Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi Agnaldo Timóteo, uma das vozes mais cativantes da música mundial

Adalclever Lopes (esquerda), ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, conterrâneo e amigo de Agnaldo Timóteo

Que pena que ele tenha sido levado pela Covid, furando fila. Estava com 84 anos de idade mas esbanjava saúde e ainda tinha muito a alegrar ao país e ao mundo com o seu talento e principalmente simpatia pessoal e coração maior do que ele. Tive um único contato com Agnaldo, num jogo entre jornalistas e comissão técnica do Cruzeiro, que fez parte da programação de inauguração da Toca da Raposa II. Caratinguense, botafoguense e cruzeirense, jogou pelo time da Comissão Técnica do Cruzeiro, contra o nosso time da Associação Mineira de Cronistas Esportivos – AMCE. Ganhamos! Ele, pesadão, não jogou toda a partida, naquele calorão de um sábado às 11 horas. Saiu antes do fim do primeiro tempo e ficou “cornetando” à beira do gramado, com aquele vozeirão, nos intimidando e incentivando a turma azul. Depois do jogo, “chá com torradas”, num churrasco de confraternização e ele, centro das atenções, contando casos, dando gargalhadas, lembrando principalmente de Aldair Pinto, a quem sempre foi grato pela força que recebeu dele no início da carreira. Aldair foi um dos grandes radialistas do Brasil, um “show-man”, além de ser o criador da Charanga do Cruzeiro. Camarada fantástico, com quem tive o privilégio e honra de trabalhar e aprender demais, da vida e da profissão, no meu início em Belo Horizonte, na Rádio Capital.

Horas agradabilíssimas e inesquecíveis na Toca II, com tanta gente boa, colegas de profissão e profissionais do Cruzeiro, ouvindo e rindo das histórias contadas pelo Timóteo. E, óbvio, entremeadas por músicas que ele cantava para vários casos que contava e pedidos que atendia.

Tantas gerações, fãs dessa grande figura e voz fantástica, que ontem se calou. Hoje a minha mãe, 91 anos, lamentou a morte dele, assim como milhões, Brasil e mundo afora. Descanse em paz, Agnaldo!

O amigo comum Adalclever Lopes, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, conterrâneo dele (assim como Flávio e Fábio Pacelli Anselmo, Ziraldo, Zélio, Mírian Leitão e tantos caratinguenses gente boa), o homenageou com este artigo, que reproduzo aqui:

* “O Brasil chora o falecimento de um dos seus maiores cantores, que encantou multidões com canções inesquecíveis, executadas por uma das mais belas vozes da música mundial. Eu, antes do artista, do qual sempre fui admirador, choro a morte de um grande amigo, amigo de todas as horas.
Dono de uma biografia motivadora, de alguém nascido em família humilde que foi à luta e ascendeu ao estrelato pelo seu inquestionável talento, Agnaldo Timóteo não se limitou à arte. Ele se engajou na vida pública, onde sempre teve posicionamentos firmes, assumindo posturas, como só ocorre aos grandes nomes da política, jamais tendo permitido qualquer nódoa em sua careira parlamentar.
Mas, acima de todo o sucesso, seja como admirável cantor ou incorruptível político, Agnaldo Timóteo alcançou sucesso como ser humano, que jamais se negou a ajudar a quem lhe procurasse, nunca se furtando a estender a mão a quem dele precisasse.
Grande homem que foi, nunca se esqueceu de seu berço, de suas origens!… Aliás, delas sempre se orgulhou e tinha prazer de falar de sua infância pobre, de seu início como cantor, na sua querida Caratinga, cidade da qual sempre foi o maior divulgador.
Agnaldo sempre esteve ao meu lado em minha carreira política, prestando sua preciosa ajuda, apoiando-me em todos os momentos, enriquecendo convenções, reuniões e eventos partidários, jamais aceitando receber um centavo sequer por tantas participações, justificando-se de seu nobre gesto à amizade que sempre nos uniu.
Agnaldo Timóteo deixa uma profunda e impreenchível lacuna no coração de sua enorme legião de fãs e de seus familiares. Em mim, ele deixará a dor de uma imensa saudade, porém, deixará excelentes lembranças dos momentos felizes, das oportunidades em que ele emprestou sua arte, nos ajudando a defender causas e ajudar pessoas, nunca se recusando a atender ao pedido de ajuda.
Junta-se em meu coração à saudade que dói profundamente, o privilégio de ter desfrutado da amizade e do companheirismo de uma pessoa do quilate de Agnaldo Timóteo.
O som do microfone cessou, as luzes do palco se apagaram, as cortinas se fecharam, mas, Agnaldo Timóteo continuará brilhando intensamente em nossos corações.”
Adalclever Lopes


» Comentar

Comentários:
2
  • J.B.CRUZ disse:

    Seguramente AGNALDO TIMÓTEO, foi; e sempre será guardado na Lembrança, como um dos maiores
    Cantores, não só do BRASIL , mas , de toda AMÉRICA LATINA…Nos Tempos da JOVEM GUARDA
    (não fazia parte do Movimento ), Seu Público Igualava aos de ROBERTO CARLOS, RONNIE VON e
    a BANDA RENATO E SEUS BLUE CAPS…Figura Carimbada nos Grandes SHOWS da ÉPOCA..
    Rivaliza-se com Grandes Cantores NORTE-AMERICANOS, como: NAT KING COLE, BOB DYLAN,
    e ATÉ FRANK SINATRA; e no BRASIL: NELSON GONÇALVES, CAUBY PEIXOTO E LINDOMAR CASTILHO…ESTE SIM: um ÍDOLO DE VERDADE: vai deixar SAUDADES, que Ficaram Gravadas em nossos CORAÇÕES !!!..
    CUMPRIU sua MISSÃO : MORTE SENTIDA !. DESCANSE EM PAZ !!!.

  • Raws disse:

    Temos muito a lamentar mais essa perda.
    Em minha infância para ser cantor de sucesso “tinha de ter voz”, Aguinaldo tinha e muita.
    Nos tempo recentes que qualquer taquara rachada faz sucesso, ficamos mais pobres.
    Vá em paz.