Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com ajuda absurda da arbitragem e erros infantis de jogadores do América, Chapecoense arranca empate no Independência, que pode valer o título

A arbitragem foi um capítulo à parte neste 2 a 2 de América x Chapecoense. Inaceitável o que este bandeirinha  paulista Anderson José de Moraes Coelho, fez com o Coelho mineiro. Pior do que o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva fez no clássico contra o Cruzeiro, porque o lance foi mais claro, na cara dele. E justamente no desfecho de uma atuação que seria perfeita da Edina Alves Batista, certamente a melhor árbitra do futebol brasileiro na atualidade. Ela consegue se impor pela competência e obter o respeito de todos os jogadores e treinadores envolvidos nas partidas que dirige. Sem essa de se utilizar o fato de ser mulher, teoricamente mais frágil, para conseguir este respeito. É ótima de serviço e pronto. Não precisa de subterfúgios para ser respeitada.

Mas o Anderson arranhou a atuação dela.

Dito isso, palmas para os dois times, e para os dois treinadores, muito acima dos demais dessa Série B. Com os acertos e erros, deles e de seus jogadores. Neste aspecto, Lisca foi mais infeliz nesta tarde. Pôs em campo o Sabino no lugar do Rodolfo, para resolver um problema e tentar virar o jogo, mas o tiro saiu pela culatra. Sabino entrou dormindo em campo e num passe errado, armou o contra ataque que gerou o segundo gol da Chapecoense. Minutos depois, quando substituído, fez outra besteira ao sair  esbravejando e gesticulando. Precisa ser chamado às falas pela diretoria.

Mas, essa e demais novas substituições promovidas pelo Lisca, foram ótimas e o Coelho partiu pra empatar e virar o jogo. Tornou-se um monstro para cima da Chape. Além de empatar, virou o jogo, que só não valeu porque o senhor Anderson José de Moraes Coelho não quis, não se sabe movido por quais motivos.

Este tipo de lance e suposto erro deveria ser investigado, mas no futebol, fica por isso mesmo. Principalmente no Brasil. Debaixo desse angu, deve haver alguma carne, ou muita carne!

Antes, durante e depois do jogo, troquei algumas mensagens, via twitter, com alguns companheiros da prateleira de cima da imprensa, sobre vários aspectos dessa partida, que pode ter decidido o campeão brasileiro da Série B desse fatídico 2020:

@thiagonoggueira “América x Chapecoense, hoje, às 16h, na Globo Minas. Os universitários talvez saibam, mas não lembro de jogo de Série B (ou mesmo Série A) do América no horário nobre de domingo. Prioridade (estratégia) sempre foi Atlético, Cruzeiro ou time grande de RJ ou SP. Coelhão tá na moda!”

Bem lembrado, caro @thiagonoggueira. É o Coelhão crescendo, graças à bola que está jogando e o trabalho de reestruturação do clube que vem sendo feito há anos pelas sucessivas diretorias.

 

@ohenriqueandre “Edina Alves Batista é a melhor árbitra do país, entre as mulheres e os homens. Boa demais!”

 

Pois é, caro Henrique André, mas hoje, o bandeirinha, de nome Anderson, impediu que a arbitragem dela fosse perfeita. Coelho foi, de novo, prejudicado pelos donos do apito.

 

@thiagoreisbh “América assaltado de novoooooo!!! Inacreditável, revoltante, surreal e nojentoooooo… erro grosseiro do bandeira. Mais um pra conta que só mostra o quanto a campanha do @AmericaMG nessa série B é extraordinária #Snsb Meu filho de 7 anos viu que o lance era o normal… o bandeira não!!!! Isso não é erro, é agressão a quem trabalha sério durante a semana toda… #Snsb

 

E digo eu: toda vez que vejo uma sacanagem dessas da arbitragem, me lembro do saudoso grande jornalista Hércules Santos. Ele tinha ojeriza a todo árbitro de futebol, virou coisa pessoal. Se recusava a ter amizade com qualquer um do apito ou auxiliar.

 

@hevertonfutebol “Um erro da arbitragem que pode significar perda de título. América tem toda razão em reclamar, até pq tem sido muito prejudicado pelos constantes erros.”

 

Sim, caro Hérverton, mas não podemos nos esquecer também do erro absurdo do Sabino, no segundo gol da Chape, né? E da dividida frágil do Rodolfo, no 1 a 0 dos catarinenses. Mas a arbitragem realmente decidiu o jogo e talvez o título!

 

@dukechargista “E depois reclamam do VAR. OIha o que fizeram com o América!!!”

 

A famosa história, né? Ruim com ele, pior sem ele! Mas continuo com um pé atrás em relação ao Vídeo Manipulador de Resultados.

