso! Progresso esse que evitará, que muitos jovens deixem seus lares pra vir tentar a vida na capital. Vc conhecer Conceição como turista é uma coisa, agora viver aquela realidade de falta de emprego, saber que assim que se formar lá no Colégio, vc vai ter que “juntar suas trouxas” e procurar seu rumo é outra! As leis ambientais hj são rígidas, cabe aos orgãos competentes fiscalizar. Outras cidades aí, vivem da Mineração, como Nova Lima, Itabira e continuam com lugares preservados e lindos. Que venha o progresso! O povo conceicionense precisa de emprego, de uma vida melhor!

  • Vitório disse:

    Prezado,

    Sabe dizer-me se há alguma ONG ou OSCIP séria(s) que trata(m) ou têm interesse em tratar do assunto em questão?

  • guerra disse:

    Chico, admiro você a muito tempo, mas agora mais que nunca, sempre estou aquí com você, e o que estão fazendo com a nossa terrinha é mais que um CRIME, eu disse nossa terrinha por que você a adotou em seu coração.
    Este criminosos, e que estão sendo ajudados pelo GOVERNO ESTADUAL AÉCIO NEVES E TALVEZ PELO FEDERAL TAMBÉM, não se importam com nada eles querem VOTOS e o o VIL METAL, o resto que sefoda cadê o o Pinto Coelho que não faz nada, só vai lá para receber homenagens e pedir os votos, é de mais, cadê o Generoso que tem fôrça na imprensa cadê a RaQuel que sempre fala de Conceição mas nestas horas se esconde ei Raquel cadê o Jornal o Tempo será Raquel que tem tramoias por baixo que até agora não falou nada, e nem o Generoso, eita gente intereseira, Putzz VAMOS SALVAR CONCEIÇÃO DAS MÃOS DESTES ABUTRES ASSASSINOS BANDIDOS PHILANTRAS QUE USAM DE TUDO PARA ANGARIAR O VIL METAL e o cara ainda diz que quer ser o mais rico do mundo.
    Secada um dos leitores postar alguma coisa sôbre Conceição e o que estão fazendo nós que não temos o poder na mão poderemos dar uma respostas aos intereseiros m DINHEIRO e salvar esta maravilha que é a Serra do Espinhaço e Conceição do Mato Dentro Ajudem meus amigos ajudem.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    O pior de tudo é que isso é normal. As leis ambientais existem, apesar de ainda serem frágeis, precisam ser cumpridas! É um crime ambiental gravíssimo, tendo em vista que existe uma nascente próximo ao local. Tem-se que denunciar tal atividade aos órgãos estaduais, no caso a IGAM. Porem no caso de extraçao de minerados os órgãos ambientais não podem interferir diretamente, porem o IBAMA, que é o órgão máximo pode checar essa atividade melhor. Faço o curso de Eng. Ambiental no UNIFEMM – Sete Lagoas / MG e o que mais se ve é esse tipo de empreendimento, o qual só gera lucro e benefícios aos empreendedores. A população local e principalmente o meio ambiente ficam à mercê de danos que podem ser irreversíveis.

  • Alexandre Pedrosa disse:

    Vamos divulgar esses videos e tentar impedir esse massacre.
    Eike Batista só se importa com o dinheiro dele, mais nada!
    Vamos divulgar isso em massa!!

  • Aldemário Filho disse:

    Chico,

    O que me deixa chateado é que o custo beneficio dessas mineradoras para o estado é baixíssimo. Destroem o ambiente, pagam salários baixos e o tal dos royaltys não compensa o trabalho do município e do estado para a recuperação ambiental da área.
    Existe sim meios de explorar com sustentabilidade uma área mineral, mas é preciso planejamento, educação ambiental, envolvimento da sociedade e compremetimento político e empresarial.
    Depois disso feito seria necessário agregar valor ao minério explorado na região, não só com pelotizadoras, mas sim com siderurgicas e metalurgicas e industrias afim, gerando mais empregos e salários melhores.
    A mobilização popular mesmo de uma forma tímida já acontece, ela precisa crescer mais, para que no futuro cidadãos conscientes e sensiveis morem num estado e país melhores, com uma exploração mineral sustentável e verdadeiramente justa e desenvolvimentista.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    tem gente que ainda chama isso de progresso…

  • Marcio Martins disse:

    REPORTER: ¨… Sr. Treinador, estou aqui te perguntando porque sou pago pela empresa para este trabalho e não pelos seu belos olhos. Estou fazendo aqui o que milhões de torcedores gostariam de fazer mas não possuem credenciais para estar no vestiário ou no campo. Portanto, dar respostas claras, sem ironia e de forma educada não é favor nenhum pra mim ¨.

    Prezado Chico,

    Se eu pudesse estipularia um premio generoso para o jornalista que desse uma resposta neste estilo a pessoas como Muricy, Adilson e alguns outros treinadores que andam por aí. Em sua coluna vc observou algo que já vinha notando há muito tempo. Até hoje nenhum repórter teve coragem de se manifestar. Tenho certeza que o dia que algum agir assim, ao vivo, em uma coletiva, sem cortes isto vai mudar.

    – Belo Horizonte