 

Para finalizar, o Adroaldo Leal, setorista do Cruzeiro pela Rádio 98FM: @AdroaldoLeal “Realmente, o

@AmericaMGe a @ChapecoenseReal são os melhores times da Série B! Vão subir com os pés nas costas, e de maneira merecida!”

Questionei: meu caro @AdroaldoLeal! Será que você consegue explicar como o Cruzeiro venceu os dois e conseguiu perder e empatar com os horrorosos da prateleira de baixo?”


» Comentar

Comentários:
40
  • João Brás disse:

    O Crucru ganha hoje, afinal, os donos do futebol não vão querer uma torcida fora das disputas , uma vez que a SEGUNDONA ainda vai durar algum tempo.

    • Marcão de Varginha disse:

      Hoje estarei torcendo para somarem no máximo 1 ponto.. a macaca vencendo não vai causar tristeza a maior e mais qualificada torcida das alterosas!
      – #benecyeternomito

  • Antonio da Silva disse:

    Espero que a mesma mobilização que a sociedade brasileira se solidariza com o caso de racismo em que o Gérson foi vítima, seja dispensada às famílias dos mortos no acidente do Ninho do Urubu.

  • Silvio T disse:

    Sinto muito, meu caro, mas vamos aos fatos. Enderson Moreira foi demitido do Bahia depois de vários resultados desastrosos. Assumiu Roger Machado, que foi demitido depois de vários resultados desastrosos. Assumiu Mano Menezes que…É por isso que que sofro sendo um atleticano racional. É mais que óbvio que o problema do Bahia não está nos técnicos. Mas vai convencer um torcedor do galo disso. Outra coisa, cansei de pedir o Mano sim, mas ANTES do oceano de dinheiro que o Sr Rubens Menin começou a despejar no clube. Alguma sumidade aqui ao menos sonhava com Sampaoli antes disso? Pra fechar. Mano foi demitido do Palmeiras sendo vice campeão brasileiro. Perdeu o título prum tal de Jorge Jesus, que foi embora do Brasil com mais conquistas do que derrotas no Flamengo. Antes dele, Felipão e Cuca, campeões, também receberam pé na bunda do verdão. Percebeu? De novo, o problema não era exatamente o Mano, tanto que o coitado do Palmeiras acreditou no Luxemburgo pro lugar dele. Pano rápido e tchau.

  • Juliano Salvador disse:

    Quando vi a árbitra dando somente 3 minutos de acréscimo, já que a chape já havia feito as 5 substituições e o América quase isso, entendi que o jogo era para terminar empatado. “Ordes são ordes”!
    O Cru Cru está mudando de sede, já havia mudado de estádio; é já que mudam o nome.
    Aliás como a torcida azulina é ingrata. Só começaram a ganhar títulos após a Era Perrelas, agora faz uma desfeita dessa. Antes, o Perrela já havia sido presenteado com uma cusparada.

  • Márcio Luiz disse:

    Enquanto isso o Mano “dancinha” Menezes acaba de ganhar o enésimo pé na bunda depois de mais um péssimo trabalho (Bahia).
    E ainda tem cara que fica tentando fazer lobby para o Galo contratar esse traste.

  • Silvio T disse:

    O trágico ano de 2021 já começou a mostrar a fuça para o Massa Falida Esporte Clube. Vi que, rabinho raposônico entre as pernas, estão abandonando a suntuosa sede própria do Zezé. Lembrei de uma reportagem que li quando a outrora poderosa editora Abril foi também obrigada a cair fora de um suntuoso prédio na zona sul de São Paulo. Foi uma cena trágica a remoção do busto do fundador da empresa da frente do prédio. Trágico pra família Civita, claro. Pros milhões de inimigos que ela cultivou com anos de jornalismo tendencioso, foi uma festa. Imagino que vai ser o mesmo por aqui quando começarem a retirar o “Fala Zezé” da fachada do prédio raposônico. Como sempre diz o filósofo Chico Maia: toda arrogância será castigada!

  • Horacio disse:

    Não acho que o Lisca deve apenas abrir o olho com arbitragem, tem é que explicar para o time que alguns erros que foram cometidos contra a chape podem representar uma derrota feia contra o palmeiras.

    A defesa é muito melhor, muiito mais rápida, melhor na bola aérea e tem melhor recuperação que a da chape. Não consegue recuperar fácil se estiver atrás. O meio não terá a liberdade que teve, vão truncar o jogo do coei como o cruzeiro fez. Para não dar muito na cara os times paulistas todos usam o atropelamento, aquela jogada que o meia pisa, dá joelhada, desequilibra por trás e depois levanta os bracinhos e aponta pra bola revoltado com a marcação. Vai ser assim 2, 3, .. 10 vezes e ninguém vai ver cartão. O meio é mais rápido e os passes são mais precisos com jogadores de frente muito mais habilidosos.

    Portanto, o coei vai antecipar o que vai encontrar de adversário do topo da tabela na séire A do ano que vem. Pelo jogo de ontem, se continuar assim acho que passa para série A sem grandes problemas, a chape também. Se não tiver problemas de contusão ou outros pode pegar a ponta sim. Tem é que ir subindo a meninada da base preparando para o ano que vem.

  • Nivaldo Alves disse:

    Pior de tudo foi a ironia do Globo.com hoje… Manchete: Lisca muito pistola! Sempre um descaso para com Atlético e América.

  • João Paulo Horta Cavalieri disse:

    Impressionante como Minas é tratada a toque de caixa, em todos os setores, esporte, política etc!

  • Rodrigo Assis disse:

    O que eu falo é o seguinte, como vc mesmo disse o Lisca errou, jogadores erraram, mas ninguém do América vai falar disso. Vão falar somente de um único erro do bandeira. Podem reclamar do erro do bandeira, mas que tal reclamarem dos erros do Lisca também, dos erros dos jogadores em campo… Melhor por a culpa toda no bandeira.

  • Bernardo Montalvão disse:

    É o América sentindo na pele o que historicamente se passa com o Galo. Para variar, a jogo do América no domingo, Palmeiras jogou no sábado tendo 24 horas a mais de descanso para a decisão da Copa do Brasil. Tudo isso é imposto aos times que não tem moral na cbf!

  • Juca da Floresta disse:

    Tem mais Chico, nem o Lisca e qualquer jogador do América reclamaram da anulação do gol ao final do jogo, o Lisca foi até o banco da Chape cumprimentar o técnico do time catarinense, os jogadores dos dois times conversavam. Percebam que o lisca estava no banco ao lado do bandeira. Só depois, que o lance foi mostrado diversas vezes é que viram o erro do bandeira. Ai ele deu o showzinho costumeiro dele na entrevista, esbravejou, deu tapa na mesa, xingou a CBF……puro marketing. O bandeira errou porque o lance foi difícil, e na maioria das vezes os bandeiras resolvem marcar o impedimento em lances iguais a esse. Repito se tivesse WAR poderia ser resolvido, mas não tem. Não existe esquema deliberado para prejudicar o América. Isso é delírio alvinegro que está se tornando delírio verde e branco.
    quanto ao Atlético eu penso que uma Sulamericana salva o ano de 200 milhões investidos por terceiros (isso no balanço anual é taxado como dívida).

    • Márcio Luiz disse:

      É, rapaz. O futebol tá virando uma GUERRA mesmo.
      “WAR” durante o jogo já é um sinal.
      Kkkkkkkkkkkk

    • Marcão de Varginha disse:

      Resumindo, conivente: em outras palavras só o time celeste pode ganhar do grande Coelhão na mão grande, né?
      – #benecyeternomito

      • Marcio Borges disse:

        Não se esqueça, conivente….kkkkkk
        #tiburcioeternomito
        Ah….e do Robinho? Cadê o comentário? Ou o galo não se mancha quando acontece alguma coisa lá…kkkkk

    • Marcelo disse:

      Não adianta reclamar. Mas boa parte dos jogadores foi para cima do trio de arbitragem quando o jogo terminou. O zagueiro Anderson, na entrevista, reclamou e o lisca tomou amarelo por reclamação no lance. No jogo que eu vi foi assim. E acho que ele reclamou para chamar a atenção para quarta-feira em que o vuaden foi escalado. O mesmo que subiu o náutico ano passado na mão grande.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,
    E o Flamengo hein cambada, já está em segundo. Tinha time que achava que esse ano ia ser bi. Meio século da seca. Depois que o América de Madri foi beneficiado na oitavas de finais da Copa do Brasil com aquele pênalti mal marcado conta o Corinthians os trios de arbitragem estão mais atentos e quase não beneficiam mais o coelhinho.

    • J.B.CRUZ disse:

      Boa Lembrança JUCA:
      Aquele Penalty marcado contra o TIMÃO e que rendeu a classificação do COELHO e o Alijamento do CORINTHIANS da COPA DO BRASIL, foi um dos maiores ”enganos” do futebol Brasileiro em todos os tempos..
      Mas como diz o DITADO POPULAR : ”’Primeiro os meus. depois os teus ”’…

    • Fernando Chaves disse:

      Eu prefiro 82 anos sem Brasileiro do que o sério risco de comemorar o centenário no FUNDO DO POÇO!
      Ah, ia me esquecendo, o Crucru já tem 25 anos que não ganha uma Libertas!

  • Mário César disse:

    Seis assaltos em seis partidas. E mesmo com tantos pts tirados na mão grande, temos quase 60 pts na tabela. América já é o campeão moral a muito tempo nesse lixo de campeonato brasileiro.

  • Ed Diogy disse:

    Na verdade Chico o América não tem apoio da FMF/CBF e
    da Rádio de Minas que mesmo neste ano um pouco atípico para o Coelhão são reservados somente dois minutos da programação. Todos estão preocupados com a subida do América para a série A e a consequente permanenencia do Cruzeiro na B. Eles gostariam que fosse ao contrário .
    Acredita Coelhão

  • Marcio Amorim disse:

    Caros Chico e amigos!
    Estão se tornando insuportáveis os erros de arbitragem contra o América. O Lisca deu uma entrevista irritadíssimo, elencando os jogos em que foi prejudicado. Oito no total. América e Chape são disparados os melhores times da Série B. Sem interferência de arbitragem, o América já teria por volta de 65 pontos e estaria matematicamente classificado.
    O pior de tudo é que não vai acontecer nada. Nunca acontece quando o prejudicado não é um grande da Série A. A tv vai mostrar exaustivamente os erros (não foi só o do gol), a diretoria vai mandar vídeos com uma reclamação contundente e vai tudo para o lixo.
    O América não fez um bom primeiro tempo, mas, nem por isto foi inferior. Voltou para o segundo tempo modificado e acordado. O que vimos foi um massacre, uma superioridade gritante que fez a Chape encolher como um time visivelmente inferior. Pela posição das duas equipes e pelo que mostraram até aqui, não era jogo de goleada, mas ela poderia ter saído, tamanho o domínio do América.
    O crime foi ter sido o resultado obra de um erro grosseiro. Não adianta dizer que o Sabino deveria ser culpado da improvável derrota do América. Jovem ainda, errou feio, mas erro dentro das quatro linhas é normal. Anormal é o erro da arbitragem. Como questionou o Lisca: “tem de ser sempre contra nós? Se eles têm problemas comigo, eu vou embora para não prejudicar o América”.
    Não, Lisca! O problema não é com você. Já estamos cansados disto nos estaduais ou em qualquer outro tipo de campeonato, copa ou torneio. Há que se dar um basta nisto!
    Há muito dinheiro envolvido. Os poderosos estão de pires na mão, devendo o que não ganharão nem em cinco anos.
    O juiz do jogo de quarta-feira contra o Palmeiras é o Héder (?) Roberto Lopes. juiz que come na mão da CBF, useiro e vezeiro de “arranjar” resultados a mando dos patrões.
    Acorda, Coelho! Grande parte (a maioria até) da imprensa mineira torce contra o América e fica calada diante destes desmandos. Ao contrário, a imprensa nacional vai denunciar, à toa, como fez no jogo contra o Cruzeiro
    Abraços!

    • Marcio Amorim disse:

      Caro Chico!
      Permita-me duas correções: O árbitro de quarta-feira será o Vuaden. O que eu disse sobre o Héder (?) Roberto Lopes, embora sirva para os dois, deve ser atribuído, por enquanto, ao Vuaden, de péssimas lembranças.
      Outra: O Lisca reclamou de seis assaltos e não oito.

  • Silvio T disse:

    Dois bandeirinhas ruins mesmo. A Chape também teve um lance de impedimento muito mal marcado. O atacante ia sair na cara do gol quando o placar estava em 1 a 1. Quanto às derrotas que vc mencionou, Chico, talvez a explicação esteja no livro Freaknomics. Dois matemáticos americanos mostram que os números e estatísticas têm vários lados, inclusive de maracutaias evidentes, principalmente no esporte. Recomendo a leitura.

  • Alexis disse:

    Lembro-me do Lisca, após a eliminação diante do Galo no Campeonato Mineiro, esbravejar que na Série B seria diferente, pois a arbitragem não seria tendenciosa na competição nacional como foi nas semifinais do estadual. Gostaria muito de saber se ele quer reconsiderar a acusação contra a arbitragem mineira…

  • Pedro Ernesto disse:

    O Galinho Sub -20 detonou o Cru cru 3 X 0. Virou freguês de vez!

  • Luís Cláudio disse:

    Resultado ótimo para o Crucru, aumenta a chance de chegar em primeiro lugar.

  • Humberto disse:

    Fazendo uma correção: o cru-cru ganhou os dois jogos com ajuda da arbitragem, contra o coelho então foi um escandalo, o juiz tinha que sair no camburão.

  • Antonio da Silva disse:

    Na verdade Chico, sem contestar que a Edna é uma ótima árbitra, mas ela também errou, pois deu 3 minutos de acréscimo e o gol saiu aos 49:30. É tanto que o narrador da TV aberta disse que logo após o ataque da Chape o jogo termina… Deixaram o jogo prosseguir e ai prejudicaram o Coelho.